12/09/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Estratégias
Recursos
Imagem disponível em:
http://www.caminhosuave.com.br/index.php?/posts/details/265/apresentando-um-telejornal
Como introdução ao assunto proposto, o professor deverá fazer perguntas aos alunos, tais como:
Com o intuito de subsidiar ou refutar as afirmações dos alunos, o professor deverá apresentar, no data show, exemplos de telejornais veiculados na Internet.
O vídeo a ser apresentado está disponível no site http://www.terra.com.br/portal/.
Uma vez no site, o aluno deverá clicar no link Terra TV e escolher o tema do vídeo a ser apresentado.
Seria interessante a apresentação de 2 vídeos com conteúdos bem distintos, como Notícias Destaques e Brasil (ambas no link Notícias) ou então, Diversão e Brasil, por exemplo.
Uma vez apresentados os vídeos, o professor deverá promover discussões a respeito dos mesmos:
Abaixo, sugestões de questões que podem gerar discussões interessantes.
O professor deverá propor aos alunos a elaboração de um telejornal.
Para tanto, os alunos deverão escolher os temas a serem apresentados, bem como a escolha do nome do telejornal. O professor poderá fazer um concurso para escolha dos nomes do telejornais.
Como sugestões de temas, podemos citar:
Os alunos poderão ser divididos em grupos de 6 alunos, com as seguintes atribuições:
Todos os alunos deverão colaborar na criação dos textos a serem ditos pelos apresentadores.
Como material de subsídio para o professor e alunos, sugerimos os seguintes links:
A avaliação deverá levar em consideração todo o processo realizado para a conclusão das atividades, isto é:
Critérios como criatividade, relevância dos temas apresentados e o envolvimento e participação dos alunos na elaboração das atividades também deverão ser considerados pelo professor.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/03/2016
Quatro estrelasAchei bem interessante tua proposta, certamente serão produzidos excelentes trabalhos.