Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Produção de vídeos na sala de aula: programa informativo

 

12/09/2011

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Criar um telejornal
  • Contrastar o uso da linguagem culta e com o da informal
  • Produzir texto escrito e oral
  • Utilizar o editor de textos KWord (Metasys - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Suíte de Escritório - Processador de Textos)
  • Utilizar o aplicativo WxCam (Menu K Aba Aplicativos - Multimídia - WxCam) 
Duração das atividades
3 horas aulas (de 50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conjunções aditivas e adversativas
  • Pronomes relativos
Estratégias e recursos da aula

Estratégias

  • Pesquisa e seleção dos assuntos\temas a serem apresentados no telejornal
  • Trabalho coletivo e\ou em grupos
  • Escrita colaborativa

 

Recursos

  • Laptop Classmate com acesso à Internet
  • Data Show

 

Atividade 1

 

Imagem disponível em:imagem de um telejornal 

http://www.caminhosuave.com.br/index.php?/posts/details/265/apresentando-um-telejornal

Como introdução ao assunto proposto, o professor deverá fazer perguntas aos alunos, tais como:

  • Você assiste a telejornais? Se sim, quais?
  • Como é o cenário? Como os apresentadores se vestem?
  • Como as notícias são apresentadas?
  • Que tipo de notícias é apresentado primeiro?
  • Você assiste a telejornais na internet?
  • Quais as diferenças entre eles e os telejornais apresentados na televisão?

 

Atividade 2

TRABALHANDO COM O DATA SHOW

Com o intuito de subsidiar ou refutar as afirmações dos alunos, o professor deverá apresentar, no data show, exemplos de telejornais veiculados na Internet.

O vídeo a ser apresentado está disponível no site http://www.terra.com.br/portal/.

Portal

Uma vez no site, o aluno deverá clicar no link Terra TV e escolher o tema do vídeo a ser apresentado.

Seria interessante a apresentação de 2 vídeos com conteúdos bem distintos, como Notícias Destaques e Brasil (ambas no link Notícias) ou então, Diversão e Brasil, por exemplo.

 Notícia                                       Terra Notícias

  • OBS: Professor, atente-se para o fato de que, como uma das características dos jornais digitais é a instantaneidade, essas matérias sugeridas podem não estar disponíveis no momento da sua aula. Por isso, escolha assuntos que não veiculem cenas inadequadas para o seu público-alvo.

 

Atividade 3

DISCUSSÃO ORAL

 

Uma vez apresentados os vídeos, o professor deverá promover discussões a respeito dos mesmos:

Abaixo, sugestões de questões que podem gerar discussões interessantes.

  • Qual a duração de cada vídeo? (Mais uma vez, o fato de o vídeo ser veiculado na Internet requer que ele seja curto e preciso)
  • Há a presença de um âncora?
  • Qual a linguagem utilizada?
  • Qual o figurino dos repórteres?
  • Quais assuntos mais lhe interessam em um jornal?
  • Como seria um jornal criado por você?

 

Atividade 4

ELABORAÇÃO DE UM TELEJORNAL

O professor deverá propor aos alunos a elaboração de um telejornal.

Para tanto, os alunos deverão escolher os temas a serem apresentados, bem como a escolha do nome do telejornal. O professor poderá fazer um concurso para escolha dos nomes do telejornais.

Como sugestões de temas, podemos citar:

  • a opinião dos adolescentes sobre filmes recém-lançados
  • o que os adolescentes esperam do futuro
  • as profissões mais rentáveis
  • quais músicas e\ou artistas os adolescentes mais gostam
  • livros preferidos pelos alunos da escola
  • sites mais acessados pelos alunos da escola

Os alunos poderão ser divididos em grupos de 6 alunos, com as seguintes atribuições:

  • 2 alunos para apresentação - ou 1 âncora e 1 repórter ou 2 repórteres, de preferência aqueles alunos mais desinibidos e com boa dicção
  • 2 alunos para produção - escolha do figurino, montagem do cenário, escolha das locações, confecção de caracteres
  • 2 alunos para a filmagem - controle da duração dos vídeos, edição.

Todos os alunos deverão colaborar na criação dos textos a serem ditos pelos apresentadores.

  • Professor, você deverá auxiliar os alunos quanto ao vocabulário a ser utilizado durante as reportagens, à entonação a ser utilizada, além de corrigir os textos produzidos pelos alunos. Essa correção, naturalmente, deverá acontecer antes da filmagem.
Recursos Complementares

Como material de subsídio para o professor e alunos, sugerimos os seguintes links:

Avaliação

A avaliação deverá levar em consideração todo o processo realizado para a conclusão das atividades, isto é:

  • a escolha dos temas e do nome do telejornal,
  • a confecção de cenários, a qualidade de imagens e áudio.

Critérios como criatividade, relevância dos temas apresentados  e o envolvimento e participação dos alunos na elaboração das atividades também deverão ser considerados pelo professor.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.