Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quais atividades podem ser desenvolvidas para possibilitar que os alunos entendam a organização interna da sua moradia? (UCA)

 

26/08/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Despertar no aluno o interesse pela observação do lugar em que mora;
  • Identificar as funções dos cômodos que compõem o lugar em que mora;
  • Perceber as diferenças existentes na organização interna das moradias.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização da aula faz-se necessário que os alunos tenham a noção de que os seres humanos vivem em diferentes lugares e de diferentes maneiras, dependendo da realidade social, econômica e cultural do grupo que faz parte, o que contribui para que percebam as diferentes formas de organização do lugar de moradia. A aula Alfabetização Cartográfica: visão vertical disponível , disponível no Portal do Professor, no endereço eletrônico http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32472 contribuirá para o desenvolvimento das atividades.

Estratégias e recursos da aula

UCA

 

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

 

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

 

 

ATIVIDADE

Professor(a), a poesia é de extrema importância no meio escolar, sendo considerada o retrato da nossa imaginação e da emoção. Portanto, as  crianças devem ser estimuladas à leitura e a produção da linguagem poética desde pequenas. Procure despertar nos alunos o interesse em observar o lugar em que moram,abordando a linguagem poética

 

1. Primeiramente, você deve estimular os alunos a ouvirem e a imaginarem como seria o lugar retratado na poesia. Depois, pensar nas características do lugar: Que lugar é esse? Como ele é?

 Recite para os alunos a poesia de Ricardo Azevedo - Tive um sonho.

TIVE UM SONHO

Dormindo estava sonhando

Sonhei que tinha sonhado

No sonho estava dormindo

Sonhando estar acordado.

AZEVEDO. Ricardo. Entrei num raio de sol, saí num raio de Lua. São Paulo: Fundação Cargill, 1999.

 

sonho 2

Imagem: Criança dormindo 

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_i946ndswRgs/TToZTr4EqGI/AAAAAAAACTo/Cqs9zb6APdI/s1600/182169%255B1%255D.jpg

        Acesso em: 07 de agosto de 2011 

 

 

2. Agora, solicite aos alunos que desenhem o que imaginaram em uma folha de papel sulfite. Em seguida, eles devem escrever um parágrafo que apresente as características do lugar retratado.

3. Depois, a partir das representações feitas pelos alunos, sugira a organização coletiva de um painel.

Aproveite a atividade para realizar a interdisciplinaridade com Português, abordando os gêneros literários, a produção escrita e questões ortográficas - dígrafos.

 

ATIVIDADE

1. Retome o painel organizado pelo grupo e promova uma roda de conversa. Questione os alunos sobre o que observaram no trabalho realizado pelo grupo. O que mais chamou a atenção.

2. Sugere-se que converse com os alunos sobre:  

a. O que é o sonho?

b. Pergunte se algum aluno quer contar algum sonho que tenha tido para os colegas.

c. Sonhamos quando dormimos. Como é o lugar que você dorme em sua casa? 

3. Agora, em uma folha sulfite, solicite aos alunos que desenhem o lugar onde dormem em sua moradia. Em seguida, escreva uma pequena poesia sobre o lugar.

ATIVIDADE

1. A partir das representações feitas pelos alunos, sugira a organização coletiva de um painel. Possibilite que cada aluno, individualmente, fixe seu desenho e, depois, leia a sua poesia e a coloque do lado da representação feita. A produção e a leitura poderão ser objeto de avaliação.

2. Depois, organizem, coletivamente, um quadro apresentando as semelhanças e as diferenças entre os lugares representados.

SEMELHANÇAS DIFERENÇAS

 

 

 

 

 

  Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participação coletiva, o que possibilita o estabelecimento de diálogo e de troca de informações para a construção do conhecimento por meio de atividades reflexivas.

CASA  

1. Solicite a cada aluno que, com o uso do netbook, registre uma imagem do lugar que mais gosta na sua moradia. 

 

netbook2

Imagem: Imagem Netbook - UCA 

Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg

       Acesso em: 07 de agosto de 2011 

2. Abaixo de cada imagem,  escreva uma frase justificando a escolha. 

3. Depois, utilizando o programa KPresenter, solicite que realizem o desenho da planta da sua moradia, identificando os cômodos que a compõem.

Professor(a), para colaborar com o desenvolvimento da atividade sugerímos o artigo Quando o mundo cabe no papel (Disponível no link http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2002/125/quando-o-mundo-cabe-no-papel Acesso em: 21 de agosto de 2011).

planta casa 

Imagem: Planta moradia 

Fonte: http://www.oficinadanet.com.br/imagens/conteudos/172/gd_divisao_comodos.jpg

       Acesso em: 07 de agosto de 2011 

 

4. Solicite ao grupo que encaminhe o trabalho concluído para o email do professor. E, no dia combinado, os alunos apresentarão a fotografia e a planta da sua moradia. A apresentação poderá ser feita no programa KPresenter.

Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer o envolvimento do aluno, o que possibilita a construção do conhecimento por meio de atividades exploratórias e práticas utilizando como ferramenta o computador aliado a outros recursos tecnológicos para que conheça os diferentes cômodos que compõe o lugar em que mora.

ATIVIDADE

 Conforme combinado, os alunos apresentarão o trabalho produzido sobre a sua moradia. Após a apresentação de todos os trabalhos, solicite que respondam as questões a seguir. Esclareça que as partes da moradia (quarto, sala, banheiro etc.) são chamados de cômodos, mas dependendo da região que o aluno mora pode ter outra denominação, e que cada cômodo que compõe a moradia tem uma função específica.  .

1. No caderno, responda as questões a seguir:

a. Quantos cômodos tem o lugar em que você mora?

b. Em que cômodo da sua moradia são preparadas as refeições?  E onde você escova os dentes?

c. Na sua moradia, qual o lugar você mais gosta? Justifique.

d. Em qual cômodo você passa mais tempo? Por quê?

e. O que você gostaria de mudar no seu lugar de moradia? Caso positivo, como poderia fazer isso?

f. O que você tem feito para colaborar com a organização da sua moradia? 

g. Imagine que uma criança foi realizar sua refeição no quarto. O que você pensa sobre esta atitude? O que falaria para ela?

 2. Após assistir a apresentação dos colegas, compare as representações e complete o quadro a seguir:

SEMELHANÇAS DIFERENÇAS
 

 

 

 

 

 

 

   

3. Para você, todas as moradias são organizadas de maneira igual? Justifique sua resposta. Solicite a cada aluno que, com o uso do netbook, elabore a justificativa no formato texto e que, com o netbook conectado a internet pesquise imagens para ilustrar a justificativa. Não esqueça de indicar o local em que foram retiradas as imagens. Depois, envie para o email do professor(a).  

Recursos Complementares

Professor(a) sugerimos para leitura os seguintes textos:

A IMPORTÂNCIA DA POESIA NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE DO HOMEM de Juliana Rinaldi - Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. Disponível em <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais15/Sem09/julianarinaldi.htm> Acesso em 07 de agosto de 2011.   

A CARTOGRAFIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA de Mafalda Nesi Francischett. Disponível em < http://www.bocc.ubi.pt/pag/francischett-mafalda-representacoes-cartograficas.html> Acesso em 07 de agosto de 2011.

NOÇÕES BÁSICAS DE CARTOGRAFIA do IBGE. Disponível em< http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_nocoes/representacao.html> Acesso em 07 de agosto de 2011. 

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1.  A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de observar as características do seu lugar de moradia; 
  3. A possibilidade de identificar os diferentes cômodos e suas funções no lugar de moradia;
  4. A capacidade de reconhecer as diferenças existentes na organização interna das diferentes moradias;
  5. O uso dos diferentes recursos tecnológicos.

  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.