16/08/2011
Mary
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Compreender o que é homofobia.
Desconstruir as percepções negativas em torno da homossexualidade.
Pesquisar na internet informações sobre homofobia.
Conscientizar-se sobre a gravidade da homofobia.
Habilidade de pesquisa na Internet e criação de blog, que poderá ser trabalhado pelo professor.
Através de conversa informal, sondar qual o conhecimento dos alunos em relação ao tema.
No laboratório de informática, dividir a turma em 05 grupos, para realização das atividades.
Cada grupo irá navegar livremente em busca de informações sobre homofobia. Depois direcioná-los para os sites indicados. Em seguida assistir o vídeo (Homofobia, o que é e como combater).
Os sites e os vídeos aqui selecionados apresentam textos e imagens com informações relacionados a homofobia, que podem contribuir para melhor compreensão do assunto.
EMPRETOPS, homofobia. Disponível em < http://www.sempretops.com/informacao/o-que-e-homofobico/.
Acesso em 04 de agosto de 2011.
WIKIPEDIA, homofobia. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Homofobia#Manifesta.C3.A7.C3.B5es_homof.C3.B3bicas >
Acesso em 04 de agosto de 2011.
WIKIPEDIA, homofobia. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Homofobia#Brasil > Acesso em 04 de agosto de 2011.
Homofobia, o que é e como combater. Entrevista ao Programa Perfil MS (17-07-2009) de Leonardo Bastos.
Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=aBYfUJxG50Q> Acesso em 05de agosto de 2011.
AULA 02:
Promover um debate para socialização dos conhecimentos adquiridos através das pesquisas, procurando ressaltar os aspectos relevantes trazidos pelos alunos de modo que todos possam participar.
1. O que é homofobia?
2. Quem é o homo fóbico?
3. Como ele age?
4. Como denunciar?
AULA 03
Para concluir o entendimento sobre homofobia, propor à turma a construção de um blog onde serão postados todas as informações adquiridas durante as pesquisas (imagens, textos, reportagens, vídeos) relacionados ao tema, para que os demais colegas possam interagir e discutir sobre o assunto.
AVALIAÇÃO
A avaliação será no decorrer de todas as atividades, levando em consideração a criatividade, a compreensão do assunto, à contribuição nas discussões, interesse, organização, desenvolvimento, a integração com o grupo, apresentação das atividades propostas, bem como a construção de saberes sobre o tema.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/08/2011
Quatro estrelasParabéns colega você é capaz. Brilhe sempre.
23/08/2011
Cinco estrelasum tema bastante amplo, eu trabalho a partir do novela insensato coração a problematica da homofobia
17/08/2011
Cinco estrelasParabéns Gilda, pela iniciativa e bom gosto pela escolha do tema. Temas atualizados são muito interessantes, principalmente porque faz parte da necessidade do conhecimento da comunidade. Continue assim, professores que buscam enriquecimento e diversificar suas aulas , fazem a diferença.
16/08/2011
Cinco estrelasNossa... que bom que as aulas do CE Urbano Rocha, aqui no Portal do Professor, ainda estão fluindo... Parabéns Mary Alvarenga e Gilda... muito pertinente o tema e com uso da internet e recursos tecnológicos a discussão irá ser facilitada e proveitosa. Coloquem o nome da Mary completo, na coautoria... bjs meus
16/08/2011
Quatro estrelasAmei sua aula, continue crescendo.Abraços!
16/08/2011
Cinco estrelasParabéns minha amiga pela sua excelente aula, você é 1000, achei um tema bem interessante.