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A substituição da mão de obra indígena pela mão de obra africana no Brasil - UCA

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender a substituição da mão de obra indígena pela africana durante o Brasil colônia.
  • Analisar a posição da Igreja Católica diante da escravidão indígena e africana.
  • Relacionar a escravidão indígena e a escravidão africana à desigualdade social nos dias de hoje.
  • Compreender e debater a questão das cotas para negros e índios no Brasil atual.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Mercantilismo
  • Expansão Marítima Europeia
Estratégias e recursos da aula

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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

 

Atividade 1- A utilização do trabalho escravo na colonização do Brasil

Nesta primeira atividade, faremos a leitura da matéria intitulada "O trabalho escravo na História do Brasil", publicada no site HISTORIANET. Nela, trata-se a implantação do trabalho escravo como algo intrínseco ao modelo colonizador português. Daí a substituição da mão de obra indígena pela africana como um desdobramento histórico da ambição colonizadora.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar a matéria por meio de seu link, abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 15 de agosto de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

 

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=4. Acesso em 15 agosto de 2011

trabalho escravo brasil

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QUESTÕES relevantes na análise do documento:

  1. De que maneira a escravidão é vinculada à colonização do Brasil?
  2. Em qual atividade se deu a utilização mais intensa da mão de obra indígena?
  3. Quais as principais razões do desuso da força de trabalho indígena?
  4. Quais as vantagens, para os colonizadores, da utilização da mão de obra africana em substituição à mão de obra indígena?
  5. É possível afirmar que, após a entrada de escravos africanos no Brasil, a escravidão indígena deixou de existir? Justifique sua resposta com um fragmento do texto.

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam, em primeiro lugar, acerca da utilização do escravo como peça essencial no projeto colonizador português. Assim, podem compreender a substituição da mão de obra africana pela mão de obra indígena como processo que garantiu a sustentabilidade do sistema colonial.

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Atividade 2- A posição da Igreja diante da escravidão de índios e africanos

Agora, analisaremos um texto que versa sobre a posição da Igreja Católica no que diz respeito ao uso de escravos indígenas e africanos no Brasil, durante o período colonial. O texto intitula-se "Por que a Igreja apoiava a escravidão indígena e africana?", assinado por Juberto Santos, publicado no site da CATEQUESE CATÓLICA Vinde Espírito Santo. O texto inclui indicação de bibliografia e informa os sites consultados em sua escrita.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar a matéria por meio de seu link, abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 15 de agosto de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

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http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/juberto/29.htm. Acesso em 15 agosto de 2011

igreja escravidão

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QUESTÕES relevantes na análise do documento:

  1. Qual a posição do autor do texto em relação às posturas da Igreja Católica sobre a escravidão de indígenas e africanos no Brasil? Exponha.
  2. Quais as primeiras impressões religiosas dos europeus acerca dos índios?
  3. Como se deu a utilização da mão de obra indígena no começo da colonização?
  4. Quais as razões para a introdução da mão de obra africana no Brasil?
  5. De acordo com o autor, por quais motivos a Igreja apoiou a escravidão africana no Brasil?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre a posição da Igreja diante da escravidão de indígenas e depois de negros africanos. Ao mesmo tempo, que entendam a utilização da mão de obra indígena e africana como parte integrante do processo colonizador implantado por Portugal no Brasil.

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Atividade 3- Debatendo as cotas para negros e índios

Nas atividades anteriores, aprendemos que a substituição da mão de obra indígena pela africana foi um desdobramento da ambição colonizadora imposta pelos portugueses. Desse modo, a escravidão indígena e a escravidão africana deixaram marcas profundas na sociedade brasileira, explícitas na desigualdade social e racial. E assim surge a questão das cotas para negros e índios em processos seletivos públicos, como concursos.

Nesta atividade, propomos um debate acerca da implantação de cotas para negros e índios no Brasil. Para tal, confrontaremos dois pontos de vista sobre a questão.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar as matérias de Internet por meio de seus respectivos links, abaixo informados.
  • Realizar a leitura e o vocabulário dos textos. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 15 de agosto de 2011
  • Responder as questões e debater conforme se propõe.

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DOCUMENTO 1- "Cotas para negros e índios passam a valer em concursos do RJ", publicado em 07 de julho de 2011.

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http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5430:cotas-para-negros-e-indios-passam-a-valer-em-concursos-do-rj&catid=52&Itemid=100013. Acesso em 15 agosto de 2011

cotas para negros e índios

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QUESTÕES relevantes na análise do documento:

  1. Como a regulamentação assinada pelo Governador do Rio de Janeiro favorece a negros e índios?
  2. De que maneira as pessoas serão identificadas como descendentes de africanos ou indígenas?
  3. Quais os números apresentados na matéria sobre as cotas em outros estados do Brasil? Esses números são significativos?
  4. Com base nas reflexões das atividades anteriores, qual é a sua opinião sobre as cotas para negros e índios?

 

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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DOCUMENTO 2- "Cotas para negro e índio é discriminação racial e social", assinado por Sylvia Romano, publicado em 19 de julho de 2006

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http://www.conjur.com.br/2006-jul-19/cotas_negro_indio_discriminacao_racial_social. Acesso em 15 agosto de 2011

conjur

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QUESTÕES relevantes na análise do documento:

  1. Qual o primeiro argumento apresentado no texto para questionar a existência de cotas para negros e índios em processos seletivos públicos?
  2. Por que, segundo a autora, o sistema de cotas esconde a discriminação racial e também social?
  3. De que maneira Sylvia Romano relaciona o acesso por meio de cotas a uma possível degradação das universidades brasileiras?
  4. Ao invés de cotas para negros e índios, quais políticas deveriam ser adotadas pelo governo, de acordo com o ponto de vista do texto?
  5. Com base nas reflexões das atividades anteriores, qual é a sua opinião sobre as cotas para negros e índios?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e associem a escravidão indígena e africana à desigualdade social e racial no Brasil atual. Ao mesmo tempo, que os alunos entendam melhor a questão das cotas para negros e índios, podendo fundamentar a sua participação no debate.

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Atividade 4- Redação dissertativa

3 atividades de casa 

 

Nesta última atividade, propõe-se que os alunos façam uma redação dissertativa, versando sobre o tema da substituição da mão de obra indígena pela africana durante o Brasil colônia. Nesta tarefa, é essencial que abordem as consequências históricas da escravidão para esses grupos, os quais enfrentam desigualdades sociais e raciais nos dias de hoje.

Para ajudar na tarefa, os alunos podem consultar este link: http://www.mundovestibular.com.br/articles/1396/1/Dicas-para-uma-otima-redacao-dissertativa/Paacutegina1.html. Acesso em 15 agosto de 2011

Possibilidades de socialização do trabalho:

  1. Leitura pelos autores para o restante da turma.
  2. Exposição nos corredores ou no mural da escola.
  3. Publicação no blog da turma ou no jornal escola. Para obter informações sobre a construção de um blog, acesse: http://comomontarseublog.blogspot.com/. Acesso em 15 de agosto de 2011

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Recursos Complementares

Sugestões de leitura para o professor:

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Sugestões de leitura para professores e alunos:

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Aula do portal que pode ser consultada pelo professor no planejamento de sua aula:

Avaliação

Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da análise de textos e da participação nos debates, da capacidade de produção da redação dissertativa e demais registros produzidos nas atividades da aula.

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