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A questão indígena abordada na música brasileira - UCA

 

24/08/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Valorizar a cultura indígena no Brasil.
  • Reconhecer a necessidade de afirmação das populações indígenas e seus direitos.
  • Estudar a história do Brasil a partir de documentos musicais.
     
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Processo de colonização do Brasil
Estratégias e recursos da aula

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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

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ORIENTAÇÃO INICIAL

Nas três primeiras atividades desta aula, faremos a audição e análise de músicas que abordam a questão indígena no Brasil.

É preciso ressaltar que os documentos analisados NÃO correspondem à totalidade da produção que tratou da temática na música brasileira.

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Todas as atividades desta aula poderão ser desenvolvidas com a colaboração do(a) professor(a) de Artes e/ou Música.

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Atividade 1- Milton Nascimento e a questão indígena

Nesta primeira atividade, analisaremos duas músicas, as quais foram compostas e lançadas pelo mineiro Milton Nascimento, durante os anos 70. Este artista abordou de maneira singular a temática indígena no Brasil, seja tratando do tema em suas letras ou evocando rituais e crenças indígenas em seus arranjos musicais. Para acessar o site de Milton Nascimento, use este link: http://www.miltonnascimento.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2011

DINÂMICA para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poderá reproduzir as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localização das músicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as músicas buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las à questão indígena no Brasil.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar os documentos a  partir das questões propostas.

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Música 1- "Os povos" com Milton Nascimento

Esta música faz parte do disco "Clube da esquina" (1972), creditado a Milton Nascimento & Lô Borges. Para mais informações, acesse o site do livro "Coração americano", de Andréa Estanislau, em comemoração aos 35 anos do álbum: http://www.coracaoamericano.com.br/. Acesso em 12 de agosto de 2011

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Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=HPTbYZqt2i4. Acesso em 12 de agosto de 2011

os povos

 

Compositores: Milton Nascimento e Fernando Brant

Disco: Clube da esquina

Gravadora, ano: Odeon, 1972

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LETRA

Na beira do mundo
Portão de ferro, aldeia morta, multidão
Meu povo, meu povo
Não quis saber do que é novo, nunca mais
Eh! Minha cidade
Aldeia morta, anel de ouro, meu amor
Na beira da vida
A gente torna a se encontrar só

Casa iluminada
Portão de ferro, cadeado, coração
E eu reconquistado
Vou passeando, passeando e morrer
Perto de seus olhos
Anel de ouro, aniversário, meu amor
Em minha cidade
A gente aprende a viver só

Ah, um dia, qualquer dia de calor
É sempre mais um dia de lembrar
A cordilheira de sonhos que a noite apagou

Eh! Minha cidade
Portão de ouro, aldeia morta, solidão
Meu povo, meu povo
Aldeia morta, cadeado, coração
E eu reconquistado
Vou caminhando, caminhando e morrer
Dentro de seus braços
A gente aprende a morrer só
Meu povo, meu povo
Pela cidade a viver só

Disponível em: http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/808229/. Acesso em 12 de agosto de 2011

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PARA ANÁLISE da música:

  1. Como é o arranjo da música? Quais instrumentos você pode identificar?
  2. Interprete os versos "Meu povo, meu povo / Não quis saber do que é novo, nunca mais", buscando relacioná-los à questão indígena na história do Brasil.
  3. Agora, associe os versos "Meu povo, meu povo / Aldeia morta, cadeado, coração" à escravidão indígena. Para ajudar na resposta, leia este texto publicado no site BRASIL ESCOLA - http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-indigena.htm. Acesso 11 de agosto de 2011
  4. Em sua opinião, qual é a mensagem desta canção?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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Música 2- "Promessas do sol" com Milton Nascimento

Esta música faz parte do disco "Geraes" (1976), creditado a Milton Nascimento. Para ver a capa e a relação de músicas que compõem este disco, clique aqui: http://amusicaquevemdeminas.blogspot.com/2009/09/milton-nascimento-geraes-1976.html. Acesso em 12 de agosto de 2011

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Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=a_DsDttfZhY&feature=player_embedded. Acesso em 12 de agosto de 2011

promessas do sol
 

Compositores: Milton Nascimento e Fernando Brant

Disco: Geraes

Gravadora, ano: EMI-Odeon, 1976

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LETRA

Você me quer forte
E eu não sou forte mais
Sou o fim da raça, o velho que se foi
Chamo pela lua de prata pra me salvar
Rezo pelos deuses da mata pra me matar

Você me quer belo
E eu não sou belo mais
Me levaram tudo que um homem podia ter
Me cortaram o corpo à faca sem terminar
Me deixaram vivo, sem sangue, apodrecer

Você me quer justo
E eu não sou justo mais
Promessas de sol já não queimam meu coração
Que tragédia é essa que cai sobre todos nós?
Que tragédia é essa que cai sobre todos nós?

Disponível em: http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/252578/. Acesso em 12 de agosto de 2011

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PARA ANÁLISE da música:

  1. Você reconhece o som que introduz o arranjo da música? Sabe o que esse som significa?
  2. Quais outros instrumentos compõem o arranjo da música? Como você define essa sonoridade?
  3. Releia a segunda estrofe da letra e a relacione com a escravidão indígena no Brasil.
  4. Em sua opinião, qual é a mensagem desta canção?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos reflitam sobre a questão indígena ao longo da história do Brasil. Assim, além de evocar sons da floresta, as canções permitem discutir a escravidão de nativos e as mudanças em seus modos de vida após a colonização portuguesa.

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Atividade 2- A banda Sepultura e as raízes do Brasil

Nesta atividade analisaremos duas outras músicas, as quais foram compostas e lançadas pelo conjunto mineiro Sepultura, durante os anos 90. Tendo expressivo reconhecimento artístico e comercial mundo afora, a banda em dado momento de sua carreira voltou-se para as raízes da cultura brasileira e para problemas do Terceiro Mundo. Assim surgiram as músicas que iremos ouvir, dos últimos discos lançados antes de a banda desfazer sua formação original - "Chaos A. D." (1993) e "Roots" (1996). Para visitar o site oficial, acesse: http://sepultura.uol.com.br/. Acesso em 13 de agosto de 2011

DINÂMICA para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poderá reproduzir as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localização das músicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as músicas buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las à questão indígena no Brasil.
  • Analisar os documentos musicais a partir das questões propostas.

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Música 1- "Itsári" com Sepultura e Tribo Xavantes

Para realizar esta gravação, a banda Sepultura viajou até a Aldeia Pimentel Barbosa, no Mato Grosso, contando com a participação da tribo Xavantes, que vive no local. Na língua Xavante, "Itsári" quer dizer "raízes", o mesmo que "roots" em inglês. A música é instrumental.

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Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=ctHGBiByTDU. Acesso em 12 de agosto de 2011

itsári

Composição: Tribo Xavantes e Sepultura

Disco: Roots

Gravadora, ano: Roadrunner, 1996

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PARA ANÁLISE da música:

  1. Quais sons é possível ouvir na introdução da música? Você pode reconhecê-los?
  2. Sabe identificar o momento em que a banda Sepultura inicia sua participação no arranjo da música? Explique.
  3. O que você sente ao escutar esta canção instrumental? Exponha.
  4. Usando as suas palavras, relacione a música à cultura indígena no Brasil. Para ajudar na resposta, leia o texto intitulado "Rituais indígenas" - http://www.museudoindio.org.br/template_01/default.asp?ID_S=33&ID_M=117. Acesso em 14 de agosto de 2011

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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Música 2- "Kaiowas" com Sepultura ao vivo

A versão de estúdio desta música foi lançada no disco "Chaos A.D." (1993). A versão que assistiremos foi gravada ao vivo no Programa Livre/SBT, em 1996. A música é instrumental.

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Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=HVf1ExAbDj4. Acesso em 12 de agosto de 2011

kaiowas

Composição: Sepultura

Disco: Chaos A. D.

Gravadora, ano: Roadrunner, 1993

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PARA ANÁLISE da música:

  1. Quais instrumentos são utilizados na apresentação?
  2. Como é a performance dos músicos da banda Sepultura?
  3. Relacione esta canção instrumental aos rituais indígenas no Brasil.
  4. O que você sente ao assistir à execução da música? Exponha.

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos valorizem a vida, os costumes e crenças indígenas, como patrimônio de nossa História. Assim, ouvir e valorizar as canções instrumentais da banda Sepultura é um exercício de respeito aos índios e sua cultura.

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Atividade 3- "Somos inclassificáveis"

Nesta atividade analisaremos mais duas músicas, as quais foram compostas e lançadas durante os anos 90. Por meio delas, propõe-se uma reflexão acerca da contribuição indígena na formação histórica do Brasil.

ATENÇÃO: nesta atividade, os alunos poderão contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa.

DINÂMICA para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poderá reproduzir as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localização das músicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as músicas buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las à questão indígena no Brasil.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar os documentos a  partir das questões propostas.

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Música 1- "Etnia" com Chico Science & Nação Zumbi

Esta música foi lançada no segundo disco de Chico Science & Nação Zumbi, conjunto de Recife-PE, oriundo da cena musical surgida nos anos 80 que ficou conhecida como Mangue Beat, na década seguinte. Para ler a entrevista com Chico Science, clique aqui: http://www2.uol.com.br/uptodate/up3/interind.htm (clique em cada subtítulo para ler). Acesso em 14 de agosto de 201

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Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=r49G6PXBhQY. Acesso em 14 de agosto de 201

etnia

Composição: Chico Science e Lúcio Maia

Disco: Afrociberdelia

Gravadora, ano: Sony/Chaos, 1996

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LETRA

Somos todos juntos uma miscigenação
E não podemos fugir da nossa etnia
Índios, brancos, negros e mestiços
Nada de errado em seus princípios
O seu e o meu são iguais
Corre nas veias sem parar
Costumes, é folclore, é tradição
Capoeira que rasga o chão
Samba que sai da favela acabada
É hip hop na minha embolada

É o povo na arte
É arte no povo
E não o povo na arte
De quem faz arte com o povo

Por de trás de algo que se esconde
Há sempre uma grande mina de conhecimentos
e sentimentos

Não há mistérios em descobrir
O que você tem e o que você gosta
Não há mistérios em descobrir
O que você é e o que você faz

Maracatu psicodélico
Capoeira da Pesada
Bumba meu rádio
Berimbau elétrico
Frevo, Samba e Cores
Cores unidas e alegria
Nada de errado em nossa etnia.

Disponível em: http://letras.terra.com.br/chico-science/83236/. Acesso em 14 de agosto de 201

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PARA ANÁLISE da música:

  1. Os sons de quais instrumentos você escuta na música?  Em quais estilos musicais esses sons são mais usados?
  2. Identifique os gêneros musicais citados na letra. Para pesquisar sobre cada um deles, vá ao www.google.com.br, insira a palavra-chave ("maracatu", por exemplo) e clique em pesquisar. Professor, esta pesquisa poderá ser encaminhada como atividade de casa.
  3. Reflita e opine sobre a segunda estrofe da letra: "É o povo na arte / É arte no povo / E não o povo na arte / De quem faz arte com o povo".
  4. Relacione a letra da música à necessidade de valorização da cultura indígena no Brasil. Para ajudar na resposta, leia o texto assinado por Ronildo Terena, de Dourados-MS, em seu blog na Internet - http://ronildoterena.blogspot.com/2009/07/contribuicoes-dos-povos-indigenas-para.html. Acesso em 14 de agosto de 2011

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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Música 2- "Inclassificáveis" com Arnaldo Antunes e Chico Science

Arnaldo Antunes gravou discos como integrante do conjunto Titãs entre 1984 e 1991, tendo lançado seu primeiro trabalho solo em 1993. Na música que analisaremos, de seu terceiro disco, Arnaldo Antunes conta com a participação de Chico Science na voz, o compositor e músico pernambucano da música anterior. Para ler sobre a trajetória e conhecer a obra de Arnaldo Antunes, use este link: http://www.arnaldoantunes.com.br/new/ (navegue pelos links disponíveis). Acesso em 14 de agosto de 2011

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Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=AZ0AAtaqngU. Acesso em 14 de agosto de 2011

inclassificaveis

 "Música Ilustrada com desenhos infantis. Trabalho desenvolvido para a Expo-Vida na Escola Tereza Pinheiro de Almeida em Angra dos Reis - RJ pelo Prof. Rafel Kuwer de Educação artística."

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Composição: Arnaldo Antunes

Disco: O silêncio

Gravadora, ano: BMG, 1996

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LETRA

que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio , que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?

que preto branco índio o quê?
branco índio preto o quê?
índio preto branco o quê?

aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos mamelucos sararás
crilouros guaranisseis e judárabes

orientupis orientupis
ameriquítalos luso nipo caboclos
orientupis orientupis
iberibárbaros indo ciganagôs

somos o que somos
inclassificáveis

não tem um, tem dois,
não tem dois, tem três,
não tem lei, tem leis,
não tem vez, tem vezes,
não tem deus, tem deuses,

não há sol a sós

aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos tapuias tupinamboclos
americarataís yorubárbaros.

somos o que somos
inclassificáveis

que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio , que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?

não tem um, tem dois,
não tem dois, tem três,
não tem lei, tem leis,
não tem vez, tem vezes,
não tem deus, tem deuses,
não tem cor, tem cores,

não há sol a sós

egipciganos tupinamboclos
yorubárbaros carataís
caribocarijós orientapuias
mamemulatos tropicaburés
chibarrosados mesticigenados
oxigenados debaixo do sol

Disponível em: http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_letra.php?id=45. Acesso em 14 de agosto de 2011

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PARA ANÁLISE da música:

  1. Quais instrumentos você ouve durante a música? Consegue relacionar o instrumental desta música ao instrumental da anterior?
  2. Realize o vocabulário da letra. Utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 14 de agosto de 2011
  3. Após analisar esta letra de música, responda: por que somos inclassificáveis?
  4. Relacione a ideia principal desta música à necessidade de valorização da cultura indígena na história do Brasil.

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos compreendam e assimilem a necessidade de afirmação das populações indígenas e o cumprimento de seus direitos, historicamente privados em nosso país. Ao mesmo tempo, os estudantes podem aprender sobre a diversidade de tribos e línguas nativas no Brasil.

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Atividade 4- Dissertando/desenhando...

3 atividades de casa 

DINÂMICA proposta:

  • Com base nas reflexões produzidas durante a aula, os alunos devem realizar :
  1. Uma redação dissertativa, versando sobre a questão indígena no Brasil.
  2. Ou uma pintura/desenho artístico, representando problemas vividos pelos índios ou elementos da cultura indígena no Brasil.

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  • A atividade poderá ser desenvolvida individualmente.
  • No caso de redação, os alunos podem enviá-las ao professor via email.
  • Algumas possibilidades de socialização dos trabalhos:
  1. Leitura de redações em sala de aula e exposição dos desenhos.
  2. Publicação no jornal da escola, das redações e desenhos mais inspirados.
  3. Publicação em blog da turma. Descubra como criar e manter um blog: http://comomontarseublog.blogspot.com/. Acesso em 14 de agosto de 2011

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Recursos Complementares

Sugestões de links para professores e alunos:

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  • Para conhecer "Discos com Gravações de Música Indígena do Brasil" - http://www.iande.art.br/musica/musica1.htm (clique sobre o nome do disco para ler as informações acerca do registro). Acesso em 14 de agosto de 2011

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Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

Avaliação

Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar as músicas e de suas inquietações diante desses documentos, da leitura e interpretação de textos sugeridos, da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

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