17/08/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Distâncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural |
Ensino Fundamental Inicial | História | Ritmos de tempo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | História | Ritmos de tempo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Distâncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural |
Reconhecer a bicicleta como meio de transporte;
Utilizar as ferramentas de pesquisa via WEB como recurso didático;
Pesquisar a história da bicicleta e a sua evolução.
Produzir textos orais e escritos de acordo com as anotações pesquisadas na WEB.
Ter conhecimento sobre os meios de transportes;
Noções prévias sobre a utilização do equipamento no laboratório de informática
Desenvolvimento
1º momento
Em sala fazer uma rodinha, convidando os estudantes para conversarem sobre "A bicicleta como meio de transporte", levantando expectativas e informações sobre a bicicleta.
Após socializar as informações trazidas pelos educandos, passar um filme sobre a bicicleta "Toquinho". Posterior a exibição do vídeo (filme) propor aos estudantes o registro através de desenho ou escrita da parte do filme que mais gostou.
http://www.youtube.com/watch?v=sonnKhf-84g
2° momento
Retomar o assunto da aula anterior, e informar aos estudantes que a bicicleta surgiu no século XIX na Europa. É um veículo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio usuário (ciclista) através de pedais.
A história da bicicleta
http://www.youtube.com/watch?v=62hlggoTXAo
Conversa informal sobre a história da bicicleta
Na sala de informática, conversar sobre o equipamento a ser utilizado e dividir a classe em pequenos grupos, orientando-os sobre o site da pesquisa Google (www.google.com.br ). Cada grupo deverá registrar as informações que acharem interessantes sobre as questões propostas
O professor deverá circular pela sala e acompanhar a pesquisa dos estudantes, fazendo intervenções quando necessário .
Socializar informações pesquisadas.
3º momento
Produção de texto
Antes de iniciar a escrita conversar com os estudantes sobre a produção a ser realizada.
Proposta da atividade:
Realizar uma Produção de Texto individual ou em grupo utilizando-se das anotações pesquisadas..
Imagem do arquivo do autor
O professor é o mediador e estimulador da curiosidade do estudante.
O professor poderá enriquecer seus conhecimentos sobre a bicicleta como meio de transporte, consultando a bibliografia
Livros:
- História de la bicicleta
Autor:Max J.B.Pauck, Gerd Volke, Felix R.Paturi
Editora: Editorial Bluno
- Alongue-se
Autor: Bob Anderson
Editora: Summers Editorial
Ano: 1973
http://www.wikipedia.org/wiki/bicicleta
http://www.youtube.com/watch?v=14hwpr3guOM
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3823.shtml
http://vadebike.org/2008/08/uma-re-ista-inteira-sobre-bicicleta-como-meio-de-transporte/
Observar o posicionamento, a produtividade e a qualidade da participação do estudante nas atividades propostas: relatos, pesquisas e registros.
Analisar os registros dos estudantes verificando o seu conhecimento sobre os meios de transporte e se há citação da bicicleta como meio de transporte frente as suas atividades no decorrer da aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!