23/04/2012
Márcia Basília de Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Compreender que o princípio básico de qualquer convivência saudável é o respeito ao ser humano, valorizando-o independente das condições físicas e psíquicas.
1º Momento
Dinâmica do Espelho
Material:
Um espelho escondido dentro de uma caixa, de modo que ao abrí-la o integrante veja seu próprio reflexo.
Essa dinâmica permite que os estudantes sintam-se valorizados e reconhecidos.
A professora motivará os estudantes utilizando o texto abaixo:
" Cada um irá pensar em alguém muito especial. Uma pessoa muito importante para você, a que gostaria de dedicar a maior atenção em todos os momentos, alguém que você ama de verdade...e que merece todo o seu carinho, com os motivos que tornam tão amada por você, que fazem dela o grande sentido da sua vida."
Dica: Deve ser criado um ambiente que propicie momentos individuais de reflexão, inclusive com o auxílio de alguma música de meditação. Após estes momentos de reflexão, a professora deverá continuar.
" Agora vocês vão se encontrar aqui, frente a frente, com esta pessoa que é o grande significado da sua vida.Em seguida, a professora, orientará os estudantes para que se dirijam ao local onde está a caixa (um por vez). Todos deverão olhar o conteúdo e voltarem silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexão sem se comunicarem com o seu colega."
2º Momento
Roda de conversa
Nesse momento a professora deverá conversar com os estudantes sobre a atividade realizada.
Em seguida deverá ser abordada a questão das diferenças e a necessidade de se respeitar e valorizar todas as pessoas apesar dessas diferenças.
A roda de conversa, permitirá discutir questões relacionadas a dinâmica e a professora retomará os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do tema da aula.
É importante ressaltar que durante a aula, a professora utilizará a câmara digital, para registrar os momentos mais significativos.
3º Momento
Apresentação do livro " Um mundinho para todos" em formato digital.
Autora : Ingred Biesemeyer Bellinghausen
http://www.youtube.com/watch?v=YXITphHkyhk
A professora deverá assentar-se na rodinha com as crianças e pedir que observem os colegas. Em seguida apresentará questões como:
Após essa conversa, a professora deverá convidar os estuantes para ouvirem a história do livro: "Um mundinho para todos." Essa história é muito interessante porque fala de um mundinho onde as pessoas respeitam as diferenças de cada um e são felizes.
Sinopse do livro
Era uma vez um mundinho em que cada habitante tinha um jeito de ser bem diferente do outro .Uns viviam no norte e gostavam de andar descalços, outros no sul e adoravam tomar chocolate quente, alguns não enxergavam muito bem e precisavam de ajuda.E cada um tinha sua forma de agradecer por viver num lugar tão feliz.
Observação: A sinopse consta apenas no planejamento .Os estudantes não terão acesso e ela.
Análise da capa do livro
http://www.travessa.com.br/UM_MUNDINHO_PARA_TODOS/artigo/c84c9c63-4484-4d2a-85bc-63a2c07b6d40
A professora apresentará uma lista de palavras : (Paz , tristeza, Amor, Colorido, Humano, União, Respeito)
Questões que poderão ser apresentadas para a interpretação oral da capa do livro, relacionando com as palavras:
Interpretação oral
O estudante deverá observar lista de palavras e a capa do livro e responder :
4º Momento
A professora contará a história
http://www.youtube.com/watch?v=YXITphHkyhk
Questões que poderão ser apresentadas para a compreensão do texto:
Interpretação oral da história
O educando poderá se expressar através da linguagem oral e a professora deverá registrar os depoimentos e sugestões.
Interagindo com a história
Recurso Multimídias / Links
Fontes complementares:
Blogs :
http://www.portaldasjoias.com.br/Junho_05/Destaque/destaque.htm
Para fundamentação teórica do professor.
Revistas Nova Escola:
Legislação que regulamenta a Educação Especial no Brasil:
A professora deverá avaliar o estudante, durante as aulas e pelas atitudes cooperativas e colaborativas com os colegas na construção do painel "Diferença não é Desigualdade".
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/06/2012
Cinco estrelasNeusa, continue sendo esta professora inteligente, aplicada e paciente. Amei sua aula... Parabéns!!!
25/05/2012
Três estrelasNeusa, gostei muito da sua aula, você esta de parabéns........... Continue assim, sendo uma professora aplicada.
15/05/2012
Quatro estrelasAdorei sua aula. Atualmente as crianças necessitam muito de valores como respeito a si e ao próximo.A sua abordagem foi clara e surtiu muitos resultados.
02/05/2012
Quatro estrelasAdorei e indico aos educadores e principalmente contadores de histórias, assim como eu que faço hora do conto mesmo sendo supervisora de minha escola.Me preocupo muito com os valores, os princípios de nossos alunos e tento levar a eles que devemos sempre respeitar o próximo indiferente de quem seja. Você irá adorar.Compre e use-o.
28/04/2012
Quatro estrelasmuito interesante, hoje em mais do que nunca este tipo de aula deve muito ser realizada nas escolas, os alunos atualmente, não sabem mais ter respeito, consideração, amizade uns pelos outros ou por outras pessoas, estão precisando descobir o valor de uma pessoa, o respeito, e uma aula desta com certeza irá fazê-los refletir, pesar sua ações, procurar respeitar os outros, valorizar mais o ser humano.
26/04/2012
Quatro estrelasParabéns pela aula é ótima!
24/04/2012
Cinco estrelasótimo planejamento de aula para a interação dos alunos