Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Valorização do outro

 

23/04/2012

Autor e Coautor(es)
NEUSA RODRIGUES DOS SANTOS
imagem do usuário

CONTAGEM - MG EM VALTER FAUSTO DO AMARAL

Márcia Basília de Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer as diferenças e necessidades individuais das pessoas com deficiências;
  • Valorizar as pessoas independente das condições físicas e psíquicas;
  • Estimular a linguagem oral;
  • Exercitar atitudes cooperativas;
  • Respeitar as pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.
  • .
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Compreender  que o princípio básico de qualquer convivência saudável é o respeito ao ser humano,  valorizando-o independente das condições físicas e psíquicas.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento

Dinâmica do Espelho

Material:

Um espelho escondido dentro de uma caixa, de modo que ao abrí-la o integrante veja seu próprio reflexo.

Essa dinâmica permite que os estudantes sintam-se valorizados e reconhecidos.

A professora motivará  os estudantes utilizando o texto abaixo:

" Cada um irá pensar em alguém muito especial. Uma pessoa muito importante para você, a que  gostaria de dedicar a maior atenção em todos os momentos, alguém que você ama de verdade...e que merece todo o seu carinho, com os motivos que tornam tão amada por você, que fazem dela o grande sentido da sua vida."

Dica:  Deve ser criado um ambiente que propicie momentos individuais de reflexão,  inclusive com o auxílio de alguma música de meditação. Após estes momentos de reflexão, a professora deverá continuar.

" Agora vocês vão se encontrar aqui,  frente a frente,  com esta  pessoa que é o grande significado da sua vida.Em seguida,  a professora, orientará os estudantes para que se dirijam ao local onde está a caixa (um por vez). Todos deverão olhar o conteúdo e voltarem  silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexão sem se comunicarem com o seu colega."

2º Momento

Roda de conversa

 Nesse momento a professora deverá  conversar com os estudantes sobre a atividade realizada.

  • Quais foram as impressões que tiveram?
  • Será que todos viram a mesma coisa?
  • O que cada um viu?

Em seguida deverá ser abordada a questão das diferenças e a necessidade de se respeitar e valorizar todas as pessoas apesar dessas diferenças.

A roda de conversa,  permitirá discutir questões relacionadas a dinâmica e a professora retomará os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do tema da aula.

É importante ressaltar que durante a aula,  a professora utilizará a câmara digital,  para registrar os momentos mais significativos.

 

3º Momento

 Apresentação do livro " Um mundinho para todos" em  formato digital.

Autora : Ingred Biesemeyer Bellinghausen

http://www.youtube.com/watch?v=YXITphHkyhk 

A professora deverá assentar-se na rodinha  com as crianças e pedir  que observem os colegas. Em seguida apresentará questões como:

  • Todos nós somos iguais?
  • O que nos fazem diferentes um do outro?

Após essa conversa, a professora  deverá convidar os estuantes para ouvirem  a história  do livro: "Um mundinho para todos." Essa história é  muito interessante porque fala de um mundinho onde as pessoas respeitam as diferenças de cada um e são felizes.

 

Sinopse do livro

Era uma vez um mundinho em que cada habitante tinha um jeito de ser bem diferente do outro .Uns viviam no norte e gostavam de andar descalços, outros no sul e adoravam tomar chocolate quente, alguns não enxergavam muito bem e precisavam de ajuda.E cada um tinha sua forma de agradecer por viver num lugar tão feliz.

Observação: A sinopse consta apenas no planejamento .Os estudantes não terão acesso e ela.

Análise da capa do livro

 

 UM MUNDINHO PARA TODOS  

 

     http://www.travessa.com.br/UM_MUNDINHO_PARA_TODOS/artigo/c84c9c63-4484-4d2a-85bc-63a2c07b6d40http://www.travessa.com.br/UM_MUNDINHO_PARA_TODOS/artigo/c84c9c63-4484-4d2a-85bc-63a2c07b6d40  

A professora apresentará uma lista de palavras : (Paz , tristeza, Amor, Colorido, Humano,  União, Respeito)

Questões que poderão ser apresentadas para a interpretação oral da capa do livro, relacionando com as palavras:

Interpretação oral

  • Qual é o assunto do livro?

 O estudante deverá observar  lista de palavras e a capa do livro e responder :

  • A lista apresentada traz palavras relacionadas com o texto do livro?
  • O que significa as carinhas coloridas na capa do livro?
  • Você acha que o mundo precisa melhorar? Em quê?

 

4º Momento

A professora contará a história

http://www.youtube.com/watch?v=YXITphHkyhk

Questões que poderão  ser apresentadas para a compreensão do texto:

Interpretação oral da história

  • Quais eram as diferenças com as quais eles conviviam desde que eram bebês?
  • E nós, somos todos do mesmo jeito, ou também apresentamos diferenças entre nós?
  • Será que aprendemos no mesmo rítmo? E sabemos fazer as mesmas coisas? Todos sabem nadar?    Andar de bicicleta?
  • Que atitudes devemos ter no dia-a-dia, com os colegas que apresentam dificuldades para aprender?

O educando poderá se expressar através da linguagem oral e a professora deverá registrar os depoimentos e sugestões.

Interagindo com a história

  •  Em grupo, a profesora irá sugerir aos estudantes que façam um painel coletivo com o tema : " Diferença não é Desigualdade"  tendo como eixo norteador o livro "Um mundinho para todos", utilizando  revistas,  jornais,  e outros suportes.

 

  • visitar o site da autora ( www.ingridautora.com.br ) Verifique se ela tem outros livros que tratem do mesmo assunto.
Recursos Complementares

Recurso Multimídias / Links

  

Fontes complementares:

Blogs :

http://www.portaldasjoias.com.br/Junho_05/Destaque/destaque.htm 

Para fundamentação teórica do professor.

Revistas Nova Escola:

  • Edição / Maio 2005
  • Edição /Abril 2009
  • Edição Especial -Inclusão /Julho 2009

Legislação que regulamenta a Educação Especial no Brasil:

  • Constituição Federal de 1988- Educação Especial
  • Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional - LDBN- Educação Especial
  • Lei nº 8069/90  - Estatuto da Criança e do Adoslecente - Educação Especial
  • Lei nº 8859/94  - Estágio
  • Lei nº 10.098/94 - Acessibilidade
  • Lei nº 10.436/02 -  libras
Avaliação

A professora deverá avaliar o estudante, durante as aulas  e pelas atitudes cooperativas  e colaborativas com os colegas na construção do painel "Diferença não é Desigualdade".

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 2/7 - 28.57%
  • Quatro estrelas 4/7 - 57.14%
  • Três estrelas 1/7 - 14.29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Janaina, EM Walter Fausto do Amaral. , Minas Gerais - disse:
    janainajunia@hotmail.com

    09/06/2012

    Cinco estrelas

    Neusa, continue sendo esta professora inteligente, aplicada e paciente. Amei sua aula... Parabéns!!!


  • Lucimeire Bastos , E M Walter Fausto Do Amarl- Contagem , Minas Gerais - disse:
    lubastosalmeida@yahoo.com.br

    25/05/2012

    Três estrelas

    Neusa, gostei muito da sua aula, você esta de parabéns........... Continue assim, sendo uma professora aplicada.


  • Andrey Rose Prazeres dos Santos, secretaria municipal de educação , São Paulo - disse:
    andreybia@hotmail.com

    15/05/2012

    Quatro estrelas

    Adorei sua aula. Atualmente as crianças necessitam muito de valores como respeito a si e ao próximo.A sua abordagem foi clara e surtiu muitos resultados.


  • Rosana Costa, Escola Estadual Dona Maricota Pinto , Minas Gerais - disse:
    rosanacosta_67@hotmail.com

    02/05/2012

    Quatro estrelas

    Adorei e indico aos educadores e principalmente contadores de histórias, assim como eu que faço hora do conto mesmo sendo supervisora de minha escola.Me preocupo muito com os valores, os princípios de nossos alunos e tento levar a eles que devemos sempre respeitar o próximo indiferente de quem seja. Você irá adorar.Compre e use-o.


  • Maria Gergivan, E.E.F.M Antônio Dias Macedo , Ceará - disse:
    gergivan@ig.com.br

    28/04/2012

    Quatro estrelas

    muito interesante, hoje em mais do que nunca este tipo de aula deve muito ser realizada nas escolas, os alunos atualmente, não sabem mais ter respeito, consideração, amizade uns pelos outros ou por outras pessoas, estão precisando descobir o valor de uma pessoa, o respeito, e uma aula desta com certeza irá fazê-los refletir, pesar sua ações, procurar respeitar os outros, valorizar mais o ser humano.


  • Marco antonio da silva palheta, ESC MUL IRANILDE DE ARAUJO FERREIRA , Amapá - disse:
    palhetablotas@bol.com.br

    26/04/2012

    Quatro estrelas

    Parabéns pela aula é ótima!


  • wilma Gonçalves dos Santos, EM NERO MENEZES DE AVILA , Mato Grosso do Sul - disse:
    wilmagsantos@hotmail.com

    24/04/2012

    Cinco estrelas

    ótimo planejamento de aula para a interação dos alunos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.