01/12/2011
Thiago Lenine Tito Tolentino ; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Cultura |
Por meio de um objeto de estudo inusitado, o automóvel, o aluno poderá ter contato com uma diversidade de temas relevantes na história do Brasil. Desde as modificações culturais e de comportamento, decorrentes do advento e da ocupação da cidade pelos carros, até as importantes manifestações políticas em torno das questões desenvolvimentistas envolvidas no processo de produção de veículos.
História do Brasil República e do Brasil contemporâneo.
INTRODUÇÃO
A aula sobre “História dos automóveis no Brasil” pretende, a partir do objeto estudado, traçar diferentes relações entre cultura, economia e sociedade. Assim, trata-se de uma perspectiva que, por meio de algo conhecido por todos, o automóvel, visa mapear diferentes aspectos na história da sociedade brasileira. A aula terá três eixos temáticos: o automóvel e o estilo da Belle Époque, o automóvel como meio do desenvolvimento dos governos das décadas de 1950 a 1970 e, por último, o aumento de compra do automóvel na Nova República.
AULA 1
O professor deverá exibir para os alunos os vídeos disponíveis nos sites: http://www.youtube.com/watch?v=1hEFTong5-g&feature=related (com duração de 5:15 minutos) e http://www.youtube.com/watch?v=_UqyOGjgquo&feature=related (com duração de 5:40 minutos).
Após a exibição, deverão ser formados três grupos. Cada grupo terá uma temática acerca da história do automóvel no Brasil: a) “O automóvel na Belle Époque brasileira (1890-1930)”; b) “O automóvel de produção nacional e na política desenvolvimentista (1940-1970)”; e c) “O automóvel na Nova República e na contemporaneidade”. Cada grupo deverá realizar uma apresentação oral final, na última aula, para toda a turma, mobilizando materiais videográficos, iconográficos, musicais e textuais.
Na primeira aula, após a formação dos grupos, deverão ser distribuídos a cada grupo os seguintes textos:
- “História geral dos automóveis”, disponível em: http://www.infoescola.com/curiosidades/historia-do-automovel/;
- “História do automóvel em diferentes regiões brasileiras”, disponível em: http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_automovel_no_brasil.htm;
- “A produção nacional de veículos”, disponível em: http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_hist_carro_brasileiro.htm.
Cada grupo deverá ler e debater entre si os textos citados. Estes textos possibilitarão uma primeira aproximação com o tema, permitindo que cada grupo tenha uma noção geral que será aprimorada em pontos específicos por cada grupo.
AULAS 2 E 3
Nestas aulas, os alunos irão aprofundar os conhecimentos segundo a temática de cada grupo. Deverão fazer questionamentos sobre a relação dos automóveis com a cultura, a sociedade e o comportamento no interior de cada temática histórica pertinente a cada grupo. Eles deverão partir dos materiais aqui disponibilizados, assim como incrementá-los mediante pesquisa via Internet.
Dessa forma, o Grupo A, “O automóvel na Belle Époque brasileira (1890-1930), deverá:
- ler os textos sobre o automóvel na Belle Époque brasileira (disponíveis em: http://www.sempretops.com/carros/historia-do-automovel-no-brasil/ e http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_primordios_industria.htm); e sobre os automóveis de Rui Barbosa (disponíveis em: http://www.autoclassic.com.br/autoclassic2/?p=5163 e http://www.projetomemoria.art.br/RuiBarbosa/variedades/carros.htm);
- apresentar as músicas de Noel Rosa: "Onde Está a Honestidade", e refletir sobre os significados comportamentais, então relacionados com o automóvel (letra e música disponíveis em: http://letras.terra.com.br/noel-rosa-musicas/397343/); e "Três apitos" (letra e música disponíveis em: http://letras.terra.com.br/noel-rosa-musicas/299248/).
O Grupo B, “O automóvel de produção nacional e na política desenvolvimentista (1940-1970)”, deverá:
- ler os seguintes textos: “Produção automobilística no governo JK” (site http://www.marcillio.com/rio/hirepgjk.html e http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/uma_modernizacao_conservadora_imprimir.html); “Indústria brasileira” (site http://pt.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%BAstria_automobil%C3%ADstica_no_Brasil;
- assistir aos vídeos disponíveis nos sites abaixo e observar a vinculação entre produção nacional de veículos e o desenvolvimento econômico do País: http://www.youtube.com/watch?v=U-FHyIezOSg http://www.youtube.com/watch?v=jCypjNRpLIg&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=YPVpUAbhWpE
http://www.youtube.com/watch?v=33wjz287EAE;
- observar a temática do desenvolvimentismo e automóveis nas canções seguintes: “Carango” (letra e música disponíveis em: http://letras.terra.com.br/wilson-simonal/679871/), de Wilson Simonal; “Mustango cor de sangue” (letra e música disponíveis em: http://letras.terra.com.br/wilson-simonal/566702/), de Wilson Simonal; “O Calhambeque” (letra e música disponíveis em: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/48644/), de Roberto Carlos; “Ouro de tolo” (letra e música disponíveis em: http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48326/), de Raul Seixas.
O Grupo C, “O automóvel na Nova República e na contemporaneidade”, deverá:
- ler os textos sobre modificações da indústria automotiva brasileira na década de 1990 (sites: http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=9cprlkao9 e http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/910/887) e notícias sobre aumento das vendas de carros no Brasil (sites: http://www.icarros.com.br/noticias/mercado/hyundai,-kia-e-ssangyong-tem-expansao-no-pais/4521.html, http://blogs.diariodonordeste.com.br/automovel/mercado/volvo-festeja-expansao-de-vendas/, http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u672471.shtml; http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/01/03/brasil-encerra-dezembro-com-venda-recorde-de-veiculos-923410943.aspe
- observar o aumento da venda de carros e do acesso a veículos por uma camada maior da população, criando comportamentos distintos na relação com automotores, por intermédio das músicas: “Carro Velho” (letra e música disponíveis em: http://letras.terra.com.br/ivete-sangalo/85303/), de Ivete Sangalo; “Carro de Malandro” (letra e música disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=X7FE1RQ-ueg), de Tribo da Periferia; “Chevete Velho” (letra e música disponíveis em: http://letras.terra.com.br/os-virguloides/47866/), de Os Virgulóides; “Eu quero ver o oco” (letra e vídeo disponíveis em: http://letras.terra.com.br/os-virguloides/47866/), de Raimundos.
Relação de imagens que podem auxiliar na pesuisa dos alunos:
Relação de imagens que poderão auxiliar na pesquisa dos alunos:
Grupo A: “O automóvel na Belle Époque brasileira (1890-1930)”
- Imagem 1:
Legenda: Automóveis na Avenida Central do Rio de Janeiro na Belle Époque. Fonte: http://letras.terra.com.br/os-virguloides/47866/
- Imagem 2:
Legenda: Automóveis na Avenida Rio Branco, Rio de Janeiro, anos 1920. Fonte: http://www.rioquepassou.com.br/2005/02/17/av-rio-branco-inicio-dos-anos-20/
- Imagem 3:
Legenda: Foliões saem nos carros na década de 1920. Fonte: http://www.fau.ufrj.br/prourb/cidades/avcentral/cap_3.html
- Imagem 4:
Legenda: Carro que pertenceu a Ruy Barbosa. Fonte: http://blogs.estadao.com.br/reclames-do-estadao/2011/04/09/o-carro-de-ruy-barbosa/
Grupo B: “O automóvel de produção nacional e na política desenvolvimentista (1940-1970)”
- Imagem 5:
Legenda: Inauguração da fábrica da Volkswagen no Brasil em 1959. Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI113190-16642,00-O+BRASIL+A+POR+HORA.html
- Imagem 6:
Legenda: Jk na fábrica da Vemag em 1956. Fonte: http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/democracia-e-populismo-jk-janio-e-jango.html
- Imagem 7:
Legenda: Crítica a JK e à política automotiva. Fonte: http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/democracia-e-populismo-jk-janio-e-jango.html
- Imagem 8:
Legenda: Propaganda da Belina nos anos 1970. Fonte: http://duduhamilton.blogspot.com/2011/06/carros-e-caminhoes-de-antigamente.html
- Imagem 9:
Legenda: Propaganda Veraneio de Luxo, década de 1970. Fonte: http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_propagandas_nac.htm
Grupo C: “O automóvel na Nova República e na contemporaneidade”
- Imagem 10:
Legenda: O aumento de vendas nas últimas décadas fez decolar a indústria automobilística. Fonte: http://paranavainet.com/parana/vendas-de-carros-no-parana-cresce-171-paranavai-net
- Imagem 11:
Legenda: Com incentivos fiscais, a venda de carros atingiu várias camadas da população. Fonte: http://www.coximagora.com.br/destaques/veiculos/montadoras-terao-reducao-de-ipi-ate-2016-confirma-governo
- Imagem 12:
Legenda: O aumento do consumo, por grupos variados, criou formas diferenciadas de relação com o automóvel. http://marciofunkdaelite.blogspot.com/2008/02/meu-carro-funk-da-elite-pra-que-gosta.html
AULA 4
Esta aula será dedicada à montagem da apresentação de cada grupo, planejada com duração entre 10 e 15 minutos. Os alunos deverão vincular, na apresentação, as relações entre automóvel, sociedade, cultura e comportamento nos diferentes períodos tratados. A apresentação deverá articular apresentação oral com suportes visuais e audiovisuais.
AULA 5
Esta aula será toda dedicada à apresentação dos grupos.
- Texto sobre história dos automóveis: site http://pt.wikipedia.org/wiki/Autom%C3%B3vel
- Texto sobre história dos automóveis: site http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/carrosantigos/
- Texto sobre história dos automóveis em geral e no Brasil: site http://www.vrcarros.com.br/historia
- Texto sobre carros e carnaval: site http://artistoria.wordpress.com/category/belle-epoque/
- Texto sobre Belle Époque: site http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/viewFile/199/206
- Vídeo sobre evolução do automóvel: site http://www.youtube.com/watch?v=ZvrTz-7qpQQ&feature=related
A avaliação deverá ser balizada segundo a participação dos alunos nas atividades propostas, a mobilização dos materiais levantados para a apresentação e a demonstração argumentativa dos conhecimentos pertinentes a cada grupo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!