Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


História do automóvel no Brasil: cultura e sociedade

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Thiago Lenine Tito Tolentino ; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Trabalho
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Por meio de um objeto de estudo inusitado, o automóvel, o aluno poderá ter contato com uma diversidade de temas relevantes na história do Brasil. Desde as modificações culturais e de comportamento, decorrentes do advento e da ocupação da cidade pelos carros, até as importantes manifestações políticas em torno das questões desenvolvimentistas envolvidas no processo de produção de veículos.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

História do Brasil República e do Brasil contemporâneo.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

A aula sobre “História dos automóveis no Brasil” pretende, a partir do objeto estudado, traçar diferentes relações entre cultura, economia e sociedade. Assim, trata-se de uma perspectiva que, por meio de algo conhecido por todos, o automóvel, visa mapear diferentes aspectos na história da sociedade brasileira. A aula terá três eixos temáticos: o automóvel e o estilo da Belle Époque, o automóvel como meio do desenvolvimento dos governos das décadas de 1950 a 1970 e, por último, o aumento de compra do automóvel na Nova República.

AULA 1

O professor deverá exibir para os alunos os vídeos disponíveis nos sites: http://www.youtube.com/watch?v=1hEFTong5-g&feature=related (com duração de 5:15 minutos) e http://www.youtube.com/watch?v=_UqyOGjgquo&feature=related (com duração de 5:40 minutos). 

Após a exibição, deverão ser formados três grupos. Cada grupo terá uma temática acerca da história do automóvel no Brasil: a) “O automóvel na Belle Époque brasileira (1890-1930)”; b) “O automóvel de produção nacional e na política desenvolvimentista (1940-1970)”; e c) “O automóvel na Nova República e na contemporaneidade”. Cada grupo deverá realizar uma apresentação oral final, na última aula, para toda a turma, mobilizando materiais videográficos, iconográficos, musicais e textuais.

Na primeira aula, após a formação dos grupos, deverão ser distribuídos a cada grupo os seguintes textos:

- “História geral dos automóveis”, disponível em: http://www.infoescola.com/curiosidades/historia-do-automovel/

- “História do automóvel em diferentes regiões brasileiras”, disponível em: http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_automovel_no_brasil.htm;

- “A produção nacional de veículos”, disponível em: http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_hist_carro_brasileiro.htm.

Cada grupo deverá ler e debater entre si os textos citados. Estes textos possibilitarão uma primeira aproximação com o tema, permitindo que cada grupo tenha uma noção geral que será aprimorada em pontos específicos por cada grupo.

AULAS 2 E 3

Nestas aulas, os alunos irão aprofundar os conhecimentos segundo a temática de cada grupo. Deverão fazer questionamentos sobre a relação dos automóveis com a cultura, a sociedade e o comportamento no interior de cada temática histórica pertinente a cada grupo. Eles deverão partir dos materiais aqui disponibilizados, assim como incrementá-los mediante pesquisa via Internet. 

Dessa forma, o Grupo A,  “O automóvel na Belle Époque brasileira (1890-1930), deverá:

- ler os textos sobre o automóvel na Belle Époque brasileira (disponíveis em: http://www.sempretops.com/carros/historia-do-automovel-no-brasil/ e http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_primordios_industria.htm);  e sobre os automóveis de Rui Barbosa (disponíveis em: http://www.autoclassic.com.br/autoclassic2/?p=5163 e http://www.projetomemoria.art.br/RuiBarbosa/variedades/carros.htm);

- apresentar as músicas de Noel Rosa: "Onde Está a Honestidade", e refletir sobre os significados comportamentais, então relacionados com o automóvel (letra e música disponíveis em: http://letras.terra.com.br/noel-rosa-musicas/397343/); e "Três apitos" (letra e música disponíveis em: http://letras.terra.com.br/noel-rosa-musicas/299248/).

O Grupo B, “O automóvel de produção nacional e na política desenvolvimentista (1940-1970)”, deverá:

- ler os seguintes textos: “Produção automobilística no governo JK” (site http://www.marcillio.com/rio/hirepgjk.html e http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/uma_modernizacao_conservadora_imprimir.html); “Indústria brasileira” (site http://pt.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%BAstria_automobil%C3%ADstica_no_Brasil;

- assistir aos vídeos disponíveis nos sites abaixo e observar a vinculação entre produção nacional de veículos e o desenvolvimento econômico do País: http://www.youtube.com/watch?v=U-FHyIezOSg  http://www.youtube.com/watch?v=jCypjNRpLIg&feature=related  http://www.youtube.com/watch?v=YPVpUAbhWpE

http://www.youtube.com/watch?v=33wjz287EAE;

- observar a temática do desenvolvimentismo e automóveis nas canções seguintes: “Carango” (letra e música disponíveis em: http://letras.terra.com.br/wilson-simonal/679871/), de Wilson Simonal; “Mustango cor de sangue” (letra e música disponíveis em: http://letras.terra.com.br/wilson-simonal/566702/), de Wilson Simonal; “O Calhambeque” (letra e música disponíveis em: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/48644/), de Roberto Carlos; “Ouro de tolo” (letra e música disponíveis em: http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48326/), de Raul Seixas.

O Grupo C, “O automóvel na Nova República e na contemporaneidade”, deverá:

- ler os textos sobre modificações da indústria automotiva brasileira na década de 1990 (sites: http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=9cprlkao9 e http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/910/887) e notícias sobre aumento das vendas de carros no Brasil (sites: http://www.icarros.com.br/noticias/mercado/hyundai,-kia-e-ssangyong-tem-expansao-no-pais/4521.html, http://blogs.diariodonordeste.com.br/automovel/mercado/volvo-festeja-expansao-de-vendas/, http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u672471.shtmlhttp://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/01/03/brasil-encerra-dezembro-com-venda-recorde-de-veiculos-923410943.aspe

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/economia/2010/12/vendas-de-veiculos-no-brasil-devem-crescer-5-2-em-2011-diz-anfavea);

- observar o aumento da venda de carros e do acesso a veículos por uma camada maior da população, criando comportamentos distintos na relação com automotores, por intermédio das músicas: “Carro Velho” (letra e música disponíveis em: http://letras.terra.com.br/ivete-sangalo/85303/), de Ivete Sangalo; “Carro de Malandro” (letra e música disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=X7FE1RQ-ueg), de Tribo da Periferia; “Chevete Velho” (letra e música disponíveis em: http://letras.terra.com.br/os-virguloides/47866/), de Os Virgulóides; “Eu quero ver o oco” (letra e vídeo disponíveis em: http://letras.terra.com.br/os-virguloides/47866/), de Raimundos.

 

Relação de imagens que podem auxiliar na pesuisa dos alunos:

Relação de imagens que poderão auxiliar na pesquisa dos alunos:

Grupo A: “O automóvel na Belle Époque brasileira (1890-1930)” 

- Imagem 1:

 Av Rio Branco

Legenda: Automóveis na Avenida Central do Rio de Janeiro na Belle Époque. Fonte: http://letras.terra.com.br/os-virguloides/47866/

- Imagem 2:

 

Av Rio branco

Legenda: Automóveis na Avenida Rio Branco, Rio de Janeiro, anos 1920. Fonte: http://www.rioquepassou.com.br/2005/02/17/av-rio-branco-inicio-dos-anos-20/

 

- Imagem 3:

 

carro e carnaval

Legenda: Foliões saem nos carros na década de 1920. Fonte: http://www.fau.ufrj.br/prourb/cidades/avcentral/cap_3.html

 

- Imagem 4:

 

carro do ruy

 

Legenda: Carro que pertenceu a Ruy Barbosa. Fonte: http://blogs.estadao.com.br/reclames-do-estadao/2011/04/09/o-carro-de-ruy-barbosa/

 

Grupo B: “O automóvel de produção nacional e na política desenvolvimentista (1940-1970)”

 - Imagem 5: 

jk no carro

Legenda: Inauguração da fábrica da Volkswagen no Brasil em 1959. Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI113190-16642,00-O+BRASIL+A+POR+HORA.html

 

- Imagem 6:

Jk na vemag

 

Legenda: Jk na fábrica da Vemag em 1956. Fonte: http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/democracia-e-populismo-jk-janio-e-jango.html

 

- Imagem 7: 

critica a JK  

Legenda: Crítica a JK e à política automotiva. Fonte: http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/democracia-e-populismo-jk-janio-e-jango.html

 

- Imagem 8:  

propaganda bellina

Legenda: Propaganda da Belina nos anos 1970. Fonte: http://duduhamilton.blogspot.com/2011/06/carros-e-caminhoes-de-antigamente.html

 

- Imagem 9:

veraneio

Legenda: Propaganda Veraneio de Luxo, década de 1970.  Fonte: http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_propagandas_nac.htm

  

Grupo C: “O automóvel na Nova República e na contemporaneidade”

- Imagem 10:

patio  

Legenda: O aumento de vendas nas últimas décadas fez decolar a indústria automobilística. Fonte: http://paranavainet.com/parana/vendas-de-carros-no-parana-cresce-171-paranavai-net

 

- Imagem 11:

ipi

 

Legenda: Com incentivos fiscais, a venda de carros atingiu várias camadas da população. Fonte: http://www.coximagora.com.br/destaques/veiculos/montadoras-terao-reducao-de-ipi-ate-2016-confirma-governo

 

- Imagem 12:

auto funk

 Legenda: O aumento do consumo, por grupos variados, criou formas diferenciadas de relação com o automóvel. http://marciofunkdaelite.blogspot.com/2008/02/meu-carro-funk-da-elite-pra-que-gosta.html

 

 AULA 4

Esta aula será dedicada à montagem da apresentação de cada grupo, planejada com duração entre 10 e 15 minutos. Os alunos deverão vincular, na apresentação, as relações entre automóvel, sociedade, cultura e comportamento nos diferentes períodos tratados. A apresentação deverá articular apresentação oral com suportes visuais e audiovisuais.

AULA 5

Esta aula será toda dedicada à apresentação dos grupos.

Recursos Complementares

- Texto sobre história dos automóveis: site http://pt.wikipedia.org/wiki/Autom%C3%B3vel

- Texto sobre história dos automóveis: site http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/carrosantigos/

- Texto sobre história dos automóveis em geral e no Brasil: site http://www.vrcarros.com.br/historia

- Texto sobre carros e carnaval: site http://artistoria.wordpress.com/category/belle-epoque/

- Texto sobre Belle Époque: site http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/viewFile/199/206

- Vídeo sobre evolução do automóvel: site http://www.youtube.com/watch?v=ZvrTz-7qpQQ&feature=related

Avaliação

A avaliação deverá ser balizada segundo a participação dos alunos nas atividades propostas, a mobilização dos materiais levantados para a apresentação e a demonstração argumentativa dos conhecimentos pertinentes a cada grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.