12/09/2011
Daniel Rodrigues Ventura, José Higino Dias Filho, Edson Luís Nunes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Conceito de calor e temperatura.
Sugerimos que o professor inicialmente mostre para a turma a Figura 01 e comente, cada um dos processos de transmissão do calor, ilustrado na figura: condução, convecção e irradiação.
http://4.bp.blogspot.com/_crilAlnNhFg/TNk7lTtn4uI/AAAAAAAAAMA/843kJMaGMGM/s400/08_40_01.bmp
Em 03/08/2011.
Condução: Principalmente nos sólidos, as partículas mais quentes, maior energia, colidem com as vizinhas, menos quente, menor energia de agitação. Na colisão, a partícula com maior energia transfere parte de sua energia para a vizinha. Esta por sua vez colide com outra menos energética e também transfere parte de sua energia para ela, e assim sucessivamente, de forma que o calor flui de um ponto para outro através das partículas constituintes do corpo ou sistema sem que essas partículas alterem as suas posições médias. A condução do calor pode ser observada através do seguinte experimento ilustrado na Figura 02.
Atividade I.
O professor poderá dividir a turma em grupos de 4 alunos para que executem e observem o experimento na sala de aulas ou no laboratório se achar mais interessante. O material é bastante simples:
As varetas de guarda chuva, o professor poderá adquirir em parceria com os alunos, pedindo-os para trazer à escola antecipadamente ao dia da apresentação. O suporte para o fio ou a vareta, também pode ser improvisado usando uma latinha vazia de refrigerantes e fazendo dois furos diametralmente opostos próximos na beirada superior da lata, onde passará a ponta da vareta. Algumas escolas possuem recurso destinado à compra de material para uso didático, nesse caso, o professor então poderá pedir que a escola compre ou libere dinheiro para possa adquirir o material.
O material acima se refere a um kit, ou seja, a uma montagem. Se o professor encontrar dificuldade em obter esse material para todos os grupos, ele poderá fazer uma demonstração experimental para todos observarem. Neste caso faça a montagem sobre a própria mesa da sala de aulas ou em um espaço que todos possam observar. Desperte à atenção de todos, em cada detalhe que deve ser observado durante a evolução do experimento.
Procedimento: Acompanhe pela Figura 02.
4. Prenda uma das extremidades da vareta em um suporte de modo que ela fique na posição horizontal, Figura 03.
5. Coloque uma vela acesa sob a extremidade livre da vareta metálica.
6. Observe o que acontece com a parafina e a seqüência em que as taxinhas caem.
Peça aos alunos que observem o desenvolvimento do experimento e responda:
Quando a vareta começou a ser aquecida qual taxinha caiu primeiro e qual foi a ordem na seqüência de queda das taxinhas?
Porque o aquecimento da barra metálica, vareta, provoca queda das taxinhas?
Faça então outra pergunta:
A partir dessa observação você conclui que o calor fluiu na vareta em que sentido?
As partículas do metal se deslocaram de suas posições médias?
Convecção: Sobretudo nos fluidos, é o processo no qual há o movimento das partículas do material constituintes do sistema. Por exemplo, ao aquecermos água em um recipiente colocado sob uma chama quente, a parte da água próxima à superfície em contato com a chama aquece, e passa a ter uma densidade menor (aumento de volume). Essa porção da água mais leve sobe, enquanto parte da água superior desce ocupando o espaço da água que sobe, formando um fluxo do líquido mais quente subindo e menos quente descendo, denominado de correntes de convecção.
Atividade II
O professor poderá apresentar para a turma o filme que se encontra disponível na internet, veja abaixo.
Poderá também fazer na própria sala de aulas uma demonstração experimental para a turma observar ou se preferir, distribuir material aos grupos para que eles próprios executem a seguinte experiência sobre propagação do calor por convecção.
Material referente a uma montagem:
Procedimento:
1. Despeje água no recipiente de vidro, coloque-o sobre um tripé ou improvise um apoio, e fixe sob ele uma vela como na Figura 04..
2. Coloque um pouco de tinta ou anilina no vidrinho e encha-o com água fria. Pode também, antes, encher o vidrinho com água de tinta ou anilina e deixá-lo alguns minutos na geladeira.
3. Acenda a vela e em seguida tampe o vidrinho com o dedo mergulhando-o na água do recipiente maior deixando o vidrinho no fundo do recipiente, Figura 04.
4. Observe como ocorre o deslocamento da tinta no recipiente, à medida que a água está sendo aquecida.
5. Se dispuser de um termômetro, com o bulbo a meia altura da água, meça as temperaturas da água onde a corrente está subindo e onde ela está descendo, para comparar esses valores.
Peça para a turma responder individualmente ou em grupos:
Durante o aquecimento da água houve deslocamento das partículas?
O que acontece quando certa quantidade de água é aquecida?
Como se explica o aquecimento de toda água do recipiente?
A partir daí deverão explicar que a água quente sobe enquanto a mais fria desce ocupando simultaneamente o espaço da porção de água que subiu. Esta água mais fria, agora em contato com o fundo do recipiente, recebe calor por condução do fundo do recipiente, dilata, fica mais leve e sobe, cedendo lugar para água mais fria, formando um ciclo contínuo, de água mais quente subindo e menos quente descendo, denominado de corrente de convecção.
Irradiação: processo no qual o calor se propaga por ondas eletromagnéticas, sem a necessidade de um meio material. Por exemplo, a principal fonte de calor para a vida no nosso planeta provém do Sol, atravessando o espaço vazio até nos atingir.
Atividade III.
Peça que cada aluno aproxime as costas das mãos cerca de 10 cm da vela acesa, na mesma horizontal da vela, com o cuidado para não se queimar, e observar o que sente nas mãos. Peça depois que mantendo uma das mãos onde está, coloque a outra acima da vela com a costa da mão voltada para a vela aproximadamente à mesma distância da outra mão ao lado da vela.
Então pergunte:
O que sentiu nas mãos ao aproximá-la da vela, ao lado desta?
O calor da vela até a mão se propagou por condução? Por quê?
O calor da vela até a mão se propagou por convecção? Por quê?
Esse tipo de transmissão de calor é mais lento ou mais rápido que os processos condução e a convecção?
A mão acima da vela aqueceu mais ou menos que a mão colocada ao lado da vela? Por quê?
Finalizando, o professor deverá executar para a turma a seguinte prática experimental esquematizada na Figura 05. Pegue dois recipientes, coloque um copo de água fria, retirada da geladeira, em um deles e no outro, coloque dois copos de água morna ou à temperatura ambiente. Coloque um termômetro em cada recipiente com água, espere cerca de 2 minutos e assinale a temperatura de cada um, T1, temperatura da água quente e T2, temperatura da água fria. Depois misture a água colocando toda água, 3 copos, em um só recipiente. Agite um pouco para misturar água morna e fria, coloque um termômetro dentro do recipiente aguarde cerca de 3 minutos e novamente faça a leitura da temperatura, T, temperatura de equilíbrio.
Pergunte para a turma:
A temperatura da mistura é maior, menor ou igual à temperatura da água fria?
A temperatura da mistura é maior, menor ou igual à temperatura da água morna?
Então, colocando em contato, duas substâncias de temperatura T1 e T2, T1 > T2, após algum tempo de contato o que se deve esperar da nova temperatura T, das substâncias em contato?
Nome | Tipo |
---|---|
Mago da Física - Propagação de Calor: Convecção | Vídeo |
O professor poderá acessar os seguintes textos que se encontram nos endereços abaixo:
CONDUÇÃO DO CALOR
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11095/conducao_termica.pdf
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dilatacao/transferencia-de-calor.php
CURSO DE FORMAÇÃO DE OPERADORES DE REFINARIA FÍSICA APLICADA: TERMOMETRIA, CALORIMETRIA E TRANSMISSÃO DE CALOR
http://www.tecnicodepetroleo.ufpr.br/apostilas/transmissaodecalor.pdf
Peça aos alunos que com base no aprendizado da aula dê exemplos na prática do dia a dia, em que os processos de transmissão de calor estejam presentes. Deverão fornecer exemplos em que os processos se manifestem simultâneo ou separadamente
Cinco estrelas 1 classificações
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10/06/2013
Cinco estrelasMuito boa o planejamento da aula e foca de forma teoríca e prática os processos de propagação de calor .