Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De que maneira é possível desenvolver a percepção sobre as diferentes características dos caminhos percorridos pelos alunos de casa até a escola? (UCA)

 

26/08/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar e descrever as características do caminho percorrido;
  • Identificar as semelhanças e as diferenças existentes entre os caminhos percorridos pelos alunos;
  • Estabelecer relações entre os caminhos percorridos pelos alunos;
  • Analisar os fatores que provocam as diferenças entre os caminhos percorridos pelos alunos.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Nos anos anteriores, os alunos estudaram em Geografia: a casa, a rua; agora ampliarão os estudos que possibilitará perceber o caminho percorrido e a importância da observação, localização e análise da paisagem do caminho percorrido.   A aula O meu lugar no mundo, disponível no Portal do Professor, no endereço eletrônico http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30357 contribuirá para o desenvolvimento das atividades.

Estratégias e recursos da aula

 

  UCA

 

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.

 Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

  PESQUISA   

Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participação de todos, em alguns momentos de maneira individual e em outros coletivamente, o que possibilita o estabelecimento de diálogo e de troca de informações para a construção do conhecimento por meio de atividades exploratórias, utilizando como ferramenta o computador, aliado a outros recursos tecnológicos. 

1. Converse com os alunos sobre que meio de transporte utilizam para ir de casa até a escola. Depois, evidencie que independente da maneira como se locomovem é importante observar o caminho percorrido. 

2. Para esta atividade é preciso orientar os alunos para que, com o netbook conectado a internet, digitem na barra de busca o endereço web http://maps.google.com/maps  acessem o Google Maps e cliquem no link “Como chegar”.

3. Observe  o programa e na opção  “Como chegar” escolha o meio de transporte que você utiliza para ir de casa até a escola, clicando em uma das alternativas apresentadas: de carro, de transporte público, a pé, de bicicleta. Depois, adicione os destinos, sendo que o item A é o endereço em que o aluno mora e o item B o endereço da escola.

 

4. As informações sobre o endereço devem ser completas: A - nome da rua, cidade/distrito, estado, país em que mora e o item B - os dados completos do endereço da escola. Caso não saibam o endereço da escola convide uma pessoa que trabalhe na secretaria para apresentar a informação para os alunos em sala de aula.  

 maps casa-escola

  Imagem: Link do Google Maps

Fonte: http://maps.google.com/maps

Acesso em: 16 de agosto de 2011 

 

5. Conforme o exemplo, o aluno saiu da sua casa item A, localizada na Rua Rio Jaguari e, percorreu a pé, o caminho até a escola, item B localizado na Rua Rio Jequitinhonha, na cidade de Uberlândia, MInas Gerais, Brasil. 

 maps endereço casa-escola

Imagem: Exemplo caminho percorrido casa-escola no Google Maps

Fonte: http://maps.google.com/maps

Acesso em: 16 de agosto de 2011 

6. Esta atividade permite que os alunos percebam as diferentes possibilidades de caminhos que podem ser percorridos de casa até a escola, que conheçam as ruas e as redondezas do lugar em que moram e estabeleçam noções de distância.

8. Em dupla, solicite que pesquisem:

a. O caminho percorrido pelo colega de sua casa até a escola;

b. O caminho percorrido da sua casa até a casa do colega; 

c. Estabeleçam relações de proximidade/distância entre os endereços pesquisados.

 

VIDEOS  

1. Solicite aos alunos que, utilizando o netbook, filmem o caminho percorrido de casa até a escola. Destaque a importância de apresentar no vídeo os pontos de referência que ajudam na localização, como comércios, serviços públicos, outros que considerarem importantes ao longo do caminho. Depois, envie para o email do professor, que poderá organizar um banco de dados com as filmagens produzidas pelos alunos.

2. A apresentação dos filmes poderá ser realizada obedecendo uma escala de exibições, o que possibilitará o desenvolvimento de diversas atividades. No dia combinado, iniciarão as apresentações. Este momento poderá ser chamado de CineGeo ou outro nome pelo qual o grupo faça a opção.

  ATIVIDADE

 1. No dia combinado,envie para o email dos alunos os filmes escolhidos para serem apresentados, conforme a escala organizada pela turma. 

2. Durante as apresentações, solicite aos alunos que:

a. Identifiquem os pontos de referência do caminho percorrido;

b. Apresentem o que consideram bom e o que precisa melhorar no caminho percorrido;

c. Analisem a organização do caminho percorrido. 

3. E, para os alunos que estão assistindo a apresentação

a. Observem o caminho percorrido pelo colega;

b. Identifiquem as características semelhantes ao caminho que percorre;

c. Analisem as diferenças existentes entre o seu caminho e o percorrido pelo colega. 

d. Conversem sobre os fatores que provocam as diferenças entre os caminhos percorridos.

4. Após as apresentações, promova uma roda de conversa para que os alunos apresentem suas observações. Solicite que registrem o que observaram.

 CASA

1. Solicite aos alunos que observem a organização do trânsito do caminho percorrido de casa até a escola: como se comportam os pedestres, os motoristas, a presença dos sinais de trânsito, e que elaborem uma lista apresentando o que é bom e o que pode melhorar, bem como as razões das escolhas feitas na lista, ou seja, porque determinado aspecto é bom e outro não.

.

 

 ATIVIDADE  

1. Leia para os alunos a seguinte poesia: 

MOTORISTA E PEDESTRE

WANDERLINO ARRUDA


Ponha o carro na garagem
ou escolha um lugar na sombra.
Você é quem decide, só você.

Acerte pela direita,
pois a esquerda é de abrir porta
por onde o motorista sai.

Conserte a roupa:
veja se o cinto está certo,
todos os botões abotoados
e a camisa dentro da calça.
Mesmo sem espelho,
você pode saber de tudo.

Agora, você é pedestre!

Disponível em: http://www.wanderl.blogger.com.br/

Acesso em: 16 de agosto de 2011

 

2. Depois, converse sobre:

a. Quem são os personagens apresentados na poesia?

b. Qual a mensagem que o poeta apresenta na poesia?

c. Para você, qual a intenção do poeta ao refletir sobre a mudança do papel do motorista no trânsito?  

3. Retome a atividade de casa e promova uma discussão sobre as observações realizadas pelos alunos relativas à organização do trânsito, possibilite que apresentem as diferentes observações e opiniões. Se julgarem necessário, reúnam-se e encontrem soluções para o que precisa melhorar. Depois, elaborem e enviem uma carta ao Prefeito da cidade, apresentando os pontos evidenciados.

 Professor(a), aproveite o momento para discutir como transdisciplinaridade a Educação no Trânsito, evidenciando a responsabilidade de todos para a conquista de um trânsito solidário. Além do trabalho com a produção de texto. 

Recursos Complementares

 Sugestão para leitura e pesquisa do professor:

Educação para  o trânsito - Detran-PR. Disponível em: http://www.educacao.detran.pr.gov.br/index.php Acesso em: 16 de agosto de 2011.

A utilização do aplicativo Google Maps no processo de ensino-aprendizagem da cartografia: uma experiência na escola pública de Taíse dos Santos Alves. Disponível em: http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/files/p0245.pdf Acesso em: 16 de agosto de 2011.

Avaliação

 Professor(a), ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver atividades coletivamente;
  3. A capacidade de observar e descrever as características do caminho percorrido;
  4. A habilidade  de estabelecer relações, identificar semelhanças e diferenças nos caminhos percorridos;  
  5.  A capacidade de produzir individual e coletivamente as atividades solicitadas;
  6. A habilidade de utilização de recursos tecnológicos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.