Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Energia elétrica: de onde vêm? - UCA

 

13/09/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as formas de geração da energia elétrica;
  • Explicitar a importância da energia elétrica para a sociedade;
  • Analisar as implicações da energia elétrica em nosso cotidiano;
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Marcador Introdução

 

A importância da energia elétrica para a sociedade.

Não podemos falar em energia elétrica sem imediatamente lembrarmo-nos das usinas hidrelétricas. Na verdade isso se deve ao fato de que, no Brasil, a maior parte da energia produzida (cerca de 90%) é pelas usinas hidrelétricas. Ainda assim é possível obter eletricidade por meio de usinas termoelétricas, usinas nucleares e termonucleares.

A energia elétrica é uma forma energética baseada na diferença de potencial (Voltagem, ddp) elétrico entre dois pontos, sendo assim, portadores de carga passeiam entre esses dois pontos (numa dada direção) dando origem ao que chamamos de corrente elétrica.

A corrente elétrica é uma das responsáveis pelo funcionamento dos aparelhos eletrônicos. Calor, luz e energia são exemplos do que a eletricidade pode nos fornecer.

No mundo atual a energia elétrica é indispensável para a sociedade, e seu uso se deve muito ao baixo custo de produção, facilidade de transporte e, relativa, baixa perda na conversão para outros tipos de energia. Atualmente a eletricidade é de tamanha importância que quando ocorre algum imprevisto no seu abastecimento os hospitais, postos de gasolina e escolas usualmente possuem geradores próprios para compensar esta perda. Imagina estar sobrevivendo graças a aparelhos e inexplicavelmente ocorre uma falta de luz, isso não seria nada agradável.

Por fim, imagine as grandes empresas (que possuem alta produtividade diária) sofrerem um apagão, o prejuízo seria tanto que a saúde financeira de toda uma região poderia ser afetada, com isso não nos resta dúvida sobre a importância das descobertas de Benjamin Franklin para a sociedade contemporânea. Vamos economizar para não faltar!!!

Texto disponível em http://fisicomaluco.com/wordpress/2008/10/06/a-importancia-da-energia-eletrica-para-a-sociedade/

 

Professor, o texto acima é para motivar uma discussão com os alunos. Em sala de aula proponha um debate a respeito da importância da energia elétrica em nosso cotidiano. É importante deixar o aluno expor suas ideias. A partir da discussão proposta para esta aula o professor poderá promover um espaço maior de debate, convidando um engenheiro eletricista ou um técnico em eletroeletrônico para palestrar para a sala ou para a escola. Neste debate vários assuntos poderão ser abordados, inclusive sobre os benefícios e os malefícios que resultam por meio da geração da energia elétrica.

 

Recursos do laptop utilizados nesta aula:

Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

 WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia -> WxCam

 

Marcador atividade 1

Professor, esta atividade tem como objetivo trabalhar a percepção dos alunos em assimilar o vídeo e refletir sobre o assunto assistido, respondendo as questões selecionadas abaixo. O vídeo parte do concreto, do visível, do senso comum para o conhecimento científico. A fala presente no vídeo aproxima o conteúdo ao cotidiano do aluno, sem contar que atrai os alunos a uma maior atenção, facilitando assim, a participação do aluno e consequentemente o seu aprendizado.

O aluno poderá acessar ao vídeo no Banco Internacional de Objetos Educacionais ou clicar no ícone abaixo.

 

 

 

 

1) Você sabe de onde vem a energia elétrica?

2) Quais são as possíveis fontes geradoras de energia elétrica?

3) Qual é fonte de energia elétrica mais utilizada no Brasil? Por quê?

4) Explique o funcionamento de uma Usina Hidrelétrica.

5) Qual a importância da energia elétrica para nossa sociedade?

6) Como a energia elétrica chega até a nossa casa?

7) Quem foi o precursor do estudo da energia elétrica?

8) Você imagina a sua vida sem a energia elétrica?

9) Cite 10 formas de utilizar a energia elétrica em sua casa.

 

Marcador atividade 2

Nesta atividade, os alunos deverão pesquisar em livros, revistas ou internet os tipos de energias listados no quadro abaixo. Os alunos individualmente poderão acessar a internet por meio do laptop utilizando o seguinte comando  Iniciar -> Aplicativos -> Internet. No quadro abaixo, os alunos deverão em sua pesquisa, fazer uma relação existente entre os tipos de energia elétrica e  origem de cada uma delas que foram listados no quadro. As respostas deverão ser digitadas utilizando o programa do laptop KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos e logo após o término, o grupo deverá enviar o quadro para o e-mail do professor.

Tipos de energia

elétrica

Como ocorre a transformação da energia elétrica?

Energia Hidrelétrica

                                                                                                                                                    

 

                                                                                                                     

Energia Termoelétrica

 

 

 

 

Energia Eólica

 

 

 

 

Energia Nuclear

 

 

 

 

Energia Solar

 

 

 

 

Energia de Biomassa

 

 

 

 

Energia Geotérmica

 

 

 

 

Energia fóssil

 

 

 

 

   

 

 

Marcador atividade 3

 

Professor proponha aos alunos a produção de um filme caseiro utilizando os aplicativos de áudio e imagem do seu laptop, demonstrando, de forma criativa, uma situação que evidencia a presença da energia elétrica em nosso cotidiano. Para a filmagem e produção do vídeo, os alunos deverão enfatizar a Energia Elétrica e suas utilidades. Esta atividade deverá acontecer fora do horário de aula e poderá ser realizada em grupo, assim os alunos oportunizarão momentos de trocas e discussões de ideias.

Observação: O grupo deverá configurar o laptop antes de começar a gravação.

Caminhos para configuração:

  • Configuração do som para o laptop: para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate, primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;
  • Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";
  • Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.

Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K -> Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.

 

Organizando a produção do vídeo:

1º Passo: Decidir o quê será abordado no vídeo (lembrando que o tema é a Energia Elétrica em nosso cotidiano);

2º Passo: Após a escolha do assunto, pesquisar em fontes confiáveis e estudar sobre o assunto;

3º Passo: Desenvolver o roteiro do vídeo, neste passo é importante que o grupo decida onde e como irão ocorrer as gravações (o grupo deve levar em conta a limitação de filmagem do laptop);

4º Passo: Escrever o texto e escolher os personagens que participará do vídeo;

5º Passo: Começar as gravações, é importante que à medida que o grupo for desenvolvendo o vídeo, faça a cópia de segurança das gravações;

6º Passo: Neste passo, o grupo deverá editar o material, para fazer a edição o grupo poderá pedir ajuda a outras pessoas que saiba editar ou utilizar a internet para baixar programas de edição de vídeo como, por exemplo, http://www.baixaki.com.br/download/videospin.htm;

7º Passo: Enviar a aula para o e-mail do professor ou gravar no pendrive para entregar para o professor.

Após o término do vídeo o professor deverá propor uma aula para que cada grupo apresente o seu vídeo. Antes da apresentação o grupo deverá explicar como foi trabalhar com a elaboração de um vídeo utilizando os aplicativos do laptop e principalmente a experiência em desenvolver um trabalho em grupo. É importante que o grupo coloque seus anseios e frustrações, pois assim, a troca de experiência enriquece ainda mais. No debate e na exposição do vídeo, o professor terá subsídios para avaliar a participação de cada aluno dentro e fora do grupo.

Obs.: Professor, a avaliação desta atividade não deverá ser apenas estética (vídeo bonito e bem editado), espera-se neste processo que o professor valorize a experiência, a troca, o compromisso e principalmente o aprendizado adquirido por meio desta atividade.

 

Para exemplificar a elaboração de um vídeo explicativo, os alunos poderão acessar o vídeo abaixo,  disponível no Banco de Objetos Educacionais.

 

 

 

 

 

Para ir mais longe:

Você sabe o que é cogeração de energia?

Pesquise sobre o assunto e socialize em sala de aula com os seus colegas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem a energia elétrica? Vídeo
Os Curiosos – Transformação de Energia Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ocorrer em todos os momentos da aula: durante a leitura do texto, na apresentação de comentários e questionamentos ou a execução das atividades propostas. A avaliação pode ser feita a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.