Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Apicultura: explorando essa atividade – UCA

 

18/08/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Decomposição em ação: um processo permanentemente presente. UCA.

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Avaliar a apicultura como uma atividade capaz de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes.

  • Analisar o impacto socioambiental da diminuição das colônias de abelhas em nível mundial e a importância da apicultura nesse contexto.

  • Explicar como funciona um apiário.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Insetos; abelhas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Discussão a partir de um vídeo

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem o vídeo "Um mundo sem abelhas" que aborda a questão da diminuição das populações de abelhas em nível mundial.

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=yMw7airNWA4. Acessado em 15/08/2011.

imag vídeo abelhas

Imagem do vídeo "Um mundo sem as abelhas"

Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.

Questões para discussão

  • O que está acontecendo com as abelhas em várias partes do mundo?

  • Em quais partes do mundo a situação é mais crítica?

  • Quais são as hipóteses para explicar o que está acontecendo com as abelhas no ambiente?

  • Explique a frase: “a população mundial poderá sobreviver sem mel, mas não sem abelhas”.

  • O que caracteriza a desordem de colapso de colônias?

As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos científicos. Não deixar de destacar a importância ambiental das abelhas, enquanto polinizadoras, na produção de alimentos e enfatizar o impacto socioambiental da diminuição das colônias em nível mundial. Aproveitar o espaço para apontar  a necessidade de estudos, reflexões e ações para a preservação das diferentes espécies de abelhas e a importância da apicultura nesse contexto.

abelha i

Fonte da imagem: http://www.europarl.europa.eu/eplive/expert/photo/20081114PHT42094/pict_20081114PHT42094.jpg . Acessado em 15/08/2011.

Atividade 2- Estudo de textos

A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem dois textos utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox.

1- Enxame de vilões. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/abelhas-desaparecem-desequilibram-502366.shtml. Acessado em 14/08/2011

2- Um mistério à solta. Disponível em:  http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_229901.shtml. Acessado em 14/08/2011

3- Declínio de abelhas é global, diz ONU. Disponível em:  http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planetaurgente/declinio-abelhas-global-diz-onu-284005_post.shtml. Acessado em 14/08/2011.

Os alunos deverão ler os textos e, tendo-os como referência, responder às questões propostas pelo professor, como as sugeridas a seguir. As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Questões para discussão

  • Como os cientistas explicam que as abelhas que habitam o planeta há mais de 60 milhões anos, atualmente vivem mais e melhor em zonas urbanas, entre carros e ônibus do que no campo?
  • Quais fatores são apontados como determinantes do desaparecimento das abelhas em nível mundial?
  • Como se apresenta no cenário mundial o desaparecimento de abelhas?
  • Por que o fim dos enxames teria efeitos catastróficos para a humanidade?

Após esse estudo individual, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três para a discussão das questões. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Após a socialização, cada grupo de alunos deverá produzir um texto tendo como referência as questões discutidas nas atividades 1 e 2 e enviar ao professor para correção por e-mail. O texto poderá ser produzido diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

apicultor

Fonte da imagem: http://www.saudeanimal.com.br/imagens/abelha28.jpg. Acessado em 15/08/2011.

Atividade 3 -  Apicultura – pesquisa na internet e preparação para trabalho de campo

A fim de ampliar os conhecimentos e sensibilizar os alunos sobre a importância da apicultura, sugerimos que o professor divida a turma em grupos de 5 para que façam uma pesquisa na internet (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), em sítios como os recomendados a seguir, que o professor deverá fornecer por escrito aos alunos para que digitem no campo de endereço.

Texto 1- Apicultura. Disponível em: http://www.saudeanimal.com.br/abelha9.htm. Acessado em 15/08/2011.

Texto 2- Manejo das abelhas. Disponível em:   http://www.saudeanimal.com.br/abelha17.htm. Acessado em 15/08/2011.

Texto 3- Apicultura. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apicultura. Acessado em 15/08/2011.

Texto 4- Apiário: estrutura e equipamentos. Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/equipamentos.htm. Acessado em 15/08/2011.

Texto 5- Apiário- tipos e instalações. Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/instalacao.htm. Acessado em 15/08/2011.

Sugerimos que cada aluno do grupo leia um dos cinco textos e faça registros das informações mais relevantes em seu computador UCA, usando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após esse estudo individual, o grupo deverá se reunir e cada aluno apresenta aos demais suas anotações e as discute com o grupo.

O grupo deverá então fazer um consolidado de todos os registros em um texto único, que será a introdução do roteiro que deverão elaborar para um “trabalho de campo”, que deverá incluir:

1- fotografias e filmagens de colmeias naturais e/ou em apiários;

2- visita a um apiário e entrevista com um apicultor.

Para registrar essas atividades, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive.

colmeia ii

Fonte da imagem: http://uniapic.com/Uniapic/Noticias/imagens/apicultura4.jpg. Acessado em 15/08/2011.

Atividade 4 – Trabalho de campo

O trabalho de campo deverá ser organizado pelo professor que conduzirá, com agendamento prévio, os alunos a espaços no entorno da escola ou de sua cidade onde possam ser registrados por meio de fotografias e filmagens situações de polinização; colmeias naturais e/ou apiários. Esses registros poderão ser complementados por outros feitos pelos alunos no entorno de suas casas.

Além desses registros, o professor deverá organizar a visita a um apiário onde os alunos possam conhecer e registrar a estrutura e o funcionamento e entrevistar um apicultor. Todas essas atividades deverão ser registradas por fotos e vídeos com a utilização do computador UCA. 

colmeia i

Fonte da imagem: http://www.cafeportugal.net/resources/3/files/artigos/image/apicultura.jpg. Acessado em 15/08/2011.

Atividade 5- Montagem de apresentações do conteúdo estudado

Como fechamento desse estudo, cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado e do trabalho de campo, utilizando o  programa "KPresenter" (Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens feitas no trabalho de campo deverão ser salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação, assim como os vídeos.

As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 6 - Socialização do trabalho em grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Recursos Complementares

A cidade das abelhas (The City of Bees). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gjO31F3FFaA&feature=related. Acessado em 15/08/2011.

Produção de Mel. Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/index.htm. Acessado em 15/08/2011.

Apicultura: Uma alternativa Econômica para o Pantanal. Disponível em: 

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/abelhas/apicultura:_uma_alternativa_economica_para_o_pantanal.html. Acessado em 15/08/2011

O silêncio das abelhas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m2sacY1nKH0&feature=related. Acessado em 15/08/2011

A apicultura nas regiões tropicais. Disponível em:  http://www.anancy.net/documents/file_pt/32-p-2004_screen.pdf. Acessado em 15/08/2011

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos e o relatório do trabalho de campo (atividades 1, 2, 3 e 4) e as apresentações finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 5 e 6).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.