Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como trabalhar aspectos da estrutura da narrativa: marcadores de tempo e lugar, sequenciação e articulação entre os acontecimentos, por meio de um conto de fadas?

 

24/08/2011

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estudando a narrativa através de um conto de fadas

ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Refletir sobre alguns aspectos da estrutura da narrativa: marcadores de tempo e lugar, sequência e articulação entre os acontecimentos;
  • Interpretar as informações centrais do texto;
  • Trabalhar algumas estratégias de leitura tais como: localização, reconstrução e inferência de informações;
  • Identificar personagens e assuntos;
  • Inferir e antecipar a continuidade da narrativa;
  • Recontar e reescrever um conto de fadas coletivamente;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, atualmente, ante a tecnologia de ponta presente no cotidiano de nossas crianças, desde a mais tenra idade, está cada vez mais difícil despertar nelas o prazer de ler e imaginar histórias, e de escrever pequenas narrativas, externando sentimentos e impressões. Os efeitos fantásticos produzidos pela linguagem audiovisual seduzem e atraem de tal forma que a preferência universal da infância é estar junto à TV, ao videogame ou ao computador.

Ainda que a tecnologia, a globalização e a informatização tenham papéis importantes no desenvolvimento cultural de um povo, é oportuno que os livros e a literatura não fiquem para nossas crianças como algo que não dá prazer algum, que é chato, desestimulante, obrigatório. Trabalhar com a literatura na escola deve tornar-se, então, uma atividade prazerosa, interessante, criativa e atraente.

No âmbito dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a literatura infantil é amplamente recomendada, em vista das diversas funções que lhe atribuem, tais como: atrair a criança para o livro, divertir, encantar, apreender e aumentar o vocabulário, compreender as regras que compõem a leitura e a escrita. A leitura, a reprodução e a produção de histórias maravilhosas também favorecem a alfabetização, uma vez que se criam oportunidades de registro de trechos, títulos e nomes dos personagens, de modo que os alunos especificam seus conhecimentos sobre o sistema alfabético, em um contexto significativo. Os contos de fadas possibilitam também a leitura de memória e a identificação dos nomes dos personagens, despertando o interesse pela apropriação da leitura. Ao mesmo tempo torna possível uma aproximação do aluno com cenário, personagem, situação problema e desfecho. Assim, é importante que você chame a atenção para os aspectos discursivos desse gênero: tema, intencionalidade do texto, a quem se destina, em que contexto foi produzido e não apenas aspectos referentes ao cenário, personagens e situação problema.

Nos sítios a seguir você encontrará informações importantes sobre a literatura infantil enquanto elemento articulador entre a linguagem oral, escrita e imagética e, sobretudo, a vivência com a contação de histórias como instrumento da aquisição da leitura e da escrita.

http://www.youtube.com/watch?v=CKQecFFHqQ8&NR=1&feature=fvwp

http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-dos-contos-de-fadas-na-alfabetizacao-762528.html

http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/ciclo01.html

  (Acesso 06/08/2011)

 

 

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de contos de fadas.

Indague:      

  * Quem conhece contos de fadas? Qual/is?     

  *  Quem contou a vocês?

 * O que vocês sentiram ao ouvi-los?

 * Que tipos de personagens costumam aparecer nessas histórias?       

 *  Com que frase, geralmente, começa um conto de fadas?

 * Com que expressão ele termina?       

Após esse levantamento informe aos alunos que os contos de fadas são histórias que surgiram há centenas de anos e que, ainda hoje, encantam crianças e adultos. Os contos podem contar ou não com a presença de fadas. O herói ou a heroína buscam a realização pessoal, os obstáculos ou provas constituem-se em verdadeiros rituais de iniciação para o herói ou a heroína.

Nos sítios http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/contos-fadas.htm   e http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno12-15.html  você terá outras informações sobre contos de fadas. 

 

Posteriormente ao diálogo leve os alunos à biblioteca da escola e apresente para turma a imagem de capas de livros de contos de fadas, que fazem parte do acervo da biblioteca e que foram doados pelo Plano Nacional da Biblioteca na Escola – PNBE. Explore-as perguntando o que os alunos estão vendo na capa: título, dados sobre as imagens, autor, editora, dentre outros. Fale sobre a época e o lugar em que o texto foi escrito, caso você tenha essa informação.

Explore cada um dos livros, incentive os alunos para que digam quais histórias  conhecem, se lembram de seus personagens e a situação problema que eles tentaram resolver no desenrolar da história. Pergunte ainda, os nomes de outros contos que eles conhecem.

Professor, você poderá utilizar recurso multimídia, para isso, faça slides e através de data show ou DVD apresente à turma.

Você poderá utilizar as seguintes capas de livros:    

           Contosdefadas

            Fonte- Acervo da autora

Selecione uma das histórias e conte para a turma. Você poderá utilizar o sítio: http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/contos.html para ter acesso à história de Cinderela, caso queira selecionar outra acesse: http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/contos.html e escolha entre as diversas histórias disponibilizadas. (Acesso 06/08/2011) 

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,  veja o caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Instrua que os alunos utilizem o sítio selecionado.  

Escolhemos a história "Cinderela", disponibilizada no sítio indicado anteriormente.

Pergunte aos alunos se eles já ouviram esta história e se sabem por que ela recebeu esse nome. Ouça os comentários dos alunos e vá inserindo novas indagações. Em seguida leia a história para a turma.

         Cinderela 

              Adaptado do conto dos Irmãos Grimm  

ESTUDANDO NARRATIVA

http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/cinderela.html  

 

Ao final da leitura informe à turma alguns dados bibliográficos dos Irmãos Grimm.

Você poderá consultar os sítios:  http://pt.shvoong.com/humanities/1676755-irm%C3%A3os-grimm/

http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_2384.html  (Acesso 06/08/2011). 

Pergunte também se há alguma diferença entre a versão que conheciam e a versão que você leu. Peça que justifiquem sua/s resposta/s.

 

 2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, entregue uma cópia impressa da história lida na atividade anterior para cada um dos alunos.

Peça a eles que façam a leitura silenciosamente e que sublinhem as palavras que não souberem o significado.

Em seguida solicite que alguns leiam em voz alta. Para isso informe que seguindo a ordem da fila, cada um deverá ler um parágrafo.

Ao finalizar a leitura abra espaço para que os alunos manifestem seus sentimentos e opiniões a respeito da leitura feita pelos colegas e ajude-os ir além do “foi legal” ou “gostei”, pedindo que justifiquem suas opiniões sobre: o que o colega precisa melhorar; se fez pontuação adequada durante a leitura e se o tom de voz foi apropriado para que todos ouvissem. Esta prática poderá ser inserida aos poucos, pois os alunos se habituarão a ouvir as críticas de colegas e também a sua. A mesma possibilitará o desenvolvimento da linguagem oral além de expandir o conhecimento a respeito da própria leitura. Ajude-os a reconhecer os progressos alcançados, por menores que sejam. Peça que comparem as leituras do inicio do ano letivo, com as que estão fazendo agora.

Depois da leitura peça aos alunos, que copiem as palavras que sublinharam e consultem o dicionário para descobrirem seu significado.

            Sílabas    Registrando

 Utilizando o caderno de Língua Portuguesa, faça as atividades propostas a seguir. Porém, é necessário que os alunos colem o texto "Cinderela" antes de iniciá-las.

Ao realizar as atividades de interpretação é importante que percebam que há diferentes interpretações para uma mesma resposta, cabe à você professor, orientar a discussão, posicionando-se apenas quando necessário, para que a mesma seja validada por meio da argumentação do aluno ou do grupo.

Interpretando o texto   

Consultando o texto Cinderela responda as questões abaixo.   

 1- O que você entende pelas palavras:

 * vilã

 * herói

 * heroína

2-   Qual personagem você consideraria como vilã e quais definiria como herói e heroína?

 * vilã

 * herói

 * heroína

 3- As irmãs de Cinderela eram suas amigas? Justifique sua resposta.

 4- Na história, a Cinderela passa por um problema. Qual era?

 5- De que maneira o problema foi resolvido?          

 6- Nos contos de fadas, é comum existir um personagem que auxilia na resolução de problemas. Nessa história, quem ajudou Cinderela?          

  7- Vamos reler o começo da história. 

“Era uma vez um homem cuja primeira esposa tinha morrido, e que  tinha casado novamente  com  uma mulher muito arrogante. Ela tinha duas filhas que se pareciam em tudo com ela”.

O que esse trecho indica em relação à época em que a história ocorreu? Reescreva a opção que você acha correta.

A história ocorreu em uma época impossível de se saber exatamente quando.

A história ocorreu em uma época possível de se saber exatamente quando foi.

_________________________________________________________________________________________________

8- Onde se passou a história lida?        

 9- Um conto de fadas é considerado um texto narrativo. Leia as opções abaixo e em seguida reescreva a que indica uma das características desse tipo de texto. 

Conta fatos, acontecimentos.

 

Informa sobre um assunto.

 

 3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos

 Professor, faça o seguinte registro no caderno de Língua Portuguesa:    

   IMPORTANTE!

Uma narrativa pode ser considerada de acordo com as seguintes partes:

Situação inicial: trata-se do início da história, em que aparecem o lugar e a época dos acontecimentos e a apresentação dos personagens.

Desenvolvimento: vem logo após a introdução. Nessa parte, aparece o problema da história, e os acontecimentos se desenvolvem.

Desfecho: é a parte final da narrativa em que o problema é resolvido.

Veja a imagem abaixo e escreva a que parte da narrativa ela pertence. Justifique sua resposta. (Professor, a imagem deverá ser reproduzida para que todos os alunos tenham uma. Ao final da atividade incentive-os a colorirem).

            ESTUDANDO NARRATIVA http://www.clipartsegifs.com.br/clip_cinderela.php   (Acesso 06/08/2011)

 

 4ª Atividade: aproximadamente de minutos  

      PRODUZINDO UM CONTO DE FADAS   

Professor, agora que os alunos já leram e estudaram um conto de fadas, incentive-os a criarem uma narrativa como essa.

Antes de começarem a produzir a história, é importante que eles façam um planejamento de como ela será. Para isso providencie um cartaz para ser colado na lousa com algumas orientações de como escrever uma narrativa – contos de fadas. Diga aos alunos que eles deverão fazer uso das informações listadas no cartaz que você confeccionou.

Faça uma leitura do cartaz ressaltando os pontos nele registrado.

Veja nosso cartaz.

     PLANEJAMENTO PARA PRODUZIR A SITUAÇÃO INICIAL       

 *    Pense no tema de sua história, ou seja, sobre o que vai escrever;       

  *   Crie os personagens que farão parte da sua história (heróis, heroínas; vilãs e vilões);       

 *   Pense nas qualidades e defeitos de cada personagem;       

 *   Invente os nomes de seus personagens;       

 *  Imagine em que lugar a história ocorrerá.

    PLANEJAMENTO PARA PRODUZIR O DESENVOLVIMENTO       

 *  Pense no problema ou na dificuldade que o herói ou a heroína terá que enfrentar;       

 *   Invente o elemento mágico ou um personagem que auxiliará na resolução do problema ou da dificuldade.   

    PLANEJAMENTO PARA PRODUZIR O DESFECHO       

 *   Pense na maneira como os personagens conseguirão solucionar o problema ou vencer as dificuldades;       

 *    Reflita como terminará a história.

     NÃO SE ESQUEÇAM: Os contos de fadas geralmente apresentam final feliz.    

 

  Professor, solicite aos alunos que:  

 *   Escrevam a história em um rascunho;

 *   Comecem a escrevê-la usando a expressão: Era uma vez...;

 *    Quando terminarem, deem um título para a história.

 

Ressalte ainda, a importância da utilização da pontuação. Os sinais de pontuação: dois pontos e travessão são muito utilizados nessa tarefa. Assim, retome o uso dos sinais de pontuação, antes do início da produção.

É necessário que façam uma revisão do texto antes de passarem a limpo. Sugerimos que sejam observados os seguintes pontos:

  

  REVISANDO O TEXTO PRODUZIDO

 Releiam o texto produzido e verifiquem se:       

  * A história apresenta situação inicial, desenvolvimento e desfecho;   

 * Há a indicação do lugar em que os fatos aconteceram;       

  *  Há a presença de personagens próprios dos contos de fadas;       

  * Há um problema;       

  *O problema foi solucionado;       

 * Há um objeto mágico ou um personagem que auxiliou na resolução do problema;       

  *O título está apropriado à história;       

 * A pontuação está adequada;   

 * O uso da letra maiúscula para iniciar frases e escrever nomes próprios está apropriado.

Depois de feita a revisão do texto, é só passar a limpo e fazer a ilustração.   

  VARIAÇÕES

Professor, a produção do texto poderá ser feita de forma coletiva. Os alunos vão expressando suas ideias, você vai registrando na lousa e no final faz as adequações necessárias para que em seguida todos os alunos copiem.

Caso as produções tenham sido realizadas individualmente, você poderá sugerir a montagem de um livro com os contos da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento das partes que compõem um conto de fadas. Professor verifique se os alunos são capazes de: identificar marcadores de tempo e lugar, sequenciação e articulação entre os acontecimentos, por meio de um conto de fadas; interpretar as informações centrais de um texto; identificar personagens e assuntos; produzir texto a partir de um planejamento prévio. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalharam com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.