Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Determinantes do substantivo e a precisão no texto

 

24/08/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar  o substantivo e seus determinantes.
  • Verificar por meio de atividades propostas a função semântico-estilística do substantivo e seus determinantes.
  • Observar e empregar determinados aspectos semânticos discursivos relacionados aos substantivos e seus determinantes.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Classes de palavras: substantivo, adjetivo, artigo e pronomes.
Estratégias e recursos da aula

http://www.youtube.com/watch?v=5dwH2qsF248  

  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

palavras  

Disponível em:

http://4.bp.blogspot.com/_hqG4CEjQky4/TQS14rJ5ZII/AAAAAAAAAOw/qJqGpQQx4zE/s1600/palavras.jpg

A temática desta aula trata-se dos determinantes do substantivo: palavras ou expressões que caracterizam os substantivos, produzindo determinados efeitos no texto. Podem ser de diversas classes gramaticais: adjetivos, locuções adjetivas, artigos, numerais e pronomes.

Atividade

1.  Para retomar o conceito de substantivo, o professor deverá solicitar a eles que acessem a página seguinte para assistirem ao vídeo sobre substantivo.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=ew0CdlyJ3_o

2. Os alunos deverão estar atentos ao vídeo para responder às questões seguintes:

a. Defina substantivo.

b. O substantivo classifica-se em: Comum /próprio; primitivo/ derivado e coletivo. Exemplifique cada caso.

c. Apresente exemplos para  a definição de substantivo apresentada abaixo:

 

  • Substantivos são palavras usadas para nomear os seres em geral e também as sensações, ações e sentimentos.

 

Aula 02 (50 minutos)

Atividade

1. O  professor deverá reproduzir para os alunos a cópia das tirinhas apresentadas abaixo. A seguir, os alunos, em dupla,  deverão responder às questões propostas.

Observação:

As atividades sobre as Tirinhas A e B estão disponíveis na página abaixo.  Os alunos deverão salvá-las em seus laptops, no Kword.

Disponível em:

http://www.megaupload.com/?d=JD2E2RPC

Tirinha A

Disponível em:

http://4.bp.blogspot.com/-S9spqcf8w6A/TcIJvfZWwrI/AAAAAAAAADs/5OeFQyOzTUE/s1600/h230608ph4.gif

Sobre a personagem Hagar:

Hagar, o Horrível: o protagonista Viking é um guerreiro que frequentemente tenta invadir a Inglaterra e outros países. Embora respeitado profissionalmente leva uma vida pessoal frustrada. Está sempre discutindo com a esposa Helga, que não está satisfeita com o padrão de vida que a família leva. Hagar não é só um guerreiro feroz, é também um homem de família: sobrevive de roubos em regiões distantes de seu lar, mas, quando chega em casa, torna-se manso diante de  sua esposa Helga, de  seu filho estudioso e sensível Hamlet e sua filha Honi, que vive apaixonada pelo trovador e noivo eterno, Lute. Ele se chama Hagar, o horrível, mas na verdade não assusta ninguém. Sua higiene pessoal é excepcionalmente deficiente e seu banho anual é um momento de celebrações.

Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hagar,_o_Horr%C3%ADvel

Questões sobre a tirinha

   “A reunião mensal do clube dos mentirosos irá terminar agora...”

a.  O  artigo a, empregado antes do substantivo reunião, particulariza ou generaliza  esse substantivo? Explique.

b.  Em ... "do clube dos mentirosos”: o que artigo o - presente nas contrações  prepositivas do (de + o ) e dos (de + os) – permite ao leitor saber sobre o clube a que Hagar se refere?

c. Que outro determinante, além do artigo foi empregado para caracterizar o substantivo reunião? Qual é a classe gramatical dessa palavra?

d. Observe:

“A reunião  do clube dos mentirosos irá terminar agora...”

“A reunião mensal do clube dos mentirosos irá terminar agora...”

Qual a diferença de sentido entre as frases acima? O que provocou essa diferença?

e. Compare:

A reunião do clube irá terminar agora...

A reunião do clube dos mentirosos irá terminar agora...

Na segunda frase, o que a locução adjetiva “dos mentirosos” informa sobre o substantivo clube?

2. Com base nas respostas dos itens anteriores, comente a afirmativa abaixo:

Os determinantes de um substantivo especificam  seu sentido, tornando mais preciso o sentido do enunciado onde ele se encontra.

Tirinha B

Hamlet 

Disponível em:

http://cursocontextual.wordpress.com/2011/02/15/compreender-e-interpretar-textos/charge-filho-do-hagar/

Sobre as personagens:

Honi: filha de Hagar e Helga, é linda, doce, alegre. Aos 16 anos de idade ainda não se casou, o que faz dela uma solteirona para os padrões da época. É uma moça ingênua, curiosa, dramática e está envolvida romanticamente com Lute, a única personagem que consegue ignorar o seu canto horrível. Ela também é uma guerreira Viking que, como seu pai, carrega sempre uma lança e escudo.

Hamlet: filho de Hagar e Helga, é um jovem inteligente, limpo, obediente, estudioso. Quase  sempre é visto lendo um livro, o que é irônico porque os livros não estavam disponíveis durante a época Viking. Ele não mostra nenhum interesse em se tornar um Viking, o que faz dele a vergonha da família. Mesmo quando Hagar obriga-o a praticar suas habilidades Vikings, ele o faz apenas para satisfazê-lo.

Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hagar,_o_Horr%C3%ADvel

 

Questões sobre a tirinha:

1.  Observe a fala de Honi, no primeiro quadrinho:

“Você  não é como os outros meninos Vikings”

a. É possível saber quais são os outros meninos a que Honi se refere? Explique.

b. Observe as frases abaixo e explique a diferença de sentido que há quando se emprega o artigo os antes do pronome indefinido outros.

“Você  não é como os outros meninos Vikings”

“Você  não é como outros meninos Vikings”

c. A partir da fala de Honi, no primeiro quadrinho, explique a afirmação abaixo:

Pronomes indefinidos são aqueles que se referem ao substantivo de modo vago, impreciso e genérico.

2. Observe o segundo quadrinho:

a. Quais adjetivos foram utilizados por Honi para caracterizar  seu namorado Lute?

b. A partir dos dados fornecidos por meio destes adjetivos, como podem ser caracterizados os outros garotos Vikings? Explique.

 

Aula 03 (50 minutos)  

 

Atividade

1.  O professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página seguinte para assistirem ao vídeo   sobre o  poema Infância na voz de Carlos Drummond  de Andrade.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=D9hCuyTRef4

2. Após assistirem ao vídeo, os alunos, em dupla, deverão responder às questões propostas.

Observação:

As atividades sobre o poema Infância estão disponíveis na página abaixo. Os alunos deverão salvá-las  em seus laptops, no Kword.

Disponível em:

http://www.megaupload.com/?d=JD2E2RPC

 

Infância

Carlos Drummond de Andrade

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala - e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé

 Disponível em:

http://letras.terra.com.br/carlos-drummond-de-andrade/460647/

 

Questões sobre o poema:

1. Observe os dois primeiros versos da primeira estrofe:

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.

a. Quais são os determinantes dos substantivos pai e mãe? Qual a relação de sentido é estabelecida entre esses determinantes e os substantivos?  A que classe gramatical eles pertencem?

b. Pronomes possessivos são aqueles que indicam posse em relação às três pessoas  do discurso.

A que  pessoa  do discurso os pronomes meu e minha se referem?

2.  Identifique os adjetivos presentes na segunda estrofe. A seguir,  informe quais são substantivos determinados  por esses adjetivos.

3. Identifique no poema, um verso que comprove o isolamento do eu-lírico.

4. O eu-lírico percebe tardiamente o quanto a sua infância foi bela. Transcreva o verso que comprova esta afirmação.

4. Releia a última estrofe do poema:

a. A que o poeta compara a sua história?

b.  Os adjetivos estão diretamente relacionados  com a forma  como vemos o mundo.Como o poeta vê a sua infância? Qual é o adjetivo que caracteriza a história  da infância do eu-lírico?

6. Discuta com seu colega e responda: quais são as classes de palavras que atuam como determinantes do substantivo nos textos?


Aula 04 (50 minutos)

 

Atividade

Produção de texto

O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto:

1. No poema, Infância, Carlos Drummond de Andrade resgata a essência de sua infância, vivida na fazenda ao lado dos pais, onde viveu bons e inesquecíveis momentos.

Assim como Drummond, produza um poema, resgatando a sua infância. Busque em sua memória elementos marcantes dessa época não tão distante. Lembre-se de recorrer aos determinantes do substantivo para especificar o sentido preciso no contexto, por exemplo, os adjetivos que vão revelar o modo como você vê, hoje, a sua infância.

2.  Em grupo, os alunos deverão ler entre si os poemas produzidos. E, a seguir, eles deverão montar uma apresentação no Kpresenter, destacando em cada poema os determinantes do substantivo utilizados na produção do texto.

 

Recursos Complementares

1.  Se os alunos já estiverem estudando a estrutura do período simples, o professor poderá utilizar o vídeo seguinte para abordar a função sintática dos determinantes do substantivo.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=5dwH2qsF248

2. Os alunos poderão conhecer a história da família do Hagar, assistindo aos vídeos - Hagar, o Horrível - parte 1 e 2, disponíveis na página:

http://rimarcondes.wordpress.com/2011/08/03/hagar-o-quase-horrivel/

Avaliação

A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram empregar os determinantes do substantivo, observando determinados aspectos semânticos discursivos, principalmente na produção de um poema sobre a infância.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • lorhany, sesi candeias , Bahia - disse:
    lorhanygata@hotmail.com

    16/04/2013

    Três estrelas

    gostei muito da explicação fala muito sobre substantivo e seus determinantes amanha já e aula pra mim e mim ajudou muito obrigado bjs


  • Jacqueline Torres, IPF , Pernambuco - disse:
    jacquelinelenin@gmail.com

    10/06/2012

    Quatro estrelas

    O uso das tecnologias nas práticas pedagógicas é cada vez mais presente. A elaboração da aula com esses recursos torna-a mais atraente, e tudo isso contribui para a construção coletiva do conhecimento. Muito bom!


  • Luciana, Zacarias , Paraná - disse:
    joao.da.silva@uol.com.br

    10/04/2012

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante este plano de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.