Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como desenvolver um trabalho investigativo sobre a importância de uma alimentação saudável?

 

19/08/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Mestre Cuca: conhecendo nossa comida através das imagens e dos jogos

LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar diferentes obras artísticas que abordam a temática alimentação;
  • Observar as diferentes imagens apresentadas em livros de receitas;
  • Ampliar a percepção visual;
  • Perceber a importância de cuidar da aparência dos alimentos;
  • Conhecer jogos que exploram a alimentação;
  • Construir e jogar diferentes jogos e brincadeiras que exploram a temática alimentação;
  • Perceber a importância da alimentação para os seres humanos, por meio de atividades lúdicas;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o diálogo sobre uma alimentação saudável.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância de resgatar com os alunos o que já sabem sobre o que irão estudar, tornando a aprendizagem mais significativa, por isso, aproveite esse momento, para resgatar o que eles sabem sobre a importância de uma alimentação saudável e o que mais gostam de comer. Para esse momento sugerimos que você providencie uma cartolina ou outro papel, e escreva os nomes dos alimentos falados pela turma. Depois afixe no mural da sala de aula para que todos os alunos possam visualizar.

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo, para assistirem ao vídeo:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BMyhqppXKE0

Após assistirem e cantarem a música sugerida acima, entregue para cada aluno uma cópia da letra da música. Solicite que sublinhem no texto, utilizando a cor vermelha, as palavras que se referem ao que realmente faz parte de uma sopa.  

Sopa

Palavra Cantada

O que que tem na sopa do neném?

 O que que tem na sopa do neném?

Será que tem espinafre?

Será que tem tomate?

Será que tem feijão?

Será que tem agrião?

É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem farinha?

Será que tem balinha!?

Será que tem macarrão?

Será que tem caminhão?!

É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem rabanete?

Será que tem sorvete!?

Será que tem berinjela?

Será que tem panela!?

É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem mandioca?

Será que tem minhoca!?!

Será que tem jacaré!?!

Será que tem chulé!?!

É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem alho-poró?

Será que tem sabão em pó?!

Será que tem repolho?

Será que tem piolho!?

É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem caqui?

Será que tem javali?!

Será que tem palmito?

Será que tem pirulito!?

É um, é dois, é três...

Fonte: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283414/

Professor, providencie imagens de cada ingrediente da sopa sublinhado pelos alunos, na letra da música acima, e disponibilize para que todos possam conhecê-los. Depois, cada aluno poderá ilustrar cada ingrediente da sopa utilizando para o registro o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint. Depois, os alunos poderão utilizar o programa KWord, acessando o ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto e digitar o nome de cada alimento e copiar e colar o desenho correspondente feito anteriormente no KolourPaint. Depois, imprima a atividade de cada aluno e organize um painel na sala de aula para expor os trabalhos . Possibilite um momento para que cada aluno apresente à turma a sua produção e todos alunos conversem sobre os alimentos que já degustaram e os que não conhecem.

Nas escolas em que se oferece sopa no cardápio é possível organizar com os alunos, uma entrevista com a cozinheira, para que decubram os ingredientes utilizados e o modo de preparo da sopa. Depois, os alunos poderão registrar no caderno de Ciências o que descobriram e levar a receita da sopa para casa. Nas escolas em que não há cozinheira, sugerimos que seja convidado um familiar de um aluno para que a entrevista seja realizada.

Agora, a turma poderá assistir ao filme “Ratatouille”, para que perceba a importância da higiene para com o ambiente em que será feita a comida e também para com os alimentos.

Fonte: Acervo da Autora

Depois de assistirem ao vídeo, promova uma conversa com os alunos sobre o que compreenderam. Proponha o seguinte registro no caderno de Ciências:

De olho na telinha! Hoje assistimos ao vídeo “Ratatouille” e descobrimos muito sobre a importância da higiene, tanto da cozinha quanto dos alimentos a serem utilizados para fazer a comida. Agora, que tal escrever o que você aprendeu?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Faça uma bela ilustração da cozinha, dos alimentos e das personagens que fizeram parte do filme.

 

 

 

 

 

 

 

 

Em seguida, professor, possibilite um momento de socialização das atividades entre os alunos, de forma que todos possam ver as variadas produções dos colegas.  

Atividade 2

Professor, providencie as imagens abaixo para serem apresentadas à turma. A primeira imagem é do fotógrafo britânico Carl Warner. É importante que os alunos percebam que foram utilizados vários alimentos para representarem uma paisagem. Para isso, faça com a turma observações da imagem e leitura do texto online. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio:

 

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL261903-7084,00.html  

Agora, solicite aos alunos que observem a próxima imagem que representa um rosto humano por meio de variados alimentos:  

 

Fonte: http://www.aiwaz.net/gallery/vertumnus-rudolf-ii/gi2661c190

Possibilite um momento para que os alunos falem sobre o que observaram em cada imagem.

Agora, providencie panfletos de supermercado, para que os alunos recortem imagens de frutas e verduras para construírem um rosto humano ou mesmo outra imagem utilizando apenas a imagem dos alimentos que recortaram. Os trabalhos poderão ser expostos no mural da escola ou da sala de aula.

Em seguida, proponha a brincadeira do Stop para a turma. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco participantes e entregue uma tabela como a sugerida a seguir:

 

LETRA SORTEADA

FRUTA OU VERDURA

1-

 

2-

 

3-

 

4-

 

5-

 

6-

 

7-

 

8-

 

9-

 

10-

 

Professor, coloque em um saquinho as 26 letras do nosso alfabeto. Explique para a turma que você irá sortear uma letra com a qual cada grupo deverá escrever o nome de uma fruta ou verdura que inicie com a mesma. Depois, de todos os participantes do grupo escreverem deverão gritar Stop! Imediatamente, todos os grupos deverão parar de escrever. O grupo que acertar ficará com a letra sorteada. Vence o grupo que, ao final do jogo, ficar com o maior número de letras.

Depois do jogo, possibilite um momento para que todos os alunos possam dizer o nome dos alimentos escritos. Aproveite para trabalhar sobre a importância das frutas e verduras em nossas vidas.

Atividade 3

Professor, providencie o livro “O Sanduíche da Maricota” de Avelino Guedes e organize a turma para uma Contação de História.  

 

Fonte: GUEDES, Avelino. O Sanduiche da Maricota. São Paulo: Moderna, 2002.

Após a Contação de História, proponha a seguinte atividade:

 

Fonte: Acervo da Autora.

Proponha um momento de socialização das respostas entre os alunos e aproveite para trabalhar as sugestões dos alimentos feitas pelos animais e o que os mesmos comem no dia a dia.

Professor, organize os alunos em duplas e auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo, no qual a turma poderá observar a imagem de um sanduíche e conhecer a sua receita.  

 

Fonte: http://artedecozinhar-blogsecia.blogspot.com/2010/05/sanduiche-natural-de-frango.html   

Em seguida, dialogue com os alunos sobre o que sentem ao ver uma imagem representando um alimento. É importante que percebam que a imagem pode nos induzir a gostar ou não de uma determinada comida, porém a mesma não é determinante para que realmente possamos dizer que gostamos ou não, pois o sabor também influenciará. Organize com a turma, a receita de um sanduíche do gosto de todos e providencie os ingredientes para fazê-lo com a turma, a fim de  que todos possam degustar. Os alunos poderão escrever no caderno de Português o texto instrucional do sanduíche sugerido pela turma. Professor, aproveite esse momento para trabalhar os seguintes itens de um texto instrucional:

 

Título

Ingredientes

Modo de preparo

Rendimento

Essa receita poderá ser impressa e distribuída para os alunos das outras turmas da escola. Aproveite a oportunidade para levar os alunos na cantina da escola, a fim de conversarem com as cozinheiras para descobrirem algumas receitas feitas no dia a dia da escola e como essa alimentação pode contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças. Encerrada a conversa, retorne com os alunos para a sala de aula e solicite, que individualmente, escrevam um texto relatando o que aprenderam. Essa atividade deverá ser socializada para a turma e exposta no mural da sala de aula. Professor, é importante que a turma, a partir de todo o processo investigativo vivenciado, tenha compreendido a importância de uma alimentação saudável para a saúde.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a temática receita, acesse o sítio: http://www.aomestre.com.br/mcc/especiais/merenda_esc.htm

Avaliação

Professor, como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem, a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades. Por isso, recorremos à observação, a qual nos fornecerá elementos para percebermos o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas. Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreendermos o processo de desenvolvimento da escrita de cada um e intervirmos de acordo com as suas necessidades.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.