Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como o trabalho com Trava-línguas pode ampliar o vocabulário e desenvolver a leitura e a escrita?

 

19/08/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Vamos enrolar a língua com os Trava-Língua

LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explorar a origem dos Trava-línguas;
  • Desenvolver a leitura e a escrita;
  • Trabalhar a linguagem oral;
  • Pronunciar com clareza e rapidez as palavras usadas em músicas, trabalhadas no dia a dia da sala de aula;
  • Estimular a memória auditiva;
  • Desenvolver a atenção e a concentração;
  • Memorizar e reproduzir Trava-línguas;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que o professor já tenha oportunizado aos alunos, um trabalho que envolva a utilização de textos como parlendas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie o trabalho com as hipóteses dos alunos, essa estratégia de ensino favorece a aprendizagem, pois o aluno se envolve e constrói novos conhecimentos a partir das informações que já possui. Sendo assim, inicie a aula propondo aos alunos que expressem oralmente o que já sabem sobre a temática “Trava- línguas”.

É importante neste momento instigar a participação de todos os alunos da turma. Feita a sondagem, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio:

Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/218592

No sítio vocês encontrarão informações sobre o que são os Trava-línguas. Façam a leitura do texto, que poderá ser realizada individualmente pelos alunos ou mesmo com o seu auxilio. Após esse momento, converse com os alunos sobre o que descobriram.

Depois, solicite que cada aluno escolha um Trava-língua dos vários sugeridos no sítio. Utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto solicite que cada aluno digite o nome completo, a turma, a data da atividade e o Trava-língua escolhido. Neste momento, você professor, poderá auxiliar os alunos na digitação ou mesmo na leitura do Trava-língua.

Para ilustrar o Trava-língua digitado, solicite que utilizem no laptop o programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Os alunos poderão fazer o desenho e depois colar no KWord, juntamente com o texto digitado anteriormente. Professor, imprima os trabalhos dos alunos e faça um varal na sala de aula, expondo as atividades. Proponha um momento de socialização das descobertas, em que cada aluno deverá ler o seu Trava-língua. Vocês poderão escolher um nome para o varal tal como: Varal de Trava-línguas.  

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos

O trabalho com a expressão corporal é de extrema relevância para o desenvolvimento dos alunos e para a própria aprendizagem. Neste sentido, leve para a turma o CD sugerido abaixo da dupla “Patati e Patata” ou acesse o sítio a seguir, no qual você encontrará o vídeo da música Trava-Língua.

 

Trava-Língua

 Patati e Patata

Ooooooooooooooooooooooooo

 

 Trava-línguas é uma brincadeira,

Divertida e fácil de brincar,

É só enrolar a língua fazendo

Ela dançar. hey!! (2x)

 

O rato roeu a roupa do rei de roma

 Em roma a roupa do rei o rato roeu.

 

Aranha arranha a rata, a rata arranha

A aranha, a aranha e a rata arranha a ratazana

 

Um prato de trigo para um tigre

Dois pratos de trigo para dois tigres

Três pratos de trigo para três tigres

 

Trava línguas é uma brincadeira,

Divertida e fácil de brincar,

 É só enrolar a língua fazendo Ela dançar.

 

Um ninho de mafagafos com

Sete mafagafinhos, quem

Desmafaguifar um ninho

De mafagafos, bom

Desmafaguifador Será

 

O tempo perguntou pro tempo

Quanto tempo o tempo tem

O tempo respondeu pro tempo

Tenho o tempo que o tempo tem.

 

O pelo no peito do pe de pedro

É preto.

 

Trava-línguas é uma brincadeira,

Divertida e fácil de brincar,

É só enrolar a língua fazendo

Ela dançar.

 

Ooooooooooooooooooooooooooo

 

Olha o sapo dentro do saco

O saco com o sapo dentro

O sapo batendo papo

E papo soltando vento

 

Por que pia pardal pardo

Porque pio e piarei

Porque sou o pardal pardo

Por que pio para o rei

 

Tem pena a pata do pato

 Do patati

A pata do pato do patati tem pena

Tem pena a pata do pato do patata

A pata do pato patata tem pena

 

Trava-línguas é uma brincadeira,

Divertida e fácil de brincar,

É só enrolar a língua fazendo

Ela dançar. hei (2x)

 

Ooooooooooooooooooooooooo

 

Fonte: http://letras.terra.com.br/patati-patata/1526683/

 

É importante que os alunos dancem e cantem com a música da dupla de palhaços “Patati e Patata”. Depois professor, descubra o que os alunos compreenderam da parte da música que diz que o Trava-língua é uma brincadeira divertida e fácil de brincar, pois basta enrolar a língua e fazer ela dançar. Para isso, solicite que falem um Trava-língua citado na música e percebam o movimento que a língua faz. É necessário que os alunos percebam, que quando pronunciamos palavras parecidas num ritmo mais acelerado, nossa língua trava, ou seja, se enrola, e assim nem sempre conseguimos pronunciar as palavras corretamente.

Agora, disponibilize a cópia da letra da música trabalhada anteriormente, para cada aluno. É importante ler com a turma e cantar a música, a partir da sua escrita. Professor, após a leitura total do texto leia com os alunos um Trava-língua de cada vez e peça que os alunos grifem, utilizando cores iguais, para as palavras que são parecidas em cada Trava-língua. Veja o exemplo abaixo:

Olha o sapo dentro do saco

O saco com o sapo dentro

O sapo batendo papo

E papo soltando vento

Depois, do trabalho de grifar, possibilite um momento de conversa com a turma, oportunizando que cada aluno comente sobre os sons emitidos a partir da leitura das palavras que são parecidas.

Em seguida, organize os alunos em duplas e proponha que cada dupla fale e escreva, em uma folha em branco, duas palavras com sons parecidos. Depois, faça uma roda de conversa em que cada dupla possa apresentar as palavras oralmente e a forma como registraram a escrita. Aproveite para organizar no mural da sala de aula as atividades dos alunos, para que possam ser visualizadas pela turma.

Atividade 3:  aproximadamente 60 minutos

Professor, propomos que a cada dia de aula, ou momento, seja apresentado aos alunos um cartaz com um Trava-língua possibilitando-lhes assim, a visualização da escrita e a leitura. Nesta aula, solicite que os alunos acessem no laptop o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo e assistam ao vídeo:

 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw

 

Se necessário,assistam ao vídeo mais de uma vez para que todos possam compreender os Trava-línguas cantados. Providencie uma filmadora e proponha um desafio para a turma. Cada aluno deverá escolher um Trava-língua no painel construído pela turma para ser memorizado. Deixe os alunos lerem e fazerem a memorização por aproximadamente quinze minutos. Depois, inicie as apresentações dos alunos. Cada aluno deverá falar o seu Trava-língua, que será filmado e depois assistido pela turma.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre o uso de Trava-Línguas, sugerimos o sítio: http://www.soportugues.com.br/secoes/trava/

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre o que é o Trava-língua. Também é necessário avaliar a oralidade dos alunos nos momentos de dizer um Trava-língua e o desenvolvimento da escrita nas atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Vanderli alves da Rocha Silva, PREF MUN DE FRANCISCO MORATO , São Paulo - disse:
    zuzinhz2006@yahoo.com.br

    20/08/2011

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante, pois todos podem participar. A aula fica divertida, mesmo errando no começo para falar, a cça fica motivada para voltar na brincadeira, elas aprendem brincando!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.