Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como trabalhar cantigas e parlendas, a fim de desenvolver a sequência numérica recitando e cantando cantigas e participando de brincadeiras que incluem diferentes formas de contagem?

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender a sequência numérica por meio de parlendas e cantigas;
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
  • Identificar os números nas brincadeiras que envolvem contagem;
  • Representar, através das artes (gráfica e cênica) os conteúdos das cantigas e parlendas trabalhadas;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre sequência numérica, cantigas e parlendas e utilização de programas do laptop Classmate tais como: Mozilla Firefox, Tux Paint, KWord, do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

 

bonecos UCA

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, brinque com os alunos de roda. Todos em círculo, de mãos dadas, cante a cantiga popular:

CIRANDA, CIRANDINHA

Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar,
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar.
O anel que tu me destes
Era de vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou.

Por isso Senhor(a)_________
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá-se embora.

Fonte:http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/631305/

Entre nesta roda diga um verso bem bonito...

alunos 

Fonte: Brincadeira de roda com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU. Acervo da autora

 

 Logo após, cantar e dançar com os alunos a cantiga de roda, proponha a seguinte atividade no caderno de Matemática:

 

Complete as frases de acordo com a foto acima.

a) Na ilustração há ______crianças.

b) Há _____meninos e ______ meninas.

c) No total são _______crianças na roda.

d) De acordo com a ilustração, as crianças estão:

(           ) Jogando bola.

(           ) Brincando de roda.

(           ) Pulando amarelinha.

e) Escreva o nome de outras cantigas que você conhece.

 

Fonte: Atividade realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU. Acervo da autora

Professor, converse com os alunos sobre as cantigas de roda que eles conhecem. Registre na lousa os nomes citados. Faça uma prévia para saber quantos alunos conhecem as cantigas citadas. Registre os números encontrados na frente dos nomes. Peça para os alunos compararem os resultados registrados e indicarem qual cantiga é a mais conhecida e qual é a menos conhecida. Pergunte de onde conhecem essas cantigas e o que acham delas. Proponha cantá-las encenando-as, com toda turma. Se houver clima, solicite que registrem mais essa atividade no caderno.

Você poderá, por exemplo, produzir um texto coletivo. Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando-as na lousa. Faça interferência quando julgar necessário, reestruture as frases que não têm sentido e proponha questionamentos para que os alunos possam refletir sobre a melhor forma de escrevê-las.

  

menina   

 2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, prepare com antecedência duas ou três cantigas que contenham números em suas letras, como por exemplo:  A Galinha do Vizinho e Mariana.

Em seguida, solicite aos alunos que acessem a internet utilizando o laptop, para assistirem algumas cantigas, seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e digitem os sítios:

video galinha

 http://www.youtube.com/watch?v=La7vVqyTuYU&feature=related

 

mariana

http://www.youtube.com/watch?v=orxxp-3gBiE

Após a apreciação das músicas levante alguns questionamentos:

  1. Vocês conheciam alguma das cantigas que foi apresentada? Qual?
  2. Quais assuntos as letras das cantigas se referem?
  3. Existe algo semelhante nas cantigas?
  4. Contem para os seus colegas quais números vocês identificaram nas cantigas?

Logo após, a conversa solicite aos alunos que escolham uma das cantigas acima. Depois, acessem o programa Tux Paint do laptop Classmate, seguindo as orientações: (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) com o objetivo de representar, a sua escolha, por meio de desenhos/pintura digital. No fim da atividade proponha aos alunos que apresentem sua produção artística para os demais colegas.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor os textos das parlendas apresentam inúmeras variantes, dependendo de cada região do país. Por isso, é importante que pesquise com antecedência algumas parlendas e selecione as que envolvem contagens. Vejam abaixo algumas:

 
"Um, dois, feijão com arroz.                                        
Três, quatro, feijão no prato.                                       
Cinco, seis, bolo inglês.                                               
Sete, oito, comer biscoito.                                           
Nove, dez, comer pastéis."                                       

                                                          

"Rema, rema, remador,
quantas vezes já remou?
Rema 1, rema 2, rema 3,
rema 4, rema 5, rema 6,
rema 7, rema 8, rema 9,
rema 10."

Fonte: http://fundamentalmatsv.blogspot.com/2010/07/folclore-e-matematica.html


Professor, apresente as parlendas aos alunos, em cartazes confeccionados anteriormente. Você poderá utilizar cartolina. Peça aos alunos, que reunidos em grupos, as ilustrem de acordo com o assunto de cada uma. Providencie alguns materiais como: giz de cera, canetinha, revista, cola, tesoura. Não se esqueça de expor os trabalhos no mural da sala de aula.

 4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com os alunos as parlendas e as distribua impressas, para cada um colar no caderno de Matemática. Explique que assim como existem parlendas com números também encontramos os números em cantigas de roda. Em seguida, solicite que utilizem seu laptop, para assistirem a música do “Indiozinho”. Para isto, deverão abrir o programa   Mozilla Firefox   (Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox)e entrar no sítio:

 indiozinho

http://letras.terra.com.br/galinha-pintadinha/1785835/

Após, assistirem ao vídeo, realize as atividades no caderno de Matemática.

Complete a cantiga com os numerais que estão faltando de acordo com a letra abaixo:

Os indiozinhos

"_____,_____, _____ indiozinhos,
_____,_____,_____ indiozinhos,
_____,_____,_____ indiozinhos,
_____ num pequeno bote.
Vinham navegando pelo rio abaixo,
quando o jacaré se aproximou,
 e o pequeno bote dos indiozinhos
quase, quase virou...
mas não virou!"

Escreva por extensão a sequência numérica que a cantiga cita.

1- ____________

2- ____________

3- ____________

4- ____________

5- ____________

6- ____________

7- ____________

8- ____________

9- ____________

10- ___________

 

Resolva as situações problema da cantiga acima.

 

  • Tinham 3 indiozinhos no bote chegaram mais 6. Quantos indiozinhos ficaram no bote?

  adição

  • No bote haviam 10 indiozinhos, pularam 4 indiozinhos no rio. Quantos indiozinhos  ficaram no bote?

 subtração

Fonte: Atividade realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU. Acervo da autora

Para finalizar a atividade converse com os alunos sobre como eles resolveram as situações problema e explique que o resultado pode ser apresentado de diferentes formas por meio de: desenhos/números ou operações matemáticas. Oriente-os a representarem os resultados obtidos dessas diferentes formas. Se necessário, apresente outras situações problema. Possibilite um momento de socialização das respostas, no qual cada aluno possa apresentar para a turma os resultados obtidos e a forma como resolveu cada problema.

 menino

PESQUISANDO E DESCOBRINDO

Professor, proponha aos alunos, que façam uma pesquisa com seus familiares sobre as cantigas de roda e parlendas que eles aprenderam quando eram crianças. Estabeleça mais de um dia para que  realizem a pesquisa.

Para o registro da atividade peça aos familiares que ajudem a utilizar seus laptops para digitarem as letras das cantigas ou parlendas, por meio de KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto).

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para que cada aluno socialize para os colegas as cantigas e parlendas mais conhecidas pela sua família. Faça o registro na lousa ou em um cartaz dos nomes apresentados. Depois, que todos falarem proponha a construção de uma tabela contendo as informações que foram comuns para as famílias dos alunos. 

A construção da tabela poderá ser feita no KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos) do laptop Classmate. Oriente aos alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1ª coluna - nome das cantigas e parlendas. 2º coluna- quantidade de famílias que indicaram as mesmas cantigas e parlendas). Não se esqueça do título. Segue abaixo um exemplo:

Registrando a pesquisa sobre “Cantigas de roda e parlendas mais conhecidas pelas famílias dos alunos da turma”.

 

Nome das cantigas e parlendas

Quantidade

Galinha do Vizinho

06

Escravos de Jó

13

Marcha Soldado

12

Sorvete Colore

16

Indiozinho

09

Quem Cochicha

04

Corre cutia

14

Um, dois feijão com arroz

10

Fonte: Acervo da autora

 Professor, faça alguns questionamentos, após os alunos terminarem o registro:

  • Qual a cantiga de roda mais conhecida? E a menos conhecida?
  • Quantas parlendas foram comuns na pesquisa?
  • Destas cantigas e parlendas citadas você já conhecia alguma? Qual?
  • Em quais cantigas e parlendas da pesquisa, percebemos a presença dos números?

 Para finalizar este momento, proponha aos alunos que utilizando seu laptop, por meio de Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) realizem uma pesquisa nos sítios abaixo sobre outras cantigas e parlendas:

http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21 

 

 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw&feature=related

 

  CADE O DOCE?

Fonte: http://jogoseducativos.buscasulfluminense.com/?tag=jogo-da-parlenda-do-cade-o-bicho

PARLENDA

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=JWexCu1WDMk&feature=related

Ao final da atividade, pergunte aos alunos o que acharam da aula, quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas e se foi possível aprender alguma outra cantiga de roda ou parlenda, que não conheciam. É importante que os alunos justifiquem suas respostas.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: aprender a sequência numérica por meio de parlendas e cantigas; desenvolver o raciocínio lógico matemático; identificar os números nas brincadeiras que envolvem contagem; representar, através das artes (gráfica e cênica) os conteúdos das cantigas e parlendas trabalhadas e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Faro, Centro de Educação Infantil Anjinho Aprendiz , Pará - disse:
    silviafaro.13@gmail.com

    21/01/2016

    Cinco estrelas

    Atividades muito criativas, cheia de ludicidade e envolvendo diversas áreas do conhecimento. As cças com certeza aprenderão brincando. Parabéns!


  • Maria Aparecida de Souza Araujo Araujo, Escola MunicipalGovernadorMoura Cavalcanti , Pernambuco - disse:
    m-souza-araujo@bol.com.br

    02/05/2014

    Cinco estrelas

    Bom dia! Excelentes atividades! Com estas atividades desenvolvemos no aluno: Motivação,auto-estima,pequenos e grandes músculos do corpo,atenção percepção, representação,participação,sicialização e o raciocínio lógico.Já tinha utilizado algumas, mas não nessa profundidade.Parabéns!


  • geci garcia, Celer , Santa Catarina - disse:
    gecikreuz@hotmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    A forma em se busca trabalhar com os alunos é de responsábilidade do profissional que somos,tudo encanta com a música quando deixamos o nosso eu aflorar e colocar tudo o que possuímos de bom para explorar as atividades decorrentes do dia-a-dia.


  • leila kempfer, Escola de Ensino Fundamental Tupinambá , Santa Catarina - disse:
    leilakempfer@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Adorei,a forma de trabalhar com a matemática através da música,acreditando que os alunos aprendam melhor interagindo com os cantos e atividades.


  • Ligia Rodrigues Cunha, E.E. José Marun Atalla , São Paulo - disse:
    liarc-cunha@hotmail.com

    18/03/2013

    Quatro estrelas

    Muito boa essas atividades . Vou fazer em minha sala de aula. Obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.