14/09/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para a realização desta aula, na qual buscaremos, dentre outros objetivos: conhecer hábitos e atitudes, que estão relacionados à adoção de uma alimentação saudável e nutritiva é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre: nome de alguns alimentos (frutas ou verduras), leitura e escrita e utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas: Tux Paint, KWord, Mozila Firefox do sistema operacional Linux.
Estratégias e recursos da aula
Informações ao professor
Para a terceira atividade providencie com antecedência os materiais necessários para fazer um suco (liquidificador, copos, colheres, frutas), se achar necessário, pesquise no sítio abaixo informações sobre sucos naturais.
http://www.vidavegetariana.com/especiais/verao/sucos.htm
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, divida a turma em 3 grupos para a brincadeira: “Alfabeto dos Alimentos” seguindo as instruções abaixo:
1) Assentem-se no chão, formando um círculo;
2) Escolham um colega para começar o jogo. Ele deverá pensar no nome de uma fruta ou hortaliça que comece com a letra “A” (por exemplo, abacate) e falar: “Eu fui à feira e comprei um abacate”.
3) O colega assentado do seu lado direito deve adicionar uma outra fruta ou hortaliça que comece agora com a letra “B” e falar: “Eu fui à feira e comprei um abacate e uma batata”.
4) Concentre-se para não errar a ordem alfabética, não repetir as frutas e as hortaliças e não esquecer a ordem em que foram ditas.
5) Toda vez que alguém errar, o jogo recomeça com outro jogador.
Fonte: CRUZ, José Luiz Carvalho da. Projeto Pitanguá: Ciências 2 Ano. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2008, p. 34.
Ao terminar a brincadeira pergunte aos alunos: Qual foi o máximo de letras que conseguiram lembrar? Depois, peça para os grupos criarem uma lista no caderno de Ciências com o nome das frutas e hortaliças, com a seguinte frase:
Hoje brincamos com o “Alfabeto dos Alimentos” e descobrimos que existem várias frutas e hortaliças que começam com...
Em seguida, organize uma grande roda com todos os alunos e permita que cada grupo apresente o nome das frutas e hortaliças que listaram.
Professor, selecione com os alunos algumas dessas frutas para o preparo, na próxima aula, de um suco saudável. Faça um sorteio do nome dos alunos que poderão contribuir com os ingredientes.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize a turma em roda de conversa e dialogue sobre a importância dos sucos naturais para a nossa saúde. Os sucos podem ser preparados variando a cor, o sabor e a textura. Muitas combinações podem ser transformadas em bebidas refrescantes e saudáveis, sem esquecer da regra básica que é o uso da água filtrada no preparo. Atenção para os cuidados antes e durante o preparo, para você garantir sabor e nutrientes do seu suco.
Professor, providencie uma receita e peça para os alunos a registrarem, utilizado o programa KWord ( Área de Trabalho, Processador de Textos ) ou KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto).
Seguem abaixo algumas receitas de sucos:
1ª SUGESTÃO:
SUCO DE ACEROLA
Ingredientes:
1/2 copo (requeijão) de suco concentrado de acerola
1 e 1/2 copo (requeijão) de água fria ou gelada
Adoçante a gosto.
Modo de preparo:
Misture os dois primeiros ingredientes, adoce e sirva a seguir.
2ª SUGESTÃO:
SUCO DE LARANJA COM CENOURA 1
Ingredientes:
4 laranjas médias
2 cenouras pequenas
Açúcar a gosto.
Modo de preparo:
Coloque as laranjas e cenouras na geladeira para que fiquem bem geladas.
Esprema as laranjas em um espremedor e coloque o suco em um liquidificador.
Lave bem e raspe as cenouras, corte em rodelas e acrescente ao suco de laranjas.
Bata para incorporar bem os ingredientes e adicione açúcar conforme o gosto.
Sirva.
Se preferir o suco sem o bagaço das cenouras passe por uma peneira ou utilize uma centrífuga.
3ª SUGESTÃO:
SUCO DE MORANGO
Ingredientes:
1 xícara (chá) de morango
1 xícara (chá) de melão
Açúcar a gosto
Hortelã
Gelo.
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.
Fonte:http://culinaria.rudgesbc.com.br/frutas/sucos/sucos.html
PESQUISANDO COM A FAMÍLIA
Solicite que cada aluno pesquise junto com seus familiares os nomes dos alimentos que são consumidos por ele e toda a sua família no dia a dia.
Registre no caderno de Ciências de acordo com as orientações:
Faça uma lista dos alimentos que você e sua família consomem diariamente.
Escreva alguns hábitos e atitudes, que você e a sua família acreditam que são importantes para uma alimentação saudável.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a atividade de casa e faça um levantamento com a turma sobre os alimentos mais consumidos pelas suas famílias.
Depois proponha a construção de um gráfico que represente a quantidade de alimentos consumidos pelas suas famílias.
Nesse momento você poderá fazer um gráfico com os alunos utilizando o programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos). Para essa atividade, solicite que criem uma tabela com 10 linhas e 10 colunas. Na medida em que os alunos forem falando os alimentos desejados, vão pintando os quadradinhos de acordo com a cor estabelecida na legenda, ao final toda a turma visualizará os alimentos mais consumidos pelas suas famílias.
Alimentos comuns consumidos pelas famílias
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Vegetais |
Frutas |
Leite |
Ovos |
Refrigerante |
Sucos Naturais |
Doces |
Fonte: Acervo da Autora
Professor, você poderá utilizar alguns sítios para trabalhar os problemas ocasionados pelo uso abusivo de: refrigerante, doce, sanduiche e bolacha recheada. Peça aos alunos para assistirem ao vídeo utilizando seus laptops seguindo os passos: Mozila Firefox(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).No campo de endereço peça para digitarem o sítio:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8
Para finalizar a aula converse com os alunos sobre o vídeo levantando os questionamentos:
Logo após, a conversa solicite aos alunos que representem os alimentos que devem ser consumidos para se ter saúde e qualidade de vida.
Depois, acessem o programa Tux Paint do laptop Classmate, seguindo as orientações:( Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital),com o objetivo de representar por meio de desenhos/pintura digital a sua escolha. No fim da atividade proponha aos alunos que apresentem sua produção artística para os demais colegas.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, os alunos já devem estar começando a perceber importância de adotar hábitos e atitudes favoráveis para uma alimentação saudável e nutritiva. Portanto, proporcione um momento lúdico reforçando a aprendizagem. Proponha para os alunos, um jogo sobre o tema alimentação: Pirâmide Alimentar. Solicite que acessem o sítio abaixo, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).
Fonte: http://www.sonutricao.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=piramide
Nesse jogo, os alunos deverão se concentrar e colocar os alimentos de acordo com a sua classificação, observando o desenho, a escrita e o objetivo. Aí é só clicar no alimento e arrastá-lo ao lugar correto da Pirâmide Alimentar.
Após o término do jogo, organize os alunos em grupos e peça para fazerem uma lista dos nomes dos alimentos que apareceram no jogo acima. Registre no caderno de Ciências:
1. Escreva os nomes dos alimentos que apareceram no jogo. 2. Coloque em ordem alfabética os nomes dos alimentos classificados em verduras e frutas. 3. Agora, responda: a) Quantos alimentos são classificados em produtos lácteos? Quais são esses alimentos? ______________________________________________________________________ b) Qual a quantidade de produtos de óleo e gorduras? Escreva os seus nomes. ______________________________________________________________________ c) Quais os nomes dos produtos que contém açúcar e doces que você consome? ______________________________________________________________________ d) Conhecendo todos os alimentos da Pirâmide Alimentar, cite os hábitos que você mudaria na sua alimentação? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________ |
Fonte: Acervo da autora
Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam da aula. Quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas e se foi possível aprender alguma coisa nova. É importante que justifiquem suas respostas.
Professor, ao final da 4ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido como cuidar da higiene pessoal e relacionar este fator à vida saudável. Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32136
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar os cuidados com a higiene pessoal; perceber a importância de alguns produtos e objetos de higiene e a validade para o uso; aprender hábitos de higiene adequados para uma vida saudável; conhecer atitudes favoráveis para cuidar da higiene pessoal e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/08/2014
Cinco estrelasexcelente!!!!!!!!!!!!!!!