Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Colmeia: desvendando seus mistérios – UCA

 

18/08/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

De lagarta à borboleta: uma metamorfose delirante. UCA

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar a estrutura e o funcionamento de uma colmeia.

  • Diferenciar morfologicamente e funcionalmente os indivíduos de uma colmeia.

  • Avaliar a importância ambiental das abelhas

Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Animais invertebrados - Insetos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -  Assistindo e estudando documentário

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que,  utilizando seus laptops Classmate, acessem ao vídeo "A cidade das abelhas" que explicita a vida das abelhas melíferas em sua rotina na colmeia.

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=gjO31F3FFaA&feature=related. Acessado em 15/08/2011.

imag víd ab

Imagem do vídeo. 

O professor deverá orientar os alunos no sentido de assistirem individualmente o vídeo inteiro, sem interrupções para terem ideia de toda a abordagem feita ao assunto.

Depois que tiverem assistido ao vídeo, o professor deverá apresentar aos estudantes algumas questões merecedoras de maior atenção para a compreensão da estrutura e funcionamento de uma colmeia. Essas questões deverão ser respondidas ao reverem o vídeo, dessa vez com pausas, para melhor compreensão e registros. Esse momento também deve ser realizado individualmente. Os registros poderão ser feitos diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Questões para registros.

  • A que se deve o título do vídeo: cidade das abelhas?
  • Identifique os diferentes tipos de indivíduos que compõem uma colmeia e suas atribuições nessa sociedade (rainha; zangão; operárias campeiras, guardiãs, engenheiras, melíferas etc.)
  • O que as abelhas retiram do ambiente?
  • O que é produzido na colmeia?
  • Qual é a relação entre resinas vegetais e própolis?
  • Qual é a importância da própolis para a colmeia?
  • Quais são as contribuições das abelhas para o ambiente?
  • Como é produzido o mel?
  • Quando e como se forma um enxame?
  • Registre 3 informações sobre as abelhas e a vida na colmeia que considerou mais interessantes.

Atividade 2 - Discutindo o documentário

Após esse momento de acesso e estudo individual, o professor deverá organizar a turma em grupos de 4 alunos que deverão discutir o vídeo a partir das questões propostas anteriormente. Sugerimos ainda o texto "Organização Social e Desenvolvimento das abelhas Apis mellifera" que deverá ser utilizado como suporte para a complementação e explicitação das informações do vídeo. Para acessá-lo, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar o sítio: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/organizacao.htm.  Acessado em 15/08/2011

Após a discussão o grupo deverá registrar a síntese das considerações do grupo. Terminados esses consolidados, cada grupo deverá socializá-los aos colegas de sala. Nesse momento de socialização, o professor deverá ficar atento para os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações a respeito e inserir conhecimentos científicos.

Terminados as socializações e comentários do professor, cada grupo deverá produzir um texto que expresse os conhecimentos construídos a respeito da vida das abelhas na colmeia. O texto deverá ser digitado utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) e enviado ao professor por e-mail para avaliação.

ab infloresc

Fonte da imagem: http://www.oqueeisso.blog.br/wp-content/uploads/2009/01/abelha.jpg. Acessado em 16/08/2011.

Atividade 3- Pesquisas em grupos

A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática e instrumentalizá-los para avaliar a importância ambiental desses insetos e a relevância de não interromper o ciclo vital dos diferentes componentes desse grupo organizado ecologicamente numa sociedade, o professor deverá distribuir os alunos em sete grupos para que possam fazer pesquisas na internet sobre os temas listados a seguir, seguidos dos endereços para acesso. Deverá também fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia.

Cada aluno deverá acessar o endereço de seu computador, fazendo a leitura de todo o texto e registrando aquilo que considerar mais importante. Em seguida, o grupo discute os apontamentos de cada aluno e formula um texto que sintetize os destaques do grupo. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto do computador UCA, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos). O texto deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

 

Temas a serem pesquisados e endereços onde estão disponíveis.

 

1- Organização social das abelhas.

 http://educacao.uol.com.br/ciencias/abelhas-2-na-sociedade-da-colmeia-ha-rainha-operarias-e-zangoes.jhtm. Acessado em 15/08/2011. 

http://www.saudeanimal.com.br/abelha3.htm. Acessado em 15/08/2011.

http://www.saudeanimal.com.br/abelha1.htm. Acessado em 15/08/2011.

http://www.ideariumperpetuo.com/abelhas.htm. Acessado em 15/08/2011.

2 - Arquitetura da colmeia

http://www.recriarcomvoce.com.br/blog_recriar/arquitetura-da-colmia/. Acessado em 15/08/2011.

http://www.saudeanimal.com.br/abelha13.htm. Acessado em 15/08/2011.

http://www.ideariumperpetuo.com/abelhas.htm. Acessado em 15/08/2011.

3- Ciclo vital das abelhas.

http://www.saudeanimal.com.br/abelha25.htm. Acessado em 15/08/2011.

http://www.saudeanimal.com.br/abelha2.htm. Acessado em 15/08/2011.

http://www.ideariumperpetuo.com/abelhas.htm. Acessado em 15/08/2011.

4- Operárias e o trabalho na colmeia

http://www.saudeanimal.com.br/abelha5.htm. Acessado em 15/08/2011.

http://www.ideariumperpetuo.com/abelhas.htm. Acessado em 15/08/2011.

http://www.saudeanimal.com.br/abelha4.htm. Acessado em 15/08/2011.

5- Comunicação e a Orientação das Abelhas.

http://www.saudeanimal.com.br/abelha7.htm. Acessado em 15/08/2011.

http://educacao.uol.com.br/ciencias/abelhas-2-na-sociedade-da-colmeia-ha-rainha-operarias-e-zangoes.jhtm. Acessado em 15/08/2011.

6- As abelhas e a Polinização.

 http://www.saudeanimal.com.br/abelha22.htm. Acessado em 15/08/2011. 

http://zoo.bio.ufpr.br/polinizadores/Textos/abelhas_manejo.htm. Acessado em 15/08/2011.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/abelhas-desaparecem-desequilibram-502366.shtml. Acessado em 15/08/2011.

7- Produtos das Abelhas.

http://www.saudeanimal.com.br/abelha8.htm. Acessado em 15/08/2011.

http://www.ideariumperpetuo.com/abelhas.htm. Acessado em 15/08/2011.

 

ab favos

Fonte da imagem: http://www.saudeanimal.com.br/imagens/abelha25.jpg. Acessado em 16/08/2011.

Atividade 4 - Montagem das apresentações do conteúdo pesquisado

Terminados os registros, os grupos que pesquisaram o mesmo tema deverão montar uma apresentação do conteúdo pesquisado utilizando o  programa "KPresenter", seguindo os comandos: Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação. As imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação.

As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

favos ii

Fonte da imagem: http://www.drquerido.com.br/wp-content/uploads/2011/07/extrato-de-propolis-verde-de-abelhas.jpeg. Acessado em 16/08/2011.

Atividade 5 - Socialização do trabalho do grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização dessas informações por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Recursos Complementares

Abelhas documentário. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wR-5m6IZ3ws&NR=1. Acessado em 16/08/2011.

Morfologia e Biologia das Abelhas Apis mellifera.  Disponível emhttp://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/morfologia.htm.  Acessado em 16/08/2011.

Abelha. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abelha. Acessado em 16/08/2011.

Castas de abelhas. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Castas_das_abelhas. Acessado em 16/08/2011.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: os textos produzidos pelos grupos (atividade 2); as pesquisas e as apresentações no seminário (atividades  3, 4 e 5).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.