30/08/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo |
- Identificar aspectos que caracterizam um mapa temático.
- Reconhecer a utilidade dos mapas temáticos.
- Identificar mapas temáticos em diferentes escalas.
Noções básicas necessárias para interpretação de representações cartográficas.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Prezada(o) Professor(a);
- Instigue a curiosidade dos alunos pelos mapas enfatizando a ideia de que essas representações cartográficas servem de orientação e de base para o planejamento e conhecimento do território; portanto, são meios de comunicação.
PASSO A PASSO
- Inicie a discussão recordando com os alunos o conceito de mapa. Destaque a ideia de que são representações gráficas do espaço geográfico, elaboradas geralmente em uma superfície plana (como papel), com a finalidade de apresentar informações sobre uma determinada realidade. Lembre-os de que os mapas estão presentes em nossa sociedade desde os tempos remotos. Questione-os:
- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos o endereço web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>) ou em livros e revistas da área de Geografia, buscando observar quais são os temas representados com mais frequência por meio de mapas.
- Posteriormente, instrua-os para acessarem o endereço web <http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm> e lerem, com atenção, o texto "Mapas temáticos". A partir da leitura do texto e das observações dos mapas anteriores, pergunte aos alunos:
Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os grupos.
- Permita que os alunos discutam entre seus pares buscando responder às questões anteriores e façam uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software
Fonte: Clip-Art.
- Reforce a ideia de que um mapa temático deve cumprir sua função, ou seja, dizer o quê, onde e, como ocorre determinado fenômeno geográfico, utilizando símbolos gráficos (signos) especialmente planejados para facilitar a compreensão de diferenças, semelhanças e possibilitar a visualização de correlações pelo leitor. Para fundamentar essa discussão, acesse o endereço web <http://confins.revues.org/3483?&id=3483> e leia o texto "Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos".
- Evidencie que os mapas temáticos têm funções variadas que, por exemplo, vão desde a localização dos fenômenos, sua distribuição no espaço, a visualização das relações entre diversos fatos geográficos e as hierarquias que se estabelecem entre eles.
- Esclareça aos alunos que para representar cartograficamente os diversos fenômenos geográficos qualitativos, ordenados ou quantitativos é necessário recorrer a uma simbologia específica que, aplicada aos modos de implantação - pontual, linear ou zonal - aumentam a eficiência para prover a informação.
PASSO A PASSO
- Solicite aos alunos que retomem novamente ao texto "Mapas temáticos", disponível no endereço web <http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm> e reforce o entendimento, por parte dos alunos, que os mapas temáticos podem ser: político, físico, econômico e histórico. Questione-os:
- Permita que os alunos discutam entre seus pares buscando responder às questões anteriores e façam uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os grupos.
PASSO A PASSO
- Sugira um trabalho de pesquisa com os alunos.
- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos o endereço web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>) ou em livros e revistas da área de Geografia, buscando encontrar mapas temáticos relacionados ao seu município, estado e país.
- Após os alunos fazerem uma leitura comparativa entre os mesmo, questione:
- Solicite aos alunos que façam uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os grupos.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História, conhecer as técnicas e instrumentos cartográficos desenvolvidos ao longo do tempo; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Mapas Temáticos. Disponível em: <http://biblioteca.uol.com.br/atlas/mapas_tema.htm .> Acesso em 11/08/2011.
Mapas. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/mapas_ibge/tem.php>. Acesso em 12/08/2011.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:
- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
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