16/09/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane Éllen da Silva; Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para a realização desta aula buscando respostas para a questão: “Como cuidar da higiene pessoal e relacionar este fator à vida saudável?” é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre: cuidados com o corpo, leitura e escrita e utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas: Mozilla Firefox, Tux Paint, KWord, do sistema operacional Linux.
Estratégias e recursos da aula
Informação ao professor
Para a quarta atividade, peça com antecedência alguns rótulos de produtos e objetos de higiene que são usados pelos próprios alunos.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro.
Neste momento, providencie uma caixa com alguns produtos e objetos de higiene pessoal (papel higiênico, pente, escova de cabelo, escova de dente, creme hidratante, sabonete, pasta dental, xampu, bastonete, cortador de unhas, dentre outros). Converse com os alunos sobre: para que servem esses produtos e objetos? Quando os utilizamos e porque temos que cuidar do nosso corpo?
Professor, peça aos alunos que acessem a internet utilizando o laptop, para assistirem ao vídeo sobre os cuidados com a nossa higiene pessoal, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e digitem o sítio:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UPxASyD6fl0&feature=related
Em seguida, estimule os alunos a refletirem sobre os cuidados que devemos ter com o nosso corpo. Como por exemplo:
Professor, oriente os alunos para fazerem a atividade de casa seguindo as instruções:
Fique atento!
Pense com ajuda de seus familiares, sobre os hábitos de higiene que você possui no dia a dia e crie um diário.
Em seguida, registre no seu diário: o nome do hábito de higiene, a periodicidade e o horário no qual você cuida de cada um.
Para fazer o registro, peça aos alunos que utilizem seus laptops para digitarem a lista, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto).
Peça aos alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1ª coluna - hábito de higiene, 2ª coluna- periodicidade/horário) Não se esqueça do título. Segue abaixo um exemplo:
Atividades diárias de cuidados com o meu corpo
HÁBITOS DE HIGIENE |
PERIODIDIDADE/HORÁRIO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Acervo da autora
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para que cada aluno socialize com os colegas os seus hábitos de higiene, a periodicidade e o horário em que os exercitam. Registre na lousa/quadro o que for comum entre os alunos da turma.
Em seguida, proponha para a turma participar de um banho interativo que você vai simular, no qual orientará como tomar banho da seguinte forma:
Em roda, comece explicando que a atividade será um momento no qual, cada aluno aprenderá a tomar banho de forma adequada. Para iniciar peça aos alunos para ficarem de pé. Relate e faça gestos, todos devem imitá-lo.
Ao terminar proponha aos alunos, o registro da brincadeira no programa Tux Paint do laptop Classmate, seguindo as orientações: (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) com o objetivo de representar por meio de desenhos/pintura digital o banho interativo na sala de aula. Ao final da atividade, proponha aos alunos que apresentem suas produções artísticas uns para os outros.
Professor, converse com os alunos sobre os hábitos de higiene corporal:
Higiene corporal
Rosto
• O que usar: água e sabonete
Limpeza das Mãos
As mãos têm de estar sempre limpas.
Nunca devemos comer ou mexer em alimentos sem antes termos lavado as mãos.
Unhas
• O que usar: água, sabonete e lixa de unha.
• Como higienizar: o ideal é manter as unhas sempre curtas e lixá-las a cada três dias. Pessoas que cultivam unhas compridas devem lavar as mãos com maior frequência e sempre antes de preparar alimentos.
Ah!... Seria muito bom procurar eliminar o hábito de roer unhas.
Cabelos
Devem estar sempre lavados (duas vezes por semana no mínimo) e penteados. Devem ser cortados regularmente.
Nos cabelos acumulam-se poeiras e gorduras que precisam ser eliminadas. É sempre agradável observarmos: cabelos limpos, brilhantes, cheirosos e bem cortados.
Os cabelos grandes e sujos facilitam o aparecimento e a multiplicação de piolhos. Peça à sua mãe que verifique de vez em quando a sua cabeça. Já pensou como será feio para você que seus colegas saibam que tem piolhos?
Como escovar os Dentes?
Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.
É aconselhável que escove os dentes duas a três vezes por dia, durante pelo menos 2 minutos.No intervalo entre os dentes limpe com fio dental.
Fonte das Informações: http://saudeehigienepessoal.blogspot.com/2009/03/higiene-pessoal-para-criancas-jovens-e.html
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a atividade anterior e reitere para os alunos, que os hábitos de higiene diários incluem não só a lavagem corporal, mas também: o tipo de alimentação, o vestuário e o calçado, a postura no dia a dia, as horas de sono diárias e a prática de exercício físico. Devemos ter alguns cuidados especiais com nosso corpo, tais como na nossa higiene pessoal e na alimentação e fazermos exercícios físicos, pois, a higiene é o conjunto de meios para mantermos as condições favoráveis à saúde.
Professor, organize com os alunos uma lista de hábitos que devemos adquirir para termos uma vida saudável. Esse registro poderá ser feito no caderno de Ciências, com a seguinte instrução:
Para ter uma vida saudável, é preciso tomar alguns cuidados com o corpo e a mente. Veja, a seguir, alguns desses cuidados:
1. Cuidar da higiene do corpo e do ambiente.
2. Dormir pelo menos oito horas por dia, pois, durante o sono, o corpo repõe suas energias.
3. Levar uma vida tranquila e relacionar-se bem com as pessoas.
4. Praticar atividades físicas, tais como: esportes, dança, entre outras.
5. Ler bons livros e ouvir boas músicas.
6. Comer alimentos frescos e saudáveis.
Agora, responda as seguintes questões:
a) Quantas horas você dorme?
______________________________________________________________________
b) Você pratica alguma atividade física? Qual?
______________________________________________________________________
c) Quais alimentos você costuma comer?
______________________________________________________________________
d) O que você faz para levar uma vida tranquila e relacionar-se bem com as pessoas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Cite outros cuidados que devemos ter para levar uma vida saudável.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Fonte: Acervo da autora
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro.
Neste momento, retome a caixa com alguns produtos e objetos de higiene pessoal, que utilizou na atividade 1.
Levante alguns questionamentos com os alunos sobre o uso dos produtos e objetos de higiene pessoal:
Agora, proponha aos alunos que peguem os rótulos dos produtos e objetos de higiene utilizados por eles e observem:
Fonte: http://johncenter.com.br/parceiros3.html
Após esse diálogo, para que os alunos possam reelaborar e ampliar seus conhecimentos prévios, divida a turma em grupos e proponha uma pesquisa sobre os produtos de higiene e suas validades.
Para isso solicite que os alunos utilizem seus laptops seguindo os passos:(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço peça para digitarem o sítio:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI12283-15568,00.html
Para o registro da atividade peça aos alunos que utilizem seus laptops para digitarem a lista, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto).
Solicite ainda aos alunos, que criem uma tabela com três colunas (1ª coluna- produtos de higiene, 2ª coluna- validade e 2ª coluna- para que serve) Não se esqueça do título. Segue abaixo um exemplo:
O uso dos produtos de higiene corretos para sua idade
PRODUTO DE HIGIENE |
VALIDADE |
PARA QUE SERVE |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: acervo da autora
Ao finalizar a atividade, pergunte a opinião dos alunos sobre a pesquisa. É importante que justifiquem suas respostas, pois, por meio desta atividade estarão compreendendo e contextualizando, de forma lúdica, os produtos que devem usar em cada idade, para cuidarem bem da sua própria saúde.
Professor, ao final da 4ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido como cuidar da higiene pessoal e relacionar este fator à vida saudável. Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.
BORGES, Gina. O Cabelo de Maria Chiquinha. Belo Horizonte: Fapi, 2002. (Cuidando do Corpo. Coleção Infantil).
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar os cuidados com a higiene pessoal; perceber a importância de alguns produtos e objetos de higiene e a validade para o uso; aprender hábitos de higiene adequados para uma vida saudável; conhecer atitudes favoráveis para cuidar da higiene pessoal e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/05/2015
Cinco estrelasAchei bem interessante as propostas de aula. Os objetivos estão bem definidos e gostei da diversidade de ferramentas -programas- utilizados muito bem pensados. Os alunos são levados a fazerem uma investigação sobre alguns hábitos e são instigados a perceberem a importância dos cuidados com a higiene. Gostei bastante da proposta.
12/10/2014
Cinco estrelasExcelente!