26/08/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Para abordar o assunto que será tratado nesta aula, espera-se que os alunos tenham o entendimento da existência de diferentes lugares e das suas funções. Para iniciar as discussões é importante resgatar os saberes dos discentes, levando em consideração as suas experiências.
Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas |
Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participação de todos, o que possibilita o estabelecimento de diálogo e a troca de informações para a construção do conhecimento por meio de atividades exploratórias, utilizando como ferramenta o computador aliado a outros recursos tecnológicos.
Um recurso didático importante para a Geografia e que contribui para conhecer o lugar e as diferentes paisagens é o Estudo do Meio, que "[...]somente atingirá os objetivos de uma possível transformação se for utilizado como método, superando conhecimentos puramente escolares fragmentados, levando aluno e professor a um compromisso com a sociedade e suas transformações, possibilitando o encontro entre sujeitos diferentes que crescem individualmente, que podem trocar, ensinar e aprender (PONSTUSCHKA, N. N. O conceito de Estudo do Meio transforma-se...em tempos diferentes, em escolas diferentes, com professores diferentes. In.: VESENTINI, J. W. (org.). O ensino de Geografia no século XXI. São Paulo: Papirus, 2004, p.249-288).
Portanto, sugere-se, para a introdução desta aula, o Estudo do Meio, de acordo com as orientações abaixo:
1.Antecipadamente, converse com os funcionários da escola, que atuam nas diferentes funções, sobre a realização do Estudo do Meio e solicite a colaboração de todos no desenvolvimento desta atividade. Solicite que realizem, para os alunos, uma breve apresentação do trabalho que desenvolvem e da importância desta atividade para a organização e o funcionamento da escola.
2. Converse com os alunos sobre a realização da atividade e elaborem, coletivamente, as regras para o seu desenvolvimento.
Imagem: Aula passeio na escola - roda de conversa
Fonte: http://escolasempreviva.com.br/galeria/sidebox/contato/2.jpg
Acesso em: 18 de agosto de 2011
3. Solicite aos alunos que, utilizando o netbook, fotografem os lugares percorridos e o que considerarem interessante. Então, bom trabalho!
Imagem: Imagem Netbook - UCA
Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg
Acesso em: 18 de agosto de 2011
1. Solicite aos alunos que selecionem uma das fotografias que mais chamou a sua atenção, registrada durante o Estudo do Meio.
2. Evidencie que é importante apresentar, abaixo da fotografia, o nome de quem registrou a imagem, a data que a fotografia foi tirada e o lugar apresentado.
3. Depois, escreva uma frase justificando a escolha. Solicite ao grupo que encaminhe o trabalho concluído para o email do professor. No dia combinado, os grupos apresentarão sua fotografia para a turma.
Professor(a), após receber os trabalhos e realizar suas observações, encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso às fotografias produzidas, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa é o KPresenter.
1. Convide os alunos para iniciarem a apresentação dos trabalhos com as fotografias registradas durante o Estudo do Meio na escola. Peça para que acessem o email e que salvem na pasta de trabalho as atividades realizadas pelos colegas. Assim, durante as apresentações, poderão acessar e acompanhar as imagens e as explicações dos
colegas. Se possível, leve para a sala de aula a planta da escola, a mesma poderá ser utilizada pelos alunos para localizar os lugares apresentados nas fotografias.2. Solicite que durante as apresentações observem com atenção as fotografias registradas pelos colegas. Assim, será possível promover discussões. Sugira que observem:
a. Os lugares apresentados nas fotografias.
b. O motivo da escolha do lugar pelo colega.
c. Houve duplicidade na escolha do lugar?
O motivo da escolha é o mesmo?d. Para você, existe algum lugar na escola que seja mais importante que o outro?
e. E quanto ao trabalho desenvolvido pelos diferentes profissionais, existe algum mais importante que o outro?
f. E, para você, qual o seu papel para o bom funcionamento da escola?
3. Elabore uma lista apresentando as diferentes profissões presentes no ambiente escolar e a função que cada uma desempenha na organização da escola.
4. Organizem, coletivamente, cartazes que apresentem a importância dos diferentes profissionais para o bom funcionamento da escola.
Professor(a), depois promova uma discussão sobre as observações que foram realizadas. Aproveite para mostrar a importância do trabalho desenvolvido por todos e o respeito às diferentes funções. Evidencie que o trabalho do grupo é o que possibilita que as atividades aconteçam de maneira organizada e que tal proposta evidencia a transversalidade com os temas Ética e Trabalho e Consumo. Estabeleça uma relação interdisciplinar com Português para a produção de frases e de cartazes.
Professor(a), é de grande importância conhecer outros espaços escolares. Assim, os alunos poderão estabelecer parâmetros para comparar e analisar os diferentes lugares, objetivando o desenvolvimento de atitudes críticas e colaborativas. Para tanto, sugere-se o desenvolvimento de uma pesquisa que poderá ser realizada de maneira individual ou coletiva, dependendo da realidade do município em que moram.
1. Informe os alunos que existe o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que realiza pesquisas sobre os diversos setores da sociedade. Para conhecerem um pouco mais, com o netbook conectado à internet, solicite que acessem o endereço web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/ e o link "Censos 2007". Assim, conhecerão um pouco a história do IBGE e o que é o censo realizado por este órgão governamental.
Imagem: Página inicial IBGE Teen
Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/
Acesso em: 18 de agosto de 2011
2. Converse com os alunos sobre a realização do Censo Escolar que é uma pesquisa que tem por objetivo fazer um amplo levantamento sobre as escolas de educação básica no país. As informações coletadas podem ser classificadas em quatro grandes dimensões: escolas, alunos, professores e turmas. As informações estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP).
Imagem: Página inicial Censo Escolar - INEP
Fonte: http://inep.gov.br/web/educacenso/situacao-do-aluno
Acesso em: 18 de agosto de 2011
3. Na página principal do Censo Escolar do INEP acesse o link Mapa das Escolas que apresentará o número total de escolas existentes no país e por estado.
Imagem: Mapa das Escolas do Censo Escolar - INEP
Fonte: http://sitio.educacenso.inep.gov.br/mapa-das-escolas
Acesso em: 18 de agosto de 2011
4. No mapa do Brasil presente no site, solicite que cliquem sobre o estado que moram. Como exemplo, Minas Gerais.
Imagem: Mapa das Escolas de Minas Gerais do Censo Escolar - INEP
Fonte: http://sitio.educacenso.inep.gov.br/mapa-das-escolas
Acesso em: 18 de agosto de 2011
5. À direita do mapa do estado aparecerá uma tabela com o nome dos municípios do estado. Digite na barra de procura o município em que moram. Como exemplo, Uberlândia, que possui 445 escolas da rede pública e privada. Aproveite para estabelecer uma reflexão sobre a diferença existente entre escola privada, na qual os pais pagam uma mensalidade para que os filhos possam assistir as aulas e, escola pública, na qual os pais não pagam mensalidade, mas contribuem com a manutenção das mesmas através do pagamento de impostos de produtos e serviços que adquirem. Portanto, nos dois casos, a sociedade paga para que as mesmas cumpram seu papel.
Imagem: Mapa das Escolas de Minas Gerais com destaque para o município de Uberlândia do Censo Escolar - INEP
Fonte: http://sitio.educacenso.inep.gov.br/mapa-das-escolas
Acesso em: 18 de agosto de 2011
1. Elabore, coletivamente, um questionário para que os alunos coletem informações sobre outras escolas. Os alunos deverão encontrar uma pessoa que estude em uma escola, que não seja a sua, para respondê-lo. Segue sugestão de algumas questões, vale lembrar que o questionário deve ser alterado conforme a realidade da escola.
SUGESTÃO DE QUESTIONÁRIO
a. Idade _____ anos
b. Sexo ( ) feminino ( ) masculino
c. Estuda em que nível
( ) 1º ao 5º ano - Ensino Fundamental Inicial
( ) 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental Final
( ) 1º ao 3º ano - Ensino Médio
( ) Educação de Jovens e Adultos
d. A escola que estuda é: ( ) pública ( ) privada
Se pública, pertence a rede: ( ) estadual ( ) municipal
e. Complete os parênteses, com um (T) o que Tem na sua escola e, com (N) o que Não Tem na sua escola.
( )auditório\anfiteatro
( )banheiros
( )biblioteca
( ) cantina
( )escadas
( )horta
( )jardim
( )laboratório de ciências
( )laboratório de informática
( )lanchonete
( )pátio
( )pátio coberto
( )parquinho
( )piscina
( ) quadra
( )quadra coberta
( )rampas de acesso aos diferentes lugares
( )sala de vídeo
2. Após realizarem a pesquisa, organizem os dados. Para tanto, elaborem gráficos de colunas que possibilitam visualizar os dados. Depois, compare com a realidade da escola que estudam, em especial, o que tem e não tem nas escolas. Assim, poderão estabelecer parâmetros de organização do espaço escolar.
Imagem: Exemplo de gráfico de colunas simples
Fonte: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm
Disponível em: 19 de agosto de 2011
3. Elaborem um relatório apontando o que as escolas possuem de positivo e o que precisam melhorar. Encaminhe para o órgão responsável por estas instituições que é a Secretaria Municipal e/ou Estadual de Educação.
Sugestão para leitura e pesquisa do professor:
Para conhecer um pouco mais sobre o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), sugerimos que acesse o site http://inep.gov.br/web/educacenso/situacao-do-aluno Acesso em: 19 de agosto de 2011.
Para conhecer um pouco mais sobre a Construção e Interpretação de gráficos de colunas, sugerimos o site: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm Acesso em: 19 de agosto de 2011.
Professor(a), ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!