Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atividade Física ou Exercício Físico, existe diferença? UCA

 

25/08/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as diferenças e similaridades entre atividade física e exercício físico usualmente tratados como sinônimos pela sociedade;
  • Praticar e refletir sobre os limites e possibilidades dos exercícios físicos na educação física escolar;
Duração das atividades
07 aulas de 50 minutos/ Total: 350 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Existe diferença entre atividade física e exercício físico?

Nessa aula, o (a) professor (a) apresentará a estratégia de ensino para turma e enfatizará que, de agora em diante, eles (as) estudarão atividades físicas e exercícios físicos.

1. Noções iniciais dos (as) alunos (as).

- O (a) professor (a) apresentará uma Enquete, na qual os (as) alunos (as) opinarão diante da seguinte questão: mas afinal, existe diferença entre atividades físicas e exercícios físicos?

Sugestão de site para criação de Enquetes gratuitamente:

 imagem site enquete  www.enquetes.com.br, acesso em 15/08/2011

                                                                  Imagem disponível em Google Imagens (clique na imagem para ampliá-la), acesso em  15/08/2011

 

Obs: O site sugerido apresenta uma opção rápida e fácil para se criar a ferramenta da enquete (as etapas de criação podem ser vistas no próprio site). Você fará um cadastro com seu email, obterá uma senha, o poderá criar, visualizar e editar uma enquete gratuitamente, conforme concordância com termo de aceitação. Ao final, você obterá uma enquete com endereço eletrônico conforme exemplo abaixo.

- Veja a imagem de uma Enquete conforme foi proposto:

Imagem Enquete

Disponível no site: http://www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=988801, acesso em 15/08/2011

Dica: A enquete mostrada no exemplo acima, disponível no site sugerido, ainda apresenta quantos (as) alunos (as) votaram até determinado momento bastando clicar no botão "resultado parcial":

 

Veja exemplos de resultados parciais:

Imagem Enquete_com parcial

Disponível no site: www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=988801, acesso em 15/08/2011

 

Atividade 2 e 3: Exercício Físico na escola?

1.  Retomar a discussão da aula anterior e conversar com eles (as) sobre os resultados da Enquete. Deixar claro que os conceitos são diferentes:

a) Atividade Física: Qualquer movimento corporal com nossos ossos e músculos.

b) Exercícios físicos:  Sistematizados, orientados por um (a) profissional.

2.  "Chuva de ideias" sobre os diferentes exercícios físicos, escolher um para praticar naquela aula.

Exemplos de exercícios que poderão surgir: ginástica, corridas, natação, jogos, etc.

- Após a dinâmica, refletir sobre o objetivo do exercício físico na escola: não é condicionamento ou rendimento de alto nível.

 

Atividade 4, 5 e 6: Vivenciando e refletindo sobre os diferentes exercícios físicos na escola

O (a) professor (a) demonstrará na prática (e reflexões) os objetivos dos exercícios físicos nas aulas de Educação Física na escola: já que não é rendimento, qual objetivo?

Aproveitaremos o exemplo dos Jogos, como uma das opções possivelmente escolhidas por eles (as) na "chuva de ideias".

1. Aprender a fazer:

(Competência Instrumental) Saber fazer, executar, melhorar os gestos motores para uma boa prática (melhor domínio do objeto e do próprio corpo)

- Eles (as) irão fotografar as práticas dos (as)  colegas (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam)

 

jogo hand

Disponível em Google Imagens, acesso em 20/08/2011

 

 

2.  Aprender a conviver:

(Competência social) Quem pode jogar? Como fazer para que todos (as) tenham oportunidade de participar? Como podem jogar meninos com meninas?

- Eles (as) irão entrevistar os (as) colegas durante e/ou após os jogos (Metasys>Aplicativos>Multimídia>KRecord).

relacionamento

Disponível em Google Imagens, acesso em 20/08/2011

 

3.  Aprender a organizar:

(Competência comunicativa) Como dar opinião, sugestões e avaliação crítica de mudanças das regras dos jogos? Como construir jogos coletivamente e democraticamente?

- Eles (as) irão planejar e construir coletivamente, jogos a partir das mudanças das regras que o grupo precisar.

 


dialogo

Disponível em Google Imagens, acesso em 20/08/2011

 

Atividade 7: Montagem da colagem digital

1. Após vivenciarem e registrarem os jogos, eles (as) se reunirão nos grupos (máximo de 05 pessoas), e farão juntos a colagem das fotos em uma arquivo de texto (KWORD).

2. Depois apresentarão para os (as) demais colegas  a partir de um projeto digitado (datashow).

Obs: Caso a escola não disponha do projetor, os (as) alunos (as) poderão socializar entre si o arquivo de "colagem digital" criado.

Veja um exemplo de arquivo Colagem Digital:

colagem digital

Fonte: arquivo do autor, 20/08/2011

Recursos Complementares

Vídeos sobre Atividade Física circense para escolas:

http://www.youtube.com/watch?v=UGq0tvuNK90, acesso em 20/08/2011

Avaliação

Promover uma reflexão sobre os três objetivos para se fazer exercício física na escola que foram estudados:

a)     Quais deles você mais se identificou? Por quê?

b)     Em quais deles você quer melhorar? Por quê?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • FRANCISCO WILSON FILGUEIRA, E M MARIA DE LOURDES CAVALCANTE , Rio Grande do Norte - disse:
    fw.filgueira@bol.com.br

    29/08/2011

    Quatro estrelas

    É uma aula muito rica e tenho certeza que trará muitos proveitos para o desenvolvimento motor e social dos alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.