25/08/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Não é necessário conhecimento prévio.
Atividade 1: Existe diferença entre atividade física e exercício físico?
Nessa aula, o (a) professor (a) apresentará a estratégia de ensino para turma e enfatizará que, de agora em diante, eles (as) estudarão atividades físicas e exercícios físicos.
1. Noções iniciais dos (as) alunos (as).
- O (a) professor (a) apresentará uma Enquete, na qual os (as) alunos (as) opinarão diante da seguinte questão: mas afinal, existe diferença entre atividades físicas e exercícios físicos?
Sugestão de site para criação de Enquetes gratuitamente:
www.enquetes.com.br, acesso em 15/08/2011
Imagem disponível em Google Imagens (clique na imagem para ampliá-la), acesso em 15/08/2011
Obs: O site sugerido apresenta uma opção rápida e fácil para se criar a ferramenta da enquete (as etapas de criação podem ser vistas no próprio site). Você fará um cadastro com seu email, obterá uma senha, o poderá criar, visualizar e editar uma enquete gratuitamente, conforme concordância com termo de aceitação. Ao final, você obterá uma enquete com endereço eletrônico conforme exemplo abaixo.
- Veja a imagem de uma Enquete conforme foi proposto:
Disponível no site: http://www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=988801, acesso em 15/08/2011
Dica: A enquete mostrada no exemplo acima, disponível no site sugerido, ainda apresenta quantos (as) alunos (as) votaram até determinado momento bastando clicar no botão "resultado parcial":
Veja exemplos de resultados parciais:
Disponível no site: www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=988801, acesso em 15/08/2011
Atividade 2 e 3: Exercício Físico na escola?
1. Retomar a discussão da aula anterior e conversar com eles (as) sobre os resultados da Enquete. Deixar claro que os conceitos são diferentes:
a) Atividade Física: Qualquer movimento corporal com nossos ossos e músculos.
b) Exercícios físicos: Sistematizados, orientados por um (a) profissional.
2. "Chuva de ideias" sobre os diferentes exercícios físicos, escolher um para praticar naquela aula.
Exemplos de exercícios que poderão surgir: ginástica, corridas, natação, jogos, etc.
- Após a dinâmica, refletir sobre o objetivo do exercício físico na escola: não é condicionamento ou rendimento de alto nível.
Atividade 4, 5 e 6: Vivenciando e refletindo sobre os diferentes exercícios físicos na escola
O (a) professor (a) demonstrará na prática (e reflexões) os objetivos dos exercícios físicos nas aulas de Educação Física na escola: já que não é rendimento, qual objetivo?
Aproveitaremos o exemplo dos Jogos, como uma das opções possivelmente escolhidas por eles (as) na "chuva de ideias".
1. Aprender a fazer:
(Competência Instrumental) Saber fazer, executar, melhorar os gestos motores para uma boa prática (melhor domínio do objeto e do próprio corpo)
- Eles (as) irão fotografar as práticas dos (as) colegas (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam)
Disponível em Google Imagens, acesso em 20/08/2011
2. Aprender a conviver:
(Competência social) Quem pode jogar? Como fazer para que todos (as) tenham oportunidade de participar? Como podem jogar meninos com meninas?
- Eles (as) irão entrevistar os (as) colegas durante e/ou após os jogos (Metasys>Aplicativos>Multimídia>KRecord).
Disponível em Google Imagens, acesso em 20/08/2011
3. Aprender a organizar:
(Competência comunicativa) Como dar opinião, sugestões e avaliação crítica de mudanças das regras dos jogos? Como construir jogos coletivamente e democraticamente?
- Eles (as) irão planejar e construir coletivamente, jogos a partir das mudanças das regras que o grupo precisar.
Disponível em Google Imagens, acesso em 20/08/2011
Atividade 7: Montagem da colagem digital
1. Após vivenciarem e registrarem os jogos, eles (as) se reunirão nos grupos (máximo de 05 pessoas), e farão juntos a colagem das fotos em uma arquivo de texto (KWORD).
2. Depois apresentarão para os (as) demais colegas a partir de um projeto digitado (datashow).
Obs: Caso a escola não disponha do projetor, os (as) alunos (as) poderão socializar entre si o arquivo de "colagem digital" criado.
Veja um exemplo de arquivo Colagem Digital:
Fonte: arquivo do autor, 20/08/2011
Vídeos sobre Atividade Física circense para escolas:
http://www.youtube.com/watch?v=UGq0tvuNK90, acesso em 20/08/2011
Promover uma reflexão sobre os três objetivos para se fazer exercício física na escola que foram estudados:
a) Quais deles você mais se identificou? Por quê?
b) Em quais deles você quer melhorar? Por quê?
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/08/2011
Quatro estrelasÉ uma aula muito rica e tenho certeza que trará muitos proveitos para o desenvolvimento motor e social dos alunos.