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Como desenvolver um trabalho investigativo com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir do estudo sobre os Seres Vivos?

 

25/08/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Vida e diversidade: Conhecendo os seres vivos

MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  •   Diferenciar seres com vida e seres sem vida;
  •   Identificar a variedade de seres vivos;
  •   Trabalhar com recortes e colagens;
  •   Produzir desenhos;
  •   Produzir gráficos;
  •   Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral e interagir com o laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula:

Para a terceira atividade, providencie um vaso contendo uma planta e um pedaço de pedra (cascalho, mármore, granito, ardósia, brita, dentre outras).

 

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, organize a turma em roda de conversa e dialogue sobre os seres. Explique que tudo o que existe na natureza é chamado ser. Os seres possuem várias formas, tamanho e cores, mas a principal diferença entre eles é que uns possuem vida e outros não. Por isso, os seres são classificados em seres com vida e seres sem vida.

A partir dessa informação, construa juntamente com a turma um gráfico sobre estes seres, para visualizarem a diversidade de seres que a turma conhece.

Você poderá fazer o gráfico em um caderno quadriculado ou utilizar o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos). Se preferir o KWord, faça uma tabela de 10 linhas X 10 colunas, imprima e cole no caderno de Ciências, a medida que os alunos forem falando os nomes vão colorindo os quadradinhos.Veja o exemplo abaixo:

graficoooooooooo 
 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, os alunos já devem estar começando a perceber as diferenças entre os seres. Nesse sentido, proponha uma investigação em diferentes ambientes para identificarem e distinguirem a presença de seres vivos e de componentes não vivos.

Solicite que os alunos observem o ambiente próximo à escola ou a própria casa, por exemplo. Para organizar a atividade, faça um roteiro, explicando o que cada um, ou grupo, deverá observar.

Sugerimos:

 

ROTEIRO INVESTIGATIVO - SERES VIVOS E NÃO VIVOS

 

Nome do aluno:________________________________________________________

 Nome do local investigado:_______________________________________________

                                                                                                             Data:_____/_____/____.

 

1 - Além do ser humano, há outros seres vivos neste local? Qual (is)?

2 - É possível escutar o som de algum animal?

Professor, o laptop Classmate possui um dispositivo que permite a gravação de sons. Utilize esse momento para juntamente com os alunos gravar os sons.

Para acessar o programa, KRecord, siga as orientações: (Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores de Áudio > KRecord).

Para salvar o som, clique no menu arquivo, escolha a opção salvar, escolha a pasta desejada e então digite um nome para o som. Em seguida, pressione OK.

3 - Existem árvores neste local? E plantas menores?

4 - Você encontrou alguma pedra nesse ambiente?

5 - Fotografe utilizando o laptop Classmate, os diversos seres encontrados. Para fotografar utilize a Câmera do laptop. Acesse (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam. Para visualizar fotos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

6 – Desenhe o ambiente que observaram.

 

 

 

Fonte: Acervo da autora

 

 

7 - Converse com os alunos sobre o que eles observaram e peça para classificarem o que viram em seres vivos e não vivos.

8 - Professor, reúna todos os desenhos e monte um mural na sala de aula.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, após essa atividade providencie textos contendo uma história de vida de algum animal, ser humano ou plantas e outro texto com história de um ser sem vida. Em seguida, organize a turma em dois grupos e solicite que um grupo leia em voz alta para o outro grupo. Observe:

 

      Texto 1 -      História da Planta

 

     A raiz:      Do mundo não vejo nada,

                                      Pois vivo sempre enterrada,           

                                     Mas não me entristeço, não,         

                                     Seguro a planta e a sustento        

                            Sugando água e alimento.   

 

  O caule:     Sou tronco que levanta     

                                  E estende para os espaços       

                                  Braços, braços e braços            

                                   Colhendo a luz para a planta.    

 

 A folha:     Da planta sou o pulmão   

                   Mas além de respirar,      

                          Tenho uma grande função:    

                Roubo energia solar.   

 

  A flor:         Sou a mãe da vegetação        

                            e me perfumo e me enfeito         

                         para criar em meu peito           

                    plantinhas que nascerão.  

 

   O fruto:   Sou o cálice da flor,     

                             Que inchou e ficou maduro  

                     Pela força do calor        

                                  E guardo em mim, com amor,

                       As plantinhas do futuro.  

 

   Autores: Ofélia e Narbal Fontes      

http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/07/26/historia-da-planta-poesia-infantil-de-ofelia-e-narbal-fontes/

 

 

 Texto 2 - No Meio do Caminho    

 

 No meio do caminho tinha uma pedra

 Tinha uma pedra no meio do caminho

 Tinha uma pedra

No meio do caminho tinha uma pedra  

 

 Nunca me esquecerei desse acontecimento

  na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que nomeio do caminho

 Tinha uma pedra

Tinha uma pedra no meio do caminho

 

    Carlos Drumonnd de Andrade

  http://www.revista.agulha.nom.br/drumm09.html   

 

Professor, logo após a leitura desses textos pergunte o que eles perceberam de diferente entre um texto e outro. O objetivo é que percebam que um ser vivo/animado, nasce, alimenta, cresce, respira, reproduz e morre. Entretanto, um ser não vivo/inanimado, não nasce, não cresce, não reproduz e não morre.

Nesse momento, diga à turma que por uma semana ou um mês, por exemplo, deverão cuidar de uma planta e uma pedra.(Se possível, escreva algumas formas para que o aluno possa cuidar. Por exemplo, jogar água, expor ao sol...) Durante todo esse tempo, eles vão perceber que a planta precisa respirar e alimentar, e também poderá crescer nesse período, enquanto que a pedra ficará intacta, pois é um ser inanimado.

Ao final do período observado, solicite que os alunos façam um relatório e um desenho contando o que perceberam da experiência realizada. Sugerimos que utilizem o programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos) para o relatório e o programa Tux Paint  (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital), para o desenho.

A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade.

                       

Professor, como registro e arquivo, os alunos poderão fotografar esse momento ou filmar, uma vez que, o laptop os acompanha em diferentes espaços, por exemplo, em casa. É uma forma de lembrança e registro da vivência realizada por eles.

Para fotografar utilize a câmera do laptop ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam.

Se preferir,registre em forma de vídeo (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho.

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, como os alunos já começaram a perceber a diferença existente entre ser vivo e não vivo, proponha um jogo de tabuleiro que envolva algumas características sobre essa temática, bem como sobre a variedade de seres. Se preferir, os alunos poderão confeccioná-lo da seguinte forma:

 

Materiais: (para cada grupo)

 

  •         Cartolina;
  •         Lápis de escrever;
  •         Lápis de cor;
  •         Régua;
  •         Canetinha;
  •         Revistas.

 

Como fazer:

 

  •         Organize a turma em seis grupos de quatro alunos (se tiver 24 alunos).
  •         Solicite que o grupo desenhe na cartolina, como quiser um percurso a ser seguido, com 30 casas. Veja o exemplo abaixo:

 

Fonte: Acervo da autora

 

  •        Em seguida, oriente-o que recorte de revistas imagens de seres para decorar o jogo.
  •        Para facilitar, entregue para cada grupo 30 cartas feitas de cartolina no tamanho de 5 cm X  7cm.
  •        Os alunos deverão escrever nas cartas 15 características de seres vivos e 15 de seres não vivos, sendo uma característica para cada carta. Exemplos: ser que alimenta,   ser  que não reproduz, ser que respira, ser que não morre, etc.
  •        As peças para cada jogador marcar o jogo poderão ser: borrachas, tampinhas, pedrinhas.

 

Fonte: Acervo da autora

 

Como Jogar:

 

  •          Sorteia-se quem começa o jogo. (A ordem poderá ser a alfabética dos nomes dos componentes dos grupos, por exemplo).
  •          O primeiro jogador deve embaralhar as cartas.
  •          Em seguida, deve pegar uma carta do monte e ler em voz alta para o grupo.
  •          Se a característica da carta for de ser vivo, deverá avançar duas casas no tabuleiro. Após o avanço, este jogador deverá dar um exemplo de ser vivo, se acertar avançará mais uma casa.
  •          Se a característica da carta for de ser não vivo, avançará somente uma casa, dando um exemplo correto, avançará mais uma casa.
  •          Os exemplos não poderão ser repetidos durante o jogo.
  •          Vence o jogo quem chegar primeiro ao fim do percurso.  

 

 

Fonte: Acervo da autora

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, o intuito dessa atividade é que os alunos vivenciem o procedimento da classificação, observando, comparando e estabelecendo critérios para fazer agrupamentos. Nesse sentido, não é necessário que os grupos formados correspondam aos estabelecidos formalmente pela ciência.   

 

EXPERIMENTANDO E DESCOBRINDO

  Semelhanças dos seres vivos

 

Materiais:

 

  •         Revistas;
  •         Lápis de cor;
  •         Folhas de papel branco.

 

Como fazer:

 

1 – Recorte figuras de seres vivos. Cole cada figura em meia folha de papel branco.

2 – Desenhe seres vivos que você conhece. Cada desenho deve ocupar meia folha de papel.

3 – Misture suas colagens e desenhos com as de seus colegas.

4 – Observe os seres vivos das figuras e procure características parecidas entre eles.

5 – Usando essas características, forme quatro grupos de seres vivos.

 

Professor, indague os alunos sobre as formas de agrupar os seres vivos, ou seja, como reunir os seres que apresentam semelhanças. Espera-se que os alunos consigam sugerir que se pode classificá-los, por exemplo, em aéreos, aquáticos e terrestres. Outra forma de classificá-los pode ser considerar a sua utilidade ao homem.

Faça intervenções, se necessário explique aos alunos que, para estar no mesmo grupo, os seres vivos precisam ter algo em comum. Veja algumas possibilidades: Seres vivos do ambiente marinho e seres vivos do ambiente terrestre; animais e vegetais; seres grandes e pequenos; seres com asa e sem asa, dentre outras.

 

Professor, solicite que os alunos:      

 

  •   Registrem suas ideias no caderno;         
  •   Façam uma tabela com os grupos formados;          
  •   Coloquem como título das colunas o nome que combina com cada grupo.

 

Exemplo:

 

GRUPO 1

GRUPO 2

GRUPO 3

GRUPO 4

ANIMAIS

VEGETAIS

ANIMAIS COM DENTES

SERES PEQUENOS

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da autora

 

Professor, estimule a discussão entre os alunos, ouça os relatos de como cada um classificou os seres vivos e escreva os vários agrupamentos na lousa.

Aproveite o momento para trocar ideias:

 

  •        Quais grupos de seres vivos você formou?
  •        Quais características você observou para formar cada grupo?
  •        Pensando em cada característica, quais nomes você escolheu?
  •        Seus colegas formaram grupos iguais ou diferentes dos seus?
  •        Quais características eles escolheram para formar cada grupo?

 

Professor, logo após, diga aos alunos que eles acabaram de fazer um trabalho parecido ao de alguns cientistas. Eles observaram as características dos seres e, depois de comparar suas semelhanças e diferenças, formaram grupos e deram nome a cada um deles. Então, as pessoas classificam os seres vivos de acordo com as suas características.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre a diferença entre os seres vivos e não vivos, bem como a utilização do laptop. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcançados e principalmente, se os alunos perceberam os diversos tipos de seres vivos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • alice vianna schmall, EBM Luiz Cândido da Luz , Santa Catarina - disse:
    alicemar21@gmail.com

    08/04/2013

    Quatro estrelas

    Muito interessante a diversidade de atividades. Muito criativo. Vou usar algumas ideias e aprofundar alguns pontos que julgo terem ficado um tanto superficial. Parabéns!


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