29/08/2011
Claudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Identificar as funções do sistema digestório
Diferenciar os segmentos do sistema digestório
Explicar os principais distúrbios do sistema digestório
Conhecimentos básicos sobre o corpo humano e o sistema digestório.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software Kword, abrir os textos denominados “O sistema digestório”. Os textos deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Fonte: http://www.afh.bio.br/digest/digest1.asp acesso feito dia 08/08/2011
Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-digestivo.htm acesso feito dia 08/08/2011
Concluída a leitura dos textos, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.
1 – Qual é a composição do suco gástrico?
O suco gástrico é composto de água, mucina, ácido clorídrico e enzimas, como a pepsina, a renina e a lipase gástrica.
2 – Por que a pepsina não digere as paredes do estômago?
A pepsina não digere as paredes do estômago porque é produzida sob a forma de uma substância não ativa, o pepsinogênio. Além disso, a mucosa estomacal é revestida pela mucina, que impede que a pepsina e o ácido clorídrico ataquem as células do próprio estômago.
3 – Quanto tempo, em média, o alimento fica no estômago?
Em média 2 horas.
4 – O que é o quimo?
Quimo é a massa semilíquida no qual o bolo alimentar se transforma depois de passar pelo estômago e ao seguir para o intestino delgado.
5 – De onde vem a água contida nos materiais que chegam ao intestino grosso?
A água contida nos materiais que chegam ao intestino grosso vem dos alimentos e do próprio organismo.
Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks três vídeos sobre o sistema digestório. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.
Vídeo 1
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=7k_99M5jRXY&playnext=1&list=PL480AB79D80CEBE5B acesso feito dia 08/08/2011
Vídeo 2
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gcWmDduJBZg&feature=fvst acesso feito dia 08/08/2011
Vídeo 3
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zvlThLEnnOQ acesso feito dia 08/08/2011
OBSERVAÇÃO:O/a professor/a pode executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluindo a exibição do vídeo, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando osoftware Kword, responder o Exercício 1. Vale destacar que o Exercício 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.
Relacione a alternativa correta:
O sistema digestivo é constituído por um conjunto de órgãos através dos quais os alimentos se vão deslocando e transformando. A esse conjunto de órgãos dá-se o nome de:
Os alimentos, ao longo do tubo digestivo, vão sofrendo um conjunto de transformações, que são:
Os alimentos percorrem o esôfago até chegar ao estômago, com a ajuda dos:
Chegados ao estômago, os alimentos são fortemente agitados, porque as paredes do estômago são:
À passagem dos alimentos para o sangue dá-se o nome de:
A maior parte da água vai ser agora absorvida para o sangue, formando-se então:
Vamos pensar:
A celulose dos vegetais contribui muito para a formação das fezes. Por que a celulose não é digerida ao longo do tubo digestivo?
A celulose não é digerida ao longo do tubo digestivo porque não existem enzimas que as digerem.
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
Fonte: http://srec.azores.gov.pt/dre/sd/115132020201/ESA/downloads/O%20SISTEMA%20DIGESTIVO.htm acesso feito dia 08/08/2011
Nessa terceira atividade da aula, o/a professor/a deverá solicitar que os alunos identifiquem os órgãos do sistema digestório humano destacados na figura. O desenho deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.
Fonte: http://mundinhoencantadoprofe.blogspot.com/2009/11/sistema-digestorio.html acesso feito dia 08/08/2011
1________________________________(BOCA)
2________________________________(ESÔFAGO)
3________________________________(ESTÔMAGO)
4________________________________(INTESTINO GROSSO)
5________________________________(INTESTINO DELGADO)
Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização de um experimento no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentadas pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o experimento. Tal discussão pode ser norteada pelas questões abaixo, cujas respostas devem ser apresentadas pelo/a professor/a para os devidos esclarecimentos.
Materiais:
Procedimento:
1. Coloque uma tira de fita crepe colada verticalmente no pote de vidro do lado de fora.
2. Encha o pote de vidro com água e faça uma marca indicando o nível de água na fita crepe com a caneta hidrocor.
3. Dobre quatro vezes o papel toalha até formar um quadrado pequeno.
4. Coloque o quadrado de papel no pote de vidro, segurando com a mão até ele ficar completamente submerso.
5. Retire com cuidado e faça novamente uma marca indicando o nível de água na fita crepe.
6. Encha o vidro com água até o nível em que estava quando a experiência teve início.
7. Junte três folhas de papel de papel toalha e dobre quatro vezes, formando novamente um pequeno quadrado.
8. Molhe o quadrado de papel e retire marcando o nível de água.
9. Registre no caderno o que foi observado.
Questões norteadoras:
1. O que aconteceu durante o experimento?
2. Como você explicaria o que aconteceu?
Resposta: espera-se que, após a utilização das três folhas de papel absorvente dobradas, ocorra uma maior absorção de água, fazendo com que o nível da água seja menor do que na situação anterior, que foi utilizado somente uma folha de papel absorvente.
OBSERVAÇÃO: Está atividade tem por objetivo discutir a influência da superfície na absorção de substância. Após a observação dos resultados, pode-se comparar o papel à parede do intestino e as dobras, às vilosidades e microvilosidades. Essas adaptações do intestino delgado aumentam em cerca de mil vezes a área de absorção da mucosa, criando uma área total de aproximadamente 250 m2, o equivalente à área de uma quadra de tênis.
Nessa quinta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as, divididos em um total de seis grupos, a acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox para fazer uma busca de informações sobre diferentes tipos de cirurgia de estômago nos sites indicados abaixo.
Cada grupo ficará responsável por fazer uma pesquisa sobre um tipo de cirurgia, a saber:
GRUPO 1: CIRURGIAS RESTRITIVAS
Fonte: http://www.cirurgiadaobesidadedf.com.br/cirurgias-restritivas acesso feito dia 08/08/2011
GRUPO 2: BANDA GÁSTRICA AJUSTÁVEL LAPAROSCÓPIA
Fonte: http://www.bandaebalao.com.br/ct/tratamentos/banda.aspx acesso feito dia 08/08/2011
GRUPO 3: CIRURGIA DISABSORTIVAS
Fonte: http://www.gastronet.com.br/tecnicas_disabsortivas.htm acesso feito dia 08/08/2011
GRUPO 4: DERIVAÇÃO BILIOPANCREÁTICA
Fonte: http://www.cimamed.com.br/obesidade.php?id=31 acesso feito dia 08/08/2011
GRUPO 5: CIRURGIA MISTA OU COMBINADAS
Fonte: http://www.proctogastro.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=101&Itemid=230 acesso feito dia 08/08/2011
GRUPO 6: BALÃO INTRA GÁSTRICO
Fonte: http://www.bandaebalao.com.br/ct/tratamentos/Balao.aspx acesso feito dia 08/08/2011
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão buscar informações capazes de responder às seguintes perguntas:
Para que tipo de condição está indicado o tratamento cirúrgico que você pesquisou?
Quais são os riscos do tratamento cirúrgico que você pesquisou?
Com o término da pesquisa, cada grupo deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as imagens e informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Fonte: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-digestivo/ acesso feito dia 08/08/2011
PORTO; D.P., MARQUES; J.L.Ciências: o corpo humano. Editora Scipione
BIZZO; N., JORDÃO; M. Ciências. Volume 3. 1º edição, São Paulo, 2006 Editora do Brasil.
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita também a partir do emprego do Exercício 2. Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente o Exercício 2 aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.
Os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para responder, em casa, o Exercício 2. Posteriormente, a correção seria realizada em sala de aula pelo/a professor/a.
Exercício 2
Relacione os órgãos do sistema digestório à sua função:
1 – BOCA
2 – ESÔFAGO
3 – ESTÔMAGO
4 – INTESTINO DELGADO
5 – INTESTINO GROSSO
( 4 ) é onde acontece a absorção dos alimentos
( 1 ) recebe o alimento onde é mastigado e insalivado
( 2 ) tubo que leva o alimento até o estômago
( 5 ) recebe os restos alimentares não aproveitáveis
( 3 ) armazena, mistura e começa a digestão de alguns alimentos.
Qual o volume de líquidos dos alimentos que ingerimos? O que acontece com eles?
Cerca de 800 g de alimentos que ingerimos por dia recebem 1,5 l de saliva, 2 l de suco gástrico, 0,5 l de bile, 1 l de suco pancreático e 2 l de suco entérico. São, portanto, cerca de 7 l de líquidos que o organismo lança nos alimentos que ingerimos.
Um antigo remédio chamado “sal amargo” faz com que o intestino impulsione o quimo de forma mais acelerada. Quando utilizam esse remédio, pessoas que têm intestino “preso” poderão ter alguns benefícios, mas pessoas normais terão fezes líquidas. Por quê?
As fezes líquidas devem conter líquidos produzidos pelo próprio corpo, como saliva, suco gástrico, suco entérico, etc. A aceleração do trânsito do quimo dificulta a absorção de toda sua água.
Quatro estrelas 11 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/04/2015
Cinco estrelasAmei! Agradeço por postar essa atividade que tanto me ajudou.
16/10/2013
Cinco estrelasEXCELENTE! MUITO BOM, SEMPRE QUE ESTOU NO SUFOCO ENTRO NESTE SITE E SOU SEMPRE SOCORRIDA. VALEU MESMO GENTE. MUITO ABRIGADA PELA AJUDA. ZULEIDE
03/10/2013
Três estrelasÓtima aula e as atividades estão bem acessíveis.
13/08/2013
Quatro estrelasfoi muito bom entrar nesta aula peguei uma substituição e me senti mais segura com essas ideias obrigada.
01/05/2013
Cinco estrelasMuito boa mesmo, me ajudou muito.
29/09/2012
Cinco estrelasótima aula, sou uma estudante na véspera de um vestibular e isso me serviu muito !!
12/08/2012
Cinco estrelasÓtima aula!E facilmente aplicável...
21/06/2012
Cinco estrelasGostei muito dessa aula!! Me ajudou bastante.
30/05/2012
Cinco estrelasMe ajudou muitoo!!!!
28/03/2012
Cinco estrelasSão otimas estas práticas
13/09/2011
Cinco estrelasMuito boa, excelente, maravilhosa, ÓTIMO CONTEÚDO!!!!