Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre chuva ácida – UCA

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as causas da chuva ácida

Identificar os efeitos da chuva ácida

Vislumbrar, por meio de experimentos, certos processos químicos associados à chuva ácida

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre meio ambiente e poluição.

Estratégias e recursos da aula

eseba

 

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a. 

1ª atividade: conhecendo mais sobre a chuva ácida

videos

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks um vídeo sobre a chuva ácida. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão encontra-se disponível.

Vídeo

chuva

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Ecovtts49Dw   acesso feito dia 15/08/2011

OBSERVAÇÃO:O/a professor/a pode executar previamente o download do vídeo no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluindo a exibição do vídeo, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando osoftware  Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Questionário 1

1 – Quais são os fatores causadores da chuva ácida?
Principalmente a emissão de óxidos de nitrogênio e óxido de enxofre pelos motores dos veículos.

2 – Um chuva ácida poderia ter quais valores de acidez na escala de pH?
Valores abaixo de 7.

3 – De que modo podemos diminuir a ocorrência da chuva ácida?
Diminuindo a utilização dos veículos à gasolina. Mas, para que isso ocorra, precisamos de alternativas viáveis, pois não podemos simplesmente obrigar as pessoas a parar de usar o carro.

2ª atividade: aprofundando os conhecimentos

atividades

Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software  Kword, acessar os textos 1 e 2, denominados, respectivamente, “Chuva ácida” e “Poluição atmosférica & chuva ácida”. O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: CHUVA ÁCIDA
Fonte: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2000/chuva/ChuvaAcida.htm acesso feito dia 15/08/2011

TEXTO 2: POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA & CHUVA ÁCIDA
Fonte: http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html#formacao  acesso feito dia 15/08/2011

Concluída a leitura dos textos, cada dupla deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Questionário 2

1– Como se forma a chuva ácida?
Os óxidos de nitrogênio e o óxido de enxofre, emitidos pelos veículos, combinam-se com a água da chuva, tornando-a ácida.

2- A chuva pode ser ácida em um ambiente não poluído? Explique.
Sim. O gás carbônico existente naturalmente no ar e resultante no processo de respiração dos animais também pode se combinar à água da chuva, tornando-a ácida.

3 – Por que a chuva ácida não cai, necessariamente, na área em que os gases poluentes são formados?
Porque os gases formadores podem ser transportados para longe da região poluída.

4 – Leia e explique afirmação: “Ainda que o homem não queimasse combustível fóssil, a chuva poderia ser ligeiramente ácida”.
O gás carbônico ocorre naturalmente na atmosfera e pode tornar a chuva ácida.

3ª atividade: dialogando

atividades

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar a tirinha e o trecho de reportagem que se encontram abaixo, utilizando um kit multimídia e um data show.

O/a professor/a poderá pedir para que um/a aluno/a leia a tirinha e outro leia o trecho da reportagem.

ESTUFA

Fonte:  http://sec.sbq.org.br/cdrom/32ra/resumos/T1345-2.pdf  acesso feito dia 15/08/2011

Entrou, é pra se queimar - Faz mal tomar chuva ácida?

Por: Raphael Hakime – Revista Superinteressante

A chuva ácida carrega corrosivos poderosos, como o ácido sulfúrico, mas eles estão tão diluídos na água que não fazem mal a quem toma um toró de vez em quando. Além disso, é impossível que essas substâncias se acumulem sobre a pele, mesmo que a pessoa não se lave: as células da epiderme são trocadas constantemente. “A pele de ontem já não é a mesma de hoje”, explica o dermatologista Vítor Reis, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Qualquer chuva é ácida, apesar de nem sempre receber esse nome. Isso porque a água (H2O) reage com o gás carbônico (CO2) resultante da respiração de humanos, animais e plantas, formando o ácido carbônico (H2CO3) – que é quimicamente fraco e se decompõe de volta em CO2. Até aí, nenhum problema.

O problema está na emissão de gases como os óxidos de nitrogênio e de enxofre, resultantes da queima de combustíveis fósseis – eles formam, respectivamente, os ácidos sulfúrico e nítrico, que aumentam a acidez da chuva em até 10 vezes. Essa é a chamada chuva ácida. Nos monumentos e construções, o problema ocorre quando ela entra em contato com o carbonato de cálcio presente em materiais como o mármore – e reage, carcomendo a pedra. Guardadas as proporções, é como jogar água sobre uma pastilha efervescente.

Fonte: http://super.abril.com.br/superarquivo/2007/conteudo_540734.shtml acesso feito dia 15/08/2011

Finalizadas as leituras, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o conteúdo da tirinha e do trecho de reportagem. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:

1- O que mais chamou sua atenção durante a leitura da tirinha e do trecho de reportagem?

2 - Na sua opinião, o que cada um de nós pode fazer para ajudar a diminuir a ocorrência de chuva ácida?

Durante o debate, deve-se observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

4ª atividade: trabalhando no laboratório

pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização de dois experimentos no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.

Experimento 1 – Chuva ácida

Materiais:

  • 01 vidro com tampa (como os de maionese ou café solúvel)
  • Enxofre em pó (1 colher de chá cheia)
  • 04 fitas de papel tornassol azul (aproximadamente 3 cm cada uma)
  • 02 pétalas de flor colorida
  • 01 colher de plástico
  • 02 pedaços de fios de cobre (de aproximadamente 15 cm cada um)
  • 01 caixa de fósforos
  • 01 caneta
  • Tabela de resultados (modelo)

Procedimento:

1 - Coloque uma fita de papel tornassol e uma pétala de flor na parte de dentro da tampa do vidro. Utilizando a colher de plástico, polvilhe um pouco do enxofre em pó sobre a fita e sobre a pétala. Não utilize todo o enxofre, apenas o suficiente para manchar parte do papel tornassol e da pétala de flor. Anote suas observações na tabela de resultados.

2 - Coloque cerca de 5 cm de água da torneira no vidro e, com o auxílio da colher (limpa), retire um pouco de água e coloque sobre o enxofre que está sobre a pétala e o papel tornassol. Observe o que acontece com a água em contato com o enxofre e se houve alteração na cor do papel tornassol e na pétala. Anote suas observações na tabela de resultados. Jogue no lixo o material sólido da tampa e lave a tampa.

3 - Pegue uma nova fita de papel tornassol e o umedeça com água. Anote suas observações na tabela de resultados.

4 - Monte o seguinte esquema: coloque em uma das extremidades do fio de cobre uma nova pétala e, um pouco separado, coloque um novo papel tornassol azul. Na outra extremidade do fio, faça um pequeno gancho e pendure por dentro do vidro que já tem um pouco de água. Tome cuidado para que a pétala ou a fita não entrem em contato com a água. Veja a ilustração.

chuva

Fonte: http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidaExperimento.html acesso feito dia 15/08/2011

5 - Pegue o outro fio de cobre e enrole parte deste na ponta da caneta, formando um pequeno cone de cerca de 1 cm. Faça um pequeno gancho na outra ponta do fio, retire a caneta e encha o cone com enxofre em pó, com cuidado, usando a colher. Pendure então o fio de cobre por dentro do vidro, sem atingir a água.

6 - Posicione um fósforo aceso abaixo do cone para começar a queimar o enxofre e rapidamente retire o fósforo e tampe o vidro. Observe se o enxofre está realmente queimando. Aguarde 5 minutos e anote na tabela de resultados se houve mudança na coloração do papel e da pétala.

7 - Retire os fios de cobre de dentro do vidro rapidamente. Feche o vidro e agite a solução cuidadosamente.

8 -Umedeça nova fita de papel tornassol na água e anote suas observações na tabela de resultados.


OBSERVAÇÃO: O papel tornassol azul é de cor azul em meio neutro e básico e se torna rosa em meio ácido.

IMPORTANTE LEMBRAR:

  • NÃO JOGUE A ÁGUA ACIDIFICADA NA PIA. Armazene esta solução contendo o ácido sulfuroso em um recipiente grande para posterior neutralização.
  • Jogue as pétalas e o papel de tornassol no lixo. Os resíduos de enxofre podem ser jogados na pia, pois este elemento é bastante inerte. Lave todo material e retorne-os para sua bancada. Limpe e organize sua bancada. 

Tabela de resultados (modelo)

 

Observações

Pétala + enxofre em pó

 

Papel tornassol + enxofre em pó

 

Pétala + enxofre em pó + água

 

Papel tornassol + enxofre + água

 

Papel tornassol + água

 

Dióxido de enxofre + pétala

 

Dióxido de enxofre + papel de tornassol

 

Dióxido de enxofre + água

 

Fonte: http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidaExperimento.html acesso feito dia 15/08/2011

Experimento 2 – Chuva ácida

Materiais:

  • 01 recipiente de plástico ou vidro transparente (exemplo: aquário)
  • 01 fita preta (fita isolante)
  • 20gr de enxofre
  • 01 L de água
  • 01 folha de repolho roxo
  • 01 ebulidor ou outra fonte de aquecimento
  • 01 liquidificador
  • 01 colher

Procedimento:

1 - Prepare uma solução de repolho roxo. Inicialmente bata a folha de repolho no liquidificador com água, aquecendo-a logo em seguida no ebulidor ou em outra fonte de aquecimento, como se vê na foto abaixo.

chuva

2 – Dobre a extremidade da colher de modo que ela se encaixe no recipiente e, com auxilio da fita preta, vede o recipiente para que a colher contendo enxofre fique bem fixa no recipiente, como se vê na foto abaixo.

chuva

3 – Observe a combustão do enxofre.

4 – Verifique a mudança na coloração da solução de repolho roxo de azul para vermelho. Essa mudança é indicio de que houve a produção de ácido sulfúrico.

Fonte: http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=138#top  acesso feito dia 15/08/2011

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

5ª atividade: pesquisando e aprendendo

pesquisa

Nessa quinta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizar em grupos de cinco integrantes, sendo que cada um deles deve ser, preferencialmente, morador de uma região diferente da cidade. Os grupos deverão coletar amostras de água da chuva na região em que residem. É de responsabilidade do/a professor/a disponibilizar aos/as alunos/as recipientes (exemplo: recipientes feitos de garrafas PET cortadas ao meio) para a coleta de água da chuva. Feita a distribuição desses recipientes, cabe ao professor/a orientar os/as alunos/as no decorrer da atividade.

Finalizada a coleta da água da chuva, os grupos deverão levar as amostras para a escola, onde irão determinar o pH de todas elas.

Feita a determinação do pH de todas as amostras, cabe ao/a professor/a apresentar no quadro o conjunto de dados obtidos, identificando-os em função da região da coleta, e propor que os/as alunos/as respondam à seguinte pergunta:

Em qual região da cidade a chuva é considerada mais ácida? Explique.

Cabe ao/a professor/a ser o mediador do debate. Nesse momento, deve-se observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

Recursos Complementares

Fonte: http://www.cdcc.usp.br/quimica/ciencia/chuva.html  acesso feito dia 15/08/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.