Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Renascimento Cultural

 

02/09/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- O Renascimento Cultural.
 
- As diversas manifestações do Renascimento Cultural na Europa.
 
- Os principais personagens do Renascimento Cultural.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- Antiguidade clássica (arte, filosofia, ciência e política).
 
- Idade Média (arte, filosofia, ciência e política).
Estratégias e recursos da aula

 

Aula 1

Em sala de aula ou no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir aos alunos que leiam, individualmente, o texto disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/renascimento.htm. Deverá, também, orientar os alunos a anotarem, em tópicos, aspectos apresentados no texto que permitam traçar diferenciações entre a Idade Média e o Renascimento.

Após a leitura do texto, o professor deverá estimular um debate pautado pelas anotações dos alunos, utilizando este momento também para fazer uma revisão sobre o tema da Idade Média, contrapondo-o ao Renascimento: “Na opinião dos alunos, houve realmente um renascimento? As artes, as filosofias e as ciências estavam ‘mortas’ durante a Idade Média?”

(O professor poderá exibir as imagens abaixo para esquentar o debate. Por meio das imagens, pode-se perceber que havia, sim, cultura e arte no medievo, sendo errônea a noção tradicional que as pessoas possuem ao se referirem a ele simplesmente como a “Idade das Trevas”.)

 

 
- Imagem 1:
, notre
Legenda: Catedral de Notre Damme, em Paris, construção do século XII. Disponível
 
- Imagem 2:
 
asfd

Legenda: A dama e o unicórnio – Tapeçaria francesa. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/N-10835-Img1.jpg

 
- Imagem 3:
 
,mn,n
Legenda: Basílica de Santa Sofia, em Istambul, construída em 553 d.C. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/santasofia03.jpg
 
Imagem 4:
 
tugfjhs
Legenda: Mosaico no interior da Basílica de Santa Sofia. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/mosaicosantasofia.jpg

 

- Vídeo com diversas obras artísticas do período medieval, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sWVzbtBjtss.

Após a discussão levantada pelas imagens, o professor deverá voltar ao estudo dirigido/debate do texto, anotando no quadro a opinião dos alunos.

- Por qual motivo este período é considerado, então, um período de “renascimento”?

- Que transformações sociais permitiram o surgimento da Renascença?

- O que a intensificação da vida urbana trouxe para a sociedade?

- Quais as mudanças no modo de pensar (filosofia) dos homens?

- Qual classe social era a grande mecenas dos artistas renascentistas?

O professor deverá, então, exibir agora imagens de artistas renascentistas, pedindo aos alunos que apontem: as questões técnicas que as diferenciam da arte medieval e os temas apresentados nas obras.

Os alunos são capazes de identificar nas obras esta nova mentalidade trazida pelo Renascimento?

 

 
Imagem 5:
 
fghdfgh
Legenda: O jardim das delícias, de Hieronymus Bosch. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/Bosch.gif
 
- Imagem 6:
jkj
Legenda: Davi, de Michelangelo Buonarroti. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/Michelangelos_David.jpg
 
- Imagem 7:
dfyfdg
Legenda: O nascimento de Vênus, de Sandro Botticcelli. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/nascimento-de-venus.jpg
 
- Imagem 8:
dfgsdf
sdg
Legenda: A Escola de Atenas, de Rafel Sanzio. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/escola-de-atenas.jpg
 
- Imagem 10:
dfhdfs
Legenda: Teto da Capela Sistina, de Michelangelo Buonarroti. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/CapillaSixtina.jpg
 
- Imagem 11
adsfwqer
Legenda: Detalhe do teto da Capela Sistina, de Michelangelo Buonarroti. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/capela.jpg
 
- Imagem 12:
fhgdfg
Legenda: Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/da_vinci_homem_vitruviano.jpg
 

Após a discussão, o professor deverá pedir aos alunos que leiam, individualmente, o texto disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=215.

Terminada a leitura, cada aluno deverá escolher uma das imagens renascentistas apresentadas e descrever, em tópicos, as características lidas nos textos que aparecem na obra selecionada. Será interessante que destaquem tanto questões técnicas quanto as temáticas representadas nas peças. Esta listagem deverá ser entregue ao fim da aula.

 

Aula 2

Os alunos deverão ser separados em quatro grupos, sendo sorteados entre eles os seguintes temas: “A ciência renascentista”, “A literatura renascentista”, “A filosofia renascentista” e “A música renascentista”.

Os alunos deverão pesquisar sobre o tema sorteado para o seu grupo, buscando cobrir os seguintes aspectos:

- O que o Renascimento trouxe de novo para o tema?

- Quais os seus principais expoentes? (Os grupos poderão citar vários, mas deverão escolher um nome para apresentar mais profundamente.)

- Quas as principais obras?

- Como estas obras expressam o espírito renascentista?

Os resultados da pesquisa deverão gerar um texto de uma página, que poderá ser exposto em um jornal mural ou postado em um blog da turma sobre o Renascimento.

O texto deverá ser acompanhado por imagens, tanto no mural quanto no blog. Além da produção do Jornal Mural ou do post no Blog, os grupos deverão apresentar sua pesquisa aos demais colegas de sala.

Deverão produzir, também, a apresentação do tema em slides de linguagem sucinta, destacando em tópicos os pontos mais relevantes do texto produzido para o Blog. Para esta apresentação, os alunos poderão utilizar diferentes recursos de mídia, como música, vídeos e imagens.

Caberá aos alunos decidir quais membros do grupo farão:

- a pesquisa de textos e imagens relevantes para a elaboração do trabalho final;

- a redação do texto para o Blog/Jornal Mural;

- a montagem dos slides para a apresentação;

- a apresentação diante dos demais colegas.

 

Fontes de pesquisa para os grupos

Grupo A - “A Ciência renascentista”:

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/fisica/mecanica/historia_da_mecanica/mecanica_hist_4_renascimento

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/fisica/mecanica/historia_da_mecanica/mecanica_hist_5_galileu

http://www.pucsp.br/margem/pdf/m17av.pdf

Grupo B - “A literatura renascentista”:

http://histoblogsu.blogspot.com/2009/04/literatura-e-filosofia-renascentista.html

http://www.supletivo.com.br/materias/educacao_artistica/aula_06_a_arte_e_a_literatura_renascentista/

http://www.grupoescolar.com/materia/renascimento.html

http://www.not1.com.br/classicismo-renascimento-caracteristicas-literatura-obras-e-poesia/

Grupo C - “A filosofia renascentista”:

http://www.consciencia.org/filosofia-renascentista

http://sataridis.wordpress.com/2010/02/09/filosofia-renascentista-ii/

http://www.mundodosfilosofos.com.br/giordano.htm

Grupo D - “A música renascentista”:

http://www.musica.ahistoria.com.br/Hist%C3%B3ria-da-M%C3%BAsica-Renascentista-9.html

http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/historia_musica/historia_resumida/renascentista.htm

http://www.oliver.psc.br/historia%20musica.htm#Música Renascentista

http://www.hpdocarlos.kit.net/musica_renascentista.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_renascentista (neste link aparecem diversos nomes de músicos renascentistas, por meio dos quais os alunos poderão pesquisar as músicas em sites como o youtube).

 

Aula 3

Esta aula será destinada à apresentação dos trabalhos dos grupos. Para esta apresentação (de 10 minutos), os alunos poderão utilizar diferentes recursos de mídia, tais como: música, vídeos, imagens e trechos de obras literárias.

Os alunos dos grupos que não estiverem apresentando no momento deverão prestar bastante atenção aos trabalhos dos colegas, pois, ao final da aula, deverão produzir, individualmente, um resumo sobre um dos temas discutidos nas apresentações. Estes resumos poderão fazer parte, também, do Blog/Jornal Mural.

Recursos Complementares

 

- Textos de suporte ao professor:

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4400/1/RENASCIMENTO-CULTURAL/Paacutegina1.html

http://migre.me/5vOYY

http://filovida.webnode.pt/news/renascimento-cultural/

- Filme: Moça com Brinco de Pérola (Girl With a Pearl Earring - Inglaterra - 2003 - 95 minutos).

- Filme: O Mercador de Veneza (The Merchandt of Venice -138 minutos).

Avaliação

 

Na primeira aula, deverá ser avaliada a participação dos alunos no debate e a
sua capacidade de argumentar os temas propostos durante a discussão.
 
Durante a segunda aula, deverão ser avaliadas: a execução da pesquisa e a
participação de todos nas tarefas designadas.
 
Na terceira aula, serão avaliadas: a explanação oral do tema, os slides da
apresentação (deverão apresentar linguagem clara e precisa), o texto redigido
pelo grupo e o resumo individual das apresentações.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.