02/09/2011
Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Aula 1
Em sala de aula ou no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir aos alunos que leiam, individualmente, o texto disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/renascimento.htm. Deverá, também, orientar os alunos a anotarem, em tópicos, aspectos apresentados no texto que permitam traçar diferenciações entre a Idade Média e o Renascimento.
Após a leitura do texto, o professor deverá estimular um debate pautado pelas anotações dos alunos, utilizando este momento também para fazer uma revisão sobre o tema da Idade Média, contrapondo-o ao Renascimento: “Na opinião dos alunos, houve realmente um renascimento? As artes, as filosofias e as ciências estavam ‘mortas’ durante a Idade Média?”
(O professor poderá exibir as imagens abaixo para esquentar o debate. Por meio das imagens, pode-se perceber que havia, sim, cultura e arte no medievo, sendo errônea a noção tradicional que as pessoas possuem ao se referirem a ele simplesmente como a “Idade das Trevas”.)
Legenda: A dama e o unicórnio – Tapeçaria francesa. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/N-10835-Img1.jpg
- Vídeo com diversas obras artísticas do período medieval, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sWVzbtBjtss.
Após a discussão levantada pelas imagens, o professor deverá voltar ao estudo dirigido/debate do texto, anotando no quadro a opinião dos alunos.
- Por qual motivo este período é considerado, então, um período de “renascimento”?
- Que transformações sociais permitiram o surgimento da Renascença?
- O que a intensificação da vida urbana trouxe para a sociedade?
- Quais as mudanças no modo de pensar (filosofia) dos homens?
- Qual classe social era a grande mecenas dos artistas renascentistas?
O professor deverá, então, exibir agora imagens de artistas renascentistas, pedindo aos alunos que apontem: as questões técnicas que as diferenciam da arte medieval e os temas apresentados nas obras.
Os alunos são capazes de identificar nas obras esta nova mentalidade trazida pelo Renascimento?
Após a discussão, o professor deverá pedir aos alunos que leiam, individualmente, o texto disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=215.
Terminada a leitura, cada aluno deverá escolher uma das imagens renascentistas apresentadas e descrever, em tópicos, as características lidas nos textos que aparecem na obra selecionada. Será interessante que destaquem tanto questões técnicas quanto as temáticas representadas nas peças. Esta listagem deverá ser entregue ao fim da aula.
Aula 2
Os alunos deverão ser separados em quatro grupos, sendo sorteados entre eles os seguintes temas: “A ciência renascentista”, “A literatura renascentista”, “A filosofia renascentista” e “A música renascentista”.
Os alunos deverão pesquisar sobre o tema sorteado para o seu grupo, buscando cobrir os seguintes aspectos:
- O que o Renascimento trouxe de novo para o tema?
- Quais os seus principais expoentes? (Os grupos poderão citar vários, mas deverão escolher um nome para apresentar mais profundamente.)
- Quas as principais obras?
- Como estas obras expressam o espírito renascentista?
Os resultados da pesquisa deverão gerar um texto de uma página, que poderá ser exposto em um jornal mural ou postado em um blog da turma sobre o Renascimento.
O texto deverá ser acompanhado por imagens, tanto no mural quanto no blog. Além da produção do Jornal Mural ou do post no Blog, os grupos deverão apresentar sua pesquisa aos demais colegas de sala.
Deverão produzir, também, a apresentação do tema em slides de linguagem sucinta, destacando em tópicos os pontos mais relevantes do texto produzido para o Blog. Para esta apresentação, os alunos poderão utilizar diferentes recursos de mídia, como música, vídeos e imagens.
Caberá aos alunos decidir quais membros do grupo farão:
- a pesquisa de textos e imagens relevantes para a elaboração do trabalho final;
- a redação do texto para o Blog/Jornal Mural;
- a montagem dos slides para a apresentação;
- a apresentação diante dos demais colegas.
Fontes de pesquisa para os grupos
Grupo A - “A Ciência renascentista”:
http://www.pucsp.br/margem/pdf/m17av.pdf
Grupo B - “A literatura renascentista”:
http://histoblogsu.blogspot.com/2009/04/literatura-e-filosofia-renascentista.html
http://www.supletivo.com.br/materias/educacao_artistica/aula_06_a_arte_e_a_literatura_renascentista/
http://www.grupoescolar.com/materia/renascimento.html
http://www.not1.com.br/classicismo-renascimento-caracteristicas-literatura-obras-e-poesia/
Grupo C - “A filosofia renascentista”:
http://www.consciencia.org/filosofia-renascentista
http://sataridis.wordpress.com/2010/02/09/filosofia-renascentista-ii/
http://www.mundodosfilosofos.com.br/giordano.htm
Grupo D - “A música renascentista”:
http://www.musica.ahistoria.com.br/Hist%C3%B3ria-da-M%C3%BAsica-Renascentista-9.html
http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/historia_musica/historia_resumida/renascentista.htm
http://www.oliver.psc.br/historia%20musica.htm#Música Renascentista
http://www.hpdocarlos.kit.net/musica_renascentista.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_renascentista (neste link aparecem diversos nomes de músicos renascentistas, por meio dos quais os alunos poderão pesquisar as músicas em sites como o youtube).
Aula 3
Esta aula será destinada à apresentação dos trabalhos dos grupos. Para esta apresentação (de 10 minutos), os alunos poderão utilizar diferentes recursos de mídia, tais como: música, vídeos, imagens e trechos de obras literárias.
Os alunos dos grupos que não estiverem apresentando no momento deverão prestar bastante atenção aos trabalhos dos colegas, pois, ao final da aula, deverão produzir, individualmente, um resumo sobre um dos temas discutidos nas apresentações. Estes resumos poderão fazer parte, também, do Blog/Jornal Mural.
- Textos de suporte ao professor:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4400/1/RENASCIMENTO-CULTURAL/Paacutegina1.html
http://filovida.webnode.pt/news/renascimento-cultural/
- Filme: Moça com Brinco de Pérola (Girl With a Pearl Earring - Inglaterra - 2003 - 95 minutos).
- Filme: O Mercador de Veneza (The Merchandt of Venice -138 minutos).
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/05/2014
Cinco estrelasAproveitei bastante alguns elementos da sua aula. obg
22/08/2013
Cinco estrelasMuito interessante, pois envolve o aluno na tarefa , fazendo o mesmo ir em busca do conhecimento.Vou aplicar nas minhas turmas.
08/08/2013
Cinco estrelasExcelente projeto, vou utilizá-lo com meus alunos do 1º ano com pequenas alterações.
04/05/2013
Cinco estrelasMuito bom o material. Veio somar e nos auxilar na ministração do conteúdo. Idália Carvalho