Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A propaganda antinazista nos desenhos animados

 

02/09/2011

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Márcio dos Santos Rodrigues; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá aprender como os desenhos animados durante a Segunda Guerra Mundial combateram o Nazismo.

Desenhos animados são uma forma de linguagem pouco utilizada no Ensino e na Pesquisa em História. Sendo assim, o aluno aprenderá a “ler” um desenho animado, considerando os seus códigos particulares.

O aluno ainda aprenderá que desenhos animados não são um simples divertimento. Eles são e foram utilizados, por diversas ocasiões, como ferramenta política, tomando posições e elaborando críticas.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter estudado anteriormente as condições que possibilitaram a ascensão do Nazismo na Europa durante a década de 1930.

O aluno também deve ter conhecimento de algumas das principais características do Nazismo (presença ostensiva de um aparelho de propaganda e censura; culto à figura do líder – no caso, chamado de führer; ideia de uma raça superior; supressão de qualquer forma de resistência por meio da violência, etc.).

O aluno deve ter conhecimentos básicos de internet.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula, o professor e os alunos discutirão como os desenhos animados produzidos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (ocorrida entre 1939-1945) criticaram abertamente o Nacional-Socialismo alemão, também denominado como Nazismo. Para tanto, devem considerar os argumentos utilizados nessas produções contra o nazismo.

AULA 1:

A primeira aula ocorrerá na Sala de Informática e será dedicada à exibição dos desenhos animados. O professor solicitará aos alunos que acessem, no Youtube, os seguintes vídeos:

1. The Ducktators (disponível em http://www.youtube.com/watch?v=cSvs_mHJ3so e também em http://www.youtube.com/watch?v=KsBG34TSJJ4

 

Imagem disponível em http://1.bp.blogspot.com/-1kJ1US6wNwQ/TZ8ztaG2fNI/AAAAAAAAAF8/4Q8qNbTiGyg/s1600/page5_41.jpg

Sugestão: Na imagem, a pomba da Paz tenta interromper a marcha do Eixo. O professor poderá sugerir aos alunos que reparem em cada um dos três patos da figura e procurem identificar o personagem histórico a que se referem.

O professor poderá indicar os textos disponíveis nos sites a seguir para que os alunos possam, a partir deles, buscar maiores informações sobre as figuras representadas acima: http://www.infoescola.com/segunda-guerra/paises-do-eixo/ e http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:L%C3%ADderes_do_Eixo_na_Segunda_Guerra_Mundial.

 

2. The Spirit Of 43 (“O Espírito de 1943”, em português). Vídeo disponível em: www.youtube.com/watch?v=xphiYdfd-Tg

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_bxVZ7GvshNg/TOL94c_1uHI/AAAAAAAAD1s/cXTbbGEj3Jg/s1600/Spirit%2Bof%2B43%2B4.jpg

Sugestão: O professor poderá sugerir aos alunos que procurem na imagem acima e no vídeo do qual ela foi retirada os elementos relacionados ao Nazismo. Um deles é a suástica – também conhecida como cruz gamada. Após os alunos interpretarem o significado do símbolo, poderão buscar na Internet mais informações sobre ela: quando foi criada e os motivos pelos quais ela foi apropriada pelos nazistas. Há outros elementos, como a caracterização das personagens, que são alusivos ao Nazismo. O professor poderá e deverá sugerir aos alunos que atentem para esses detalhes, de modo a interpretar melhor o vídeo exibido.

 

3. Der Fuehrer’s Face (“A Face do Führer”, em português). Vídeo disponível em www.youtube.com/watch?v=8wwulYlpKLYou em www.youtube.com/watch?v=dXCo2i8vflM. Ainda pode ser visualizado em www.youtube.com/watch?v=tjEdex5mE24 e em http://www.youtube.com/watch?v=shsGXmxJlAU&feature=related .

 

  

Imagem disponível em: http://film.umwblogs.org/files/2009/04/face.jpg

Sugestão: A partir da imagem acima, os alunos poderão fazer uma pesquisa acerca do livro que Donald, personagem dos Estúdios Disney, está lendo. Sugerimos que os alunos comecem pelo endereço eletrônico http://pt.wikipedia.org/wiki/Mein_Kampf. Depois, devem recorrer ao google (http://www.google.com) e coletar maiores informações sobre o livro que Donald lê: Mein Kampf. Em seguida, poderiam responder as seguintes questões:

 - Quem foi o autor de Mein Kampf?

- O que o título significa?

- Quais eram as premissas apresentadas nesse livro?

 

4. Education for Death (“Educação para a morte”, em português). Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=EPvQZzcIh60

 

Imagens acima disponíveis em: http://www.disneyfilmproject.com/2010/10/education-for-death.html

Sugestão: A partir da primeira imagem, os alunos poderão refletir sobre o significado da suástica. O que ela significa no contexto em que o desenho animado Education for Death foi lançado? Considerando a segunda mensagem, os alunos poderão procurar na Internet o significado da saudação feita a Adolf Hitler, figura apresentada no retrato. Que características expressivas do Nazismo estão indicadas no desenho acima. O título Education for Death – Educação para Morte – pode ser apresentado como motivo de reflexão. A educação nazista aparece nele como análoga à morte. O professor deverá atentar para o uso desse desenho como instrumento de propaganda, visando a deslegitimar o Nazismo.

 

5.Daffy– The Commando(vídeo disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=xFdG8lZ4PJw).

 

 

  

 

 

Sequência final de Daffy – The Commando–, extraída do vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xFdG8lZ4PJw e disponível em http://hq-na-historia.blogspot.com/2011/08/sequencia-final-de-daffy-commando.html 

Sugestão: A partir da sequência acima, extraída do desenho animado Daffy – The Commando, os alunos poderão refletir sobre as estratégias utilizadas pelos desenhos para criticar o Nazismo. Uma das formas encontradas no caso acima foi por meio do humor. Para refletir sobre os usos do humor como ferramenta política, indicamos os seguintes textos:

http://www.unipam.edu.br/cratilo/images/stories/file/artigos/2008_1%28revisto%29/AnaliseDoDiscursoAplicadaEmCharges.pdf (análise do discurso aplicada em charges e cartuns políticos);

http://www.anchieta.br/unianchieta/revistas/argumento_new/pdf/argumento05.pdf#page=91 (“A Ética do Humor Político”, de Maria Cristina Taffarello: artigo que começa a partir da página 87 e termina na página 97).

Os dois textos acima tratam de outras mídias, mas as considerações que fazem a respeito do humor político poderão ser aplicáveis aos desenhos animados.

Como os desenhos animados a serem exibidos foram produzidos em língua inglesa e poucos deles estão com legenda em português, o professor poderá solicitar, se considerar necessário, o auxílio do professor de Inglês. Há ainda, naqueles vídeos que apresentam legenda em português, alguns equívocos na tradução. Sendo assim, a aula poderá constituir-se em um espaço interessante para que o professor ponha em prática um esforço interdisciplinar.

Durante a exibição, os alunos deverão registrar no caderno os aspectos presentes nos desenhos animados que consideraram mais importantes. Deverão, ainda, colocar no papel aquilo que suscitou dúvidas.

AULA 2:

Nesta segunda aula, o professor dividirá a turma em cinco grupos. O critério a ser estabelecido pelo professor para dividir os grupos será aleatório. 

Cada grupo ficará responsável por analisar um dos cinco desenhos animados exibidos na aula anterior. Cada uma das animações deverá ser distribuída, por meio de sorteio, para cada grupo. Em seguida, cada aluno deverá elaborar um comentário crítico sobre o desenho sorteado para o seu grupo. Os alunos deverão ter em mente que o comentário crítico não deverá ser uma simples sinopse, com uma mera descrição do enredo do desenho, mas uma resenha crítica que deverá responder aos seguintes pontos:

- Ponto 1: “Quem produziu o desenho em questão?”

- Ponto 2: “Quando foi produzido?”

- Ponto 3: “O que estava ocorrendo no contexto em que ele foi lançado?”

- Ponto 4: “Quais características do Nazismo são apresentadas no desenho?”

- Ponto 5: “Quais as principais críticas esboçadas com relação ao Nazismo?”

Cada ponto deverá ser respondido, em um primeiro instante, individualmente, como deixamos claro anteriormente.

Os alunos dos cinco grupos, ainda, deverão ler o texto intitulado “O Nazismo” (disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/nazismo.htm), que poderá ser útil para que eles respondam às questões apresentadas acima. O professor deverá chamar a atenção para que eles não copiem trechos que julguem ser a resposta de uma ou outra questão. Seria interessante que eles observassem atentamente o desenho e procurassem pôr no papel as respostas com as próprias palavras.

 

AULA 3:

Nesta terceira aula, os alunos se reunirão com o seu grupo. Ao se reunirem, espera-se que discutam as respostas colocadas no papel de cada um dos alunos do grupo. O debate deverá ocupar a primeira metade da aula.

Em seguida, na segunda metade da aula, produzirão um comentário crítico que sintetizará todas as respostas fornecidas. Cada aluno deve registrar o comentário  no caderno. O comentário seguirá a mesmo roteiro dos 5 pontos sugeridos em AULA 2. No final da aula, o professor deverá avisar aos alunos que um deles apresentará, na aula seguinte, o comentário crítico redigido por seu grupo.

 

AULA 4:

Nesta aula, o professor solicitará a um aluno que apresente o comentário crítico do seu grupo de trabalho.

O professor, neste caso, será o responsável por escolher o aluno que apresentará o comentário crítico que sintetiza as ideias do grupo. A escolha poderá ser feita por meio de um sorteio ou, ainda, levando em consideração critérios que o docente julgar mais pertinentes. Outro motivo para que o professor seja o responsável pela escolha do aluno: fazer com que apenas um deles seja sorteado ou escolhido para apresentar em nome do grupo passa longe de ser algo impositivo, mas seria uma forma de fazer com que todos os alunos sejam motivados a se envolverem com as atividades. O professor deverá, antes de começar as atividades, dizer aos alunos que a avaliação será processual. Em outras palavras, ele deverá deixar claro que avaliará a participação em cada etapa desta sequência didática. Deste modo, todos deverão ter em mente que poderão ser escolhidos para falar em nome do grupo.

Serão cinco apresentações ao todo. Cada uma das apresentações durará cerca de 5 minutos.

Após as apresentações, os alunos debaterão sobre o que os colegas apresentaram. Seria interessante, também, que os alunos registrassem no caderno a fala do colega. Ela poderá servir como objeto de avaliação do professor em um momento posterior.

 

AULA 5:

A quinta aula será dedicada à produção/construção de um Blog. Para que os alunos possam construir o blog com maior facilidade devem ter necessariamente conhecimentos básicos de internet. Caso não tenham podem consultar os seguintes sites:

http://www.criarumblog.com/pt/criar-seu-blog/

http://www.dicasparablogs.com.br/

Quando tiverem criado o blog, os alunos postarão, além do comentário crítico, o link de acesso de cada um dos cinco desenhos animados para que eventuais interessados possam também consultá-los.  

Os alunos deverão colocar ainda informações como as seguintes:

- Ano de lançamento do desenho;

- Duração;

- Título original;

- Diretor;

- Elenco de dubladores;

- Sinopse do desenho.

Recursos Complementares

Caso o professor considere ser necessário discorrer um pouco mais sobre o Nazismo, ele poderá fundamentar-se nos seguintes textos:

http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u42.jhtm (artigo “Violência e propaganda foram as armas de Adolf Hitler”);

http://www.brasilescola.com/historiag/nazismo.htm (artigo que apresenta algumas das características do Nazismo);

http://www.brasilescola.com/historiag/fatos-historia-relacionados-nazismo.htm (texto intitulado “Fatos da História Relacionados com o Nazismo”);

http://www.brasilescola.com/historiag/propagandanazista.htm (texto intitulado “A Propaganda Nazista”);

http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_14588/artigo_sobre_desenho_animado_e_ideologia_na_segunda_guerra_mundial (artigo sobre o uso de desenhos animados como propaganda política contra as forças do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial),

http://www.historiaimagem.com.br/edicao5setembro2007/08-derfuehrer-felipe.pdf (artigo “Der Füehrer’s Face: o desenho animado como ferramenta ideológica”, de Felipe de Paula Souza. Trata-se de um artigo que versa sobre um dos desenhos animados indicados nesta aula).

Avaliação

Ao longo desta sequência didática, a avaliação será constante. O professor procurará aferir a participação dos alunos em todas as etapas e mensurar qualitativamente o esforço de cada um deles em criar interpretações históricas sobre os desenhos animados indicados. O professor levará em conta as anotações realizadas durante a exibição dos vídeos, o comentário crítico elaborado pelo grupo e a apresentação e a elaboração do Blog. Nas duas primeiras atividades, avaliar-se-á a capacidade dos alunos em formular hipóteses, questionamentos e interpretações. Na terceira atividade, o professor avaliará a forma como os alunos se expressam em público. Já na última, o professor acompanhará os procedimentos na construção do Blog, percebendo como, por meio dele, os alunos mobilizam as representações do passado disseminadas pelos desenhos selecionados.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • nemora, Prefeitura Municipal de Gravataí (NTM) , Rio Grande do Sul - disse:
    nemorafranco@ig.com.br

    03/09/2012

    Cinco estrelas

    Ótimo material, cheguei aqui através da aula do Bruno sobre América através do HQ do Capitão América e achei fascinante!Parabéns e obrigado ao Bruno.


  • Iranilson Buriti de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande , Paraíba - disse:
    iburiti@yahoo.com.br

    10/09/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.