Saberá que o Brasil é um país onde a característica principal de seu povo é a mistura de etnias.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É preciso que os alunos possuam noções básicas sobre o que é pluralidade cultural.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1:
O que é etnia?
Peça aos alunos que acessem o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnia (acesso em 16 de agosto de 2011) e leiam o texto que explica o conceito de etnia.
Em seguida, proponha a seguinte dinâmica: peça para a turma observar as características físicas e culturais de seus colegas, como sua raça, expressões verbais, seu modo de vestir, se fazem parte de alguma tribo urbana como os “emos”. Após identificar essas características falar a respeito das diferenças observadas entre eles. Depois desse momento, conduza-os a pensarem na mistura que existe no povo brasileiro e nas várias características que eles identificaram na turma. Peça aos alunos para pensarem, comentarem e darem exemplos sobre aqueles países cujo povo é fisicamente parecido, e a cultura não é muito diversifica. Exemplo: Japão, China, Alemanha, nos países africanos, dentre outros.
Posteriormente peça para a turma acessar o link e ler o texto: http://www.alunosonline.com.br/geografia/composicao-etnica-do-povo-brasileiro.html (acesso em: 16 de agosto de 2011) Nesse texto, eles encontrarão informações acerca da mistura étnica brasileira, que se manifesta na religiosidade, na mistura de raças, nos costumes e no folclore. Ao fim da leitura, converse com os alunos sobre as informações trazidas do texto.
Para concluir, solicite aos alunos para acessarem o link da imagem abaixo, que ilustra a miscigenação brasileira:
A turma deve fazer comentários sobre a ilustração acima tentando identificar as misturas existentes no Brasil.
Aula 2 e 3:
A mistura de etnias nas regiões brasileiras
Atividade:
Divida a sala em 5 grupos, cujo o número de componentes irá variar conforme a quantidade de alunos na turma. Peça a cada grupo que pesquise na internet sobre a mistura étnica das 5 regiões do Brasil (Centro-oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). Sugestão de site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%B5es_do_Brasil (acesso em: 22 de agosto de 2011).
Cada grupo irá pesquisar apenas sobre uma região e devem seguir as seguintes instruções:
identificar as religiões predominantes e suas origens;
as festas e lendas folclóricas;
a mistura racial dominante;
os pratos típicos e sua origem;
como a região convive com a mistura étnica existente;
dentre outras questões pertinentes ao assunto que eles julgarem importantes.
De posse das informações obtidas, os alunos devem montar uma apresentação que contenha:
Slides (que tragam as principais informações obtidas na pesquisa). Utilizar o kpresenter (metasys, aplicativos, ferramentas de produtividade, gerador de apresentação
Uma atração cultural que represente a região pesquisada, que pode ser: uma música, uma dança, um poema, encenação de uma lenda, dentre outras.
Após cumprirem as etapas do trabalho proposto, os grupos podem apresentar seus trabalhos, um grupo de cada vez.
Sugerimos que os demais alunos ou professor (a) filmem as apresentações e gravem no pen drive.
A turma pode divulgar seu trabalho para a escola através da exibição do vídeo em data show (no espaço específico da escola, normalmente o anfiteatro ou auditório) no horário do recreio. Para isso, a turma, com o auxilio do professor, deve pedir aos responsáveis pelo espaço autorização para poderem fazer a exibição. É preciso também convidar a comunidade escolar para assistir aos vídeos.
Sugestões de site de pesquisa para o professor (a) obter mais informações sobre o tema e para os alunos realizarem a atividade proposta na última aula:
O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificar através das falas e do conteúdo dos trabalhos apresentados se eles compreenderam o que é etnia e sobre a mistura étnica brasileira.
Acho extremamente tendencioso dizer "países cujo povo é fisicamente parecido, e a cultura não é muito diversificada". Já é sabido que somos nós que não conseguimos distinguir as diferenças de outros povos aos quais não estamos "acostumados a olhar", da mesma maneira que um chinês pode vir ao brasil e achar que somos todos iguais.
É preciso ser cuidadoso ao estudar a diversidade para não ressaltar ideias preconceituosas como "japonês é tudo igual".
Sem classificação.
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