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A riqueza da mistura étnica no Brasil - UCA.

 

08/09/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprenderá o conceito de Etnia.
  • Saberá que o Brasil é um país onde a característica principal de seu povo é a mistura de etnias.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos possuam noções básicas sobre o que é pluralidade cultural.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O que é etnia?  

  • Peça aos alunos que acessem o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnia (acesso em 16 de agosto de 2011) e leiam o texto que explica o conceito de etnia.
  • Em seguida, proponha a seguinte dinâmica: peça para a turma observar as características físicas e culturais de seus colegas, como sua raça, expressões verbais, seu modo de vestir, se fazem parte de alguma tribo urbana como os “emos”. Após  identificar essas características falar a respeito das diferenças observadas entre eles. Depois desse momento, conduza-os a pensarem na mistura que existe no povo brasileiro e nas várias características que eles identificaram na turma. Peça  aos alunos para pensarem, comentarem e darem exemplos sobre aqueles países cujo povo é fisicamente parecido, e a cultura não é muito diversifica. Exemplo: Japão, China, Alemanha, nos países africanos, dentre outros.
  • Posteriormente peça para a turma acessar o link e ler o texto: http://www.alunosonline.com.br/geografia/composicao-etnica-do-povo-brasileiro.html (acesso em: 16 de agosto de 2011) Nesse texto, eles encontrarão informações acerca da mistura étnica brasileira, que se manifesta na religiosidade, na mistura de raças, nos costumes e  no folclore. Ao fim da leitura, converse com os alunos sobre as informações trazidas do texto.
  • Para concluir, solicite aos alunos para acessarem o link da imagem abaixo, que ilustra a miscigenação brasileira:

 

Etnia

(Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-composicao-etnica-populacao-brasileira.htm, acesso em: 16 de agosto de 2011)

A turma deve fazer comentários sobre a ilustração acima tentando identificar as misturas existentes no Brasil.

Aula 2 e 3:

A mistura de etnias nas regiões brasileiras

Atividade:

  • Divida a sala em 5 grupos, cujo o número de componentes irá variar conforme a quantidade de alunos na turma. Peça a cada grupo que pesquise na internet sobre a mistura étnica das 5 regiões do Brasil (Centro-oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). Sugestão de site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%B5es_do_Brasil (acesso em: 22 de agosto de 2011).

Cada grupo irá pesquisar apenas sobre uma região e devem seguir as seguintes instruções: 

  1. identificar as religiões predominantes e suas origens;
  2. as festas e lendas folclóricas;
  3. a mistura racial dominante;
  4. os pratos típicos e sua origem;
  5. como a região convive com a mistura étnica existente;
  6. dentre outras questões pertinentes ao assunto que eles julgarem importantes.

 

  • De posse das informações obtidas, os alunos devem montar uma apresentação que contenha:

 

  1. Slides (que tragam as principais informações obtidas na pesquisa). Utilizar o kpresenter (metasys, aplicativos, ferramentas de produtividade, gerador de apresentação
  2. Uma atração cultural que represente a região pesquisada, que pode ser: uma música, uma dança, um poema, encenação de uma lenda, dentre outras.

 

  • Após cumprirem as etapas do trabalho proposto, os grupos podem apresentar seus trabalhos, um grupo de cada vez.
  • Sugerimos que os demais alunos ou professor (a) filmem as apresentações e gravem no pen drive.
  • A turma pode divulgar seu trabalho para a escola através da exibição do vídeo em data show (no espaço específico da escola, normalmente o anfiteatro ou auditório) no horário do recreio. Para isso, a turma, com o auxilio do professor, deve pedir aos responsáveis pelo espaço autorização para poderem fazer a exibição.  É preciso também convidar a comunidade escolar para assistir aos vídeos.   
  • Outra maneira de divulgar seus trabalhos é postando os vídeos na internet, no youtube. Para obter informações de como postar vídeo no youtube sugerimos os links: http://www.youtube.com/watch?v=cWsTYrItJJQ e http://www.dicasblogger.com.br/2010/01/colocar-video-youtube-blogger.html (acesso em 16 de agosto de 2011). 
Recursos Complementares

Sugestões de site de pesquisa para o professor (a) obter mais informações sobre o tema e para os alunos realizarem a atividade proposta na última aula:

http://www.brasilescola.com/geografia/composicao-etnica-brasileira.htm (acesso em 16 de agosto de 2011).

http://forum.consciencia.org/questoes-sobre-filosofia-em-geral/formacao-etnica-e-cultural-brasileira/ (acesso em 16 de agosto de 2011).

Avaliação

 

O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificar através das falas e do conteúdo dos trabalhos apresentados se eles compreenderam o que é etnia e sobre a mistura étnica brasileira.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • silvia froemming, aluna/ licenciatura em artes UFRGS , Rio Grande do Sul - disse:
    silvia_baggins@yahoo.com.br

    28/09/2011

    Três estrelas

    Acho extremamente tendencioso dizer "países cujo povo é fisicamente parecido, e a cultura não é muito diversificada". Já é sabido que somos nós que não conseguimos distinguir as diferenças de outros povos aos quais não estamos "acostumados a olhar", da mesma maneira que um chinês pode vir ao brasil e achar que somos todos iguais. É preciso ser cuidadoso ao estudar a diversidade para não ressaltar ideias preconceituosas como "japonês é tudo igual".


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