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Abelhas no Brasil: uma grande descoberta – UCA

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Decomposição em ação: um processo permanentemente presente. UCA.

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Nomear espécies de abelhas nativas do Brasil.
  • Comparar abelhas africanizadas e nativas.
  • Avaliar a introdução de espécies de abelhas europeias e africanas nos biomas brasileiros e os impactos ambientais decorrentes.
  • Reconhecer a importância ambiental das abelhas.
  • Explicitar aspectos históricos da apicultura.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1-  Hora das indígenas - Leitura e discussão de uma reportagem

 ab indigenas

Fonte da imagem: http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,277747,Hora+das+indigenas.aspx. Acessada em 18/08/2011.

Para desencadear a discussão a respeito das abelhas no Brasil, sugerimos a leitura da matéria Hora das indígenas, publicada pela Revista Terra da Gente edição 08 de 17/11/2009. Sugerimos que o professor oriente seus alunos para que, utilizando seus laptops Classmate acessem a matéria disponibilizada online no endereço: http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,277747,Hora+das+indigenas.aspx. Acessado em 18/08/2011.

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar o sítio: 

http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,277747,Hora+das+indigenas.aspx. Acessado em 17/08/2011.

Cada aluno deverá acessar e fazer a leitura da matéria individualmente e fazer três destaques do conteúdo, registrando-os em se computador UCA, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Em seguida, o professor deverá organizar a turma em grupos de três para que cada aluno socialize aos demais seus destaques, façam comentários e apontem o que mais gostariam de saber sobre o assunto. O grupo deverá fazer um consolidado desses destaques, comentários e perguntas,acrescentar esses registros aos já feitos no documento iniciado anteriormente no KWord.

Atividade 2 - Levantamento de tópicos para pesquisa

Os alunos deverão socializar as questões suscitadas, que deverão ser registradas no quadro pelo professor. Numa perspectiva dialógica, professores e alunos deverão agrupar essas perguntas de modo a elaborar tópicos para pesquisa que, provavelmente, serão próximos aos sugeridos a seguir, na atividade 3. Cabe ao professor enfatizar, de modo mais indagativo do que explanatório, alguns aspectos como a questão da introdução de espécies de abelhas de diferentes partes do mundo nos biomas brasileiros e as consequências ambientais; a história da apicultura; a importância econômica e ambiental das abelhas e da apicultura, dentre outros. O texto "Hora das indígenas" abre espaço para essa discussão e o professor deverá explorá-lo, buscando nele as referências para suscitar novas perguntas, voltando a ele e fazendo destaques e indagações. 

Terminado o levantamento dos tópicos para pesquisa, o professor deverá registrá-los no quadro e os alunos em seu documento já iniciados no KWord

ab tronco

Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/_oIm2iQ3uWpk/SxRclH0ZOWI/AAAAAAAAAHo/yLXJBeCVD5M/s1600/PICT0060.JPG. Acessado em 18/08/2011.

Atividade 3- Pesquisas na internet

A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática e instrumentalizá-los para analisar de maneira crítica as questões relacionadas à abelhas no Brasil, o professor deverá dividir a turma em grupos e distribuir os tópicos levantados para na atividade 2 para que façam pesquisas na internet (Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla. Firefox).

Abaixo sugerimos tópicos e endereços para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso nos sítios de busca como o Google  seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox => digitar no endereço: www.google.com.br. Ao abrir, o sítio mostrará o espaço para digitação dos termos de busca.

Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Sugestões de tópicos para pesquisa e endereços onde estão disponibilizados para acesso

1- A apicultura na história das civilizações

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/historico.htm. Acessado em 18/08/2011.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Apicultura. Acessado em 18/08/2011.

http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/6620/historia-da-apicultura. Acessado em 18/08/2011.

2- Apicultura no Brasil: aspectos históricos

http://www.embrapa.br/imprensa/artigos/2011/o-inicio-da-apicultura-no-brasil/. Acessado em 18/08/2011.

http://www.saudeanimal.com.br/abelha0.htm. Acessado em 18/08/2011.

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/historico2.htm. Acessado em 18/08/2011.

3- Importância ambiental das abelhas

http://super.abril.com.br/blogs/planeta/plano-%E2%80%9Cbee%E2%80%9D-salvem-as-abelhas/comment-page-1/. Acessado em 18/08/2011.

http://super.abril.com.br/ciencia/polinizacao-colmeias-abelhas-aluguel-440437.shtml. Acessado em 18/08/2011.

http://super.abril.com.br/ciencia/flores-polinizacao-sobrevivencia-seducao-440285.shtml. Acessado em 18/08/2011.

4- Importância econômica da apicultura

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/importancia.htm. Acessado em 18/08/2011.

http://www.brasilapicola.com.br/files/u1/O_dia_do_Apicultor.pdf. Acessado em 18/08/2011.

5- Abelhas nativas X africanizadas 

http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,277747,Hora+das+indigenas.aspx. Acessado em 18/08/2011.

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/abelhas/abelhas_indigenas_sem_ferrao.html. Acessado em 18/08/2011.

http://ciencia.hsw.uol.com.br/abelha3.htm. Acessado em 18/08/2011.

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/historico2.htm. Acessado em 18/08/2011.

http://ambienteacreano.blogspot.com/2006/01/abelhas-africanizadas-fracasso-na.html. Acessado em 18/08/2011.

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-as-abelhas-africanas-sao-tao-perigosas. Acessado em 18/08/2011.

http://www.culturamix.com/animais/insetos/abelha-africana. Acessado em 18/08/2011.

http://www.abelhas.noradar.com/ataques.htm. Acessado em 18/08/2011.

6- Doenças e Inimigos Naturais das Abelhas

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/doencas.htm. Acessado em 18/08/2011.

http://www.swissinfo.ch/por/Capa/Archive/Abelhas_morrem_e_a_apicultura_se_organiza.html?cid=6739470. Acessado em 18/08/2011.

7- Abelhas no Brasil

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/abelhas.htm. Acessado em 18/08/2011.

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/racas.htm. Acessado em 18/08/2011.

http://ambienteacreano.blogspot.com/2006/01/abelhas-africanizadas-fracasso-na.html. Acessado em 18/08/2011.

http://eco.ib.usp.br/beelab/solitarias.htm. Acessado em 18/08/2011.

 

Caberá aos alunos lerem e discutirem as informações disponibilizados nos endereços indicados para acesso (ou outros que buscarem) e fazer registros que serão utilizados na produção de um texto conjunto, que completará o trabalho escrito iniciado na atividade 1. Esse trabalho deverá se enviado ao professor, por e-mail, para avaliação. O professor deverá fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia.

 

ab nativas

Fonte da imagem: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/7786/Abelhas_nativas.jpg?sequence=1. Acessado em 18/08/2011.

Atividade 4 - Montagem da apresentação do trabalho de pesquisa

Como fechamento desse estudo, os grupos de alunos deverão montar uma apresentação do trabalho de pesquisa utilizando o  programa "KPresenter" ( Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação. 

As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 5 - Socialização do trabalho de pesquisa

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder. 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa o trabalho escrito composto por produções individuais e do grupo (atividades 1, 2 e 3) e as apresentações finais produzidas e apresentadas pelos grupos (atividades 4 e 5).

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