Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos escutar o outro? Escuta orientada de textos produzidos pelos alunos

 

30/08/2011

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar o programa Audacity
  • Produzir textos
Duração das atividades
3 horas-aulas (de 50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio específico para a realização dessa atividade.

Estratégias e recursos da aula

 Estratégias e Recursos:

  • Utilização de dinâmicas
  • Trabalho em duplas
  • Gravação de áudios
  • Uso da Internet

Atividade 1

Como aquecimento para a aula, o professor deverá realizar uma dinâmica em que, para resolver um problema, os alunos devem ouvir uns aos outros.

Sugestões de dinâmicas:

1.    O jogo da cabra cega: um aluno com os olhos vendados deve ouvir as instruções dos colegas para completar uma tarefa, como encontrar um objeto escondido na sala de aula, encontrar uma cadeira para se sentar, acertar um alvo.

 

2.    Os alunos são divididos em duplas e apenas um deles tem o manual de como montar um objeto ou fazer um origami ou dobraduras. Nos links a seguir é possível encontrar as instruções de como fazê-los.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/origami/capinha.ph

http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-borboleta-ii/

Origami

Origami

3.    O professor lê instruções ou toca um áudio com instruções. Caso seja possível, pode-se colocar o vídeo para que os alunos assistam.

Uma sugestão é o origami de cisne. http://www.youtube.com/watch?v=O2Sb4lKSAZc

Vídeo

OBS: O objetivo da dinâmica é fazer com que os alunos percebam o quanto é importante ouvir o outro e não só ser ouvido.

 

Atividade 2

Com o intuito de aprofundar no assunto, o professor deverá fazer algumas perguntas para os alunos, tais como:

·         Você ouve rádio?

·         Se sim, quantas horas por dia você ouve?

·         Se não, por que?

·         Você só música no rádio ou ouve entrevistas e notícias também?

 

Atividade 3

 

O professor deverá escolher uma notícia de uma rádio online.

Sugerimos a entrevista “Hábito de esquecer os livros durante as férias prejudica os alunos brasileiros’, disponível no site

http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/missao-aluno/2011/08/08/HABITO-DE-ESQUECER-OS-LIVROS-DURANTE-AS-FERIAS-PREJUDICA-OS-ALUNOS-BRASILEIROS.htm

A entrevista tem duração de 8 minutos e 22 segundos.

CBN

  • Professor, explore essa entrevista fazendo perguntas para os alunos:

SUGESTÕES:

Quem está sendo entrevistada?

Qual o assunto?

Quantas horas um estudante europeu estuda por dia?

O que um adolescente europeu faz nas férias? E um brasileiro?

Qual o preço de um bom livro na Europa? E no Brasil?

 

 

Atividade 4

O professor deverá propor que os alunos gravem uma entrevista ou um comentário em seus laptops. O áudio deve ter duração mínima de 5 minutos e máximo de 7 minutos.

INTERDISCIPLINARIDADE

Essa atividade pode ser feita em parceria com o professor ou com a disciplina de literatura: cada aluno lê um livro diferente e depois tem que apresentar a sua interpretação ou resumo ou crítica para a turma.

 

  • Outra proposta é permitir que o aluno grave um comentário ou notícia.

 

  • Professor, caso seja possível, apresente os áudios gravados pelo alunos no horário de recreio da escola.

Para gravar os áudios os alunos deverão utilizar a ferramenta Audacity (Metasys – Aplicativos – Editor de áudio)

Recursos Complementares

 Professor, no site sugerido abaixo, você terá mais informações que o ajudará em sua tarefa de ensinar.

Avaliação

 O aluno será avaliado em todas as fases do processo de elaboração da atividade, a saber:

  •  texto escrito – uso de vocabulário adequado, pertinência do tema escolhido, originalidade  do resumo/ comentário/ crítica/ entrevista

  •  áudio – qualidade do som, clareza na fala, entonação adequada

  • pontualidade - na entrega da atividade

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.