30/08/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Não há necessidade de conhecimento prévio específico para a realização dessa atividade.
Atividade 1
Como aquecimento para a aula, o professor deverá realizar uma dinâmica em que, para resolver um problema, os alunos devem ouvir uns aos outros.
1. O jogo da cabra cega: um aluno com os olhos vendados deve ouvir as instruções dos colegas para completar uma tarefa, como encontrar um objeto escondido na sala de aula, encontrar uma cadeira para se sentar, acertar um alvo.
2. Os alunos são divididos em duplas e apenas um deles tem o manual de como montar um objeto ou fazer um origami ou dobraduras. Nos links a seguir é possível encontrar as instruções de como fazê-los.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/origami/capinha.ph
http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-borboleta-ii/
3. O professor lê instruções ou toca um áudio com instruções. Caso seja possível, pode-se colocar o vídeo para que os alunos assistam.
Uma sugestão é o origami de cisne. http://www.youtube.com/watch?v=O2Sb4lKSAZc
OBS: O objetivo da dinâmica é fazer com que os alunos percebam o quanto é importante ouvir o outro e não só ser ouvido.
Atividade 2
Com o intuito de aprofundar no assunto, o professor deverá fazer algumas perguntas para os alunos, tais como:
· Você ouve rádio?
· Se sim, quantas horas por dia você ouve?
· Se não, por que?
· Você só música no rádio ou ouve entrevistas e notícias também?
Atividade 3
O professor deverá escolher uma notícia de uma rádio online.
Sugerimos a entrevista “Hábito de esquecer os livros durante as férias prejudica os alunos brasileiros’, disponível no site
A entrevista tem duração de 8 minutos e 22 segundos.
Professor, explore essa entrevista fazendo perguntas para os alunos:
SUGESTÕES:
Quem está sendo entrevistada?
Qual o assunto?
Quantas horas um estudante europeu estuda por dia?
O que um adolescente europeu faz nas férias? E um brasileiro?
Qual o preço de um bom livro na Europa? E no Brasil?
Atividade 4
O professor deverá propor que os alunos gravem uma entrevista ou um comentário em seus laptops. O áudio deve ter duração mínima de 5 minutos e máximo de 7 minutos.
INTERDISCIPLINARIDADE
Essa atividade pode ser feita em parceria com o professor ou com a disciplina de literatura: cada aluno lê um livro diferente e depois tem que apresentar a sua interpretação ou resumo ou crítica para a turma.
Professor, caso seja possível, apresente os áudios gravados pelo alunos no horário de recreio da escola.
Para gravar os áudios os alunos deverão utilizar a ferramenta Audacity (Metasys – Aplicativos – Editor de áudio)
Professor, para melhor compreensão do funcionamento da ferramenta, sugerimos conferir a aula da Professora Walleska Bernardino sobre a mesma. Ela está disponível no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32326.
Professor, no site sugerido abaixo, você terá mais informações que o ajudará em sua tarefa de ensinar.
http://www1.folha.uol.com.br/radio/ - Rádio online com músicas, entrevistas, notícias, entre outros.
O aluno será avaliado em todas as fases do processo de elaboração da atividade, a saber:
texto escrito – uso de vocabulário adequado, pertinência do tema escolhido, originalidade do resumo/ comentário/ crítica/ entrevista
áudio – qualidade do som, clareza na fala, entonação adequada
pontualidade - na entrega da atividade
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!