Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O homem como agente transformador da natureza – UCA.

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia O Brasil diante das questões ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os principais impactos provocados pelo homem na natureza;
  • Analisar quais são os danos que estes impactos causam;
  • Verificar as diferentes formas de amenizar estes impactos.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formação do relevo terrestre; Hidrosfera; Clima e Vegetação.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.

 

Atividade 1 – Uma análise sobre os impactos que o homem provoca na natureza

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse da turma sobre o tema, o professor irá primeiramente através de um projetor de imagens mostrar à turma algumas imagens, conforme as apresentadas abaixo:

Charge 1

Figura 1: Disponível em http://www.naturezavida.com.br/natureza.asp. Acessado em: 16/08/2011.

 

Charge 2

Figura 2: Disponível em http://chargesprotestantes.blogspot.com/2008/02/o-homem-e-natureza-na-cosmoviso.html. Acessado em: 16/08/2011.

 

Charge 3

Figura 3: Disponível em http://francinatolima.blogspot.com/2009/02/charge.html. Acessado em: 16/08/2011.

Juntamente com as imagens o professor irá fazer uma reflexão sobre a temática proposta e para isso, poderá usar as questões apresentadas abaixo:

  • O que as imagens nos mostra?
  • Que reflexões podemos retirar delas?
  • Que características são apontadas em cada imagem?

O professor deverá ouvir os alunos incentivando todos a participarem deste momento de troca. Em seguida, realizar um fechamento das ideias, abordando a temática apresentada nas imagens e as colocações da turma durante o debate.

Ao término do debate o professor irá solicitar que a turma em dupla construa um texto, utilizando o Kword do laptop, abordando as imagens mostradas e as reflexões levantadas em sala.

 

Imagem para ilustração

  •  Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

Após a dupla ter escrito o texto, o professor irá solicitar que os alunos troquem os textos entre si e a partir do texto do colega faça uma reflexão sobre as questões abordadas, terminado essa reflexão construa uma apresentação no Kpresenter com quatro slides e encaminhe para o professor e demais colegas por e-mail. Para isso eles utilizarão o laptop interligado à internet.

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

Atividade 2 – A natureza responde aos impactos

Ainda em dupla, o professor irá solicitar que os alunos, através do laptop interligado a internet, assistam a um vídeo no youtube, conforme mostra link e tela abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=x0H_pWJf5fk&feature=player_embedded. Acessado em 17/08/2011.

Video 1

Após todos terem assistido ao vídeo, o professor irá solicitar que os alunos utilizando o Kword do laptop respondam a seguinte questão:

  •  O vídeo mostra a reação da natureza contra os ataques do homem, em sua opinião isso está acontecendo? Apresente alguns aspectos que justifique sua resposta.

 

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

Após as duplas terem respondido a questão, o professor irá fazer um momento de debate para ver as respostas colocadas pelos alunos e em seguida fazer um comentário sobre esta questão, abordando o vídeo e os comentários levantados pela turma.

 

Atividade 3 – Aprofundando sobre a temática em questão

A próxima atividade será realizada em grupo, para isso o professor irá organizar a turma em seis grupos, é sugerido que caso tenha números maiores de alunos por sala se trabalhe com números maiores de grupos, mais sempre trabalhando com números pares para ter o mesmo número de grupos abordando os dois temas sugeridos para o trabalho. Lembrando que o número de alunos por grupo irá variar de acordo com o número de alunos por sala.

Após divisão dos grupos será trabalhado os seguintes temas:

 

  • Quais são os impactos provocados pelo homem no meio ambiente;
  • As principais formas de preservação e conservação dos recursos naturais.

 

O trabalho será dividido em dois momentos, sendo um destinado à pesquisa e outro para a apresentação.

Sendo que, para a apresentação os grupos terão que fazer um vídeo abordando os aspectos pesquisados sobre o tema. Em ambos os momentos os grupos utilizarão o laptop. A pesquisa poderá ser realizada em outros espaços da escola.

Explicações para a realização do trabalho

  • Passos para gravar o vídeo:

 

  • 1° Passo: Configuração do som do laptop:

 

  • Metasys – Aplicativos – Multimídia;
  • Abra o Kmix e vá até a aba “Alternadores”;
  • Selecione a origem de gravação: e-mic;
  • Na aba entrada canal capture coloque nível de volume no máximo;
  • Na mesma aba habilite o amplificador do sinal do microfone “e-mic/ Linein Boost” coloque o volume no máximo;
  • Na aba saída os amplificadores “e-mic Linein e e-mic Linein Boost” coloque o volume no máximo.

 Camera ilustrativa

  • 2° Passo: Gravando o vídeo

 

  • Para acessar o WxCan você poderá abrir a câmera na área de trabalho ou;
  • Metasys - Aplicativos – Multimídia – WxCan;
  • Clicar no botão vermelho e iniciar a gravação em formato de vídeo.

 

Sugestões de sítios para pesquisa

 

Menino ilustrativo

 

http://osimpactosambientais.blogspot.com/. Acessado em 18/08/2011.

http://pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t137.asp. Acessado em 18/08/2011.

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/arlindojunior/geografia036.asp. Acessado em 18/08/2011.

http://www.webartigos.com/articles/12994/1/O-Homem-e-a-Natureza-Uma-Relacao-Desarmonica/pagina1.html. Acessado em 18/08/2011.

http://filipedebarros.wordpress.com/2009/05/28/preservacao-e-conservacao-da-natureza-e-da-biodiversidade/. Acessado em 18/08/2011.

http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT01/ester_limonad.pdf. Acessado em 18/08/2011.

http://mpnuma.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=110:10-formas-de-preservacao-do-meio-ambiente&catid=84:fique-sabendo&Itemid=130. Acessado em 18/08/2011.

http://salacristinageo.blogspot.com/2008/09/preservao-da-natureza.html. Acessado em 18/08/2011.

 

Atividade 4 – Apresentação dos trabalhos

Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.

Lembrando que cada grupo terá dez minutos para apresentação e no intervalo delas o professor irá apontar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando os alunos expor o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala.

 

Atividade 5 – Uma análise sobre o tema

Esta atividade será conduzida pelo professor, desta forma, após a turma ter apresentado os trabalhos, o professor irá, através de um projetor de imagens, refletir com a turma a letra da seguinte música “O homem e natureza” e juntamente com os alunos fazer uma análise dos aspectos que a música retrata.

 

Música: O Homem e a natureza

Composição: João Lopes da Silva 

“Qualquer dia, a natureza
Com toda certeza há de reclamar
Com razão, a atitude do homem
Na terra com os rios
E os peixes do mar

As matas ardem em
Grandes queimadas
Construindo estradas que
Nos levarão, a nada
Eu sinto pena da passarinhada
E dos índios que
Não podem lutar

E no futuro
Quando uma criança
O ar puro quiser respirar
Vai sentir que onde era floresta
É só fumaça parada no ar

E quando penso
Me dá uma tristeza
Em saber que não posso voltar
Quando ouço o barulho
Da chuva, sinto
Saudades daquele lugar”.

 

Música disponível em: http://letras.terra.com.br/blindagem/109935/. Acessado em: 17/08/2011.

Em seguida ainda usando o projetor de imagens o professor irá apresentar algumas charges à turma e fazer uma reflexão sobre os aspectos apontados nas charges, fazendo o fechamento de todas as questões levantadas durante as atividades propostas para o tema.

Sítio usado para pesquisa da charge

http://www.essaseoutras.com.br/melhores-charges-engracadas-sobre-o-meio-ambiente-e-a-natureza-veja. Acessado em 18/08/2011.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

http://www.webartigos.com/articles/12994/1/O-Homem-e-a-Natureza-Uma-Relacao-Desarmonica/pagina1.html. Acessado em 18/08/2011.

http://mpnuma.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=110:10-formas-de-preservacao-do-meio-ambiente&catid=84:fique-sabendo&Itemid=130. Acessado em 18/08/2011.

http://www.essaseoutras.com.br/melhores-charges-engracadas-sobre-o-meio-ambiente-e-a-natureza-veja. Acessado em 18/08/2011.

http://letras.terra.com.br/blindagem/109935/. Acessado em: 17/08/2011.

http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 17/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 17/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://www.youtube.com.br. Acessado em 18/08/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 18/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e, a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.