29/08/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | O Brasil diante das questões ambientais |
Formação do relevo terrestre; Hidrosfera; Clima e Vegetação.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.
Atividade 1 – Uma análise sobre os impactos que o homem provoca na natureza
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse da turma sobre o tema, o professor irá primeiramente através de um projetor de imagens mostrar à turma algumas imagens, conforme as apresentadas abaixo:
Figura 1: Disponível em http://www.naturezavida.com.br/natureza.asp. Acessado em: 16/08/2011.
Figura 2: Disponível em http://chargesprotestantes.blogspot.com/2008/02/o-homem-e-natureza-na-cosmoviso.html. Acessado em: 16/08/2011.
Figura 3: Disponível em http://francinatolima.blogspot.com/2009/02/charge.html. Acessado em: 16/08/2011.
Juntamente com as imagens o professor irá fazer uma reflexão sobre a temática proposta e para isso, poderá usar as questões apresentadas abaixo:
O professor deverá ouvir os alunos incentivando todos a participarem deste momento de troca. Em seguida, realizar um fechamento das ideias, abordando a temática apresentada nas imagens e as colocações da turma durante o debate.
Ao término do debate o professor irá solicitar que a turma em dupla construa um texto, utilizando o Kword do laptop, abordando as imagens mostradas e as reflexões levantadas em sala.
Após a dupla ter escrito o texto, o professor irá solicitar que os alunos troquem os textos entre si e a partir do texto do colega faça uma reflexão sobre as questões abordadas, terminado essa reflexão construa uma apresentação no Kpresenter com quatro slides e encaminhe para o professor e demais colegas por e-mail. Para isso eles utilizarão o laptop interligado à internet.
Atividade 2 – A natureza responde aos impactos
Ainda em dupla, o professor irá solicitar que os alunos, através do laptop interligado a internet, assistam a um vídeo no youtube, conforme mostra link e tela abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=x0H_pWJf5fk&feature=player_embedded. Acessado em 17/08/2011.
Após todos terem assistido ao vídeo, o professor irá solicitar que os alunos utilizando o Kword do laptop respondam a seguinte questão:
Após as duplas terem respondido a questão, o professor irá fazer um momento de debate para ver as respostas colocadas pelos alunos e em seguida fazer um comentário sobre esta questão, abordando o vídeo e os comentários levantados pela turma.
Atividade 3 – Aprofundando sobre a temática em questão
A próxima atividade será realizada em grupo, para isso o professor irá organizar a turma em seis grupos, é sugerido que caso tenha números maiores de alunos por sala se trabalhe com números maiores de grupos, mais sempre trabalhando com números pares para ter o mesmo número de grupos abordando os dois temas sugeridos para o trabalho. Lembrando que o número de alunos por grupo irá variar de acordo com o número de alunos por sala.
Após divisão dos grupos será trabalhado os seguintes temas:
O trabalho será dividido em dois momentos, sendo um destinado à pesquisa e outro para a apresentação.
Sendo que, para a apresentação os grupos terão que fazer um vídeo abordando os aspectos pesquisados sobre o tema. Em ambos os momentos os grupos utilizarão o laptop. A pesquisa poderá ser realizada em outros espaços da escola.
Explicações para a realização do trabalho
Sugestões de sítios para pesquisa
http://osimpactosambientais.blogspot.com/. Acessado em 18/08/2011.
http://pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t137.asp. Acessado em 18/08/2011.
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/arlindojunior/geografia036.asp. Acessado em 18/08/2011.
http://www.webartigos.com/articles/12994/1/O-Homem-e-a-Natureza-Uma-Relacao-Desarmonica/pagina1.html. Acessado em 18/08/2011.
http://filipedebarros.wordpress.com/2009/05/28/preservacao-e-conservacao-da-natureza-e-da-biodiversidade/. Acessado em 18/08/2011.
http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT01/ester_limonad.pdf. Acessado em 18/08/2011.
http://mpnuma.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=110:10-formas-de-preservacao-do-meio-ambiente&catid=84:fique-sabendo&Itemid=130. Acessado em 18/08/2011.
http://salacristinageo.blogspot.com/2008/09/preservao-da-natureza.html. Acessado em 18/08/2011.
Atividade 4 – Apresentação dos trabalhos
Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.
Lembrando que cada grupo terá dez minutos para apresentação e no intervalo delas o professor irá apontar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando os alunos expor o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala.
Atividade 5 – Uma análise sobre o tema
Esta atividade será conduzida pelo professor, desta forma, após a turma ter apresentado os trabalhos, o professor irá, através de um projetor de imagens, refletir com a turma a letra da seguinte música “O homem e natureza” e juntamente com os alunos fazer uma análise dos aspectos que a música retrata.
Música: O Homem e a natureza
Composição: João Lopes da Silva
“Qualquer dia, a natureza
Com toda certeza há de reclamar
Com razão, a atitude do homem
Na terra com os rios
E os peixes do mar
As matas ardem em
Grandes queimadas
Construindo estradas que
Nos levarão, a nada
Eu sinto pena da passarinhada
E dos índios que
Não podem lutar
E no futuro
Quando uma criança
O ar puro quiser respirar
Vai sentir que onde era floresta
É só fumaça parada no ar
E quando penso
Me dá uma tristeza
Em saber que não posso voltar
Quando ouço o barulho
Da chuva, sinto
Saudades daquele lugar”.
Música disponível em: http://letras.terra.com.br/blindagem/109935/. Acessado em: 17/08/2011.
Em seguida ainda usando o projetor de imagens o professor irá apresentar algumas charges à turma e fazer uma reflexão sobre os aspectos apontados nas charges, fazendo o fechamento de todas as questões levantadas durante as atividades propostas para o tema.
Sítio usado para pesquisa da charge
http://www.essaseoutras.com.br/melhores-charges-engracadas-sobre-o-meio-ambiente-e-a-natureza-veja. Acessado em 18/08/2011.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://www.webartigos.com/articles/12994/1/O-Homem-e-a-Natureza-Uma-Relacao-Desarmonica/pagina1.html. Acessado em 18/08/2011.
http://mpnuma.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=110:10-formas-de-preservacao-do-meio-ambiente&catid=84:fique-sabendo&Itemid=130. Acessado em 18/08/2011.
http://www.essaseoutras.com.br/melhores-charges-engracadas-sobre-o-meio-ambiente-e-a-natureza-veja. Acessado em 18/08/2011.
http://letras.terra.com.br/blindagem/109935/. Acessado em: 17/08/2011.
http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 17/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 17/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://www.youtube.com.br. Acessado em 18/08/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 18/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e, a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!