Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


COMO CONTEXTUALIZAR A LEITURA E A ESCRITA UTILIZADO UM FATO GERADOR COMO FONTE DE APRENDIZAGEM? (UCA)

 

24/08/2011

Autor y Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Problematizar a partir da situação apresentada;

  • Elaborar hipóteses a partir do problema;

  • Redigir solicitação e autorização para sair da escola;

  • Planejar um trabalho de campo;

  • Elaborar relatórios a partir das descobertas.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno esteja inserido  no processo de alfabetização, que reconheça palavras, seja  capaz de expor seu pensamento e tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o KWord, e a Webcam.

Estratégias e recursos da aula

Todos

Um acontecimento qualquer na sala de aula ou uma data comemorativa, pode ser um “elemento detonador” para despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, e se tornar um tema gerador de um projeto. Podemos iniciar um estudo rico e promover diversas aprendizagens. Por isso, esta aula exemplificará como você, pode utilizar fatos simples para estimular a aprendizagem. Neste caso, será a criação de um aquário na sala, um caso concreto, mas poderia ser a visita de um animal de estimação, encontrar um passarinho machucado, dentre outros. Esta proposta tem como princípio a ativa participação dos alunos em todas as etapas do trabalho, desde as questões e o levantamento das hipóteses até a sistematização por meio de relatório. 

 

SITUANDO O FATO GERADOR:

-Para uma melhor visualização de como pode ocorrer um fato gerador, segue uma sugestão de como desencadear uma aula baseada em um caso concreto.

-Investigue junto aos pais, se alguma família tem aquário em casa e se é possível levar alguns peixinhos até a sala. Caso não tenha, veja em uma loja de peixes se eles podem levar alguns peixes até a escola. Muitas lojas fazem isto para divulgarem o seu estabelecimento.

-Marque com os alunos este dia. Crie expectativas, instigue os alunos.

 

1º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

INTRODUZINDO O TEMA

Antes da visita questione os alunos. Resgate o conhecimento prévio que eles têm sobre “peixes”, as curiosidades, as dúvidas e o interesse pelo tema logo surgirão.

Assim, com a criação do fato gerador, organize as crianças em rodinha para que possam levantar as primeiras hipóteses sobre o tema.

Veja algumas hipóteses dos alunos de uma turma de 1º ano da Eseba quando da visita de um pai que levou alguns peixes para sala:

- Como chamam esses peixes? (João Pedro)

- Vamos dar nomes para eles? ( Ana)

- Qual que é homem e qual é mulher? (Camila)

- Peixe fica grávida? (Manuela)

- O que eles vão comer? (João Vitor)

- Que tanto de comida os peixes comem? (Paulo)

- Quem vai dar comida pra eles? (Eduardo)

- Quando os peixinhos nascem? (Henrique)

Neste momento, apenas registre as falas dos alunos e seus nomes, sem a preocupação de dar respostas ou corrigi-los. É interessante que eles possam mostrar seus conhecimentos iniciais para que, ao final dos estudos possam confrontar suas hipóteses.

Posteriormente, solicite que façam um registro, por meio de um desenho, do fato gerador e que escrevam: O que você gostaria de descobrir sobre os peixes?

Solicite que o ajudante do dia faça o registro, para que depois vocês revejam o que aprenderam, para isso utilizem o laptop acessando a webcam, instalada na área de trabalho.

 

2º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

SISTEMATIZANDO O TRABALHO

Inicie este momento listando as informações que já sabemos sobre o tema e aquelas que gostaríamos de saber. Isso pode acontecer em um quadro comparativo, onde as informações serão ditadas pelos alunos e o professor será o escriba.

Como exemplo, segue algumas sugestões:

 

O QUE SEI SOBRE PEIXES

O QUE GOSTARIA DE SABER SOBRE PEIXES?

- VIVEM NA ÁGUA;

- COMEM MINHOCA;

- SABEM NADAR;

- TEM PEIXE QUE MORA NO MAR;

- TUBARÃO É PERIGOSO;

 

- COMO NASCEM OS FILHOTES DE PEIXE?

- TUBARÃO É PEIXE?

- QUAL É O MAIOR PEIXE?

- POR QUE O PEIXE MORRE SE TIRAR ELE DA ÁGUA?

 

Este quadro servirá para nortear o que deveremos buscar em nossas pesquisas.

Ao final, releia o quadro com os alunos e solicite que digam como e onde pesquisaremos tantas informações. Algumas fontes de pesquisas poderão aparecer:

Registre na lousa e solicite que façam o registro no caderno ou em outro espaço, pois é importante arquivar o desenvolvimento do trabalho para que organizem um portfólio.

 

FONTES DE PESQUISA:

- Livros;

- Revistas;

- Jornais;

- Internet;

- Entrevista com donos de pesque e pague ou criadores de peixe;

- Entrevista com veterinário;

- Visita a uma loja de peixes.

 

Atividades de casa

1.     PESQUISEM EM REVISTAS, LIVROS, JORNAIS OU NA INTERNET E TRAGAM PARA PRÓXIMA AULA FIGURAS DE PEIXES.

2.    QUEM TIVER AQUÁRIO EM CASA OU NA CASA DE ALGUM FAMILIAR OU AMIGO FAÇA O REGISTRO COM FOTOS OU FILME UTILIZANDO A WEBCAM, INSTALADA NA ÁREA DE TRABALHO DE SEU LAPTOP.

 

 

3º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

Pesquisa

-Para motivar as pesquisas em diversas fontes, procure levar para sala diferentes materiais e para aumentar ainda mais a curiosidade e ampliar as fontes de pesquisas citadas, inicie este momento com um vídeo que mostra o nascimento de peixes da raça Lebiste. Este, está disponível no endereço:

 http://www.youtube.com/watch?v=XY5UneClVlg e (acesso em 12/08/2011), poderá ser acessado no computador dos alunos utilizando o Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

-Além disso, separe os alunos e dividida os temas que cada um pesquisará, pois além de enriquecer as pesquisas, isto possibilitará a valorização dos conhecimentos adquiridos.

Para isso, retome os questionamentos e divida-os em eixos como:

- Raças e cores de peixes de aquário (ornamentais);

- Tipo de reprodução: ovíparo e ovovivíparo;

- Alimentação dos peixes;

- Curiosidades sobre os peixes (tamanho, sexo, como saber se é macho ou fêmea...);

- Como montar um aquário;

- Dentre outros eixos que possam aparecer.

O restante deste momento será destinado às pesquisas.

Professor, a participação da família nas diversas etapas do trabalho é fundamental para ampliar os conhecimentos, portanto, solicite que levem seus computadores para casa e entrevistem seus familiares sobre o tema e busquem mais informações. Veja uma sugestão:

Atividades de casa

ROTEIRO DE ENTREVISTA:

NOME:________________________________________

IDADE:________________________________________

1.    QUAIS PEIXES VOCÊ CONHECE?

2.    VOCÊ JÁ PESCOU ALGUM PEIXE?

3.     VOCÊ SABE COMO ELES SE ALIMENTAM?

4.    DENTRE OUTRAS

 

Você poderá filmar a entrevista utilizando a webcam, instalada na área de trabalho de seu computador, ou então digitar as perguntas com as respostas do entrevistado utilizando o KWord  [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos]        e salvar em um arquivo no laptop.

 

4º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

SOCIALIZANDO CONHECIMENTOS E REGISTRO

Inicie este momento possibilitando que, em um prazo previamente estipulado, os alunos de cada grupo conversem entre si, dizendo quais informações conseguiram até o momento.

Posteriormente, oriente-os a montarem um relatório, com o auxílio do KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos] para ser impresso e socializado com a turma.

-Veja uma sugestão a seguir:

Atividades

 RELATÓRIO

 FAÇA UM RELATÓRIO INDIVIDUAL E DESCREVA:

1-   O QUE VOCÊ PENSAVA ANTES SOBRE PEIXES. (SUAS HIPÓTESES).

2-   O QUE  PENSA AGORA. (CONFIRMAÇÃO OU NÃO DE SUAS HIPÓTESES)

3-   ILUSTRE SEU RELATÓRIO.

 

Professor, esta estratégia auxilia o aluno a compreender a tessitura textual, pois trabalha a coesão e a coerência. O relatório é uma estratégia fundamental para trabalharmos a escrita contextualizada, além de sistematizar, organiza as ideias e trabalha um importante gênero textual.

Posteriormente, solicite que um aluno corrija o relatório do colega, pois essa troca proporciona que aqueles que têm mais facilidade ajudem os outros e, ao mesmo tempo, mesmo que tem mais dificuldade, pode oferecer boas ideias, ou seja, o crescimento pode ser bilateral. Diga a eles que imprimam, ilustrem e colem os relatórios em um painel da sala.

 

5º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.

SOCIALIZANDO CONHECIMENTOS E REGISTRO

Professor, agora que mobilizou a atenção dos alunos e que eles já possuem mais conhecimentos sobre o tema, combine ainda com os alunos uma visita a uma loja de peixes, para que possam esclarecer mais algumas dúvidas e nos ajudar na montagem do aquário. Se não tiver esta possibilidade, chame um criador de peixes para falar para os alunos.

Para isso, se forem até a loja, solicite aos alunos que, de forma coletiva, elaborem uma solicitação para uma atividade de campo, para que os pais possam autorizar a saída. Porém, se a opção for pela visita de um especialista a escola, solicite que redijam um convite para esta pessoa.

Após a escrita coletiva, peça que escrevam em seu caderno o texto criado.

Vale ressaltar que alguns itens serão importantes para a confecção deste pedido de autorização como:

- Onde iremos;

- O que vamos fazer;

- Como iremos;

- O dia e o horário.

EXEMPLO DE AUTORIZAÇÃO:

NOME DA ESCOLA

REDE DE ENSINO

DATA: ___/___/_____

Srs. Pais, mães e/ou outros responsáveis;

Tendo em vista um estudo realizado na sala, sobre o tema peixes, solicitamos sua autorização para que possamos ir a uma loja de aquários. Vamos no dia ___/____/____ às 13h e retornaremos às 14h. Como é um local próximo a escola, não precisaremos de transporte.

Lembre-se que sua criança deverá estar devidamente uniformizada e com sapato confortável, como o tênis. Esta visita será muito rica para nossas aprendizagens.

(     ) Autorizo

(     ) Não autorizo

Assinatura: _____________________________

 

Solicite que os alunos façam o registro fotográfico, para que compor o registro do tema, do que aprenderam, para isso utilizem o laptop acessando a webcam, instalada na área de trabalho.

 peixes lebistes peixes espada
  

Fonte: acervo da autora

Nestes exemplos,  fotos tiradas na loja de aquários, é possível identificar muitas das aprendizagens adquiridas, como por exemplo o sexo dos peixes. No aquário 1, que é de lebistes, o machos são os mais coloridos e no canto direito desta imagem é possível identificar uma fêmea prenha. Já na imagem 2, de peixes espada, o macho é o que possui o que chamam de ferrão, uma parte mais comprida na parte de baixo da calda.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, para avaliar o desempenho dos alunos é importante que esteja atento ao processo, não apenas aos resultados, bem como na metodologia utilizada e nos avanços e dificuldades encontradas. Retome os objetivos e verifique se os alunos participaram e se envolveram  em todas as etapas do trabalho. Lembramos que todas as etapas sugeridas poderão ser implementadas utilizando diferentes fatos com temas geradores.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.