Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - As potencialidades do conhecimento pela navegação na Internet: uma visita ao Museu da Língua Portuguesa

 

05/09/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Visitar e informar-se virtualmente sobre o Museu da Língua Portuguesa.
  • Discutir a importância de se ter um site sobre o Museu da Língua Portuguesa.
  • Disseminar o conhecimento do Museu na e para a comunidade escolar.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gêneros diversos, como notícia, reportagem, folder, cartaz, dentre outros.
  • Noções básicas de navegação na internet.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • trabalho em duplas;
  • discussão oral e coletiva;
  • produção de gêneros diversos para disseminação de informação.

 

Recursos:

  • classmates UCA conectados à internet;
  • tutorial;
  • vídeos.

 

ESEBA

Aula 1

Atividade 1

 

A aula será desenvolvida a partir dos classmates dos alunos conectados à internet. O professor ao mesmo tempo estará acessando a web e sua navegação deverá ser exposta aos alunos por meio de um data show.

 

Os alunos receberão um tutorial e deverão em duplas seguir as orientações. As respostas ao tutorial deverão ser digitadas no KWord e salvas.

 

TUTORIAL
  1. Acessar: http://www.museulinguaportuguesa.org.br/

1

  1. O primeiro texto que aparece na página do site veicula qual informação? Qual a relevância dessa informação ao visitante da página?
  2. As notícias postadas na página tratam de temas afins ao Museu? Faça uma breve descrição das notícias apresentadas.
  3. O que o link Programação oferece aos visitantes?
  4. O que os visitantes do Museu encontrarão no 2º andar? Verifique no link Instalações.
  5. No link Arquitetura, podemos encontrar a data em que o Museu foi inaugurado. Qual é?
  6. Faça o download do texto "O que se revela quando se diz", disponível no link Textos, para responder: qual a tese de Manuel Bandeira para o uso do pronome oblíquo mim na música de Asa Branca?
  7. Quais outras informações são dadas na primeira coluna do lado esquerdo da página?
  8. Em Links, situado em posição superior na página, quais outras conexões são oferecidas? Qual a pertinência dessas conexões com o site do Museu?
  9. Quais os objetivos do Museu? Visite o link Institucional.
  10. Quais os tipos de serviços oferecidos pelo Museu? Acesse link Institucional.
  11. Quais as exposições já oferecidas pelo Museu? Explique brevemente sobre cada uma delas. Acesse link Exposições.

 

Atividade 2

 

Após resposta ao tutorial, os alunos enviarão os arquivos salvos aos colegas para que eles aprovem as respostas. Tendo, então, trocados os tutoriais, o professor, abrirá uma roda de discussão para conversar com os alunos sobre a importância do Museu da Língua Portuguesa e, especialmente, a importância de um site sobre esse Museu a fim de disseminar o acervo que nos é tão caro: nossa língua. Aproveitará a oportunidade para chamar a atenção a algum item do tutorial que gerou dúvida ou que mereça maior atenção.

À guisa de contribuição à conversa, o professor pedirá aos alunos para acessarem um vídeo - Beco das Palavras -  que mostra parte das instalações do Museu da Língua Portuguesa:

http://www.youtube.com/watch?v=puBkoHFvNoA&feature=player_embedded

2

 

Atenção: professor, destaque com os alunos o ponto forte do Museu: a tecnologia aplicada ao espaço expositivo. Isso atrai e desperta a atenção dos visitantes. Conheça mais em:

http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/08/04/idgnoticia.2006-08-04.1903374814/v

http://www.spbalada.com.br/museus/museu-da-lingua-portuguesa.html

http://biblio.crube.net/?p=954

 

 

Aula 2

Atividade

 

Depois de visitado o o site do Museu da Língua Portuguesa, os alunos terão a incumbência de divulgar o conhecimento adquirido por meio da exploração da página da internet. Para tanto, o professor organizará os discentes em grupos que serão incitados a produzirem gêneros diversos que tratem de disseminar as informações.

Os gêneros a serem produzidos:

  • Notícia
  • Reportagem
  • Vídeo Maker
  • Cartazes
  • Enquetes
  • Propagandas
  • Canções
  • Panfletos

 

Todos esses gêneros deverão circular pela comunidade escolar a fim de promover o conhecimento entre comunidade e Museu. Imagens podem ser utilizadas conforme gênero escolhido. Para isso, basta os alunos acessarem o www.google.com.br e digitarem Museu da Língua Portuguesa  no link Imagens.

3

 

Essa atividade leva o aluno à reflexão sobre os objetivos do gênero discursivo com o qual trabalhará e sobre a necessidade de circulação de informação atentando a uma esfera social específica, com expectativas específicas.

 

 

Aula 3

Atividade

O professor poderá organizar com os alunos uma visita ao Museu da Língua Portuguesa para apreciarem de perto o que viram e desfrutaram via internet. Aproveite, professor, a oportunidade para comparar o ganho de conhecimento virtual e presencial. Discuta os prós e contras.

Para aproximar família e escola, o passeio poderá contar com a presença dos pais.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se dará pela realização do tutorial, pela participação do aluno nas discussões coletivas e, especialmente, pela produção de gêneros diversos que objetivam disseminar informações sobre o Museu da Língua Portuguesa.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Conça Borges, Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas , Bahia - disse:
    conca.borges@hotmail.com

    30/01/2013

    Três estrelas

    Uma aula bem dinâmica.


  • sueli ferreira mauricio, Escola Aurélio Buarque de Hoanda e Professora Lígia Magalhaes , Minas Gerais - disse:
    suelimau52@gmail.com

    04/06/2012

    Cinco estrelas

    Excelente. A aula não é cansativa , é interessante e há muita troca entre os alunos.


  • Lili Silva e Silva, Instituto Anísio Teixeira , Bahia - disse:
    silva1448@yahoo.com.br

    10/09/2011

    Cinco estrelas

    A aula está bem interessante, conhecer mais de perto o Museu da Língua Portuguesa é uma fantástica sensação.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.