05/09/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
A aula será desenvolvida a partir dos classmates dos alunos conectados à internet. O professor ao mesmo tempo estará acessando a web e sua navegação deverá ser exposta aos alunos por meio de um data show.
Os alunos receberão um tutorial e deverão em duplas seguir as orientações. As respostas ao tutorial deverão ser digitadas no KWord e salvas.
TUTORIAL
|
Atividade 2
Após resposta ao tutorial, os alunos enviarão os arquivos salvos aos colegas para que eles aprovem as respostas. Tendo, então, trocados os tutoriais, o professor, abrirá uma roda de discussão para conversar com os alunos sobre a importância do Museu da Língua Portuguesa e, especialmente, a importância de um site sobre esse Museu a fim de disseminar o acervo que nos é tão caro: nossa língua. Aproveitará a oportunidade para chamar a atenção a algum item do tutorial que gerou dúvida ou que mereça maior atenção.
À guisa de contribuição à conversa, o professor pedirá aos alunos para acessarem um vídeo - Beco das Palavras - que mostra parte das instalações do Museu da Língua Portuguesa:
http://www.youtube.com/watch?v=puBkoHFvNoA&feature=player_embedded
Atenção: professor, destaque com os alunos o ponto forte do Museu: a tecnologia aplicada ao espaço expositivo. Isso atrai e desperta a atenção dos visitantes. Conheça mais em:
http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/08/04/idgnoticia.2006-08-04.1903374814/v
http://www.spbalada.com.br/museus/museu-da-lingua-portuguesa.html
http://biblio.crube.net/?p=954
Aula 2
Atividade
Depois de visitado o o site do Museu da Língua Portuguesa, os alunos terão a incumbência de divulgar o conhecimento adquirido por meio da exploração da página da internet. Para tanto, o professor organizará os discentes em grupos que serão incitados a produzirem gêneros diversos que tratem de disseminar as informações.
Os gêneros a serem produzidos:
Todos esses gêneros deverão circular pela comunidade escolar a fim de promover o conhecimento entre comunidade e Museu. Imagens podem ser utilizadas conforme gênero escolhido. Para isso, basta os alunos acessarem o www.google.com.br e digitarem Museu da Língua Portuguesa no link Imagens.
Essa atividade leva o aluno à reflexão sobre os objetivos do gênero discursivo com o qual trabalhará e sobre a necessidade de circulação de informação atentando a uma esfera social específica, com expectativas específicas.
Aula 3
Atividade
O professor poderá organizar com os alunos uma visita ao Museu da Língua Portuguesa para apreciarem de perto o que viram e desfrutaram via internet. Aproveite, professor, a oportunidade para comparar o ganho de conhecimento virtual e presencial. Discuta os prós e contras.
Para aproximar família e escola, o passeio poderá contar com a presença dos pais.
Para apreciação do professor:
http://www.youtube.com/watch?v=z6sNEQ5-iaY
http://www.youtube.com/watch?v=OzKEfEHi7ag
http://www.infoescola.com/portugues/museu-da-lingua-portuguesa/
A avaliação se dará pela realização do tutorial, pela participação do aluno nas discussões coletivas e, especialmente, pela produção de gêneros diversos que objetivam disseminar informações sobre o Museu da Língua Portuguesa.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/01/2013
Três estrelasUma aula bem dinâmica.
04/06/2012
Cinco estrelasExcelente. A aula não é cansativa , é interessante e há muita troca entre os alunos.
10/09/2011
Cinco estrelasA aula está bem interessante, conhecer mais de perto o Museu da Língua Portuguesa é uma fantástica sensação.