Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA -Trabalhando a narração esportiva: aspectos linguístico-discursivos

 

30/08/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descrever e caracterizar narrações esportivas.
  • Comparar narrações esportivas em mídias diferentes.
  • Produzir uma narração esportiva.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Oralidade
  • Texto expositivo.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • descrição das narrações;
  • comparações entre narrações;
  • discussões coletivas;
  • produção de narrações.

 

Recursos:

  • classmate com internet;
  • programa de áudio Audacity;
  • microfone;
  • televisão.

 

ESEBA

Aula 1

Atividade 1

 

Antes de iniciar a escuta de narrações esportivas, os alunos deverão digitar no KWord o que sabem sobre narrações esportivas e quais suas principais características. Podem, inclusive, fazer um breve levantamento, utilizando a internet, sobre a composição da narração esportiva. Depois, os alunos salvarão o arquivo para retomarem a posteriori.

 

Atividade 2

Os alunos de posse de seus classmates acessarão trechos de narrações esportivas na internet:

Futebol: http://www.youtube.com/watch?v=_ig7wq_17mQ

Vôlei: http://www.youtube.com/watch?v=AbNLPxn0Suc

Fórmula 1: http://www.youtube.com/watch?v=WaLF3ktrOtc

 

Após a escuta, os alunos terão de descrever cada narração com base nos seguintes tópicos colocados na tabela.

Narrações

________

Tema

Futebol Vôlei Fórmula 1
1) Entonação de voz (mudanças na altura do tom)      
2) Duração da locução (há pausas - motivo para a pausa-  ou não)      
3) Intensidade na pronúncia (quando e por quê)      
4) Ritmo (harmonia - cadência)      
5) Hesitações      
6) Comentários extras narração (apresenta algum ponto de vista)      
7) Repetições      
8) Algum trecho incompreensível      
9) Diferenças e similitudes em relação à temática (futebol, vôlei e corrida de carro)      
10) O que mais chama a atenção      
11) O que você acha que poderia ter sido diferente      

 

Aula 2

Atividade 1

Depois de preenchida a tabela, o professor proporá assistir junto com toda a classe todos os vídeos narrativos. Para cada vídeo assistido, o professor comentará coletivamente a tabela, ressaltando a importância dos elementos prosódicos para a criação de efeitos de sentido. Por exemplo:

  • qual a significação, em uma partida de futebol, de o narrador, no momento de gol, dar grande prolongação à palavra GOL? O que isso gera nos espectadores?

  • o que as repetições podem significar em uma narração?

  • e quando há mudança na entonação de voz das narrações? Por que isso acontece?

  • os nomes dos jogadores ou pilotos são sempre pronunciados? Por quê?

  • o momento da pausa em uma narração é importante? Explique.

  • as hesitações podem configurar grande emoção?

  • em quais momentos a narração é ininterrupta? Por quê?

  • qual a importância de se comentar sobre a posição dos jogadores no momento da narração?

  • os comentários extranarração contribuem em que para quem está assistindo? Poderiam ser dispensados?

  • as narrações obedecem a algum tempo? Qual é?

 

Atividade 2

 

Depois de estudada a narração pela mídia rádio, na internet, os alunos assistirão a uma narração futebolística pela televisão.

Atenção: professor, grave alguma narração futebolística para que ela possa ser transmitida pela televisão a fim de não causar atritos aos discentes com relação ao suporte no qual é feita a narração.

Depois de assistir ao jogo, proponha uma discussão para levantamento de possíveis diferenças da narração entre mídias diversas: rádio e televisão.

Termine a discussão, exibindo um vídeo que trata dessa diferença de forma humorística:

http://www.youtube.com/watch?v=UQqxBYXmwrU

1

Polemize oralmente: qual a crítica que o humorista faz?

Atenção: professor, para estudar melhor essas diferenças, confira a dissertação de Daniel Baptista Madrigal em: http://www.anhembi.br/publique/media/daniel_madrigal.pdf

 

 

Aula 3

Atividade

 

Os alunos produzirão um texto expositivo-argumentativo sobre a seguinte pergunta:

  • Qual é a função de uma narração esportiva? Com que o locutor da narração deve se preocupar?

Após a escrita, o texto passará por reescritas até sua versão final para publicação ou no blog da sala, ou no mural da escola.

mural

 

Aula 4

Atividade

VÍDEOS

Compreendida a narração esportiva, os alunos deverão narrar algum jogo dos colegas de escola (seja no recreio ou nas aulas de Educação Física) e gravá-lo utilizando o Audacity.

Tutorial para utilização do Audacity: http://www.unilasalle.edu.br/canoas/ftp/ead/1179533995_Audacity.pdf

Atenção: professor, é interessante que os alunos de uma mesma sala grave o mesmo jogo para que as semelhanças e diferenças possam ser melhor discutidas.

 

 

Aula 5

Atividade

 

Esta aula será de escuta das narrações e comentários com base no estudo feito.  

Atenção: professor, peça à turma para avaliar as narrações com base nas características estudadas pelo quadro descritivo da primeira aula. Aponte escolhas felizes na narração e o que poderia ser modificado.

 

 

Aula 6

Atividade

 

Os alunos retomarão o arquivo salvo na primeira aula sobre narração esportiva. A ideia é de que após o estudo feito, os alunos consigam reformular seu texto acrescentando novas informações e corrigindo outras que porventura estejam equivocadas ou mereçam nova reformulação. Depois disso, deverão salvar seus textos e acrescentar ao banco de textos da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em sua participação nas propostas pedagógicas: i) preenchimento do quadro descritivo das narrações esportivas; ii) discussão coletiva e oral sobre as características da narração esportiva; iii) produção de texto sobre papel do locutor e função da narração; iv) produção de uma narração esportiva e v) refacção/reescrita do texto inicial sobre narração esportiva.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.