30/08/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Antes de iniciar a escuta de narrações esportivas, os alunos deverão digitar no KWord o que sabem sobre narrações esportivas e quais suas principais características. Podem, inclusive, fazer um breve levantamento, utilizando a internet, sobre a composição da narração esportiva. Depois, os alunos salvarão o arquivo para retomarem a posteriori.
Atividade 2
Os alunos de posse de seus classmates acessarão trechos de narrações esportivas na internet:
Futebol: http://www.youtube.com/watch?v=_ig7wq_17mQ
Vôlei: http://www.youtube.com/watch?v=AbNLPxn0Suc
Fórmula 1: http://www.youtube.com/watch?v=WaLF3ktrOtc
Após a escuta, os alunos terão de descrever cada narração com base nos seguintes tópicos colocados na tabela.
Narrações ________ Tema |
Futebol | Vôlei | Fórmula 1 |
1) Entonação de voz (mudanças na altura do tom) | |||
2) Duração da locução (há pausas - motivo para a pausa- ou não) | |||
3) Intensidade na pronúncia (quando e por quê) | |||
4) Ritmo (harmonia - cadência) | |||
5) Hesitações | |||
6) Comentários extras narração (apresenta algum ponto de vista) | |||
7) Repetições | |||
8) Algum trecho incompreensível | |||
9) Diferenças e similitudes em relação à temática (futebol, vôlei e corrida de carro) | |||
10) O que mais chama a atenção | |||
11) O que você acha que poderia ter sido diferente |
Aula 2
Atividade 1
Depois de preenchida a tabela, o professor proporá assistir junto com toda a classe todos os vídeos narrativos. Para cada vídeo assistido, o professor comentará coletivamente a tabela, ressaltando a importância dos elementos prosódicos para a criação de efeitos de sentido. Por exemplo:
qual a significação, em uma partida de futebol, de o narrador, no momento de gol, dar grande prolongação à palavra GOL? O que isso gera nos espectadores?
o que as repetições podem significar em uma narração?
e quando há mudança na entonação de voz das narrações? Por que isso acontece?
os nomes dos jogadores ou pilotos são sempre pronunciados? Por quê?
o momento da pausa em uma narração é importante? Explique.
as hesitações podem configurar grande emoção?
em quais momentos a narração é ininterrupta? Por quê?
qual a importância de se comentar sobre a posição dos jogadores no momento da narração?
os comentários extranarração contribuem em que para quem está assistindo? Poderiam ser dispensados?
as narrações obedecem a algum tempo? Qual é?
Atividade 2
Depois de estudada a narração pela mídia rádio, na internet, os alunos assistirão a uma narração futebolística pela televisão.
Atenção: professor, grave alguma narração futebolística para que ela possa ser transmitida pela televisão a fim de não causar atritos aos discentes com relação ao suporte no qual é feita a narração.
Depois de assistir ao jogo, proponha uma discussão para levantamento de possíveis diferenças da narração entre mídias diversas: rádio e televisão.
Termine a discussão, exibindo um vídeo que trata dessa diferença de forma humorística:
http://www.youtube.com/watch?v=UQqxBYXmwrU
Polemize oralmente: qual a crítica que o humorista faz?
Atenção: professor, para estudar melhor essas diferenças, confira a dissertação de Daniel Baptista Madrigal em: http://www.anhembi.br/publique/media/daniel_madrigal.pdf
Aula 3
Atividade
Os alunos produzirão um texto expositivo-argumentativo sobre a seguinte pergunta:
Após a escrita, o texto passará por reescritas até sua versão final para publicação ou no blog da sala, ou no mural da escola.
Aula 4
Atividade
Compreendida a narração esportiva, os alunos deverão narrar algum jogo dos colegas de escola (seja no recreio ou nas aulas de Educação Física) e gravá-lo utilizando o Audacity.
Tutorial para utilização do Audacity: http://www.unilasalle.edu.br/canoas/ftp/ead/1179533995_Audacity.pdf
Atenção: professor, é interessante que os alunos de uma mesma sala grave o mesmo jogo para que as semelhanças e diferenças possam ser melhor discutidas.
Aula 5
Atividade
Esta aula será de escuta das narrações e comentários com base no estudo feito.
Atenção: professor, peça à turma para avaliar as narrações com base nas características estudadas pelo quadro descritivo da primeira aula. Aponte escolhas felizes na narração e o que poderia ser modificado.
Aula 6
Atividade
Os alunos retomarão o arquivo salvo na primeira aula sobre narração esportiva. A ideia é de que após o estudo feito, os alunos consigam reformular seu texto acrescentando novas informações e corrigindo outras que porventura estejam equivocadas ou mereçam nova reformulação. Depois disso, deverão salvar seus textos e acrescentar ao banco de textos da turma.
Para leitura do professor:
http://www.cielli.com.br/downloads/710.pdf
http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0301/04.htm
Os alunos serão avaliados com base em sua participação nas propostas pedagógicas: i) preenchimento do quadro descritivo das narrações esportivas; ii) discussão coletiva e oral sobre as características da narração esportiva; iii) produção de texto sobre papel do locutor e função da narração; iv) produção de uma narração esportiva e v) refacção/reescrita do texto inicial sobre narração esportiva.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!