10/07/2009
Reciclar Papel: uma atitude consciente!
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher
Sílvia Barichelo, Kely Azambuja
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
O educando terá a oportunidade de conhecer de forma pedagógica o Folclore Brasileiro, suas lendas e mitos, assim poderá identificar posteriormente as lendas que compõe o folclore nacional. Instigaremos o imaginário dos mesmos com a interpretação de textos lendários, trabalhando assim o lúdico de uma maneira interativa, porque estaremos fazendo um paralelo entre o ensino tradicional e os métodos alternativos de ensino, com a ampla utilização das mídias digitais para realizar o processo de ensino-aprendizagem proposto.
É aconselhável que antes de ter contato com o objeto de aprendizagem proposto que o professor trabalhe junte aos alunos a bagagem cultural que cada um já traz consigo para que a partir daí inicie o conteúdo em sala de aula.
AULA 01: CONTEXTUALIZAÇÃO
Sugere-se que neste momento que antecede a interação na STE (Sala de Tecnologia Educacional), seja trabalhado com os alunos o seu conhecimento prévio sobre a temática. A partir daí o professor iniciará um trabalho de contextualização histórica sobre “Folclore” utilizando o texto previamente elaborado a partir de pesquisas na Coleção Criança Feliz – Editora Criança e na Enciclopédia Virtual – 3em1(disponível em: http://www.bibvirt.futuro.USP.br). Os alunos em duplas estarão tendo a oportunidade de ler o gibi da Turma da Mônica, intitulado “Você sabia? FOLCLORE” (disponível em: http://www.monica.com.br/comics/folclore/pag1.htm ) sendo esta uma forma estratégica de estar introduzindo o conteúdo à turma. Este é o momento em que o professor deverá despertar o interesse e a criatividade do aluno.
AULA 02: INTERAÇÃO
Os alunos serão encaminhados para a STE (Sala de Tecnologia Educacional) em duplas, a mesma deverá ter no mínimo, um computador para cada 2 alunos, podendo a atividade ser feita sozinha, mas não sendo recomendável em trio. Na STE deverá ter sido instalado previamente em todos os computadores o Software Biblioteca Virtual – 3 em1 através do programa Alcohol, os alunos farão uma pesquisa no setor de cultura do programa e acessarem as lendas folclóricas que o mesmo dispõe sendo elas: Saci-Pererê, Caipora, Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Curupira, Negrinho do Pastoreiro, Uirapuru e Iara. Todo este trabalho será realizado off-line em decorrência da unidade escolar não possuir internet instalada.
AULA 03: PRODUZINDO
Na segunda aula na STE (Sala de Tecnologia Educacional) os alunos ainda em duplas realizarão uma atividade no aplicativo Paint 2003; os mesmos escolheram uma das lendas trabalhas na aula anterior e farão uma interpretação da mesma através de um desenho.
AULA 04: PRODUZINDO
Neste momento os alunos retornarão a sala de aula onde desenvolverão um trabalho de Dobradura (Origami) com os principais persosagens das lendas estudadas anteriormente, pois essa atividade estimulará a criatividade, raciocínio lógico, senso espacial e coordenação motora e este momento prazeroso será embalado pelas melodias do CD “Musicas Folclóricas Brasileiras1” (disponível no endereço eletrônico www.tons.com.br e e-mail g4@tons.com.br).
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o papel? | Vídeo |
• Instalação de software Enciclopédia Virtual em todos os computadores da STE (Sala de Tecnologia Educacional)
• Aparelho de som, data show e câmera digital.
• Material didático que contextualize o folclore e as lendas.
• Materiais diversos para o desenvolvimento de trabalhos artísticos.
• Gibi da Turma da Mônica, intitulado “Você sabia? FOLCLORE”.
O professor deve apresentar aos alunos alguns critérios de avaliação, dentre eles: participação nas aulas, envolvimento com o tema, criatividade no desenho. Enfim o professor deverá avaliar o aluno em todas as fases das quatro aulas, refletindo e analisando o processo da construção do conhecimento, referente aos objetivos propostos para a temática em estudo.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/05/2011
Quatro estrelasA aula foi criativa pois estigou os alunos a pesquisarem e obterem com certeza grandes e importantes descobertas referente ao nosso folclore.As tics, com certeza ajudarão muito neste trabalho. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasOlá Eliane! Muito bacana sua aula.
24/03/2010
Cinco estrelasGOSTEI MUITO DA SUA AULA.