30/08/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Professor Doutor Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Inclusão socialÉ difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como qualquer outra, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos de certa forma ser culpados por tê-las.A inclusão está ligada a todas as pessoas que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, os idosos, os negros e os portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. Existem as leis específicas para cada área, como a das cotas de vagas nas universidades, em relação aos negros, e as que tratam da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.O mundo sempre esteve fechado para mudanças, em relações a essas pessoas, porém, a partir de 1981, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um decreto tornando este ano como o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências (AIPPD), época em que se passou a perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial eram também merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidadãos. |
Disciplina: Língua Portuguesa Data: ___/___/___Texto“Inclusão social”Roteiro de QuestõesOrientações: O trabalho deverá ser realizado com base na leitura do texto. Deverá ser feito individualmente, para ser corrigido com o professor em sala de aula.1. Segundo o texto, quem são os excluídos socialmente? CITE exemplos.2. Por que é difícil pensar que essas pessoas ainda são excluídas do convívio social?3. Por que essas pessoas continuam sendo excluídas da sociedade? REFLITA sobre isso em um pequeno texto.4. Apesar de considerar outros tipos de exclusão social, a autora focaliza um especificamente. Que tipo de exclusão é essa?5. De acordo com a autora, que medidas foram tomadas para amenizar a exclusão dessa parcela da população?6. Segundo o texto, como se dá a distribuição de vagas para portadores de necessidade especial (PNE) nas empresas em geral?7. Em sua opinião, essas medidas são válidas? Por quê?8. Que outras medidas poderiam ser feitas para lidar não só com este, mas também com outros tipos de exclusão?9. Segundo o texto, por que nossa cultura ainda teria uma experiência restrita para lidar com a diversidade?10. De acordo com a autora, o que faz com que as diferenças tornem todos os seres humanos iguais?11. Repare na imagem presente no texto. Trata-se de uma obra do artista René Magritte, intitulada O espelho falso. Analisando essa tela, por que motivo ele vem ilustrando o texto?12. Leia o seguinte trecho do professor Boaventura:“Temos o direito de ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza.”Com base na leitura do texto e dessa frase, EXPLIQUE: o que o Professor assinala com essa tese? |
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