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III - Diversidade: uma leitura sobre o mundo (UCA)

 

30/08/2011

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Interpretar textos expositivo-argumentativos;

Identificar opiniões por meio de fatos;

Identificar argumentos que sustentem opiniões;

Conscientizar-se sobre as questões de diversidade.

Duração das atividades
4 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O Brasil é um país que se originou da mistura entre três grandes etnias: a índia, a europeia e a africana. É dessa miscelânea que surgiu a enorme diversidade de povos, línguas, credos que permeiam a nossa cultura. Entretanto, essa formação cultural não se deu isenta de preconceitos e discriminações. Basta lembrar a dizimação dos povos indígenas, os longos anos de escravidão do negro ou ainda, no presente, os inúmeros preconceitos de cor, gênero, etnia, religião, etc. que permeiam a sociedade, gerando intolerância, violência e morte.

Diante desse cenário, é necessário pensar em como a sociedade tem lidado com o outro, com o diferente; para que, assim, se possam quebrar tabus e preconceitos, e, enfim, respeitar-se a diversidade brasileira que é tão peculiar. Essa discussão deve fazer parte da sala de aula, pois os alunos precisam, mais do que nunca na atualidade, saber conviver e respeitar a diferença que faz parte do cotidiano deles seja na escola, seja em sua comunidade. Sendo assim, certamente, os alunos já terão uma ideia sobre diversidade e preconceito, cabendo ao professor resgatar as informações sobre esse tema e iniciar sua aula.

Estratégias e recursos da aula

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Disponível em:  http://www.infojovem.org.br/tag/diversidade/

Acesso em: 10 ago. 2011.

O professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema “Diversidade e preconceito”. É importante que ele ressalte a importância de se respeitar e aceitar o outro sem preconceito e discriminação.Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, ao perguntar aos alunos sobre o que é diversidade, onde é encontrada e até como lidam com ela.

Em seguida, o professor deve apresentar aos alunos o texto “Inclusão social”, que foi publicado em uma das páginas do site Brasil Escola, para ser analisado conjuntamente.

O professor utilizará a pausa protocolada para a leitura do texto, uma técnica que consiste na realização da leitura, interrompendo-a, por exemplo, a cada parágrafo, momentaneamente. A cada interrupção, o professor deve efetuar perguntas voltadas para a produção de inferências acerca das partes subsequentes do texto que está sendo lido.

Para localizar o texto, o professor pedirá que os alunos acessem o seguinte link: http://www.brasilescola.com/educacao/inclusao-social.htm para acompanharem a leitura do professor.

Inclusão social

É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como qualquer outra, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos de certa forma ser culpados por tê-las.

A inclusão está ligada a todas as pessoas que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, os idosos, os negros e os portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. Existem as leis específicas para cada área, como a das cotas de vagas nas universidades, em relação aos negros, e as que tratam da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O mundo sempre esteve fechado para mudanças, em relações a essas pessoas, porém, a partir de 1981, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um decreto tornando este ano como o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências (AIPPD), época em que se passou a perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial eram também merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidadãos.

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As diferenças enriquecem a vida de todos

A princípio, ganharam alguma liberdade através das rampas, que permitiram maior acesso às escolas, igrejas, bares e restaurantes, teatros, cinemas, os meios de transporte, onde, aos poucos, o mundo foi se remodelando para dar-lhes maiores oportunidades.

Hoje é comum vermos anúncios em jornais, de empresas contratando essas pessoas, sendo que de acordo com o número de funcionários da mesma, existe uma cota, uma quantidade de contratação exigida por lei. Uma empresa com até 200 funcionários deve ter em seu quadro 2% de portadores de deficiência (ou reabilitados pela Previdência Social); as empresas de 201 a 500 empregados, 3%; as empresas com 501 a 1.000 empregados, 4%; e mais de 1.000 empregados, 5%.

Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecido por um grupo que é maioria. E diante dos olhos deles, também somos diferentes.

E é bom lembrar que as diferenças se fazem iguais quando colocadas num grupo que as aceitem e as consideram, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.

Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia

Equipe Brasil Escola

Logo após a leitura com uso da técnica pausa protocolada do texto, o professor deve comentá-lo, em geral com os alunos, ressaltando todos os pontos da análise para frisar a apreensão e o entendimento deles sobre as questões apresentadas a respeito do tema. Para isso, basta recorrer aos pontos mais importantes do texto, a fim de ponderar e sintetizar as questões propostas pela reportagem.

 

Atividade 02

Após a discussão oral da reportagem com os alunos, o professor apresentará algumas questões a serem respondidas em sala sobre a leitura do texto (caso o tempo não seja suficiente, os alunos podem terminar em casa e entregar na próxima aula). Essa atividade, que contempla algumas questões já discutidas, tem por objetivo reforçar o conteúdo abordado e auxiliar a o aprendizado alunos.

Disciplina: Língua Portuguesa                                                        Data: ___/___/___

Texto

“Inclusão social”

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Roteiro de Questões

 

Orientações: O trabalho deverá ser realizado com base na leitura do texto. Deverá ser feito individualmente, para ser corrigido com o professor em sala de aula.

 

1.      Segundo o texto, quem são os excluídos socialmente? CITE exemplos.

2.      Por que é difícil pensar que essas pessoas ainda são excluídas do convívio social?

3.      Por que essas pessoas continuam sendo excluídas da sociedade? REFLITA sobre isso em um pequeno texto.

4.      Apesar de considerar outros tipos de exclusão social, a autora focaliza um especificamente. Que tipo de exclusão é essa?

5.      De acordo com a autora, que medidas foram tomadas para amenizar a exclusão dessa parcela da população?

6.      Segundo o texto, como se dá a distribuição de vagas para portadores de necessidade especial (PNE) nas empresas em geral?

7.      Em sua opinião, essas medidas são válidas? Por quê?

8.      Que outras medidas poderiam ser feitas para lidar não só com este, mas também com outros tipos de exclusão?

9.      Segundo o texto, por que nossa cultura ainda teria uma experiência restrita para lidar com a diversidade?

10.  De acordo com a autora, o que faz com que as diferenças tornem todos os seres humanos iguais?

11.  Repare na imagem presente no texto. Trata-se de uma obra do artista René Magritte, intitulada O espelho falso. Analisando essa tela, por que motivo ele vem ilustrando o texto?

12.  Leia o seguinte trecho do professor Boaventura:

“Temos o direito de ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza.”

Com base na leitura do texto e dessa frase, EXPLIQUE: o que o Professor assinala com essa tese?

          

Os alunos devem responder às questões utilizando o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Microsoft Word) durante um determinado tempo. O professor deve estipular esse tempo, de acordo com o andamento da turma, para que os alunos façam as atividades individualmente. Enquanto isso, ele deve ir às carteiras não só para auxiliá-los no que for possível, como também para verificar o desempenho individual na execução da tarefa solicitada.

Quando todos terminarem, o professor fará uma correção coletiva à frente da sala, pedindo a alguns alunos que leiam suas respostas para encontrar as possibilidades de se responder corretamente a cada questão. É muito importante que o professor se atente à desenvoltura deles durante o processo de leitura. Essa é uma grande oportunidade de avaliar os alunos nesse quesito.

 

Sugestão de Atividade:

Outro texto que poder ser trabalhado com a turma de forma semelhante é a “Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural”. Trata-se de um texto da UNESCO que aborda os deveres das nações para com o respeito à diversidade. Essa atividade será feita conforme o nível de interesse da turma por discutir mais questões sobre a “Diversidade e Preconceito”.

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Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001502/150224por.pdf.    

Acesso em: 08 ago. 2011.

 

Observação:

            Todas as atividades deverão ser postadas no blog da turma para que os alunos tenham livre acesso a elas, não só dentro de sala como também em casa. Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, ele deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.

      

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

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Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do site youtube.

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Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

 

            

Recursos Complementares

Sugestão de livros para o professor:

  • Diversidade Cultural – José Márcio Barros.

  • Diversidade cultural: globalização e culturas locais: dimensões, efeitos e perspectivas (Volume 1) – Leonardo Brant (org.)

Sugestões de livros para os alunos:

  • Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque

  • Turma da Mônica – Um amiguinho diferente

  • Alice no país das Maravilhas – Lewis Carrol

Sugestão de filmes sobre o assunto:

  • A música e o Silêncio

  • Priscila: a rainha do deserto

  • Amistad

  • A lista de Schindler

  • O milagre de Anne Sullivan

  • O sorriso de Monalisa

Sugestão de sites sobre o assunto:

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de expressão oral.

Os alunos frequentemente terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um deles, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação dos alunos, visando à pertinência e à relevância das informações apresentadas. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

  • O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

  • A seleção de argumentos, que devem ser pertinentes e relevantes à temática apresentada;

  • Os processos de coesão e coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico-discursivo do texto;

  • O registro da língua utilizado, visto que os alunos devem ser capazes de utilizar o registro mais adequado à situação comunicativa apresentada.

A correção dos trabalhos ressaltará a participação de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de desenvoltura de cada aluno em suas respostas. Nesses momentos, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de interação dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao envolvimento de cada um deles, lembrando que dele depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

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