Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Anúncios publicitários: a exploração de diferentes linguagens e a construção de sentidos

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer diferentes modalidades de anúncios publicitários.
  • Identificar linguagens utilizadas na produção de um anúncio publicitário.
  • Analisar anúncios publicitários e descrever seus sentidos implícitos e explícitos.
  • Pesquisar anúncios publicitários em sites da internet e analisar os sentidos produzidos por eles.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • linguagem verbal, não verbal e mista;
  • as noções de implícito e explícito;
  • a estrutura de anúncios publicitários.
Estratégias e recursos da aula
  • laptop UCA;
  • acesso a diferentes sites da internet;
  • processador de textos Kword;
  • projetor multimídia (datashow);
  • trabalho interativo em grupos.

 

Atividade 1 – Motivação

Alunos organizados em grupos de três componentes.

Professor, o objetivo específico desta etapa da atividade é possibilitar aos discentes terem contato com anúncios publicitários produzidos e divulgados em diferentes países, para que possam verificar a existência de variadas modalidades desse gênero discursivo.

Para tanto, eles deverão acessar o blog “As Melhores Propagandas do Mundo” (Disponível em: <http://asmelhorespropagandas.blogspot.com/>. Acesso em: 15 ago. 2011.):

 

a

 

Proponha aos discentes que desenvolvam a seguinte atividade:

Exercício 1

Desenvolvam as atividades propostas a seguir:

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, o blog “As Melhores Propagandas do Mundo” (Disponível em: <http://asmelhorespropagandas.blogspot.com/>. Acesso em: 15 ago. 2011.). Nesse blog, vocês terão acesso a vários anúncios publicitários criados e divulgados em diferentes países, tanto no centro da tela quanto nos links à direita.

2)    Observem atentamente os anúncios. Para entendê-los melhor, é possível ler os textos explicativos colocados abaixo de cada um deles.

Para responderem às questões de 3 a 6, utilizem seus laptops, criando um arquivo no programa Kword intitulado “Análise das melhores propagandas do mundo”. Todos os alunos devem digitar as respostas em seus laptops.

3)    Observem os anúncios quanto ao uso das linguagens verbal e não verbal. Algum anúncio usa apenas uma dessas linguagens? Há predomínio de alguma delas nos diversos anúncios vistos? Explique.

4)    Vocês consideram que esses anúncios são tradicionais, comuns, assemelhando-se a diversos outros já vistos por vocês ou são anúncios diferenciados? Explique.

5)    Escolha o anúncio publicitário que vocês mais gostaram. Explique o motivo dessa escolha.

6)    Dentre os anúncios vistos, teve algum que vocês não compreenderam bem? Aponte-o e, no momento da socialização das respostas, discutam com os colegas e o professor o sentido dele.

7)    Socializem com os colegas as respostas para as questões 3, 4, 5 e 6.

 

Professor, para socializar as respostas, encadeie as apresentações orais de forma que o primeiro grupo apresente suas respostas e o segundo comente-as e explique o sentido do anúncio que não foi compreendido pelo grupo anterior. Caso o segundo grupo não saiba explicar, solicite a outro que o faça, dando oportunidade a todos de participarem. Complemente a explicação, caso julgue necessário. Depois, retome a sequência das apresentações, de modo que o segundo grupo apresente suas conclusões, que serão comentadas pelo terceiro, e assim por diante.

 

Atividade 2 – Análise de sentidos implícitos e explícitos em anúncios publicitários

Os alunos continuam organizados em grupos de três integrantes.

Professor, o objetivo desta etapa da aula é propiciar o desenvolvimento, pelos discentes, de uma análise de três anúncios publicitários feitos no Brasil pela Agência Propeg para a Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX – BA).

Para tanto, devem acessar o site “colunistas.ig.com.br” (Disponível em: <http://colunistas.ig.com.br/cip/tag/associacao-de-pacientes-transplantados-da-bahia/>. Acesso em: 4 maio 2011.). Os anúncios a serem analisados são os seguintes:

 

a

 

a

 

a

 

Proponha que os discentes desenvolvam a seguinte atividade:

Exercício 2

Desenvolvam as atividades propostas a seguir:

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, o site “colunistas.ig.com.br” (Disponível em: <http://colunistas.ig.com.br/cip/tag/associacao-de-pacientes-transplantados-da-bahia/>. Acesso em: 4 maio 2011.), no qual encontrarão três anúncios publicitários feitos no Brasil pela Agência Propeg para a Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX – BA).

2)    Observem atentamente os anúncios.

Para responderem às questões abaixo, utilizem seus laptops, criando um arquivo no programa Kword intitulado “Anúncios de doação de órgãos - análise”. Todos os alunos devem digitar as respostas em seus laptops.

3)    Observem os anúncios quanto ao uso das linguagens verbal e não verbal. Algum anúncio usa apenas uma dessas linguagens? Explique.

4)    Transcrevam os recursos da linguagem verbal usados nos anúncios.

5)    Descrevam os recursos da linguagem não verbal utilizados nos anúncios.

6)    A que tipo de pessoas esses anúncios publicitários se dirigem (adultos, crianças, adolescentes…)? Por quê?

7)    Quais são os efeitos de sentido produzidos por esses anúncios?

8)    Vocês acreditam que os anúncios são criativos e conseguem convencer as pessoas? Explique.

9)    Expliquem o que é uma informação implícita. Analisem, reflitam e respondam: nos anúncios dessa campanha publicitária, alguma informação ficou implícita? Justifique sua resposta.

 

Professor, para socializar as respostas, organize as apresentações de modo que três grupos respondam às questões 4, 5 e 6 e outros três comentem-nas e complementem-nas, caso necessário. Em seguida, mais três grupos apresentarão as respostas às questões 7, 8 e 9, as quais serão comentadas e complementadas por mais três grupos. Escolha um grupo como responsável por sintetizar quais são as informações explícitas e implícitas existentes nos anúncios e apresentá-las aos colegas.

Se vocês dispuserem com facilidade do recurso de projeção em datashow, este poderá ser usado para os alunos apresentarem suas respostas. Nesse caso, os estudantes deverão salvar os arquivos do KWord com extensão .odt, em um pendrive, pois, assim, poderá ser transportado para o computador vinculado ao datashow. Salvando na extensão .odt, o arquivo abrirá no Word ou no KWord, indiferentemente.

 

Atividade 3 – Pesquisa de anúncios publicitários em sites da internet e elaboração de análise

Estudantes organizados em grupos de quatro integrantes.

Professor, nesta etapa da aula, o objetivo é fazer com que os discentes pesquisem em diferentes sites da internet para escolherem um anúncio publicitário interessante e analisarem os sentidos explícitos e implícitos veiculados por meio desse anúncio.

Proponha aos discentes que desenvolvam as seguintes atividades:

Exercício 3

Desenvolvam as atividades propostas abaixo:

1)    Após reunirem-se em grupos, para não sobrecarregar a conexão à internet, acessem, em apenas um laptop, os endereços virtuais relacionados abaixo, nos quais encontrarão diversos anúncios publicitários. Escolham um deles para desenvolverem as atividades a seguir:

- “25 + Criativas Propagandas da Pepsi” (Disponível em: <http://nadave.net/2008/10/25-criativas-propagandas-da-pepsi/>. Acesso em: 13 ago. 2011.);

- “TOP Anúncios criativos para desestimular FUMANTES” (Disponível em: <http://www.bombanet.com.br/saude/anuncios-criativos-para-desestimular-fumantes>. Acesso em: 13 ago. 2011.);

- “Propagandas impressas muito criativas e engraçadas” (Disponível em: <http://www.designontherocks.xpg.com.br/propagandas-impressas-muito-criativas-e-engracadas/>. Acesso em 12 ago. 2011.);

- “Propagandas legais” (Disponível em: <http://onigirinachapa.blogspot.com/2010/12/propagandas-legais.html>. Acesso em: 13 ago. 2011.);

- “Propagandas criativas” (Disponível em: <http://www.gosteidisso.xpg.com.br/index.php/2010/07/22/propagandas-criativas-2/>. Acesso em: 12 ago. 2011.).

Observação: Além desses endereços virtuais citados, é possível encontrar inúmeras propagandas por meio do site Google (Disponível em: <http://www.google.com.br/>.). No campo de pesquisa, digite alguns destes termos chave para a busca: propagandas; propagandas criativas; propagandas impressas; propagandas inteligentes. Serão listados links variados que darão acesso a anúncios publicitários diversos.

2)    Observem atentamente os anúncios. Escolham um deles para analisarem.

3)    Criem um arquivo no programa Kword intitulado “Anúncio publicitário – análise”. Cliquem na imagem do anúncio que pretendem analisar, deem o comando de copiar a imagem e colem-na no arquivo criado.

4)    Abaixo da imagem colada, digitem a análise, que deverá responder às seguintes questões:

- quais os recursos explícitos utilizados no anúncio?

- quais os sentidos implícitos existentes nele?

- esse anúncio é criativo e convincente?

5)    Deem um título para seu trabalho. Coloquem-no acima da imagem.

6)    Apresentem seu trabalho à turma.

 

Professor, para socializar a atividade, será necessário utilizar o recurso de um projetor multimídia (datashow). Cada grupo terá de 3 a 5 minutos para expor seu trabalho aos colegas. Desperte-os para a importância de se manterem concentrados durante as apresentações, para que possam complementar as análises de cada grupo e apontar diferenças existentes entre as inferências feitas pelo grupo com as suas próprias interpretações para os anúncios. Dê a voz para cada grupo e solicite que façam suas colocações.

Recursos Complementares

Para aprofundar em conceitos e temas trabalhados nesta aula, sugiro acessar os seguintes textos e links:

- Artigo: O anúncio publicitário - Uma análise linguística. Disponível em: <http://www.portugues.com.br/redacao/generostextuais/o-anuncio-publicitario---uma-analise-linguistica-.html>. Acesso em: 16 ago. 2011.

- Artigo: Publicidade. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade>. Acesso em: 16 ago. 2011.

- Texto expositivo: Qual a diferença entre publicidade e propaganda. Disponível em: <http://blogcitario.blog.br/2009/03/diferenca-entre-publicidade-e-propaganda/>. Acesso em: 16 ago. 2011.

- Artigo: O espelho infiel: quando a publicidade reflete o discurso proibido, por Flávia Lago. Disponível em: <http://conversasbakhtinianas.blogspot.com/2009/10/o-espelho-infiel-quando-publicidade.html>. Acesso em: 12 ago. 2011.

- Aula do Portal do Professor: Leitura de imagem – possibilidades entre recursos estéticos e imaginação criativa. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27078>. Acesso em: 18 maio 2011.

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, assim como da capacidade de trabalharem em grupo.

Verificar também:

- a capacidade dos alunos de reconhecerem diferentes modalidades de anúncios publicitários, bem como as linguagens utilizadas em sua produção;

- a capacidade de interpretarem sentidos explícitos e de reconhecerem a existência de um discurso implícito nas imagens trabalhadas e inferirem-no;

- a qualidade do trabalho final apresentado, que deverá demonstrar seriedade quanto à escolha do anúncio e perspicácia em relação à análise deste.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.