Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


História em Quadrinhos e Segunda Guerra Mundial

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Gabriel Luiz Maia Nascimento, Lígia Beatriz Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Os alunos poderão desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de discursos em um meio pouco trabalhado nas salas de aula: a História em Quadrinhos. Além disso, os alunos poderão ter uma nova perspectiva de um conteúdo programático muito explorado. Os alunos, também, terão a oportunidade de problematizar e discutir a produção cultural do e sobre o período da Grande Guerra.

Duração das atividades
Oito aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- História Contemporânea.

- Segunda Guerra Mundial.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

Após o fim da Primeira Guerra Mundial, o mundo se deparava com uma nova realidade: a da guerra total. A guerra agora não se restringia mais somente aos combatentes e locais de batalhas, englobando vários setores das sociedades envolvidas e implicando destruições nunca antes vistas. O fim da guerra veio, mas não a solução definitiva para os conflitos. O nacionalismo exagerado e a questão mal resolvida do imperialismo, somada ao clima de revanchismo, faziam borbulhar o caldeirão europeu. Nesse cenário, após a grande crise econômica de 1929 que caiu sobre todos os países capitalistas, podemos observar a ascensão de governos e ditadores que seriam extremamente impactantes para o início dos conflitos armados.

Na Itália, Benito Mussolini assumiria, em 1922, o cargo de primeiro-ministro e colocaria em prática algumas condutas totalitárias que acabaram caracterizando o regime fascista. Na Alemanha, o regime totalitário nazista também chegava ao poder, representado por Adolf Hitler.

Com base nesse contexto e no começo do conflito armado, é que a produção cultural destinada às massas, como a História em Quadrinhos, ajuda-nos a refletir sobre uma série de valores e conceitos que deve ser problematizado para que se possa ter uma leitura crítica tanto do período, quanto de toda produção cultural que cerca tal acontecimento.

DESENVOLVIMENTO

Nas primeira e segunda aulas, o professor deverá introduzir o assunto aos alunos. As aulas deverão ser expositiva dialógica. Além de introduzir o tema, o professor deverá trabalhar outros assuntos a partir das interações dos alunos. Conceitos como Nazismo, Fascismo, Totalitarismo, Guerra Total e Holocausto deverão ser inicialmente problematizados.

Na terceira aula, o professor deverá dividir a sala em dois grupos. Cada grupo ficará responsável pela leitura de uma das seguintes obras: Maus, de Art Spielgman (Cia. das Letras), e A Guerra de Alan, de Emmanuel Guibert (Zarabatana). Estes livros podem ser encontrados em gibitecas, algumas bibliotecas, livrarias e lojas on-line. Depois de decidida qual leitura será feita, o grupo deverá subdividir-se em três partes para que sejam apresentados os aspectos a seguir.

 

Capa do livro Capa do livro

Capa de "A Guerra de Alan" de Emmanuel Guibert e capa do livro "Maus" de Art Spielgman

(http://impulsohq.com/noticias/zarabatana-books-lanca-a-guerra-de-alan/) (http://listverse.com/2008/02/09/top-10-literary-graphic-novels/)

- O autor: o grupo deverá trazer informações, imagens, outros trabalhos e uma breve biografia de cada autor (pode-se explicitar o objetivo que cada um teve ao elaborar seu livro e também falar das influências).

Links: http://pt.wikipedia.org/wiki/Art_Spiegelman

http://lambiek.net/artists/s/spiegelman.htm

http://impulsohq.com/noticias/zarabatana-books-lanca-a-guerra-de-alan/

http://www.youtube.com/watch?v=vXli47EyGFY

http://www.helenasut.net/visualizar.php?idt=325364

Fotografia de Art SpielgmanFotografia de Emmanuel Guibert

Fotografia dos autores Art Spielgman (esquerda) e Emmanuel Guibert (direita)

(http://www.hypergeek.ca/2011/01/art-spiegelman-awarded-the-2011-grand-prix-de-la-ville-dangouleme.html) (http://manga.about.com/od/conventionphotogallerie1/ig/TCAF-2009-Gallery/TCAF-2009---EGuibert.htm)

 

- A obra: o grupo deverá apresentar a obra para o restante da sala que não a leu, mostrando imagens, interpretações, detalhes da produção, ficha técnica e impacto que a obra teve. O grupo, também, deverá analisar os aspectos mais importantes colocados na obra e fazer uma leitura crítica, na sala, de páginas selecionadas por eles mesmos e que achem relevantes de serem discutidas

Links: http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/guerra-de-alan-nova-graphic-novel-de-emmanuel-guibert-sai-no-brasil/

http://impulsohq.com/noticias/zarabatana-books-lanca-a-guerra-de-alan/

http://zarabatana.com.br/p06.htm

http://www.zuil.com.br/2011/06/20/critica-maus-a-historia-real-de-um-sobrevivente-do-holocausto/

http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1413-666X2007000100003&script=sci_arttext

http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/hq-imaus-a-historia-de-um-sobreviventei/

Página da HQ Página da HQ

Páginas das HQ's "A Guerra de Alan" e "Maus", respectivamente

(http://zarabatana.com.br/p06.htm) (http://search.bipmedia.com/image/Maus+by+Art+Spiegelman,%2Bmaus+/1)

 

- Que tipo de guerra o livro aborda: o grupo deverá apresentar outras produções, como livros, filmes, músicas, quadros, desenhos e programas de televisão, que abordem a guerra de uma maneira semelhante ao dos Quadrinhos lidos. Além disso, os alunos deverão expor e trabalhar os impactos que a guerra causa a partir das interpretações feitas da História em Quadrinhos lida. 

Links: http://www.youtube.com/watch?v=S-PZVrWvJM0

http://www.youtube.com/watch?v=KU_V146wvXQ&feature=fvst

http://www.universohq.com/quadrinhos/2006/n18042006_06.cfm

http://alistadeschindler.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1rio_de_Anne_Frank

 

Cada grupo deverá ter três aulas para apresentar o trabalho, totalizando assim seis aulas para os dois grupos. Ao final de cada apresentação, o professor deverá discutir com toda a turma as informações levantadas para poder problematizar e fixar os principais pontos levantados.

Na oitava aula, o professor deverá reunir a turma em um seminário. Neste, os alunos deverão sintetizar o que eles concluíram a partir do material pesquisado e dos conceitos trabalhados. Nessa conclusão, é importante que os alunos ressaltem o impacto que a guerra tem sobre a vida da população civil, demonstrando assim que as implicações de uma batalha vão além dos soldados, mas atingem toda uma sociedade.

O professor ainda poderá propor a construção de um jornal, onde os alunos coloquem as imagens pesquisadas, as referências de livros, filmes e outros meios citados, as informações sobre a obra e o autor pesquisados e os textos feitos a partir da conclusão na última aula.

 

CONCLUSÃO

Após a discussão, o professor deverá ressaltar para os alunos a importância de se ter uma leitura crítica sobre um período tão explorado quanto a Segunda Guerra Mundial. A recorrência desse tema, nos meios culturais, faz as discussões permanecerem vívidas e atuais, tornando necessária a construção de um ponto de vista mais crítico por parte dos alunos. Além disso, a partir de uma leitura não canônica como as Histórias em Quadrinhos, os alunos poderão perceber como um olhar mais atento consegue retirar diversas informações de uma mídia que, por diversas vezes, acaba desprezada.

Recursos Complementares
Avaliação

 

A avaliação deverá ser constante no decorrer do processo, privilegiando a participação dos alunos e os aspectos qualitativos do material produzido durante as aulas. Durante o processo, propõe-se a elaboração de um texto em grupo sobre um tema e em um suporte escolhido pelos alunos e, além disso, propõe-se uma avaliação escrita com questões elaboradas pelo professor.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • yusra, professora de historia , São Paulo - disse:
    yuprofmazloum@hotmail.com

    03/10/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a ideia! O tema junto a produção de quadrinhos é perfeito porque a propaganda nacionalista que se fazia para envolver a população, como a nazista, reforça na elaboração dos quadrinhos a propaganda....


  • moacir gonçalves de medeiros, moacirhistoria13@hotmail.com , Minas Gerais - disse:
    moacir.medeiros13@hotmail.com

    01/10/2013

    Quatro estrelas

    encontrei 95% de tudo que esperava, gostei muito! Parabéns.


  • horiana lucena, E.E.E F. médio de Mãe D´Água , Paraíba - disse:
    horiana28@hotmail.com

    09/07/2013

    Quatro estrelas

    a aula é boa tendo em vista que se inicia com um dialogo e uma apresentação de palavras muito conhecidas no periodo de guerras, é sempre bom inovar o vacabulário do aluno e deixá-lo conhecendo novas palavras e sua aplicabilidade no processo histórico.


  • nemora, Prefeitura Municipal de Gravataí (NTM) , Rio Grande do Sul - disse:
    nemorafranco@ig.com.br

    03/09/2012

    Cinco estrelas

    Muito legal tua sugestão de aula! Links ótimos e material muito interessante, Também gosto de trabalhar com quadrinhos! Eles poderiam criar HQs e aprender a desenhar e a criar personagens em artes.


  • itamar, col.agnelo ribeiro , Goiás - disse:
    itamarodriguesilva@gmail.com

    10/06/2012

    Quatro estrelas

    parabéns , pelo desenvolvimento achei interessante, me ajudou a pensar sobre algumas idéias para inserir nas minhas aulas. isite meu blog.ok


  • Terezinha, Josué Montello , Maranhão - disse:
    t.barrosmota@hotmail.com

    02/04/2012

    Cinco estrelas

    Excelente, gostei muito.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.