Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O modo subjuntivo nos textos de diversos gêneros textuais

 

16/09/2011

Autor e Coautor(es)
Karen Alves de Andrade
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         reconhecer os verbos no modo subjuntivo;

·         utilizar o modo subjuntivo para exprimir dúvida ou possibilidade;

·         entender e identificar o modo subjuntivo em diversos gêneros;

          reconhecer por que certos gêneros privilegiam o modo subjuntivo em sua composição.

Duração das atividades
4 aulas de 1h40minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·         Classes de palavras

·         Verbos

·         Gêneros textuais

Estratégias e recursos da aula

·         Computador/ internet (sala de informática)

·         Data-show

·         Caixas de som

Aula 1:

O professor deverá orientar os alunos a pesquisarem em suas gramáticas o que é e para que serve o modo subjuntivo. Depois, deverá discutir com os alunos o fato de esse modo verbal ser utilizado para falar de hipóteses, incertezas, dúvidas...

Em seguida, deverá passar o vídeo:

Se eu fosse – turma da Mônica

www.youtube.com/watch?v=5YczXYsA1NQ

Fonte: http://blogamos.com/imagens/turma-da-monica-site.jpg

Nesse pequeno filme, há uma referência ao filme brasileiro “Se eu fosse você”. Em ambos, uma pessoa diz que seria muito diferente se estivesse no lugar da outra.  – Você já pensou em ser outra pessoa?

Escolha um personagem da turma da Mônica e redija um parágrafo contando como seria sua vida se fosse ele. Ex ”Se eu fosse o Cebolinha ficaria mais amigo da Mônica e obrigaria o Cascão a tomar banho”

Professor, chame a atenção do aluno para a relação estabelecida entre o subjuntivo e o futuro do pretérito de indicativo. Utilizando-se a conjunção “se”, geralmente esses tempos e modos verbais andam juntos.

 

 

Aula 2:

Nesta aula, o professor deverá disponibilizar a letra das seguintes canções e reproduzi-las para os alunos.

 

Quando eu for embora ( Amado Batista)

http://letras.terra.com.br/amado-batista/166253/

 

Quando Eu For Embora

Amado Batista

Quando eu for embora você vai chorar,
Vai sentir saudades quando se lembrar.
E eu vivia louco pelo seu amor,
E você pouco a pouco tudo acabou.

Eu sei que ainda vou pensar muito em você,
Mas distante daqui não pretendo chorar,
Nem tão pouco sofrer.
Você também irá pensar em mim bastante,
Como seu grande amigo como seu namorado,
Ou talvez como amante.

Quando eu for embora você vai chorar,
Vai sentir saudades quando se lembrar.
E eu vivia louco pelo seu amor,
E você pouco a pouco tudo acabou.

Eu sei que ainda vou pensar muito em você,
Mas distante daqui não pretendo chorar,
Nem tão pouco sofrer.
Você também irá pensar em mim bastante,
Como seu grande amigo como seu namorado,
Ou talvez como amante.

Quando eu for embora você vai chorar,
Vai sentir saudades quando se lembrar.
E eu vivia louco pelo seu amor,
E você pouco a pouco tudo acabou.

 

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-oba11DNkfTA/TkCM8MsfR7I/AAAAAAAAABs/D7aQ-tt9LHk/s1600/violao.jpg

 

Talvez eu não seja poeta

Pablo Bertola

Composição: Pablo Bertola, Ronaldo Rousset e Lido Loschi

Talvez eu não seja poeta
Talvez eu só traga uma seta
Cravada no peito que espeta
Quando a vida é curta
E a alegria é pouca
Quando busco uma reta na estrada torta

Talvez eu não seja poeta
Só traga no peito cravada uma faca
Que dilacera
Quando abro a janela
E a natureza é morta
Quando o grito é frágil
E a justiça é surda

Talvez eu não seja poeta
Só traga no peito uma ferida aberta
Que aperta
Quando a ilusão me visita
Quando a palavra exata escapa
E jamais é escrita

Talvez eu só seja um romântico
Nesses dias de luta
Com um gemido discreto
Atado à garganta
E um grito lunático que ninguém escuta

Escreva no quadro as seguintes questões para que os alunos copiem:

  1. As músicas que você ouviu falam de fatos, coisas certas, ou hipóteses ou possibilidades?
  2. Que papel têm as palavras “talvez” e “quando” em cada uma das músicas?
  3. Trace um perfil do eu lírico das canções e diga que situação é imaginada por elas nas canções.

 

Professor, consulte com os alunos um quadro de conjugações. Peça que façam cartazes sobre os tempos do modo subjuntivo e que localizem as palavras ou expressões comuns a cada um deles.

Aula 3

O professor deverá acessar o blog http://www.meninamarota.blogspot.com/2008/03/se-eu-fosse.html e apresentar aos alunos o texto “Se eu fosse”.

Ao mostrar as imagens, o professor deverá ressaltar o uso do subjuntivo para falar de situações imaginárias e de hipóteses, destacando o uso da conjunção “se”.

 

Se eu fosse um mês, seria Julho, é o mês de meu nascimento.


 

http://cultureba.com.br/wp-content/uploads/2010/11/parabens_turma_da_monica.jpg

 

Se eu fosse um dia da semana, seria domingo de manhã, pela tranquilidade.

http://www.correiodeuberlandia.com.br/diariodeumtriatleta/files/2011/08/descanso.jpg

 

Se eu fosse um número, seria o 18. É o meu número de sorte


http://posterous.com/getfile/files.posterous.com/robjcameron/ioBHzygpwsiS27ZI7PYPcm3Q6oCzC0QKK02EXmktKQLeKE1aBvyuwttvatYC/18.jpg

 

Se eu fosse uma flor, seria um girassol, a minha flor preferida

http://1.bp.blogspot.com/_4Fr4_Cen-Co/TQYhH9hbV2I/AAAAAAAAABk/JPNXu7b3Vzc/s1600/girassol.jpg

 

Se eu fosse uma direcção, seria… Sul e voltava às minhas origens…





http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4b/WInd_Rose_Aguiar.svg/180px-WInd_Rose_Aguiar.svg.png

 

Se eu fosse um móvel, seria uma estante, para estar repleta de livros

http://www.lareinamadre.com.br/noticias/wp-content/uploads/2008/10/estante1.jpg

 

Se eu fosse um liquido,seria… água cristalina da mina do meu Avô.

 

Se eu fosse um livro, seria.. de POEMAS, claro!



http://2.bp.blogspot.com/_CgGudoIfA6M/TLm8rm9gxUI/AAAAAAAAAEI/Nu-aOM6HF-8/s1600/livros.jpg

 

Se eu fosse uma pedra, seria… Jade, por tudo o que ela comporta

http://www.zonaleste.net/v4/cl_upload/0609/23084944966.jpg

 

Se eu fosse um metal, seria… ouro, porque é o meu metal da sorte

 

Se eu fosse uma árvore, seria… uma Tília, porque é “quase” o meu nome!
 

http://www.russobras.com.br/flora/images/arvore_50.jpg

 

Se eu fosse uma fruta, seria… Morango…

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRSmXe72xe4wnxvdCGNx6gisSAh2EXkLOMjckngCBtnb_p0UKKLG1qW2Otr

 

Se eu fosse um clima, seria… Tropical!
 

Se eu fosse um instrumento musical, seria… Piano, em memória da minha Mãe.

fhttp://3.bp.blogspot.com/-lkmsRHQV_1A/TebWeBbSRvI/AAAAAAAAAN4/mG8_jPGObUo/s1600/piano.gif

 

Se eu fosse um elemento, seria… água, porque faz muita falta!


http://1.bp.blogspot.com/_enwqjqf1zXM/TFls_Ni9XEI/AAAAAAAAAB0/9fpLB5eU1A0/s1600/agua3_1024x768.jpg

 

Se eu fosse uma cor, seria… azul, cor do mar…
 

Se eu fosse um animal,seria… um gato, meigo ou assanhado, quando fosse preciso...

http://3.bp.blogspot.com/-JBn14fl4onc/TewCIYNfEBI/AAAAAAAAACk/sXpy_X31Y_s/s1600/gato-de-botas.jpg

 

Se eu fosse um som, seria… o do piano


Se eu fosse uma canção, seria…”What a Wonderful World” de Louis Armstrong

 

Se eu fosse um perfume, seria o que eu uso… Jean Paul Gaultier

 

Se eu fosse um sentimento, seria… AMOR, em todas as suas vertentes

http://2.bp.blogspot.com/-zi0McOzzEWQ/Thh994H0rAI/AAAAAAAAAHU/chvDqgrbA7Q/s1600/o_amor.jpg

 

Se eu fosse uma comida, seria… Marisco, seja de que forma for!

Se eu fosse uma palavra, seria...VERDADE

Se eu fosse um verbo, seria… Acreditar!

Se eu fosse um objecto, seria…uma bengala

 


http://4.bp.blogspot.com/_gPN9h9B5dn0/TCkX9goODLI/AAAAAAAAAEA/vxcCM1hiexY/s320/BENGALA.jpg

 

Se eu fosse uma parte do corpo, seria… os olhos, são a expressão da alma…

http://bocaberta.org/wp-content/uploads/2008/11/olho_azul.jpg

 

Se eu fosse uma expressão, seria… “O pior cego é o que não quer ver”
 

Se eu fosse um desenho animado, seria… a Mafalda!

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRKh8al6Dt64CZBSb_PYNKsR3C1j00UkwF5ByN110yUmlHRoVccN5Uj_6rR

 

Se eu fosse um filme, seria…Todos os Épicos

Se eu fosse uma forma,seria… redonda

Se eu fosse uma estação, seria… Primavera!

Se eu fosse uma frase, seria…” Não faças aos outros, aquilo que não queres que te façam a ti

http://i.olhares.com/data/big/5/50341.jpg

 

Após a leitura, o professor deve propor que cada aluno escreva seu próprio texto “Se eu fosse”, para isso, deverá seguir o modelo do texto dado, inclusive criando imagens. Os textos devem ter uma primeira versão escrita e uma segunda versão online, para ser publicada no site da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do aluno deverá ocorrer de forma processual, ou seja, seu desempenho e seu envolvimento em cada atividade são critérios importantes para verificar a apropriação dos conteúdos trabalhados. Além disso, a produção do poema “Se eu fosse” deve receber atenção especial do professor que avaliará se o aluno soube empregar de maneira eficiente a conjunção “se”, e se soube dar justificativas para as escolhas relativas à composição do texto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 7/7 - 100%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ZULEIDE, master portugues para estrangeiros , São Paulo - disse:
    zu.condi@gmail.com

    07/09/2013

    Cinco estrelas

    Excelente


  • Nora, Argentina - disse:
    noraludu45@yahoo.com.ar

    26/06/2013

    Cinco estrelas

    Eu tenho que dar para meus alunos o subjuntivo vou aproveitar esta aula ,eles são adultos mas estão aprendendo português,Somos de Córdoba, Argentina


  • wildma, esc. est. Barão do Rio Branco , Rio Grande do Norte - disse:
    uildima2@hotmail.com

    17/05/2013

    Cinco estrelas

    já estou vendo meus alunos com aquela carinha de quemm acha maravilhoso as coisas. de quero mais> está perfeita. vou aplicar na minha turma do 7º ano, pois estou dando esse modo.


  • Mara Adriana da Costa Mota, E.E. "Quintino Vargas" , Minas Gerais - disse:
    maraadriana4@hotmail.com

    25/04/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula. Parabéns!


  • Otília Martel, Portugal - disse:
    Menina_marota@sapo.pt

    24/03/2013

    Cinco estrelas

    Sensibilizada e agradecida por esta aula baseada num texto do meu Blogue. Foi um acaso feliz o que me trouxe aqui: Obrigada. Um abraço Otília Martel (Menina Marota)


  • Fernanda maria Ferreira santos, prefeitura , Minas Gerais - disse:
    fernandamariaferreirasantos@yahoo.com.br

    31/07/2012

    Cinco estrelas

    Adorei esta atividade muita criativa e interessante,trabalharei com meus alunos e com certeza eles vão adorar.


  • Luzia Pinheiro, Centro de educação montessoriana do pará , Pará - disse:
    luzesforever@yahoo.com.br

    28/01/2012

    Cinco estrelas

    amei essa aula.Muito obrigada por compartilhar conosco.PARABÉNS!!!!!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.