16/09/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
· reconhecer os verbos no modo subjuntivo;
· utilizar o modo subjuntivo para exprimir dúvida ou possibilidade;
· entender e identificar o modo subjuntivo em diversos gêneros;
reconhecer por que certos gêneros privilegiam o modo subjuntivo em sua composição.
· Classes de palavras
· Verbos
· Gêneros textuais
· Computador/ internet (sala de informática)
· Data-show
· Caixas de som
Aula 1:
O professor deverá orientar os alunos a pesquisarem em suas gramáticas o que é e para que serve o modo subjuntivo. Depois, deverá discutir com os alunos o fato de esse modo verbal ser utilizado para falar de hipóteses, incertezas, dúvidas...
Em seguida, deverá passar o vídeo:
Se eu fosse – turma da Mônica
www.youtube.com/watch?v=5YczXYsA1NQ
Fonte: http://blogamos.com/imagens/turma-da-monica-site.jpg
Nesse pequeno filme, há uma referência ao filme brasileiro “Se eu fosse você”. Em ambos, uma pessoa diz que seria muito diferente se estivesse no lugar da outra. – Você já pensou em ser outra pessoa?
Escolha um personagem da turma da Mônica e redija um parágrafo contando como seria sua vida se fosse ele. Ex ”Se eu fosse o Cebolinha ficaria mais amigo da Mônica e obrigaria o Cascão a tomar banho”
Professor, chame a atenção do aluno para a relação estabelecida entre o subjuntivo e o futuro do pretérito de indicativo. Utilizando-se a conjunção “se”, geralmente esses tempos e modos verbais andam juntos.
Aula 2:
Nesta aula, o professor deverá disponibilizar a letra das seguintes canções e reproduzi-las para os alunos.
Quando eu for embora ( Amado Batista)
http://letras.terra.com.br/amado-batista/166253/
Quando eu for embora você vai chorar,
Vai sentir saudades quando se lembrar.
E eu vivia louco pelo seu amor,
E você pouco a pouco tudo acabou.
Eu sei que ainda vou pensar muito em você,
Mas distante daqui não pretendo chorar,
Nem tão pouco sofrer.
Você também irá pensar em mim bastante,
Como seu grande amigo como seu namorado,
Ou talvez como amante.
Quando eu for embora você vai chorar,
Vai sentir saudades quando se lembrar.
E eu vivia louco pelo seu amor,
E você pouco a pouco tudo acabou.
Eu sei que ainda vou pensar muito em você,
Mas distante daqui não pretendo chorar,
Nem tão pouco sofrer.
Você também irá pensar em mim bastante,
Como seu grande amigo como seu namorado,
Ou talvez como amante.
Quando eu for embora você vai chorar,
Vai sentir saudades quando se lembrar.
E eu vivia louco pelo seu amor,
E você pouco a pouco tudo acabou.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-oba11DNkfTA/TkCM8MsfR7I/AAAAAAAAABs/D7aQ-tt9LHk/s1600/violao.jpg
Composição: Pablo Bertola, Ronaldo Rousset e Lido Loschi
Talvez eu não seja poeta
Talvez eu só traga uma seta
Cravada no peito que espeta
Quando a vida é curta
E a alegria é pouca
Quando busco uma reta na estrada torta
Talvez eu não seja poeta
Só traga no peito cravada uma faca
Que dilacera
Quando abro a janela
E a natureza é morta
Quando o grito é frágil
E a justiça é surda
Talvez eu não seja poeta
Só traga no peito uma ferida aberta
Que aperta
Quando a ilusão me visita
Quando a palavra exata escapa
E jamais é escrita
Talvez eu só seja um romântico
Nesses dias de luta
Com um gemido discreto
Atado à garganta
E um grito lunático que ninguém escuta
Escreva no quadro as seguintes questões para que os alunos copiem:
Professor, consulte com os alunos um quadro de conjugações. Peça que façam cartazes sobre os tempos do modo subjuntivo e que localizem as palavras ou expressões comuns a cada um deles.
Aula 3
O professor deverá acessar o blog http://www.meninamarota.blogspot.com/2008/03/se-eu-fosse.html e apresentar aos alunos o texto “Se eu fosse”.
Ao mostrar as imagens, o professor deverá ressaltar o uso do subjuntivo para falar de situações imaginárias e de hipóteses, destacando o uso da conjunção “se”.
Se eu fosse um mês, seria Julho, é o mês de meu nascimento.
http://cultureba.com.br/wp-content/uploads/2010/11/parabens_turma_da_monica.jpg
Se eu fosse um dia da semana, seria domingo de manhã, pela tranquilidade.
http://www.correiodeuberlandia.com.br/diariodeumtriatleta/files/2011/08/descanso.jpg
Se eu fosse um número, seria o 18. É o meu número de sorte
Se eu fosse uma flor, seria um girassol, a minha flor preferida
http://1.bp.blogspot.com/_4Fr4_Cen-Co/TQYhH9hbV2I/AAAAAAAAABk/JPNXu7b3Vzc/s1600/girassol.jpg
Se eu fosse uma direcção, seria… Sul e voltava às minhas origens…
Se eu fosse um móvel, seria uma estante, para estar repleta de livros
http://www.lareinamadre.com.br/noticias/wp-content/uploads/2008/10/estante1.jpg
Se eu fosse um liquido,seria… água cristalina da mina do meu Avô.
Se eu fosse um livro, seria.. de POEMAS, claro!
http://2.bp.blogspot.com/_CgGudoIfA6M/TLm8rm9gxUI/AAAAAAAAAEI/Nu-aOM6HF-8/s1600/livros.jpg
Se eu fosse uma pedra, seria… Jade, por tudo o que ela comporta
http://www.zonaleste.net/v4/cl_upload/0609/23084944966.jpg
Se eu fosse um metal, seria… ouro, porque é o meu metal da sorte
Se eu fosse uma árvore, seria… uma Tília, porque é “quase” o meu nome!
http://www.russobras.com.br/flora/images/arvore_50.jpg
Se eu fosse uma fruta, seria… Morango…
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRSmXe72xe4wnxvdCGNx6gisSAh2EXkLOMjckngCBtnb_p0UKKLG1qW2Otr
Se eu fosse um clima, seria… Tropical!
Se eu fosse um instrumento musical, seria… Piano, em memória da minha Mãe.
fhttp://3.bp.blogspot.com/-lkmsRHQV_1A/TebWeBbSRvI/AAAAAAAAAN4/mG8_jPGObUo/s1600/piano.gif
Se eu fosse um elemento, seria… água, porque faz muita falta!
http://1.bp.blogspot.com/_enwqjqf1zXM/TFls_Ni9XEI/AAAAAAAAAB0/9fpLB5eU1A0/s1600/agua3_1024x768.jpg
Se eu fosse uma cor, seria… azul, cor do mar…
Se eu fosse um animal,seria… um gato, meigo ou assanhado, quando fosse preciso...
http://3.bp.blogspot.com/-JBn14fl4onc/TewCIYNfEBI/AAAAAAAAACk/sXpy_X31Y_s/s1600/gato-de-botas.jpg
Se eu fosse um som, seria… o do piano
Se eu fosse uma canção, seria…”What a Wonderful World” de Louis Armstrong
Se eu fosse um perfume, seria o que eu uso… Jean Paul Gaultier
Se eu fosse um sentimento, seria… AMOR, em todas as suas vertentes
http://2.bp.blogspot.com/-zi0McOzzEWQ/Thh994H0rAI/AAAAAAAAAHU/chvDqgrbA7Q/s1600/o_amor.jpg
Se eu fosse uma comida, seria… Marisco, seja de que forma for!
Se eu fosse uma palavra, seria...VERDADE
Se eu fosse um verbo, seria… Acreditar!
Se eu fosse um objecto, seria…uma bengala
http://4.bp.blogspot.com/_gPN9h9B5dn0/TCkX9goODLI/AAAAAAAAAEA/vxcCM1hiexY/s320/BENGALA.jpg
Se eu fosse uma parte do corpo, seria… os olhos, são a expressão da alma…
http://bocaberta.org/wp-content/uploads/2008/11/olho_azul.jpg
Se eu fosse uma expressão, seria… “O pior cego é o que não quer ver”
Se eu fosse um desenho animado, seria… a Mafalda!
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRKh8al6Dt64CZBSb_PYNKsR3C1j00UkwF5ByN110yUmlHRoVccN5Uj_6rR
Se eu fosse um filme, seria…Todos os Épicos
Se eu fosse uma forma,seria… redonda
Se eu fosse uma estação, seria… Primavera!
Se eu fosse uma frase, seria…” Não faças aos outros, aquilo que não queres que te façam a ti”
http://i.olhares.com/data/big/5/50341.jpg
Após a leitura, o professor deve propor que cada aluno escreva seu próprio texto “Se eu fosse”, para isso, deverá seguir o modelo do texto dado, inclusive criando imagens. Os textos devem ter uma primeira versão escrita e uma segunda versão online, para ser publicada no site da escola.
Veja mais em:
http://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/os-tempos-subjuntivo.htm
http://www.radames.manosso.nom.br/gramatica/temposverbais/subjpres.htm
A avaliação do aluno deverá ocorrer de forma processual, ou seja, seu desempenho e seu envolvimento em cada atividade são critérios importantes para verificar a apropriação dos conteúdos trabalhados. Além disso, a produção do poema “Se eu fosse” deve receber atenção especial do professor que avaliará se o aluno soube empregar de maneira eficiente a conjunção “se”, e se soube dar justificativas para as escolhas relativas à composição do texto.
Cinco estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/09/2013
Cinco estrelasExcelente
26/06/2013
Cinco estrelasEu tenho que dar para meus alunos o subjuntivo vou aproveitar esta aula ,eles são adultos mas estão aprendendo português,Somos de Córdoba, Argentina
17/05/2013
Cinco estrelasjá estou vendo meus alunos com aquela carinha de quemm acha maravilhoso as coisas. de quero mais> está perfeita. vou aplicar na minha turma do 7º ano, pois estou dando esse modo.
25/04/2013
Cinco estrelasGostei muito da aula. Parabéns!
24/03/2013
Cinco estrelasSensibilizada e agradecida por esta aula baseada num texto do meu Blogue. Foi um acaso feliz o que me trouxe aqui: Obrigada. Um abraço Otília Martel (Menina Marota)
31/07/2012
Cinco estrelasAdorei esta atividade muita criativa e interessante,trabalharei com meus alunos e com certeza eles vão adorar.
28/01/2012
Cinco estrelasamei essa aula.Muito obrigada por compartilhar conosco.PARABÉNS!!!!!!!!!