Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA – recursos fonológicos, morfológicos e lexicais como mecanismos de coesão no texto

 

11/10/2011

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os sentidos produzidos pelo uso de recursos fonológicos, morfológicos e lexicais no texto.
  • Construir o sentido a partir dos efeitos sonoros presentes no texto.
  • Compreender que os recursos fonológicos, morfológicos e lexicais estabelecem a coesão em um texto.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O aluno deverá saber o conceito de  coesão e coerência textuais;
  • Identificar os marcadores de coesão;
  • Saber o que é uma paródia;
  • Saber fazer escansão de sílabas poéticas.
Estratégias e recursos da aula

  

  • vídeos do Youtube;
  • internet;
  • processador de textos Kword;
  • programa Kpresenter;
  • produção textual;
  • trabalho interativo.

Atividade 1 – Motivação

Alunos em círculo

Professor, inicie a atividade explorando o conhecimento prévio dos alunos acerca dos recursos fonológicos usados, principalmente, em textos literários. Questione-os sobre o que remete o termo fonológico. Cite exemplos, como a sequência: bola, rebola, embola. Pergunte que sons repetem nestas palavras e o que eles sugerem. Incentive-os a criar outras palavras em que apareçam fonemas repetidos. Crie um clima de brincadeira, pedindo a outro aluno que diga o que sugerem os sons repetidos nas palavras criadas pelo colega. Esse tipo de brincadeira é interessante porque, além de inventarem palavras novas, os alunos experimentam os sons para expressarem diferentes sentidos, como o exemplo citado, que sugere movimento e forma.

Obs.: Segundo Lopes (1991, p. 28 -33), a função do componente fonológico, como estabelecimento da coesão, é um aspecto pouco estudado. A coesão, nesse caso, pode ser construída, por exemplo, pelo ritmo, elemento pouco tratado na linguística. Para a autora, deve-se compreender este mecanismo " como uma sucessão de movimentos num jogo de tensão e distensão; assim a análise rítmica é indissociável da rede complexa de significantes que compõem o texto". Exemplo: a aliteração, a expressividade das vogais e consoantes, ecos, assonâncias.

Alunos em grupo de 3 componentes

 Exiba, em datashow, o vídeo A Banda (4M30s), na voz de Chico Buarque. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=wFPPawLq_5Q>. (Acesso em 20 set.2011)

 

 aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Abaixo, a letra da canção:

A Banda

Composição: Chico Buarque de Hollanda

 

Estava à toa na vida o meu amor me chamou

Pra ver a banda passar cantando coisas de amor

A minha gente sofrida despediu-se da dor

Pra ver a banda passar cantando coisas de amor

 

O homem sério que contava dinheiro parou

O faroleiro que contava vantagem parou

A namorada que contava as estrelas parou

Para ver, ouvir e dar passagem

 

A moça triste que vivia calada sorriu

A rosa triste que vivia fechada se abriu

E a meninada toda se assanhou

Pra ver a banda passar cantando coisas de amor

 

Mas para meu desencanto o que era doce acabou

Tudo tomou seu lugar depois que a banda passou

E cada qual no seu canto, em cada canto uma dor

Depois da banda passar cantando coisas de amor

 

O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou

Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou

E a moça feia debruçou na janela

Pensando que a banda tocava pra ela

 

A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu

A lua cheia que vivia escondida surgiu

Minha cidade toda se enfeitou

Pra ver a banda passar cantando coisas de amor

 

Mas para meu desencanto o que era doce acabou

Tudo tomou seu lugar depois que a banda passou

E cada qual no seu canto, em cada canto uma dor

Depois da banda passar cantando coisas de amor

 

O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou

Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou

E a moça feia debruçou na janela

Pensando que a banda tocava pra ela

 

A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu

A lua cheia que vivia escondida surgiu

Minha cidade toda se enfeitou

Pra ver a banda passar cantando coisas de amor

 

Pra ver a banda passar cantando coisas de amor

Pra ver a banda passar cantando coisas de amor

Pra ver a banda passar cantando coisas de amor...

  

  Após a projeção, oriente os alunos para que acessem o endereço seguinte para copiarem e acompanharem a letra da música pelo vídeo, disponível em:

<http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45099/>. Acesso em 24 de set. 2011

 Eles devem copiar a letra no arquivo "A Banda", criado no programa KWord. Em seguida, peça que desenvolvam a seguinte atividade:

 

Exercício 1

Utilizando seus laptops, abram o arquivo que foi criado, no programa KWord, intitulado  "A Banda”. Em seguida, discutam e respondam:

       1) Ouçam atentamente a música, prestando atenção aos recursos sonoros presentes na canção. Após essa etapa, organizem-se em dois coros e cantem, baixinho, a canção, atentos aos sons produzidos pelas rimas, pela repetição de palavras e de fonemas.

2)    O título "A Banda" sugere musicalidade e  ritmo, indicando a presença de música, multidão, festejo. Há uma expectativa de alegria a partir deste título. Esse sentimento é revelado por meio do ritmo e das palavras usadas. Quais são esses ritmos e que palavras sugerem essa expectativa de alegria? Justifique a sua resposta.

3) O ritmo é responsável pela harmonização dos elementos da canção. Nessa música, ele é marcado pelas sílabas poéticas, sílabas fortes e sílabas fracas. Ex. Es-TA-va-à- TO-na-VI(da). Maiúscula sílaba forte, minúscula sílaba fraca.Divida a primeira estrofe do poema em sílabas poéticas. Utilizem os recursos do Kword para destacar essas sílabas, colocando-as em negrito e em cor diferente do restante da música.

4) A repetição dos fonemas presentes na música sugere a imitação do som de quê? Justifique a sua resposta.

5) De acordo com a música, que mudanças ocorreram na vida das pessoas a partir do momento em que a banda passa? Justifique.

6) Transcreva palavras que demonstrem o sentimento de que, quando a banda passa, há encantamento, ilusão. Depois, tudo volta a ser como antes. 

7)  Pode-se dizer que o ritmo, produzido pela repetição de fonemas, de palavras e as rimas funcionam como elementos de coesão e contribuem para a construção do sentido do texto? Explique exemplificando. 

8) Tendo como modelo a letra da canção, tentem criar uma quadrinha que apresente recursos fonológicos e lexicais que funcionem como elemento coesivo e que contribuam para a construção do sentido do texto. Digitem-na no mesmo arquivo citado acima. Destaquem os recursos fonológicos e lexicais usados.

9)  Apresentar para os colegas as quadrinhas, mostrando como os recursos fonológicos e lexicais foram usados de forma a produzir sentidos.

 

 

 

 Obs.: Professor, organize a turma em círculo para os grupos socializarem suas conclusões. Verifique se conseguiram perceber que os aspectos fonológicos funcionam como elementos coesivos, dando ritmo ao texto, por meio dos diferentes recursos, como rimas, repetição de palavras e de determinados fonemas.  

      

Atividade 2 - construindo o sentido do texto a partir dos recursos fonológicos, morfológicos e lexicais.

Alunos em grupos de três integrantes

Professor, o objetivo desta etapa é desenvolver uma atividade que propicie aos alunos a identificação de efeitos de sentido produzidos em um texto, a partir da recorrência de recursos fonológicos, morfológicos e lexicais. Oriente-os para que acessem, em apenas um laptop, o vídeo da música "Águas de Março" (3m34s). Disponível em: <http://letras.terra.com.br/tom-jobim/49022/>  Acesso em 13 set. 2011.

 Eles devem selecionar o texto e copiá-lo no arquivo "Águas de Março", criado no programa KWord. Em seguida, devem desenvolver a atividade abaixo para orientar a discussão.

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

   

Exercício 2

Utilizando seus laptops, criem outro arquivo, no programa KWord, intitulado  "Águas de março". Após lerem e ouvirem a música, utilizem o arquivo criado para responderem às questões abaixo.

1)   Identifiquem os fonemas que se repetem.Utilizem os recursos do Kword e destaque os fonemas em negrito e em cor diferente.

2)   Analisem e expliquem se essas repetições funcionam como mecanismo coesivo e como contribuem para a produção de sentido do texto.

 3)  Identifiquem a recorrência do verbo ser. Utilizem os recursos do Kword para destacar essas palavras, colocando-as em negrito e em cor diferente do restante do texto.Em seguida respondam:

a) Qual é o tempo em que esse verbo foi utilizado?

b) Que sentidos podem ser construídos a partir do uso recorrente desse verbo?

c) Ao usar esse verbo, o texto torna-se mais descritivo ou mais narrativo? Por quê?

4) Identifiquem, no texto, palavras que sugerem uma lembrança não urbana. Utilizem os recursos do Kword para destacar essas palavras, colocando-as em negrito e em cor diferente do restante do texto.

5)   Elaborem um texto apresentando as conclusões do grupo sobre a importância do uso dos recursos fonológicos e lexicais e explicando também como estes recursos contribuem para a coesão e para a construção do sentido de um texto.

6) Apresentar as conclusões para a turma. Cada grupo terá 5 minutos para a apresentação.

 

 

 

 

  Obs.: Professor, organize a turma em círculo para os grupos socializarem suas conclusões. É importante verificar se os alunos perceberam o uso dos recursos fonológicos,morfológicos e lexicais funcionaram como elos coesivos e contribuíram para a construção do sentido no texto.

   

 Professor, para que os alunos conheçam os autores da música " Águas de Março", eles devem acessar os links :< http://www.paixaoeromance.com/70decada/aguas/h1aguas_de_marco.htm>  < http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81guas_de_Mar%C3%A7o > Acesso em 14.set.2011.
 
Atividade 3 - Produção de texto
 
Grupos de 4 componentes
 

 O grupo deve selecionar uma música de preferência deles. A partir da escolha, oriente-os para que tentem parodiá-la. Ao produzi-la, eles devem procurar usar rimas, repetição de fonemas e recorrência de palavras, buscando criar diferentes efeitos de sentido e também que funcionem como elos coesivos.

 Após a produção da paródia, eles criam um vídeo da música parodiada que será cantada pelo grupo. Para isso, eles devem acessar WxCam, pelo ícone da câmera na área de trabalho, ou acessar [Metasyys > Aplicativos > Multimídia > WxCam]. Na tela principal da WxCam, devem clicar no botão vermelho e iniciar a gravação de um arquivo em formato de vídeo. Esse arquivo será gravado na subpasta Vídeos, na pasta de usuários do Arquivo Pessoal. Em seguida, salvar o vídeo em pen drive.

Apresentar para a turma o trabalho realizado. Cada grupo terá 10 minutos para a apresentação.

 

       

Recursos Complementares

Para obter informações sobre coesão, acesse:

Coesão e coerência textuais: mecanismos de coesão textual: http://www.slideshare.net/nataliastorari/coeso-e-coerncia-textual . Acesso em 18 de set. 2011.

FÁVERO, L.L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991. 96 p.

Questões de coesão gramatical e lexical em textos dissertativos-argumentativos de alunos do ENEM. Disponível em: <http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/23219/2/tesemestjesuanafreitas000093843.pdf>. Acesso em 18 de set. 2011.

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem em grupo.

Verifique ainda se eles compreenderam que os recursos fonológicos, morfológicos e lexicais que compõem o gênero estudado são elementos que funcionam como elo coesivo e também contribuem para a construção do sentido do texto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.