Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA: como é a nossa casa?

 

19/10/2011

Autor e Coautor(es)
claudia vicari zanatta
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Importância da moradia.

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA, Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

  • Entender que a moradia relaciona-se com o ato de residir em algum lugar ligado especialmente às noções de abrigo,  segurança,  privacidade, disponibilidade de bens e localização;

  • Compreender que a construção da moradia requer um planejamento e que a planta-baixa é uma das ferramentas usadas para esse fim;

  • Exercitar a imaginação para planejar uma moradia.

Duração das atividades
3 aulas com diferentes momentos de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios, mas, nesta aula ressalta-se a importância da imaginação na aprendizagem e elaboração de conceitos.

Estratégias e recursos da aula

Banner com personagens do projeto UCA

Recursos do laptop usados nesta aula:

KWord  [ Iniciar > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório]

Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

KolourPaint    [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]

 

atividades

1ª Atividade: Como é a minha casa?

Dividir os alunos em grupos de três. Solicitar que cada aluno pense na própria casa ou apartamento e liste no KWord [ Iniciar > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório] do laptop as peças que a-o constitui: sala, quarto, banheiro, ... Feito isto, pedir que vejam com os outros colegas do grupo no que a casa de cada um difere da do outro.

2ª Atividade: Olhando diferentes tipos de moradias:

Os alunos poderão navegar na Internet utilizando-se do  Mozilla Firefox   [Iniciar -> Aplicativos -> Internet], para olhar fotos de algumas moradias planejadas para proteger as pessoas do clima ou de outros fenômenos da natureza. Pedir que os alunos observem as cores, diferentes estilos, tamanhos, adequação ao local onde são construídas, Diferentes tipos de moradias poderão ser encontradas no:  http://escolakids.uol.com.br/a-casa.htm 

Abaixo listamos alguns tipos de moradias:

Fotos de países que contornam o mar mediterrâneo: 

m

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090527_aquecimento_rc.shtml

Texto sobre a moradia grega:  

http://pt.wikilingue.com/es/Costumes_da_Antiga_Gr%C3%A9cia#La_casa_griega

 

No Pólo Norte, as casas são chamadas de iglus, com uma pequena porta na entrada para evitar a saída do ar quente. Feita por grandes blocos de gelo e dispõem uns sobre os outros. Sua forma é arredondada, como vocês explicam isso?   

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_F2nx0gbMU7g/S9WUBtshdsI/AAAAAAAAABM/MXOf7R6MzQg/s1600/iglu3%5B1%5D.jpg

 

Na Tunísia: as casas são escavadas no solo. Por que as casas seriam assim?

Fonte:  http://3.bp.blogspot.com/_EukiQj-veb4/STVg0XX6sGI/AAAAAAAAA7k/PS9DV69vppw/s320/tunisia.jpg  

 

No Japão por causas dos tremores, as casas são fabricadas com madeiras leve e paredes de papel. Qual a importância deste tipo de construção?

Fonte: http://anfalpet.org.br/portal/images/stories/imagens/imagens_noticias/_628_04_4300246290663713241.jpg

 

No sudeste asiático, as casas são feitas sobre pilotis, para que a enchente não alcance o piso. No Brasil também há esse tipo de moradia?

Fonte: http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2008/08/palafitas.jpg

 

Os pigmeus da África protegem-se camuflando suas casas com ramagens. Por que os habitantes fariam casas assim?

Fonte: http://d2n2vym3grm7tw.cloudfront.net/856469600ccb359ae8afcbba08b8a4ed

 

Blocos populares e favelas. No Brasil há muitas construções deste tipo?

f

Fonte: http://www.blogtamborim.com/2008/12/rio-de-janeiro-qual-violncia_4051.html

3ª Atividade: Qual nossa casa ideal?

Solicitar que cada grupo imagine uma casa ou apartamento considerados pelo grupo como ideais para viver. O que essa moradia deveria ter? Como seriam suas peças? Onde ela se localizaria? Na praia, em uma ilha, em uma grande cidade, no campo? Que cor teria? Seria de madeira? Seria uma casa futurista, toda de vidro? Cada grupo deverá discutir a respeito do tema até chegar a uma casa que satisfaça aos três alunos. 

4ª Atividade:  Representando a moradia ideal definida pelo grupo:

Solicitar ao grupo que faça um desenho em uma folha de papel (de preferência uma folha grande) que represente a casa ideal que imaginaram. Os alunos poderão utilizar-se de lápis coloridos, colagens de papéis, recortes para dar a ideia mais aproximada da residência imaginada.

5ª Atividade: Como pode ser o desenho do projeto de uma casa?

home-office-planta-baixa-casa

O exemplo acima é de uma planta-baixa. Mostrar aos alunos como os projetistas (aproveitar para perguntar o que os alunos sabem a respeito da profissão de engenheiros e arquitetos) planejam o espaço, a metragem, disposição das portas, janelas. Frisar que esse modelo é de uma planta-baixa que orienta a disposição dos cômodos de uma residência. http://www.decoracaobbb.com.br/decoracao-de-home-office-e-sala-de-leitura/home-office-planta-baixa-casa/

6ª Atividade

Os alunos deverão fazer a representação no KolourPaint  [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas] do laptop de uma planta-baixa. Poderá ser a representação da casa ideal imaginada nos exercícios anteriores. Dependendo da familiaridade dos alunos com as ferramentas do KolourPaint, a tarefa poderá ser simplificada, como por exemplo: solicitar que representem uma residência bem simples para uma pessoa que vive sozinha. Nesta tarefa os alunos poderão estabelecer medidas como as apresentadas no exemplo da atividade 5. Também é importante que pensem onde localizarão as portas e janelas.

Recursos Complementares

Leituras:

“O truque de Cúri” -  Claire Ubac

Fonte: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img9/188439.jpg

Sinopse do livro "O truque de Cúri" -  As diversas etapas da vida de Cúri, desde o nascimento até a velhice, são descritas por meio das diferentes lugares que ele habitou.

Cantinho de leitura: uma ideia para montar um cantinho de leitura para as crianças:

Fonte: http://www.noovhaamerica.com.br/recanto.pdf

Música:

"A casa" - Vinicius de Moraes

Disponível em: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/49255/

Sites sobre os direitos da moradia no Brasil:

http://www.metodista.br/cidadania/numero-35/moradia-direito-a-dignidade

http://www.artigos.com/artigos/sociais/direito/o-direito-constitucional-a-moradia-no-brasil-1625/artigo/

Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram:

  • Compreender que a moradia relaciona-se com o ato de residir em algum lugar; como abrigo, como segurança;

  • Compreender que a construção da moradia é fruto de resolução do problema da proteção e abrigo e que necessita planejamento;

  • Aprender que uma das formas de representação do planejamento de uma residência é a planta-baixa.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.