Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudando a semente com João e seu pé de feijão

 

22/01/2012

Autor e Coautor(es)
Análya Cristina Leite Cortez do Carmo
imagem do usuário

NATAL - RN ESC MUL PROF ALMERINDA BEZERRA FURTADO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Instigar a linguagem oral;
  • Entender o cultivo e crescimento da semente do pé de feijão;
  • Desenvolver a sequencia temporal;
  • Despertar o interesse pelo cuidar; 
Duração das atividades
As atividades acontecerão no decorrer de sete aulas com duração de 50 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o professor já tenha trabalhado uma visão geral sobre as plantas. 

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

1º momento:Convidar as crianças para participarem de uma roda de conversa. O professor conduz esse momento fazendo o levantamento sobre os conhecimentos prévios que elas possuem sobre as sementes:

  • O que é uma semente?
  • Para que serve?
  • De que ela precisa para germinar?

As crianças devem ser encorajadas a falar sobre suas hipóteses. Essas devem ser registradas em papel madeira.

2º momento: O professor apresenta para a turma os vídeos Germinação (http://www.youtube.com/watch?v=yLgN1XwAk_k) e a viagem da sementinha (http://www.youtube.com/watch?v=sbqtggXvQYc). Após a apresentação dos vídeos, o professor retoma as questões iniciais para que as crianças possam ou não confirmar suas primeiras hipóteses. As novas descobertas começarão a serem registradas no mesmo papel madeira como o exemplo abaixo:

 

ESTUDANDO AS SEMENTES

 Conhecimentos prévios

Descobertas realizadas

 

 

2ª aula:

1º momento:Criar na sala um cenário para exploração da história João e o pé de feijão. Nesse momento, o professor deve eleger qual a melhor forma de apresenta-la (contação com ou sem o apoio do livro, dramatização, vídeos, etc). O importante é levar as crianças a viajarem no mundo da fantasia transformar esse momento em  algo significativo para elas.  Ao finalizar a história, fazer alguns questionamentos:

  • Por que a mãe de Joao vendeu a vaquinha?
  • O que aconteceu quando a mãe de João jogou os feijões pela janela?
  • Quem já viu alguém plantando um pé de feijão?
  • Será que ele cresce tão rápido como o da história?
  • Porque cresceu um pé de feijão e não de outra planta?

2º momento:Pedir que as crianças registrem a história na forma de desenho. Esses devem ser socializados na roda de conversa.

3º momento:Propor as crianças plantarem seu próprio pé de feijão. Para realização dessa atividade, assistir ao vídeo: Era uma vez... - João e o pé de feijão (http://www.youtube.com/watch?v=BpTYw9603MY) e mandar que as crianças tragam na aula seguinte, grãos de feijões para serem plantados. É interessante que o plantio ocorra na segunda-feira, para que possam registrar durante toda a semana o crescimento dos grãos.

3ª aula:

1º momento: Realizar com eles o plantio de feijões. Materiais necessários: copos descartáveis, água, algodão e sementes de feijão. Escolher um lugar adequado na sala para deixar a experiência.

2º momento: construir com as crianças, uma tabela para registro diário do crescimento do pé de feijão.

4ª a 6ª aula:

1º momento: Os alunos regam seu pé de feijão e o colocam ao sol. Em seguida registram na tabela elaborada coletivamente seu desenvolvimento diário.

7ª aula:

1º momento: Em uma roda de conversa, discutir as observações feitas durante a semana. Pode acontecer de alguns feijões terem morrido. Nesse momento o professor deve levantar algumas questões:

  • Que cuidado tiveram com o feijão?
  • Todos os feijões continuam germinando?
  • Porque esse feijão morreu?
  • Ele recebeu água e luz necessária?
  • Será que o algodão ficou muito encharcado?

  Crianças          Experiência do Pé de Feijão

                            

2º momento: Retornar ao quadro “Estudando as sementes” para, se necessário, fazer registro de novas descobertas.

3º momento: plantar os feijões na horta escolar para que os alunos acompanhem o seu desenvolvimento. Caso sua escola não tenha horta, pode propor que levem os pés de feijões para casa e plantem em seus quintais.

Experiência do Pé de Feijão                      Experiência do Pé de Feijão          

  

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final dessa sequencia didática, o professor poderá avaliar se os alunos:

  • Compreenderam as etapas do crescimento de uma semente;
  • Reconheceram a importância da água e da luz para o crescimento das plantas;
  • Participaram ativamente na construção do texto coletivo;
  • Perceberam os cuidados que devemos ter com as plantas;
  • Ampliaram seu repertório oral.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rivaldo Bevenuto de Oliveira Neto, EM JORNALISTA RUBENS MANUEL LEMOS , Rio Grande do Norte - disse:
    rivaldobevenuto@hotmail.com

    13/03/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns,profª Análya!!!Excelente trabalho... Sua aula explora o conteúdo de forma muito significativa e prazerosa.Obrigado por compartilhar...


  • Ewerline , Jaci Ferreira de Castro , Rio Grande do Norte - disse:
    adrilinecosta@gmail.com

    28/02/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, acredito que os alunos aprendem melhor com a prática e com fatos que chamem a atenção deles, como a história "João e o pé de feijão".


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.