06/08/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Estabelecer relações de semelhanças entre as borboletas e os insetos e reconhecê-las pelas suas características físicas.
Cores, formas e tamanhos das borboletas.
Atividade 1 - Confrontar as borboletas com outros insetos
1º momento - O(A) professor(a) procura montar uma caixa com insetos e ensina as crianças a destacar características das borboletas e procurá-las em outros insetos. A atividade será realizada da seguinte forma:
• verbalizar as cores das borboletas da caixa e procurar se há outros insetos com cores parecidas;
• contar as pernas de cada borboleta e conferir a quantidade de pernas de alguns insetos;
• confrontar a quantidade de pernas da borboleta com as de outros insetos;
• destacar as asas das borboletas e verificar quais são os insetos da caixa que tem asas;
• observar o corpo da borboleta, nomear as partes e comparar com o corpo de outros insetos
• descobrir quais as características das borboletas que não se encontram nos demais insetos da caixa.
Obs. A caixa pode ser construída com material simples. O professor pode solicitar ajuda dos pais dos alunos para capturar os insetos. Pode colocar cada um dentro de uma bolsinha de plástico e montar numa caixa de camisa fixando com alfinete.
Outra Sugestão: contar histórias infantis de borboletas. Visitar o link apontado nos recursos complementares.
Avalia-se a nova aprendizagem , verificando se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!