14/09/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword e o Tux Paint. Estar inserido no processo de alfabetização.
Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- INTRODUZINDO O TEMA: nossa água de cada dia
- No dia 22 de março é comemorado o dia mundial da água, mas sabemos que devido a sua importância para o planeta, ela deve ser trabalhada em qualquer data. Você poderá organizar em seu planejamento uma “Semana da água”, podendo aproveitar a data comemorativa ou então trabalhar esse conteúdo em outros dias escolares, já que se trata de um tema de suma importância .
- Para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, dialogue com eles investigando seus conhecimentos prévios sobre a água. Questione-os sobre:
- Deixe que os alunos conversem uns com os outros e exponham suas opiniões.
- Depois explore o tema com eles trabalhando a história em quadrinhos “Água boa pra beber” da Turma da Mônica. Para tanto, solicite que os alunos acessem a história no sítio http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm através do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Solicite que realizem a leitura da história individualmente e depois proponha a leitura coletiva.
Fonte: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm
- Essa história é muito legal, ela aborda; a importância de tratar a água, de economizá-la e preservá-la. Aponta também para questões de cidadania ao mostrar a necessidade do saneamento básico como um direito de todos.
REGISTRANDO
- Após trabalhar a história com os alunos, dialogue com eles sobre o que entenderam sobre o tema água, analisando se compreenderam a importância de tratar e economizar esse bem natural. Proponha uma atividade de registro abordando as questões contempladas na história. Sugerimos a seguinte:
HISTÓRIA “ÁGUA BOA PRA BEBER” – TURMA DA MÔNICA Após ouvir a história responda: 1) A alternativa que representa o portador de texto no qual encontramos esse tipo de história é: ( ) livro literário ( ) gibi ( )livro de receita
2) Marque com um X a alternativa que indica o caminho percorrido pela água até chegar a nossa casa: ( ) Estação de tratamento, rio, casa. ( ) Rio, estação de tratamento, casa.
3) É importante tratar a água antes de beber para: ( ) Tirar impurezas e bactérias que prejudicam a saúde. ( ) Acrescentar sabor e cheiro na água.
4) Usamos a água em nosso cotidiano para: ( ) Escovar os dentes ( ) Lavar os alimentos ( ) Beber ( ) Dormir
5) São atitudes corretas para economizar a água: ( ) Fechar a torneira enquanto escova os dentes. ( ) Lavar a calçada com a mangueira de água. ( ) Tomar banhos rápidos e fechar a torneira enquanto ensaboa o corpo. ( ) Lavar o carro com a mangueira de água toda semana pra ele ficar limpinho.
|
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- DE ONDE VEM... PRA ONDE VAI... COMO É QUE VOLTA... Os caminhos da renovação da água
Professor, nesta atividade você poderá trabalhar com os alunos o Ciclo da água na natureza de forma lúdica e divertida.
Esse momento será importante para que os alunos compreendam que a água não pode ser fabricada ou criada se um dia vier a faltar, mas ela é renovada em seu ciclo. Dessa forma contribuirá para a conscientização dos alunos sobre a preservação desse recurso.
Para tanto, solicite que seus alunos acessem no sítio http://historiasparapre.blogspot.com/2010/01/historia-da-gotinha-de-agua.html a História de uma gotinha de Água, utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).
Professor, se em sua escola não tem o PROUCA, leve os alunos para o laboratório de informática e projete a história utilizando um projetor multimídia.
Fonte: http://historiasparapre.blogspot.com/2010/01/historia-da-gotinha-de-agua.html
- Depois solicite que acessem também no sítio http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html o vídeo Ciclo da Água, utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).
Fonte: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html
- Tanto na história quanto no vídeo, é explorado o Ciclo da água na natureza de forma lúdica e interessante. Após esse momento, converse com os alunos sobre o que compreenderam sobre a história e o vídeo, analise se perceberam como ocorrem os processos de:
Fonte: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html
- Para finalizar esse momento, proponha um registro para os alunos no qual eles irão ilustrar e produzir um texto descrevendo como ocorre o Ciclo de água.
- Se optar por trabalhar com os laptops, os alunos poderão utilizar o Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital) para ilustrar o Ciclo da água, e o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), para descrever cada etapa do ciclo.
- Caso opte por fazer essa atividade no caderno, os alunos deverão desenhar como ocorre o Ciclo e produzir o texto descritivo em seus cadernos.
- Depois realize a reescrita do texto com cada aluno, ajudando-os a identificar o que não está escrito de forma convencional. Após ter corrigido o texto com os alunos solicite que realizem suas hipóteses de leitura para os outros colegas, socializando o que produziram.
- Professor, para finalizar esse momento, explore com as crianças o vídeo musical Professora Fernanda – Água 2010. Para tanto, solicite que acessem o sítio http://www.youtube.com/watch?v=5IiveCkSULk utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=5IiveCkSULk
- Reproduza e entregue para eles a letra da música para que cantem e depois colem em seus cadernos.
Água
Da nuvem até o chão, do chão até o bueiro Da cachoeira até a represa, da represa até a caixa d'água Do copo até a boca, da boca até a bexiga Do rio até outro rio Fonte: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283402/
|
- Aproveite para trabalhar com seus alunos a música como um gênero textual, explorando as características da mesma, a linguagem poética e sua estrutura textual. Proponha alguma atividade de registro, como a construção de acrósticos com algumas palavras trabalhadas na música. Um exemplo de acróstico com a palavra Água:
Á gua fonte de vida G randeza da humanidade U m bem natural que pode se esgotar se A gente não economizar
|
3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
ÁGUA: para não acabar devemos cuidar! O jeito é ... economizar
- Professor, nesse momento você irá abordar com seus alunos a importância de economizar a água para preservá-la. O objetivo dessa atividade é a conscientização dos alunos e por sua vez, de suas famílias sobre atitudes relevantes para a preservação da água.
- Para tornar esse momento mais lúdico, inicie essa atividade solicitando que os alunos acessem através de seus laptops o sítio http://www.redescola.com.br/software/uacf1083/uacf1083.swf utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Nesse sítio eles encontrarão uma história abordando um diálogo entre um gato e uma cobra sobre a escassez de água doce (potável) no mundo, sua importância para vida e a de sua preservação.
Fonte: http://www.redescola.com.br/software/uacf1083/uacf1083.swf
- Depois de trabalhar a história, dialogue com eles verificando se perceberam que apesar de ter muita água em nosso planeta, a maioria é salgada, não sendo própria para consumo.
- Reproduza e distribua para eles o texto informativo abaixo. Realize a leitura com eles e discuta sobre os dados observados.
Você sabia... Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas. A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra: |
- A partir dessas informações proponha aos alunos a construção de gráficos, representando a quantidade de água existente em nosso planeta, e como ela está distribuída no mesmo. Auxilie-os nesse processo.
- Para a construção dos gráficos os alunos poderão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), como no exemplo abaixo em que os alunos criaram os gráficos representando os valores aproximados, pois o nosso objetivo é mostrar a diferença entre a quantidade de água doce e água salgada existentes em nosso planeta:
- Os alunos também poderão criar os gráficos no caderno.
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
LISTANDO HÁBITOS DE ECONOMIA
- Dialogue com seus sobre quais atitudes eles consideram importantes para a economia de água. Deixe com que se expressem e dialoguem uns com os outros.
- Solicite que acessem o sítio http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) e assistam ao vídeo musical “Economizar” da turma da Mônica.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY
- Posteriormente, proponha a construção coletiva na lousa, de uma lista com atitudes e hábitos favoráveis à economia de água no cotidiano. Anote as dicas dos alunos na lousa, uma embaixo da outra, numerando-as, trabalhando assim outro gênero textual, lista.
- Você poderá dividir sua turma em grupos de três alunos e propor que eles construam em grupo, um panfleto com as dicas listadas na lousa, ilustrando cada uma delas.
- Se optar por utilizar os laptops dos alunos para a construção dos panfletos, eles poderão utilizar o Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital)para ilustrar, e o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), para escrever as dicas.
- Depois de prontos os panfletos poderão ser colados na escola para conscientizar os alunos sobre a importância de economizar água.
1) Entregue o seguinte questionário para seus alunos e solicite que realizem uma pesquisa com os pais e familiares.
Entrevista com familiares Nome do entrevistado:________________________________________________________
1. Quando você está escovando os dentes você deixa a torneira da pia: ( ) Aberta, pois vai utilizar a água para enxaguar a boca daqui a pouco. ( ) Fechada, para não gastar água enquanto escova os dentes.
2. Ao tomar banho você: ( ) Fica muito tempo embaixo do chuveiro, pois adora cantar tomando banho. ( ) Toma um banho rápido e fecha a torneira enquanto está se ensaboando.
3. Para limpar a casa você utiliza a água: ( ) Que usou para lavar roupa. ( ) Da torneira que está limpa e não suja a casa.
4. Para limpar o quintal você: ( ) Usa a vassoura. ( ) Usa a mangueira de água.
5. Quando está lavando louça você: ( ) Ensaboa tudo e depois enxágua de uma vez. ( ) Fica com a torneira ligada o tempo todo.
Agora é sua vez entrevistador - De acordo com a sua opinião, a pessoa que você entrevistou pode ser avaliada como: ( ) Muito econômica e ecologicamente correta. ( ) Precisa melhorar, mas está no caminho da economia. ( ) Está contribuindo para a água do planeta acabar.
|
2) Professor, solicite que os alunos levem seus laptops para casa e acessem o sítio http://www.rededasaguas.org.br/acesso/itu/dez.htm utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) e faça a leitura do texto “Os dez mandamentos para economizar água” com seus pais e familiares, depois dialogue com eles sobre o que acharam. Segue abaixo o texto:
Os dez mandamentos para economizar água 1. No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros. 2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água. 3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário. 4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras. 5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros. 6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada. 7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio. 8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador. 9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa. 10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar. Fonte: http://www.rededasaguas.org.br/acesso/itu/dez.htm
|
5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
SOCIALIZANDO
- Professor, reserve esse momento para que os alunos socializem na rodinha as pesquisas realizadas com seus familiares na tarefa de casa. Observe se construíram conhecimentos sobre a importância da economia de água.
- Deixe que todos falem e promova um debate sobre as práticas que consideram relevantes para a preservação da água em nosso planeta.
6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- JOGANDO MAIS QUE ÁGUA FORA
- Professor, para finalizar o trabalho sobre a água, oriente os alunos a acessarem os jogos abaixo, no qual eles irão abordar o tema água, de forma divertida e lúdica.
Sítio 1: Jogo da forca abordando palavras sobre o tema água
http://smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html
Sítio 2: Jogo recuperar a água
http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=patrulha_dagua/base_patrulha_dagua|w=760|h=440
- Após realizar os jogos com os alunos organize-os na rodinha e converse sobre o que aprenderam com eles.
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm
http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/22-marco-dia-da-agua.html
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se os mesmos construíram conhecimentos relativos ao tema trabalhado e desenvolveram atitudes favoráveis a preservação da água, compreendendo sua importância para nossas vidas, bem como percebendo a escassez de água potável em nosso planeta. Organize também registros individuais em que estejam explícitas as facilidades e dificuldades durante o processo de ensino e aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/04/2013
Cinco estrelasótima
17/02/2013
Cinco estrelasMUITO BOM!
24/01/2013
Cinco estrelasEsta aula é mais mais elaborada que eu ja vi envolvendo o aluno em TI, exelente aula.