29/10/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Conhecimento de brincadeiras
Recursos: lápis de cor; giz de cera; caneta hidrocor; pincéis; tinta; sulfite branco ou colorido; pedaço de cartolina ou papel kraft; papel de seda; varetas; cola branca; tesoura; linha nº 10; data-show; televisão, DVD player; câmera digital.
Estratégias:
1ª Etapa: Roda da conversa/Listagem das brincadeiras citadas;
Organizar uma roda com as crianças sentadas no chão para inicio da conversa sobre o tema. Neste momento a professora conversará com as crianças sobre as brincadeiras que conhecem e irá listar todas as citadas pelas crianças.
2ª Etapa: Desenho;
Em seguida será proposto às crianças um desenho das brincadeiras citadas, a partir de diferentes materiais (lápis de cor; giz de cera; caneta hidrocor; pincéis; tinta; sulfite branco ou colorido; pedaço de cartolina ou papel kraft).
A professora disponibilizará os materiais, permitindo que as crianças escolham com quais querem trabalhar. O mesmo deve ocorrer com o desenho das brincadeiras, as crianças escolhem se querem desenhar uma ou mais.
A professora poderá fotografar e filmar a atividade com a câmera digital.
3ª Etapa: Encaminhar pesquisa aos pais;
Será encaminhada uma pesquisa sobre as brincadeiras que os pais conhecem.
O resultado da pesquisa será apresentado às crianças, no momento da roda nos dias seguintes.
4ª Etapa: Elaboração de gráfico;
Após a apresentação do resultado da pesquisa às crianças, será elaborado um gráfico com as brincadeiras citadas pelas crianças e outro com as citadas pelos pais.
O gráfico será de colunas empilhadas, coloridas pelas crianças.
5ª Etapa: Apresentação de Cândido Portinari e apreciação das obras;
A professora apresentará a história do menino Candinho, em vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sgdvUiob1nc
Em seguida apresentará, com o uso do data-show, as obras:
imagem 1 imagem 2
imagem 3
Imagens 1,2,3 disponíveis em: http://www.museudainfancia.unesc.net/memoria/expo_ibero/acervo_portinari.htm. Acesso em:15/09/2011
i
imagem 4 imagem 5
Imagens 4 e 5 disponíveis em: http://www.portinari.org.br/candinho. Acesso em 15/09/2011
6ª Etapa: Brincadeira “Pulando Cela”;
A partir da obra "Moleques pulando cela", será proposta a brincadeira “Pulando cela” (na área externa).
A professora organizará as crianças em fila e explicará que uma criança ficará parada (cela), curvada, apoiando as mãos no joelho e a outra pulará sobre as costas da criança parada. Após pular o último, o jogador corre e pára na frente, esperando que as outras crianças pulem sobre ele.
http://www.museudainfancia.unesc.net/memoria/expo_ibero/acervo_portinari.htm . Acesso em 15/09/2011
7ª Etapa: Oficina de Pipas;
A oficina será realizada na área externa, sob coordenação da professora, utilizando o seguinte passo a passo:
(http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI21646-10524,00.html)
1- Divida o papel ao meio. De uma das metades, faça um quadrado exato para o corpo da pipa. Com as sobras do papel, ou outro, faça tiras de 4 cm (largura) para as barbatanas, e cole-as.
2- Cole uma das varetas na diagonal do quadrado. Deixe três dedos de sobra na ponta da vareta que fica no meio das barbatanas. Será o lado inferior da pipa.
3- Enrole a linha em uma das duas pontas de uma segunda vareta, envergando a vareta para que se curve até ficar com o mesmo comprimento da diagonal da pipa. Prenda a linha na outa ponta e passe cola na vareta.
4- Grude o arco que a linha e a vareta formaram na folha de seda, do mesmo jeito que na foto acima.
5- Faça dois pequenos furos no papel no ponto onde as varetas se cruzam. Passe uma linha de modo que ela atravesse o papel pelo cruzamento das varetas. Depois, dê um nó na parte da frente, mas não corte a linha.
6- Segurando a linha, estique-a para o lado até chegar a 4 dedos de distância do fim da vareta envergada. Agora, estique a linha para baixo até a ponta da outra vareta. Isto é só para fazer a medida, formando uma "barriga".
7- Quando a linha chegar à parte de baixo da vareta, amarre-a com cuidado e corte. Essa linha presa é chamada de cabresto.
8- Amarre a linha para empinar. Para descobrir o lugar certo, segure a pipa pelo cabresto. Amarre um pouco acima do meio dele.
9- Com outro papel, corte tiras de 2 cm (largura) para fazer as rabiolas. Decida o tamanho delas, se curtas ou longas. Cole as tiras na parte de baixo e empine!
8ª Etapa: Exposição das produções das crianças.
Verificação da ampliação do repertório de brincadeiras e do conhecimento das obras de Portinari;
Observação sobre comentários durante a roda de conversa; realização/envolvimento nas atividades propostas.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/10/2013
Cinco estrelasGostei muito achei super interessante. gostaria de saber qual a idade a ser trabalhada, porque meus alunos são de três anos
12/10/2013
Quatro estrelasExcelente. Plano de aula claro.
21/02/2013
Cinco estrelasGOSTEI DAS AULAS E VOU USAR NAS MINHAS!
16/10/2012
Cinco estrelasamei a aula. arte na sala de aula é tudo de bom.