Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincadeiras da Infância retratadas por Cândido Portinari

 

29/10/2011

Autor e Coautor(es)
JOYCE GUIMARAES
imagem do usuário

PIRACICABA - SP VILA SONIA SAO LUIS EM DO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliação do repertório de brincadeiras;
  • Conhecimento das obras de Cândido Portinari sobre o tema.
Duração das atividades
1 mês
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento de brincadeiras

Estratégias e recursos da aula

Recursos:  lápis de cor; giz de cera; caneta hidrocor; pincéis; tinta; sulfite branco ou colorido; pedaço de cartolina ou papel kraft; papel de seda; varetas; cola branca; tesoura; linha nº 10; data-show; televisão, DVD player; câmera digital.

 

Estratégias:

1ª Etapa: Roda da conversa/Listagem das brincadeiras citadas;

Organizar uma roda com as crianças sentadas no chão para inicio da conversa sobre o tema. Neste momento a professora conversará com as crianças sobre as brincadeiras que conhecem e irá listar todas as citadas pelas crianças.

 

2ª Etapa:  Desenho;

Em seguida será proposto às crianças um desenho das brincadeiras citadas, a partir de diferentes materiais (lápis de cor; giz de cera; caneta hidrocor; pincéis; tinta; sulfite branco ou colorido; pedaço de cartolina ou papel kraft).

A professora disponibilizará os materiais, permitindo que as crianças escolham com quais querem trabalhar. O mesmo deve ocorrer com o desenho das brincadeiras, as crianças escolhem se querem desenhar uma ou mais.

A professora poderá fotografar e filmar a atividade com a câmera digital.

 

3ª Etapa: Encaminhar pesquisa aos pais;

Será encaminhada uma pesquisa sobre as brincadeiras que os pais conhecem. 

O resultado da pesquisa será apresentado às crianças, no momento da roda nos dias seguintes.

 

4ª Etapa: Elaboração de gráfico;

Após a apresentação do resultado da pesquisa às crianças, será elaborado um gráfico com as brincadeiras citadas pelas crianças e outro com as citadas pelos pais.

O gráfico será de colunas empilhadas, coloridas pelas crianças.

gráfico   Gráfico crianças

 

5ª Etapa: Apresentação de Cândido Portinari e apreciação das obras;

A professora apresentará a história do menino Candinho, em vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sgdvUiob1nc

Em seguida apresentará, com o uso do data-show, as obras:

  •  “Meninos brincando”(imagem1);
  • “Meninos no balanço” (imagem 3);
  • “Meninos soltando papagaios” (imagem 5);
  • “Meninos soltando pipas” (imagem 4);
  • “Meninos pulando carniça” (imagem 2).
  •  
  • Meninos Brincando   Pulando Carniça

imagem 1                                                                                                  imagem 2

Meninos no balanço  

imagem 3

Imagens 1,2,3 disponíveis em: http://www.museudainfancia.unesc.net/memoria/expo_ibero/acervo_portinari.htm. Acesso em:15/09/2011

Meninos Soltando Pipas           iMeninos Soltando Papagaios

imagem 4                                                                                                    imagem 5

Imagens 4 e 5 disponíveis em: http://www.portinari.org.br/candinho. Acesso em 15/09/2011

 

6ª Etapa: Brincadeira “Pulando Cela”;

A partir da obra "Moleques pulando cela", será proposta a brincadeira “Pulando cela” (na área externa).

A professora organizará as crianças em fila e explicará que uma criança ficará parada (cela), curvada, apoiando as mãos no joelho e a outra pulará sobre as costas da criança parada. Após pular o último, o jogador corre e pára na frente, esperando que as outras crianças pulem sobre ele. 

Moleques pulando cela

http://www.museudainfancia.unesc.net/memoria/expo_ibero/acervo_portinari.htm . Acesso em 15/09/2011

 

7ª Etapa:  Oficina de Pipas;

A oficina será realizada na área externa, sob coordenação da professora, utilizando o seguinte passo a passo:

(http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI21646-10524,00.html)


1- Divida o papel ao meio. De uma das metades, faça um quadrado exato para o corpo da pipa. Com as sobras do papel, ou outro, faça tiras de 4 cm (largura) para as barbatanas, e cole-as. 

2- Cole uma das varetas na diagonal do quadrado. Deixe três dedos de sobra na ponta da vareta que fica no meio das barbatanas. Será o lado inferior da pipa.

3- Enrole a linha em uma das duas pontas de uma segunda vareta, envergando a vareta para que se curve até ficar com o mesmo comprimento da diagonal da pipa. Prenda a linha na outa ponta e passe cola na vareta.

4- Grude o arco que a linha e a vareta formaram na folha de seda, do mesmo jeito que na foto acima.  

5- Faça dois pequenos furos no papel no ponto onde as varetas se cruzam. Passe uma linha de modo que ela atravesse o papel pelo cruzamento das varetas. Depois, dê um nó na parte da frente, mas não corte a linha. 

6- Segurando a linha, estique-a para o lado até chegar a 4 dedos de distância do fim da vareta envergada. Agora, estique a linha para baixo até a ponta da outra vareta. Isto é só para fazer a medida, formando uma "barriga".  

7- Quando a linha chegar à parte de baixo da vareta, amarre-a com cuidado e corte. Essa linha presa é chamada de cabresto. 

8- Amarre a linha para empinar. Para descobrir o lugar certo, segure a pipa pelo cabresto. Amarre um pouco acima do meio dele.

9- Com outro papel, corte tiras de 2 cm (largura) para fazer as rabiolas. Decida o tamanho delas, se curtas ou longas. Cole as tiras na parte de baixo e empine! 

 

8ª Etapa:  Exposição das produções das crianças.

Recursos Complementares
Sugestões:
 
 
 
 
  • Livro:  "Portinholas" - Ana Maria Machado & Cândido Portinari, Editora Mercuryo Novo Tempo;
 
 
Avaliação

 

Verificação da ampliação do repertório de brincadeiras e do conhecimento das obras de Portinari;

Observação sobre comentários durante a roda de conversa; realização/envolvimento nas atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.