Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como contribuir para a melhoria da alimentação dos alunos por meio de atividades significativas? (UCA)

 

14/09/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Tratar informações por meio da construção de gráfico;
  • Realizar hipóteses de leitura;
  • Conhecer os hábitos de uma alimentação saudável;
  • Desenvolver habilidades para a produção oral e escrita;
  • Conhecer a pirâmide alimentar;
  • Compreender a importância de uma boa alimentação;
  • Identificar a estrutura de um poema;
  • Elaborar um poema a partir do tema estudado.
Duração das atividades
Aproximadamente minutos 360 - seis (6) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword e o Tux Paint.  Estar inserido no processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

alunos 

Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!

 

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

INTRODUZINDO O TEMA: alimentos preferidos da turma

- Professor, para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, dialogue com eles sobre seus hábitos de alimentação, questionando-os:

 

  • Quem aqui gosta de comer?
  • Para que será que as pessoas comem?
  • Será que todo mundo tem alimentos para comer?
  • Qual a importância dos alimentos para nossa vida?
  • Quais alimentos vocês acham que fazem bem para a saúde?
  • O que vocês mais gostam de comer?
  • Vamos listar os alimentos que nossa turma mais consome.

 

- Deixe que os alunos conversem uns com os outros e exponham suas opiniões. É importante dialogar com eles, esclarecendo que a alimentação é um direito de todos e que, apesar disso, ainda há muitas pessoas que passam fome no mundo. Esse momento é importante também para conscientizá-los sobre o desperdício e a má distribuição de alimentos.

- Retome com os alunos os alimentos que eles mais consomem e escreva na lousa o que eles citaram, provavelmente vão aparecer alimentos repetidos. Registre a quantidade de vezes que cada alimento foi citado pelos alunos, fazendo um risco com giz na frente do nome do alimento citado.

menina lapis

ORGANIZANDO GRÁFICOS... Alimentos mais consumidos pela turma

- A partir dessas informações proponha aos alunos a construção de gráficos, representando a quantidade de alunos que gostam de cada alimento citado. Os auxilie nesse processo.

- Para a construção dos gráficos os alunos poderão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).

- Veja o gráfico abaixo construído a partir de uma pesquisa realizada com alunos do 1º ano B, do Ensino Fundamental da ESEBA, em agosto de 2011:

 

graficos alimentação

- O gráfico também poderá ser construído no caderno, para isso imprima uma tabela contendo a quantidade de colunas e linhas necessárias para o gráfico.

- Depois de pronto o gráfico, proponha a resolução de situações-problema com base nos dados obtidos na pesquisa. Por exemplo:

 

  • Qual é o alimento preferido da turma?
  • De qual alimento nossa turma gosta menos?
  • Quais alimentos receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos eles receberam?
  • De acordo com o gráfico, a alimentação de nossa turma está saudável? Dê sua opinião.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

LITERATURA E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL... Uma combinação que dá certo

- A Literatura Infantil é um importante instrumento para trabalhar diversos assuntos com as crianças, dessa forma a abordagem dos temas se torna mais interessante, lúdica e por sua vez, significativa.

- Dessa forma, organize a turma em uma roda de conversa. Depois, proponha a contação de história que aborde a questão da alimentação saudável. Como sugestão, indicamos o livro “Tem planta que virou bicho” da autora Alda de Miranda, Escrituras Editora, contendo ilustrações magníficas de Cácio Murilo, as quais irão entreter e prender a atenção das crianças durante a contação da história.

CAPA 

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=13010071&sid=182157246111217374866115874&k5=5AE4FD1&uid=

SINOPSE

- No livro “pimentão vira beija-flor, repolho se transforma em leitão roxo e uma pacífica carambola ressurge como uma assustadora serpente. O livro dá vida a vegetais, frutas e legumes, esculpindo-os em divertidos animais. Recheado de poesia, ele fala sobre os alimentos e os animais de um jeito divertido e totalmente diferente. Entre rimas e imagens criativas, esta história conta sobre o dia em que os habitantes de um lugar distante resolveram brincar de faz de conta e os animais e as plantas decidiram trocar de lugar. Surgem, então, seres estranhos como o inhame-tubarão, o melão-canário, o chuchu-sapo, a maçã-coruja, a banana-boto, a uva-formiga e um curioso alho-pato. Depois de uma tarde inteira de brincadeiras, tudo volta ao normal e as crianças percebem que tudo é possível quando usamos nossa imaginação. Além de despertar o universo lúdico das crianças, o livro incentiva hábitos de vida saudáveis, fornece dados nutricionais sobre os alimentos que aparecem na história e ainda sugere formas divertidas de consumi-los”.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/conteudo/10735-Livro-infantil-incentiva-alimentacao-saudavel.htm

 

- Anteriormente a contação de história lembre-se de explorar a capa do livro, questionando-os:

 

  • Sobre o que será que este livro está falando?
  • O que aparece na capa?
  • Quem escreveu esse livro?
  • O que vocês acham que acontece nessa história?

 

- Posteriormente a contação, dialogue com eles indagando-os:

  • Sobre o que a história estava falando?
  • Quais alimentos aparecem na história?
  • Fale sobre os benefícios de alguns alimentos para nossa saúde que foram apresentados na história?
  • Por que eles são importantes?
  • Por que é importante comer frutas, legumes e verduras?

menina lapis

- Após esse momento, proponha uma atividade de registro, na qual os alunos deverão utilizar o Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital) para criar um animal misturado com um vegetal, como apareceu nas ilustrações da história contada.

- O aluno também poderá criar o animal utilizando outros recursos como desenho, pintura, dobraduras ou recortes.

- Proponha que eles pesquisem na internet os benefícios do vegetal que escolheram para transformar em animal, e escrevam em uma folha para socializarem com os colegas.

- Para a realização da pesquisa os alunos poderão utilizar seus laptops e acessarem sítios a partir do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Eles poderão fazer a pesquisa no Laboratório de Informática de sua escola, ou ainda em livros e revistas.

- Depois de pronto, você poderá organizar um mural na sala com as pesquisas e produções artísticas dos alunos.

- Você poderá propor outras atividades como, por exemplo, solicitar que os alunos escrevam um poema sobre alimentação saudável.

Observação: outra história sobre o tema alimentação saudável que sugerimos é “Saladinha de Queixas” da autora: Tatiana Belinky, Editora Moderna. A história retrata o diálogo de frutas, legumes e verduras que reclamam do mau uso que as pessoas fazem dos seus nomes, ignorando a importância desses alimentos para a nossa saúde. 

Você encontra essa história em slides no sítio: http://picasaweb.google.com/Carolina1176/LivroSaladinhaDeQueixas#5258826996417997218

saladinha  

 Fonte: http://picasaweb.google.com/adriana.cinderela.gomes20

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

UM POUQINHO DE CADA ALIMENTO... Conhecendo a pirâmide alimentar

- Nesta atividade você poderá trabalhar com os alunos o consumo e porções adequadas, de alimentos de cada grupo, necessários para uma alimentação saudável, bem como a necessidade de comer com moderação.

- Motive seus alunos solicitando que acessem através de seus laptops o sítio http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8&feature=related assistam ao vídeo musical “Conhecendo os alimentos com o Sr Banana”. Para tanto, eles deverão utilizar o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Esse vídeo explora a importância de  manter uma alimentação saudável e balanceada, apresentando também a pirâmide alimentar.

 

banana

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8&feature=related

 

- Converse com eles a respeito do que compreenderam sobre o vídeo.

- Em seguida peça que acessem o sítio http://smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-alimentacao.html utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) e realizem a leitura individual do conteúdo multimídia “ALIMENTAÇÃO”. Nesse vídeo é apresentada a pirâmide alimentar e seus componentes, isto ajuda os alunos a compreenderem quais são os alimentos necessários para nosso consumo diário.

samrt

Fonte: http://smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-alimentacao.html

 

- Explique sobre os alimentos que devem ser mais consumidos se encontram na base da pirâmide e aqueles que devem ser menos consumidos estão no topo dela. Lembre também que é muito importante o consumo de água.

 - Como registro desse momento, você poderá orientar seus alunos a criarem uma pirâmide alimentar. Para tanto, eles poderão utilizar como recurso Tux Paint  (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital).

 - Caso prefira, oriente os alunos a desenharem a pirâmide alimentar no caderno de Ciências. Eles ainda poderão desenhar um triângulo para representar a pirâmide e depois recortar de folhetos de supermercado os alimentos e colar nos lugares adequados.

 - Apresente para eles de seu laptop ou envie-lhes via e-mail, a imagem de uma pirâmide alimentar para que utilizem como recurso em sua produção. Veja abaixo um exemplo:

  piramide

Fonte: http://www.dicasdenutricao.com/2010/09/piramide-alimentar.html

 menina lapis

REGISTRANDO

 

 - Peça que os alunos respondam as questões abaixo tomando como referência os dados da pirâmide alimentar apresentada.

 

  1. Escreva o nome dos alimentos que fazem parte da base maior da pirâmide.
  2. Quantas porções diárias de frutas são recomendadas na alimentação?
  3. Escreva o nome de algumas leguminosas que você costuma comer.
  4. Quais os alimentos da pirâmide que devem ser menos consumidos? Por quê?

  

menino tarefa 

 - Professor, escreva em tiras de papel nomes de alimentos de cada grupo da pirâmide alimentar. Sorteie um nome para cada aluno. Cada um deverá trazer para a próxima aula o alimento que lhe foi sorteado, pois vamos brincar de fazer compras no mercado.

 

 

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

BRINCANDO DE SUPERMERCADO... o que devo colocar no carrinho?

- Professor, com essa atividade os alunos terão a oportunidade de vivenciar de forma lúdica e interativa o ato de fazer compras em um supermercado aprendendo a escolher de forma consciente os alimentos que irá comprar, além de possibilitar a interdisciplinaridade, pois será necessário o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento (Matemática, Ciências e Língua Portuguesa).

- É preciso providenciar cestas ou caixas de papelão para representar o carrinho de supermercado.

- Se você quiser providencie também imitações de cédulas de dinheiro para que os alunos possam usá-las para fazer suas compras, aprendendo também a usar esse material. Caso assim faça, não se esqueça de colocar preço nos alimentos trazidos por eles para que possam comprá-los.

- Inicie sua aula organizando os alunos em uma roda de conversa e explique-lhes o que irá acontecer. Diga-lhes que irão brincar de fazer compras, para tanto, devem organizar a sala dispondo os alimentos que trouxeram em setores diferentes (laticínios, hortifruti, massas, dentre outros.

- Em seguida, você poderá colocar preço nos alimentos junto com eles, e dividí-los em clientes, vendedores, e caixa. Eles poderão ir revezando os papéis nessa brincadeira.

- Explique-lhes que a tarefa dos clientes é colocar no carrinho um alimento de cada grupo da pirâmide alimentar, necessários para nossa alimentação diária.

- Deixe que os alunos brinquem, interajam e se divirtam com a brincadeira.

- Para finalizar esse momento, trabalhe com eles o poema abaixo:

 

Alimentação Saudável

Para ter uma boa alimentação

Devemos variar

Comer de tudo um pouco

Para nos alimentar.

 

Para crescer bem

É preciso comer fruta, legumes e salada.

Devemos variar também

Mas não comer muita marmelada.

 

Para podermos crescer

Água e leite devemos beber

São bebidas essenciais

Que nos fazem aprender.

 

Fonte: http://sorrisoescolar.blogspot.com/2010/10/alimentacao-saudavel.html

- Peça que realizem a leitura individual, depois dialogue sobre o que compreenderam do poema. Aproveite para explorar este gênero textual abordando itens como:

  • Quais são as características de um poema?
  • Para que ele serve?
  • Dentre outros.

- Em seguida, proponha a construção de um poema coletivo com os alunos. Registre na lousa e depois sugira que copiem em seus cadernos e ilustrem. Veja um exemplo:

 

 

POEMA “Alimentação saudável” – alunos do 1º ano B – ESEBA/ 2010

 

Alimentação é coisa séria

Porém muitas pessoas ainda vivem na miséria

Para isso acabar

O jeito é comida não desperdiçar

 

Cada alimento é importante

Um tem ferro, o outro oxidante

Para poder crescer e aprender

De tudo um pouco a gente tem que comer

 

Por isso vamos lá

Banana, feijão, arroz e cará

Faça um prato bem colorido

Assim ele fica bonito

 

Mastigue bem devagar

Assim você não vai engordar

A comida digerir

E depois é só sorrir!

 

 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

RECEITA NUTRITIVA E SABOROSA... COLOCANDO A MÃO NA MASSA

 

- Professor nesta atividade você irá confeccionar com seus alunos uma receita nutritiva e saborosa. Para tanto, providencie antes os ingredientes, você poderá pedir aos seus alunos ou levá-los.

 - Leve os alunos para a cozinha de sua escola juntamente com os ingredientes e materiais necessários para fazer a receita. Faça o bolo explorando as quantidades de cada ingrediente e o modo de preparo. Aproveite para trabalhar o gênero textual receita (texto instrucional). Segue abaixo uma sugestão, mas caso prefira poderá fazer uma mais simples como salada, suco refrescante ou saldada de frutas, dentre outras.

 

Bolo integral com banana

2 unidade(s) de ovo
2 colher(es) (sopa) de margarina
1 copo(s) de iogurte natural
1 xícara(s) (chá) de açúcar mascavo
1/2 xícara(s) (chá) de leite
1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 xícara(s) (chá) de farinha integral
1 xícara(s) (chá) de aveia em flocos
1 colher(es) (sopa) de canela em pó
2 unidade(s) de banana em rodelas
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

Misture em uma tigela os ovos, a margarina, o iogurte e o açúcar mascavo. A seguir, acrescente o leite, as farinhas e a aveia, mexendo muito bem a cada adição. Por último, misture a canela em pó, as rodelas de banana e o fermento em pó. Coloque a massa em fôrma de anel untada e leve ao micro-ondas por 8 a 9 minutos na potência alta. Desenforme ainda morno. Sirva ao natural ou polvilhado com açúcar e canela.


Fonte: http://cybercook.terra.com.br/receita-de-bolo-integral-com-banana.html?codigo=11581

 

- Depois de pronto saboreie o bolo com as crianças! Elas vão adorar.

 

6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

JOGANDO E APRENDENDO

 - Professor, para finalizar o trabalho sobre alimentação saudável, oriente os alunos a acessarem os jogos abaixo, utilizando seus laptops através do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Eles irão abordar o tema, de forma divertida e lúdica.

 

Jogo 1: Encaixando alimentos na pirâmide alimentar

 jogo 1 ali

http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html

 

Jogo 2: Forca com nome de frutas

 jogo 2

http://smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-frutas.html

 

Jogo 3: Memória legumes

 jogo 3

http://smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-legumes.html

 

Jogo 4: Quiz nutrição

 jogo 4ali

http://smartkids.com.br/jogos-educativos/nutricao-quiz.html

Recursos Complementares
Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se os mesmos construíram conhecimentos sobre a importância de uma alimentação saudável para nossa saúde, compreenderam o que é uma pirâmide alimentar e conheceram os grupos de alimentos necessários ao nosso consumo diário. Analise também a participação dos alunos na atividade do supermercado, verificando se conseguiram escolher os alimentos de cada grupo da pirâmide alimentar. Verifique se foram capazes de interpretar informações e resolver situações-problema a partir do gráfico construído e se participaram expressando suas opiniões na construção do poema.

 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Patricia, em casa !! , São Paulo - disse:
    paxi.andrade@terra.com.br

    20/05/2014

    Cinco estrelas

    excelente, parabéns à criadora de um trabalho importante e funcional!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.