Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como construir, interpretar e elaborar gráficos e tabelas a partir da contextualização do ambiente alfabetizador?

 

14/09/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir gráfico e tabela a partir de uma situação vivenciada;
  • Trabalhar com a escrita dos títulos de cada brincadeira;
  • Interpretar informações em gráfico e tabela;
  • Colocar os nomes dos títulos em ordem alfabética;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre interpretação de gráfico, construção de tabela, leitura e escrita e a utilização de recursos do laptop Classmate,como o uso dos programas: KSpread, KRecord, KWord, do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

 

Informações ao professor

Com a temática desta aula, pode-se trabalhar diversos conteúdos, além de abordar vários assuntos como, por exemplo: quantas letras têm os nomes dos alunos da turma; quantos alunos fazem aniversário em “tal” mês; peso e medidas dos alunos; resultado da votação sobre algum momento vivenciado na sala de aula. Nesta aula escolhemos trabalhar com as brincadeiras preferidas da turma.

 1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente aos alunos a pintura do autor Ricardo Ferrari com o título “Memória de Infância”, 2004.

 

roda de crianças 

 Fonte: http://ummetroquadradodearteporfavor.blogspot.com/2008_07_01_archive.html

 Converse com os alunos sobre a pintura.

  • O que as crianças estão fazendo?
  • Onde as crianças estão? Quantas crianças existem na imagem?
  • Quais as brincadeiras que você mais gosta de brincar?
  • Quais as brincadeiras você prefere brincar na escola?

Professor, divida os alunos em grupos, cada grupo deverá fazer uma lista com os nomes de suas brincadeiras preferidas. O registro deverá ser feito no caderno de Língua Portuguesa com a seguinte instrução:

  1. Converse no seu grupo sobre as suas brincadeiras preferidas.
  2. Faça uma lista das brincadeiras preferidas pelo seu grupo.

Ao terminarem proponha uma roda de conversa sobre a lista feita por cada grupo. Logo após, peça aos alunos que criem um gráfico das brincadeiras preferidas.

O gráfico poderá ser elaborado utilizando o programa KSpread (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Planilha Eletrônica). Em seguida, ao abrir a planilha digite os dados, os nomes das brincadeiras do grupo; selecione e clique em inserir >  Gráfico. Não se esqueça do título. Veja abaixo um exemplo:

Brincadeiras da Turma

gráfico  

Fonte: Acervo da autora

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Interpretando o Gráfico

Professor, o trabalho com gráficos nas salas de Alfabetização Inicial ajuda as crianças a organizarem melhor as informações, bem como proporciona condições favoráveis para a aquisição de uma nova linguagem Matemática e a alfabetização. Permite ainda, que o aluno estabeleça relações comparativas, observando quantidades de diferentes prismas.

Percebendo isto,retome o gráfico anterior e solicite que registrem as questões no caderno de Matemática juntamente com o gráfico. Com as seguintes instruções:

  1. Observe o gráfico das Brincadeiras da Turma.
  2. Leia e responda as questões correspondentes ao gráfico.

 

  1. Quantas brincadeiras foram citadas no gráfico?

___________________________________________________________________

  1. Qual a brincadeira mais conhecida pelos alunos?

___________________________________________________________________

  1. Quantos votos a brincadeira "corre cutia" teve a mais que a brincadeira "esconde esconde"?

___________________________________________________________________

  1. Com qual das brincadeiras registradas no gráfico, você prefere brincar na escola? Justifique sua resposta.

___________________________________________________________________

Fonte: Acervo da autora

 

 Atividade de Casa

Faça uma pesquisa com seus familiares sobre os nomes de algumas brincadeiras dos tempos dos pais e avós. Para sucesso da mesma é importante ler as orientações abaixo.

Senhores pais ou outros responsáveis, o laptop Classmate possui um dispositivo que permite a gravação de sons. Nessa atividade, você poderá juntamente com o seu (sua) filho (a) gravar o nome das brincadeiras, quem brincava e as instruções das brincadeiras.

Para acessar o programa KRecord, siga as orientações acessando: (Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores de Áudio > KRecord).

 imagem

Fonte: Acervo da autora

Para salvar o som, clique no menu arquivo, escolha a opção salvar, escolha a pasta desejada e então digite um nome para o som. Em seguida, pressione OK.

Caso a sua escola ainda não possua laptop, a orientação da tarefa poderá ser da seguinte maneira:

Registre a pesquisa feita com seus familiares preenchendo a tabela no caderno de casa.

 

Nome do Entrevistado

Nome da Brincadeira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da autora

 3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, prepare o ambiente para que todos os alunos possam ouvir as entrevistas dos colegas socializando suas brincadeiras.

Depois, de ouvir todos os alunos, proponha a construção de uma tabela para registrar a pesquisa.

Para a construção utilizem nos seus laptops o programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos ) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).

Peça, aos alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1ª coluna - nome das brincadeiras; 2º coluna – quantidade de optantes) Não se esqueça do título. Segue abaixo um exemplo:

Brincadeiras do tempo da vovó

 

Nome das brincadeiras

Quantidade de optantes

Cantigas de roda

29

Bolinhas de gude

20

Roda Peão

18

Passa Anel

21

Corre Cutia

16

Esconde esconde

24

Cinco Marias

17

Escravos de Jó

14

Batata quente

12

Bolhas de Sabão

09

Peteca

07

Bandeirinha arreou

15

Boca de Forno

12

Boca de Forno

11

Macaquinho Chinês

10

Morto e Vivo

08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da autora 

Professor, solicite que os alunos colem a tabela no caderno de Matemática e façam a seguinte atividade sobre a  mesma:

 

  1. Leia a tabela abaixo.
  2. Escreva os nomes das brincadeiras pesquisadas e destaque a primeira letra de cada uma, com lápis de cor.

_____________________________________________________________________________________

  1. Leia os títulos das brincadeiras e coloque-os em ordem alfabética.

_____________________________________________________________________________________

  1. Marque com um X o nome das brincadeiras abaixo, que obtiveram mais votos.

(          ) Bolinhas de Gude                                        (           ) Amarelinha

(          ) Cantigas de Roda                                         (           ) Passa Anel

                                                                                          Fonte: Acervo da autora

Professor, transforme os dados da tabela em um gráfico para fixar na sala de aula, imprima ou faça uma ampliação (Xerox) da imagem, da seguinte forma:

 

tabela gráfico 1

                                                                                          Fonte: Acervo da autora

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, leve para a sala de aula, cartazes contendo gráficos e tabelas de diferentes tipos, que abordam vários assuntos. Em roda, converse com os alunos sobre:

  • Quem conhece o nome desses desenhos?
  • Para que servem no dia a dia?
  • Quais são as informações que eles apresentam?
  • Para que servem?

Professor, diante das respostas apresente para os alunos o que realmente são os gráficos e as tabelas, para que servem, por que são utilizados e os nomes que recebem. Segue um exemplo de como utilizar as tabelas e os gráficos em sala de aula.

 

  • Tabela da votação das brincadeiras para a semana

 

Brincadeiras da semana do 1º Ano

 

Brincadeira de Bola

10

Pique pega

6

Corre Cutia

14

Esconde esconde

9

Fonte: Acervo da autora 

  • Gráfico das Brincadeiras em forma de pizza

 

gráfico pizza

Fonte: Acervo da autora

  • Tabela dos aniversariantes do mês

 

Amanda

10/09

Andressa

12/09

Gabriel

18/09

Arthur

28/09

Fonte: Acervo da autora

  • Gráfico dos aniversariantes em forma de colunas 3D

 

gráfico colunas

Fonte: Acervo da autora

  • Tabela das quantidades de letras no nome de crianças

 

Andressa

8

Paulo

5

Marcos

6

Matheus

7

Gustavo

7

Nathália

8

João Pedro

9

 
Fonte: Acervo da autora
  • Gráfico das quantidades de letras do nome de crianças em forma de barras 2D

 

gráfico 3 D 

Fonte: Acervo da autora

Professor, escolha um desses gráficos e faça a sua interpretação, juntamente com os alunos. Essa escolha deverá ser feita de acordo com a realidade vivenciada em cada sala de aula.

Professor, ao final da 4ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido como construir, interpretar e elaborar gráficos e tabelas de situações vivenciadas. Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: construir gráfico e tabela a partir de uma situação vivenciada; trabalhar com a escrita dos títulos de cada brincadeira; interpretar informações em gráfico e tabela; colocar os nomes dos títulos em ordem alfabética e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edilene Ferreira, Secretaria de Educação , Pernambuco - disse:
    edilene_fs@msn.com

    28/10/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns Priscila! Essa aula vai me ajudar muito com os meus professores. Amei! Também amo Minas Gerais, já morei nessa terra maravilhosa que saudades. Deus Continue te abençoando semmmmmmmmmmmmmmmmmmmpre querida.


  • Maria Aparecida Alves Pereira, SEMED , Goiás - disse:
    cidasedex@gmail.com

    30/03/2013

    Cinco estrelas

    Gostei tanto da aula que utilizei a ideia dela em um projeto de intervenção do Curso de Especialização em Mídias na Educação.


  • Marceo Vianna, Nova JERUSALEM. , Bahia - disse:
    milllenio@hotmail.com.br

    23/03/2013

    Cinco estrelas

    Salve! Parabéns a todos envolvidos nessa belissíma aula ....precisamos de educadores comprometidos com a educação e amor incondicional pela criança e jovem. Deus ama voce ,(acredite).


  • Roberto Avelino da Costa, CIEP Brizolão 335 prof Joaquim de Freitas , Rio de Janeiro - disse:
    betoacosta1970@hotmail.com

    31/10/2012

    Quatro estrelas

    gostei muito dos exemplos e usarei as ideias abordadas nesta aula


  • leliane carvalho, UNIDADE LII TENENTE JOSÉ DUARTE TORRES , Rio Grande do Norte - disse:
    leliane.lelianesousa.carvalho@gmail.com

    23/08/2012

    Quatro estrelas

    Achei bastante interessante sua aula sobre gráficos.obrigado pela ideia.


  • maria cristina bertinetti, cefapro , Mato Grosso - disse:
    crisbertinetti@yahoo.com.br

    14/03/2012

    Quatro estrelas

    material bom que possibilita variaorações


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.